Os melhores tours pelo bairro judeu de Budapeste
Não se pode deixar Budapeste sem visitar a parte judaica da cidade. Aqui estão todas as categorias de excursões disponíveis, que, estou certo, são mais numerosas do que se possa imaginar à primeira vista.
Erzsébetváros, no Distrito VII, é mais conhecido na linguagem popular como o Bairro Judeu de Budapeste; embora seja o distrito mais pequeno, é sem dúvida o mais animado.
No entanto, o facto de ser um bairro pequeno não deve desencorajá-lo de forma alguma - pelo contrário! O seu tamanho é perfeito para o explorar na sua totalidade em meio dia, no máximo. Isto significa que, quer esteja em Budapeste por um dia ou dois dias, aqui estão os passeios que deve considerar para conhecer as partes mais importantes desta parte histórica da cidade. Vamos começar!
1. Visita clássica ao bairro judeu de Budapeste.
Entre as coisas básicas a ver e fazer numa primeira visita a Budapeste está a clássica visita guiada para conhecer a história e o património judaico da cidade, e esta é precisamente uma dessas visitas. Poderá encontrar alternativas que incluem guias que falam inglês, mas tenha em atenção que os lugares se esgotam rapidamente, pelo que é aconselhável reservar com a maior antecedência possível.
O que é que estas excursões incluem?
Esta é uma atividade para pequenos grupos, em que será guiado por um guia especializado numa visita a pé aos locais mais importantes e significativos do património judaico nesta cidade húngara.
O itinerário pode variar consoante a empresa que contratar, no entanto, alguns dos passeios que pode esperar ver incluem: Explorar a Grande Sinagoga (a segunda maior do mundo), visitar o Museu Judaico, visitar o Cemitério do Holocausto, passar pelo Parque Memorial Raoul Wallenberg. Geralmente, a excursão inclui as entradas para os museus e sinagogas do itinerário.
Informações úteis
- Preço: As opções mais económicas estão disponíveis a partir de 32 euros por pessoa.
- Duração da visita: Esta é uma visita de meio dia que demora normalmente 3 a 4 horas a ser concluída, dependendo do itinerário e das paragens incluídas.
- Recomendado se... Pretende uma forma rápida e económica de conhecer os aspectos mais importantes da cultura judaica.
2. Visita privada ao bairro judeu de Budapeste
A história da cidade de Budapeste tem sido marcada por ser uma das cidades europeias com uma das maiores comunidades judaicas, pelo que fazer uma visita completamente privada que o leva a conhecer a herança judaica da cidade, incluindo os seus bairros, monumentos e locais históricos é uma experiência verdadeiramente enriquecedora.
A experiência de uma visita privada vai muito além da possibilidade de evitar multidões incómodas, pois terá também um bar livre para fazer todas as perguntas que quiser e sugerir as suas próprias paragens nos locais de interesse; basta falar com a empresa antes de pagar.
O que é que estas excursões incluem?
Um dos aspectos distintivos desta excursão é o guia privado na sua própria língua, que o levará numa excursão histórica que normalmente inclui várias das seguintes paragens: visita aos dois principais ghuettos judeus da cidade; visita às sinagogas mais importantes, como a Grande Sinagoga, a Sinagoga de Óbuda e a Sinagoga de Dohán; pode também ser incluída uma visita a outros locais, como o Museu Judaico e o Cemitério do Holocausto.
Informações úteis
- Preço: As visitas privadas custam em média cerca de 215 euros. São normalmente permitidos grupos de 4 ou 5 pessoas, pelo que é ideal para visitas com amigos.
- Duração da visita: É necessário reservar 3 a 4 horas completas para este tipo de visita.
- Recomendado se... É um verdadeiro fã de história e quer ver em primeira mão pormenores interessantes que uma visita genérica não lhe poderá dar.
3. Visita gastronómica ao bairro judeu de Budapeste
É impossível sair de Budapeste sem viver a experiência gastronómica do bairro judeu da cidade, bem conhecido na Hungria e nos países vizinhos pela sua capacidade de reinvenção.
Após a viragem do século, a cozinha tradicional húngaro-judaica desta zona do país procurou renovar-se, misturando-se com conceitos modernos para criar uma abordagem fresca que captou a atenção de locais e turistas. Mas para compreender realmente do que estou a falar, não basta ler sobre o assunto - tem de o experimentar por si próprio!
O que é que estas excursões incluem?
A experiência gastronómica e cultural no Bairro Judeu utiliza um guia que é sobretudo um foodie e que leva um pequeno grupo de turistas pelos principais guetos, contando-lhes a história dos bairros, mas concentrando-se sobretudo na oferta gastronómica.
As degustações estão incluídas no preço, por isso não coma antes da visita! Como bónus adicional, poderá ver as quatro principais sinagogas do lado de fora, bem como os fantásticos murais de arte de rua que permeiam a área.
Informações úteis
- Preço: O preço a pagar por esta experiência é de aproximadamente 88€ por pessoa.
