10 coisas para fazer em Budapeste à noite
Budapeste é uma das cidades com a vida nocturna mais vibrante da Europa Central. Não só devido ao seu grande número de locais de entretenimento, mas também devido à beleza de passear pelas suas ruas iluminadas quando o sol se põe.
Ao preparar uma viagem à capital da Hungria, não devemos apenas concentrar-nos no seu grande património monumental e histórico. Entre as principais atracções de Budapeste está a vida que se agita nas suas ruas e que não cessa ao cair da noite. De facto, quando o sol se põe, a cidade adquire uma nova atmosfera que a torna ainda mais bela.
Para organizar as suas actividades nocturnas em Budapeste, deve ter em conta que, embora tenha o mesmo horário que Espanha, a hora do pôr do sol é muito mais cedo. Assim, no inverno pode ver-se o pôr do sol às 16:00, enquanto no verão é por volta das 20:45. Por esta razão, saber o que fazer depois de escurecer é essencial para aproveitar ao máximo o seu tempo.
1. Fazer um passeio noturno pela cidade como aperitivo.
Uma boa maneira de começar a conhecer a vida nocturna de Budapeste é fazer uma visita guiada a pé pelas ruas depois de o sol se pôr. Durante o passeio, poderá ver alguns dos monumentos mais importantes da cidade iluminados, algo que muda completamente a estética da cidade.
Normalmente, estes passeios também passam parte do tempo a caminhar ao longo da margem do rio. A partir desta zona é possível admirar algumas das vistas mais impressionantes de Budapeste, desde as suas pontes até ao Castelo de Buda na colina.
2. Banhar-se nas termas de Széchenyi sem se preocupar com o frio que faz lá fora.
Embora existam vários spas em Budapeste, todos de alta qualidade, a joia da coroa nesta área é, sem dúvida, o Spa Széchenyi, para o qual recomendamos que reserve os seus bilhetes com antecedência, uma vez que tende a ser muito movimentado em determinadas épocas do ano. Aí pode desfrutar das instalações até bem depois do anoitecer.
Situado no belo Parque da Cidade, a parte interior das termas está alojada num impressionante edifício barroco construído em 1913. Com as suas mais de 15 piscinas de diferentes tamanhos, saunas, banhos turcos e as suas características, é considerado o maior da Europa. Se for no inverno, a sensação de tomar um banho quente na neve não tem preço.
Junte-se a um Sparty
Embora possa tomar banho à noite no Spa Széchenyi durante a maior parte do ano, há algumas datas em que pode participar numa grande festa nas instalações.
As chamadas Sparty são grandes celebrações que têm lugar nas piscinas das termas. Durante estas festas, pode ouvir-se música, dançar ou tomar uma bebida enquanto se toma banho numa piscina termal. Normalmente, estas festas têm lugar aos sábados, mas recomendo que confirme isso antes de fazer o plano.
3. Beber uma cerveja (ou outra coisa qualquer) num bar em ruínas
Uma das melhores coisas para fazer à noite em Budapeste é ir a um dos seus muitos bares em ruínas. Se tiver feito uma visita guiada ao Bairro Judeu (ou se tiver ido por conta própria), provavelmente já viu um.
A principal particularidade deste tipo de bar é o facto de estarem situados em edifícios antigos que estavam praticamente em ruínas, facto que lhes deu o nome. Se fores a Budapeste, tens de visitar um destes pubs, ao ponto de poderes até reservar uma visita guiada aos bares em ruínas, que inclui uma bebida.
4. Fazer um cruzeiro noturno no rio Danúbio
Não há nada mais romântico do que fazer um passeio de barco na iluminação nocturna de Budapeste. Reservar um cruzeiro noturno no Danúbio permite-lhe relaxar e, ao mesmo tempo, desfrutar de um panorama único.
Os itinerários dos diferentes cruzeiros noturnos passam geralmente pelo centro da cidade. Durante o cruzeiro, poderá ver a Ponte da Liberdade e a Ponte das Correntes iluminadas, bem como os monumentos da Colina Gellért, o Parlamento e o Castelo de Buda.
