Mais sobre: Os 9 melhores Ruin Bars de Budapeste
Para compreender o espírito de uma cidade, é preciso descobrir a sua vida nocturna, e Budapeste é uma cidade que merece certamente ser descoberta à noite, só assim se pode mergulhar na sua alma e compreender todos os seus segredos.
E não há melhor maneira do que um pub crawl, onde se exploram estes bares populares, de aspeto desalinhado, que atraem tanto turistas como locais. Aqui estão as melhores opções na capital húngara.
1. Conheça o pioneiro dos bares em ruínas Szimpla Kert
O que é hoje uma atração imperdível nasceu quase por acaso. Em 2002, os proprietários queriam lançar um novo conceito de bar onde se pudesse fazer um pouco de tudo, desde ouvir música ao vivo até fumar um cachimbo na companhia de amigos. Para concretizar o seu sonho, alugaram um edifício na cidade velha que se encontrava em estado de degradação.
Depois de algumas obras de renovação, decidiram deixá-lo com um aspeto desalinhado e a fórmula acertou em cheio e, hoje, o Szimpla Kert é o bar de ruínas mais frequentado da capital húngara e um local obrigatório se reservar o Budapest ruin pub crawl. Qualquer fim de semana prolongado deve incluir uma paragem neste local mítico.
É um verdadeiro labirinto e recomendo que passe algum tempo a explorar o ambiente. Pode acabar por beber uma cerveja no velho Trabant no pátio ou nos confortáveis cadeirões do primeiro andar.
Informações úteis
- Endereço: Kazinczy utca, 14.
- Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 15h às 4h. Às sextas-feiras, sábados e domingos, os primeiros clientes chegam às 12h00 e as portas fecham às 4h00.
2. Deslumbre-se com o maior bar em ruínas da Europa, o Instant-Fogas
Em 2008, os lendários locais Instant e Fogas uniram forças para criar o maior bar em ruínas da Europa. Este enorme espaço, que deve incluir na sua visita aos bares em ruínas de Budapeste, tem sete ambientes diferentes dedicados a diferentes géneros de música: techno, concertos ao vivo, remisturas de canções famosas, rock, metal, edm e música latina.
A entrada é gratuita e as portas fecham às seis da manhã. Em suma, o Instant-Fogas é o local ideal para desabafar depois de um dia de turismo.
Informações úteis
- Endereço: Akácfa utca, 51.
- Horário de funcionamento: aberto diariamente das 18h às 6h.
3. Venha ao bar em ruínas Csendes Létterem tanto à noite como de manhã
Numa ruela perto do Museu Nacional fica o Csendes Létterem, um bar em ruínas instalado num elegante edifício do século XIX. Se não vir nada de invulgar do lado de fora, vá até às janelas e espreite o interior. Nas paredes estão pendurados todo o tipo de objectos: uma bicicleta, manequins, mensagens deixadas pelos clientes, espelhos, sinais de trânsito e outros objectos curiosos.
Ao contrário de muitos bares em ruínas, o Csendes Létterem abre cedo e é uma escolha recomendada para o pequeno-almoço. Para além das receitas tradicionais, o seu menu apresenta opções veganas, incluindo panquecas com xarope de ácer e fruta, pudim de chia com leite de coco ou puré de manga.
Pode também adicioná-lo à sua viagem de festa pelos pubs degradados de Budapeste, uma vez que à noite este local tranquilo se transforma num dj set com soul, funk e jazz. Para ter uma ideia da oferta de entretenimento, recomendo a leitura do post sobre 10 coisas para fazer em Budapeste à noite.
Informações úteis
- Endereço: Akácfa utca, 51.
- Horário de funcionamento: aberto todos os dias da semana, das 10h às 2h.
4. Descansar no "jardim da sopa de pedra", Kőleves Kert
Se você estiver viajando para Budapeste no verão, não pode perder o terraço do Kőleves Kert, um bar em ruínas no bairro judeu.
Inclua-o na lista de excursões de festas de pubs em ruínas de Budapeste. Nos meses mais quentes, pode desfrutar de uma cerveja ou de um copo de vinho nas mesas coloridas do jardim. As árvores e as plantas formam um oásis verde e**, com um pouco de sorte, pode relaxar nas redes**.
O menu de bebidas do Kőleves Kert é tão variado como a ementa, que inclui saladas, receitas vegetarianas e pratos mais fartos, como o pato assado (uma especialidade húngara) e feijões cozidos com ovos cozidos.
Informações úteis
- Endereço: Kazinczy u., 37-41.
- Horário de abertura: Aberto diariamente, das 11h30 às 23h.
5. Prove os melhores pratos e cocktails em Mazel Tov
Localizado no coração do Bairro Judeu, Mazel Tov é um local cultural com um aceno para a gastronomia, uma obrigação no seu pub crawl de Budapeste. Este bar em ruínas é mais um restaurante que oferece saborosas receitas do Médio Oriente. O estabelecimento é muito movimentado e é preferível reservar uma mesa com antecedência no seu sítio Web oficial.