- Duração da visita: As visitas deste tipo têm uma duração média de cerca de 4 horas.
- Recomendado se... é um daqueles viajantes super curiosos que planeiam as suas excursões dando prioridade à oferta gastronómica dos destinos que visita. vai adorar esta experiência do início ao fim!
4. Tour do Bairro Judeu de Budapeste com Cruzeiro no Rio Danúbio
Quando se tem um itinerário de viagem reduzido, a melhor forma de poupar tempo é combinar experiências; com este tipo de excursão, pode combinar o clássico passeio a pé pelo bairro judeu de Budapeste com o clássico cruzeiro no rio Danúbio e fazê-lo no mesmo período de tempo.
Como é que isto é feito? Os guias reduzem os passeios a pé aos aspectos essenciais e mais importantes da cidade, para que possa conhecer os aspectos gerais e mais interessantes da cidade. Neste tipo de visita, não se espera, por exemplo, explorar o interior de sinagogas ou museus.
O que é que estas visitas incluem?
As empresas que oferecem este tipo de serviço dividem geralmente a experiência em dois blocos principais: Primeiro, um passeio a pé por Erzsébetváros, onde pode explorar os monumentos mais importantes da cultura judaica na Hungria. Isto inclui visitar o Parque Memorial do Holocausto Raul Wallenberg e as sinagogas mais importantes. No processo, irá conhecer os principais guetos.
Segue-se uma aventura de cruzeiro de cerca de 1,5 horas nas águas do Danúbio, cujas vistas deslumbrantes estão entre as melhores da Europa. Dependendo da companhia, um almoço buffet com bebidas pode ser incluído a bordo.
Informações úteis
- Preço: O preço mais barato para este tipo de experiência é de cerca de 90 euros por pessoa.
- Duração da excursão: A excursão ao Bairro Judeu demora normalmente pelo menos 2,5 horas e o cruzeiro 1,5 horas. No total, deve reservar meio dia para esta experiência.
- Recomendado se... Pretende poupar tempo e dinheiro na sua visita a Budapeste, combinando a experiência para obter o melhor da cidade em meio dia sem gastar muito dinheiro. É ideal para o viajante apressado que estará em Budapeste durante um ou dois dias.
5. Pequena excursão ao bairro judeu para ver a Grande Sinagoga
Na sua visita a Budapeste, tem a oportunidade de se dirigir ao bairro judeu de Erzsébetváros apenas para ver o complexo da Sinagoga Dohány, apelidada de Grande Sinagoga por ser o maior templo judeu da Europa e o segundo maior do mundo. É uma impressionante obra de arquitetura mourisca, com a fachada claramente influenciada pelo gótico francês.
O que é que esta excursão inclui?
O aspeto mais interessante desta excursão é a entrada sem fila para a Grande Sinagoga, bem como o facto de ser acompanhado por um guia na sua própria língua. É importante saber que a Sinagoga de Dohány é um complexo de elementos, pelo que no seu interior pode ver não só um templo religioso, mas também o Cemitério Judaico-Húngaro e a famosa Árvore da Vida de Emmanuel.
Informações úteis
- Preço: aproximadamente 20 euros
- Duração da visita: cerca de 1 hora ou menos.
- Recomendado se... Já participou numa das outras visitas acima indicadas e está interessado em conhecer este monumento em profundidade.
6. Visita nocturna ao bairro judeu de Budapeste e aos pubs em ruínas
Esta é uma excursão para explorar o lado mais sombrio da história do Bairro Judeu no pós-guerra; a exploração da área torna-se mais agradável ao combinar a experiência com uma aventura nos famosos Ruin Pubs de Budapeste. É ideal para aqueles que estão a visitar Budapeste pela primeira vez e querem absorver o dinamismo e a vida nocturna que esta parte da cidade tem para oferecer.
O que é que estas excursões incluem?
Um guia local conduz um pequeno grupo de turistas pelos melhores Ruin Pubs do Distrito VII; nos bares que visitar, será recebido com uma bebida de boas-vindas para começar a desfrutar da vida nocturna rodeado de habitantes locais. A excursão envolve normalmente a visita a 3 ou 4 bares diferentes, enquanto se aprende sobre a história dos guetos.
Para além de aprender sobre os aspectos históricos mais importantes da Budapeste do pós-guerra, no caminho entre os bares, o guia responsável pela excursão irá provavelmente mostrar-lhe as praças públicas onde vivem os habitantes locais; também o levará às galerias de arte de rua mais proeminentes.
Informações úteis
- Preço: Este tipo de experiência está normalmente disponível a partir de 75 euros por participante.
- Duração da visita: Deverá reservar cerca de 4 horas da sua noite para esta visita.
- Recomendado se... Está a visitar a cidade pela primeira vez e quer saber mais sobre os Ruin Pubs, como surgiram e o que os torna tão especiais. Tudo contado por um habitante local que viveu em primeira mão a evolução desta zona da cidade.