5. Passeio pelas ruas iluminadas de Budapeste
É quase impossível nomear todos os lugares em Budapeste que valem a pena visitar à noite. Alguns merecem ser visitados pela sua própria iluminação, como a Basílica de Santo Estêvão ou a Ópera, enquanto outros merecem ser visitados pelas vistas que oferecem do resto da cidade.
Para começar, a zona do Parlamento (junto ao Monumento ao Calçado) oferece uma excelente vista do próprio edifício, bem como da margem oposta, com o Castelo de Buda a coroar a cidade. Continuaremos ao longo da Ponte das Correntes iluminada e poucos sítios em Budapeste oferecem uma melhor vista da cidade do que o Bastião dos Pescadores, que poderá ter visitado durante o dia com uma visita guiada ao Castelo de Buda e aos seus arredores.
6. Entrar no Labirinto de Buda quando as luzes se apagam
As características deste lugar fazem com que ele mereça estar na lista do que fazer em Budapeste à noite. Se gosta de emoções fortes, não pode deixar de visitar o Labirinto de Buda às escuras (ou quase).
Grande parte da colina onde se situa o Castelo de Buda está marcada por túneis e grutas provocados pela erosão das águas subterrâneas. Se puder ajustar o seu horário, recomendo que faça esta visita depois das 18:00. É nessa altura que as luzes do labirinto são desligadas e apenas um pequeno candeeiro a petróleo ilumina o labirinto. As sombras projectadas, a escuridão ao fundo e os sons dos túneis criam uma atmosfera totalmente única.
Procurar a pegada de Vlad Dracul (Drácula)
No interior do labirinto, poderá encontrar uma surpresa. Junto a alguns escombros (possivelmente os restos de uma estátua) existe um cartaz com a imagem de Vlad Tepes, a figura histórica que inspirou a criação do Drácula. Por cima da imagem pode ler-se a frase: Dracula's Chamber. A razão para isto é que os túneis foram utilizados durante algum tempo como prisão e, no século XV, albergaram um dos seus mais famosos prisioneiros, o próprio Vlad Tepes.
7. Aprecie a cidade a partir de um terraço no telhado.
Para aqueles que não querem terminar o dia muito cedo, especialmente quando o tempo está bom, existem vários terraços no telhado onde pode desfrutar de uma bebida enquanto olha para a cidade iluminada. Aqui estão três deles, mas sugiro que se aventure a descobrir mais alguns durante a sua estadia:
- Intermezzo Rooftop Terrace: o terraço de oito andares do Hotel President Intermezzo era, até há alguns anos, um heliporto. Atualmente, alberga um bar e um restaurante (no inverno, existe também uma pequena pista de gelo). No bar, pode tomar uma bebida tranquila enquanto observa o Parlamento nas proximidades.
- High Note Roof Bar: para muitos, este é o rooftop mais romântico de toda a cidade. A sua localização, claro, não poderia ser melhor, mesmo ao lado da Basílica de Santo Estêvão. Poderá sentar-se nos seus confortáveis sofás enquanto toma uma bebida e observa o pôr do sol.
- Leo: Este bar de verão está situado no bairro do Castelo de Buda. Com uma decoração tropical (incluindo copos em forma de papagaio), este sítio tem uma excelente vista para a Ponte das Correntes.
8. Subir à Estátua da Liberdade de Budapeste
Não, não precisa de ir a Nova Iorque para ver a famosa estátua. Budapeste tem a sua própria estátua conhecida por esse nome, que foi construída para celebrar a libertação do país após a Segunda Guerra Mundial. Embora o estilo soviético em que está construída não seja do agrado de todos, caminhar até ao local onde se encontra é uma das melhores coisas que pode fazer à noite.