Os pratos clássicos incluem hummus (servido com tahini, salsa, azeite e pão pita), falafel e sabich, uma sanduíche israelita com beringela frita, ovo cozido, tomate, pepino e outros ingredientes. Também não faltam receitas de fusão e deliciosas sobremesas para completar a refeição.
A caraterística mais marcante do Mazel Tov são as plantas penduradas no primeiro andar, criando um ambiente simpático e acolhedor.
Depois do jantar, pode vir aqui para saborear um cocktail como o peach spritz, uma variação da bebida italiana com pêssego e prosecco, ou o cosmojito, feito com Absolut Blue.
Informações úteis
- Endereço: Akácfa utca, 47.
- Horário de funcionamento: segunda e terça-feira das 17h00 à meia-noite, quarta-feira a domingo das 12h00 à meia-noite.
6. Entre no oásis urbano do Bairro Judeu, o Grandio Jungle Bar
A poucos metros da Grande Sinagoga, encontra-se o Grandio Jungle Bar, um recém-chegado que subiu rapidamente na hierarquia. Como o nome indica, o bar está situado num pátio interior e as suas mesas estão rodeadas de vegetação.
Muitos dos seus clientes ficam alojados no party hostel do primeiro andar, mas é possível aceder ao bar mesmo que não se esteja alojado lá.
Para além de algumas bebidas, é possível assistir a jogos de futebol ou participar numa noite de karaoke. Por isso, não hesite e adicione-o à sua viagem de festa pelos pubs sombrios de Budapeste.
Informações úteis
- Endereço: Nagy Diófa utca, 8.
- Horário de funcionamento: aberto todos os dias das 12h00 à meia-noite.
7. Provar a melhor cerveja em Élesztőhá
A Hungria e a cerveja estão intimamente ligadas. O primeiro documento que a menciona data de 1152 e fala de um enterro que deveria ser concluído com um "festival de cerveja". Hoje em dia, é possível encontrar marcas como a Dreher, uma lager de estilo pilsner, e a Soproni, uma IPA refrescante, em qualquer bar da capital.
É claro que o país da Europa de Leste também fabrica cervejas artesanais, e o Élesztőház é o local perfeito para as provar, um sítio a incluir no pub crawl da ruína. Se ficar com comichão, veja o menu. O estabelecimentoé conhecido pela sua salada de cogumelos e hambúrgueres incomparáveis.
Informações úteis
- Endereço: Tűzoltó utca, 22.
- Horário de funcionamento: aberto toda a semana em horários diferentes, domingo e segunda das 15h à 1h, terça e quarta das 15h às 2h e todos os outros dias das 15h às 3h.
8. Mergulhe na história do Dürer Kert
Ao contrário dos outros pubs em ruínas da lista, o Dürer Kert não se situa no Bairro Judeu, mas em Kelenföld, um bairro que surgiu na década de 1970. Embora seja um pouco afastado do centro, pode chegar aqui de trólei ou de autocarro. A viagem demora cerca de 30 minutos, mas posso garantir-lhe que vale a pena.
Conhecer Budapeste à noite é uma obrigação, e ainda mais nas margens do Danúbio. É aqui que se encontra um edifício com uma história única. Antes da chegada dos soviéticos, era um colégio interno dirigido pelas freiras francesas do Sacré Coeur. Com a instauração da República Popular Húngara, as freiras deixaram o edifício para ser utilizado pela nomenklatura comunista.
Hoje em dia, alberga um bar sujo que se tornou a Meca dos fãs de punk, metal e trash. Os seus concertos têm animado as noites de Budapeste desde 2008.
Há também mesas de pinball, mesas de ping pong, lounges com sofás e um velho autocarro convertido em área lounge.
Informações úteis
- Endereço: Öböl utca, 1.
- Horário de funcionamento: O espaço de concertos só está aberto quando há eventos programados. Antes de planear a sua visita, recomendo que consulte o sítio Web oficial.
- Curiosidade: O Dürer Kert tem uma filial, o Dürer Part, um bar de praia na praia de Lupa, um destino a poucos quilómetros da capital húngara e o local perfeito para bebidas e desportos ao ar livre. Se estiver interessado em actividades fora da cidade, recomendo que leia o post sobre as melhores excursões a partir de Budapeste.
9. Experimente um destino com uma diferença, Szatyor Bár
Tal como o Dürer Kert, o Szatyor não está situado no bairro judeu, mas numa elegante avenida da capital: Bartók Béla. Esta rua residencial alberga livrarias, galerias de arte (Faur Zsófi, Gross Arnold, etc.), cafés (Addicted2Caffeine, Hadik, etc.) e alguns dos melhores restaurantes da capital.
O Szatyor é um dos poucos bares em ruínas deste lado do Danúbio. Ao contrário dos outros bares da lista, não é frequentado por turistas que preferem os estabelecimentos do centro. A sua decoração tem um ar desleixado, embora não chegue aos extremos do Szimpla Kert. Para chegar aqui a partir da Cidade Velha, pode apanhar o elétrico da Praça Deák Ferenc (linhas 47 e 49) e sair na paragem Gárdonyi tér.
Informações úteis
- Endereço: Bartók Béla, 36.
- Horário de abertura: Aberto diariamente, das 12h00 à meia-noite.