Esta estátua está localizada numa parte da Colina Gellért, junto à Cidadela. Chegar à estátua não é fácil, pois demora cerca de 45 minutos a partir da Praça Erzsébet. Parte do caminho é feito através de uma floresta onde se encontra a estátua de Santa Gellért, que também merece uma visita. Enquanto lá estiver, talvez seja a altura ideal para ir até ao Bastião dos Pescadores para aproveitar ao máximo o passeio.
9. Andar na roda gigante de Budapeste
Uma das actividades que se pode fazer à noite em Budapeste é andar na roda gigante da Praça Erzsébet, que foi baptizada de Budapest Eye(depois da de Londres), e das suas alturas poderá ver algumas vistas fantásticas sem ter de ir até Buda. Das suas alturas poderá ver algumas vistas fantásticas sem ter de ir até Buda.
A roda gigante, que abre por volta das 10:00 da manhã, funciona pelo menos até às 23:00 nos dias úteis e até à 1:00 nos fins-de-semana. A verdade é que subir não é muito barato, pois custa cerca de 9 euros. No entanto, quando se está no topo, percebe-se que vale a pena.
10. Escolhe o teu tipo de música e vai a um concerto.
Felizmente para os amantes da música, em Budapeste pode encontrar concertos de todos os tipos de estilos. Basta procurar o local onde se realizam a maioria dos concertos e escolher o que mais lhe agrada, seja em bares especializados ou na própria Ópera da cidade. Embora existam muitos sítios, aqui ficam três recomendações, caso se adequem aos seus gostos:
- Budapest Jazz Club: este é um dos poucos locais da cidade onde se pode assistir a espectáculos de jazz ao vivo. Para além dos concertos, também se pode jantar lá. A hora dos espectáculos depende do dia, pois pode encontrá-los às 19:00, 20:00 ou mesmo 22:00. O local está localizado em Hollán Ernő utca 7,
- Pótkulcs: esta pequena joia escondida esconde uma atmosfera multicultural que é rara na cidade. O local acolhe actuações de violinistas, música folclórica húngara e músicos ciganos. Note-se que começam cedo, embora o serão se prolongue normalmente pela noite dentro.
- Ópera de Budapeste: Ballet, música clássica e, claro, ópera são apresentados neste fantástico edifício. Como instituição, é a casa da Orquestra Filarmónica de Budapeste, considerada uma das melhores orquestras da Europa.
Getting around Budapeste à noite
Embora a maior parte do tempo ande a pé em Budapeste, pode acontecer que tenha de utilizar os transportes públicos, especialmente à noite, quando regressa ao seu hotel.
Felizmente, a capital húngara tem um bom sistema de transportes composto por metro, elétrico e autocarro.
- Metro: infelizmente, o horário do metro à noite só permite a sua utilização até às 23:00 ou depois das 04:30.
- Eléctricos: como ponto positivo, a cidade tem mais de 40 linhas de eléctricos, muitas das quais passam pelo centro da cidade. No entanto, o horário é o mesmo que o do metro: das 04:30 às 23:00.
- Autocarros: para além das linhas normais, que têm o mesmo horário que os transportes anteriores, existem também autocarros noturnos que funcionam das 23:00 às 5:00.
- Táxis: os táxis não são caros em Budapeste, pelo que podem ser uma boa alternativa para se deslocar à noite. No entanto, deve verificar se estão legalizados, procurando uma matrícula amarela. É melhor telefonar-lhes para os pedir, o que também reduz a tarifa em cerca de 5%.
Budapeste é segura à noite?
De um modo geral, Budapeste é considerada uma cidade segura à noite. Como em todas as capitais, existem algumas zonas que não são muito recomendáveis, mas é difícil ir a qualquer uma delas devido à falta de atracções turísticas.
Recomenda-se, no entanto, que se tenha cuidado com os carteiristas nas zonas mais concorridas, bem como com os burlões que costumam colocar-se no topo da colina Gellért.
Por outro lado, há alguns relatos de jovens húngaras que enganam os turistas para que entrem num determinado bar onde, no final, lhes é apresentada uma conta exorbitante. Embora não seja comum, a recomendação é ir apenas a lugares garantidos.