11 coisas para ver e fazer em Budapeste em agosto

agosto é o mês das festas em Budapeste. Dê uma oportunidade aos festivais ao ar livre A38 e Sgizet e mergulhe nas piscinas nocturnas da cidade.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 8 minutos

11 coisas para ver e fazer em Budapeste em agosto

Budapeste | ©Linda Gerbec

agosto é um mês famoso pelos seus festivais e concertos, que andam de mãos dadas com o ambiente estival marcado pela maior abertura de piscinas e locais aquáticos para combater a subida das temperaturas.

Os destaques incluem os concertos ao ar livre A38, o Festival Sziget, o Dreher Festz e outros festivais relacionados com a gastronomia e a arte.

1. Participe no Festival de Artes e Ofícios WAMP

Festival de Artes e Ofícios WAMP| ©Top Budapest
Festival de Artes e Ofícios WAMP| ©Top Budapest

O WAMPé um festival de design local que se realiza pelo menos uma vez por mês, normalmente aos domingos em agosto, onde jovens designers e artesãos húngaros mostram as suas criações. Este é o local perfeito para conhecer a moda húngara, os designers húngaros emergentes e para comprar presentes únicos e autênticos.

A melhor maneira de chegar à WAMP em Erzsebet tér (em frente à estação de metro Deák tér) é apanhar a linha azul do metro (M3) e sair na estação Deák tér Erzsebet tér, mesmo em frente a Deák tér (uma praça importante em Budapeste, muito perto do Palácio Anker).

Reservar uma visita guiada a Budapeste

2. Desfrute do Festival de verão de Budapeste na Ilha Margarida

Ilha Margarida| ©Cristian K
Ilha Margarida| ©Cristian K

No extremo norte da Ilha Margarida, à sombra da Torre da Água, uma sala de concertos ao ar livre acolhe o Festival de verão de Budapeste em meados de agosto. Aqui pode desfrutar de alguns dos melhores concertos da cidade, uma atmosfera musical ao ar livre que vale a pena visitar. Para mais informações, recomendo o sítio Web oficial do evento.

O coração verde da cidade, a Ilha Margaret, situa-se no meio do Danúbio, entre a Ponte Margaret e a Ponte Árpád. Este é o local ideal para quem visita Budapeste no verão, graças à piscina desportiva nacional Hajós Alfréd, ao popular lido Palatinus, ao jardim zoológico, à fonte musical e ao jardim japonês. Há também uma pista de jogging de borracha com quase cinco quilómetros de comprimento, aluguer de gaivotas e serviços de passeios de bicicleta, para não mencionar os numerosos locais para piqueniques.

Reservar um passeio de bicicleta em Budapeste

3. Experimente o popular Boxing Day

Espetáculo de fogo de artifício do Dia de Santo Estêvão| ©Florian Lehmuth
Espetáculo de fogo de artifício do Dia de Santo Estêvão| ©Florian Lehmuth

O dia 20 de agosto é um feriado na Hungria, quando o país homenageia o seu rei fundador, Santo Estêvão, que foi coroado no ano 1000 d.C., com fantásticas festividades e espetacular fogo de artifício que ilumina a noite sobre o Danúbio pouco depois do pôr do sol. As celebrações começam às 8h30 em vários locais e prosseguem durante todo o dia até às 21h00, altura em que será exibido um espetacular fogo de artifício sobre o rio Danúbio a partir de vários locais, como a Ponte Elizabeth.

Uma excelente forma de passar a noite durante as celebrações de 20 de agosto é jantar num cruzeiro no Danúbio, enquanto admira as deslumbrantes vistas nocturnas de Budapeste e o tradicional fogo de artifício colorido que encerra a celebração.

Reservar um cruzeiro no Danúbio

4. Não perca as festas balneares nas Termas de Szechenyi

Festa no Banho Szechenyi| ©bvi4092
Festa no Banho Szechenyi| ©bvi4092

Durante todo o mês de agosto, pode desfrutar de diferentes e variados festivais balneares nas Termas de Szechenyi. Tirando partido das características naturais da zona, a cidade transforma os banhos termais nos melhores locais para festas. O objetivo destas festas é combinar os banhos húngaros com a cultura da festa, criando assim um ambiente musical e visual único que não pode ser encontrado em mais nenhum lugar do mundo.

As festas das Termas de Szechenyi têm lugar nos dias quentes de verão e à noite, após a hora oficial de encerramento, ou seja, das 22h30 às 3h00. Só precisa de trazer um bom fato de banho e a sua própria toalha.

Comprar bilhetes para as Termas de Széchenyi

5. Festival da Cerveja Alemã

Festival da Cerveja| ©HungaroT
Festival da Cerveja| ©HungaroT

O sonho de todos os fãs de lúpulo tornar-se-á realidade durante 4 dias no final de agosto, quando Serföző organizar um festival húngaro dedicado às cervejas alemãs na Rua Kőrösy József. Durante os quatro dias do festival de rua, pode provar todo o tipo de iguarias alcoólicas da Alemanha, bem como vários tipos de cerveja, muito diferentes das já provadas pelos bebedores de cerveja locais.

Para além das iguarias líquidas, pode também provar todo o tipo de pratos relacionados com a cozinha alemã e a cultura de emparelhamento de alimentos. Um passeio gastronómico e tanto!

Reservar uma visita a um pub em ruínas

6. Festival de Artes Folclóricas no Castelo de Buda

Vista do Castelo de Buda| ©Chris Yunker
Vista do Castelo de Buda| ©Chris Yunker

No terceiro fim de semana de agosto, os artesãos mais talentosos de toda a Hungria reúnem-se no Castelo de Buda para expor, partilhar e mostrar como mantêm vivas as suas artes e tradições populares. Para mais informações sobre a entrada e o horário de funcionamento, visite o sítio Web oficial do evento. Para mais informações sobre a entrada e o horário de funcionamento, visite o sítio Web oficial do evento.

Este festival é a exposição mais autêntica da cultura da arte popular húngara, com workshops interactivos de artesanato, artistas de música popular, espectáculos de dança tradicional húngara, cozinha tradicional húngara e bancas de degustação de vinhos, que são apenas algumas das muitas actividades que terão lugar no Festival.

7. Vibrar ao som dos Concertos A38

Concerto no A38| ©Juan D
Concerto no A38| ©Juan D

Em agosto, dezenas de grandes concertos vão agitar o Navio A38, um cargueiro ucraniano reaproveitado que é hoje um dos locais mais populares de Budapeste. As festas a bordo são abundantes, embora tendam a seguir uma ordem: no início de agosto, pode desfrutar de bandas de rock alternativo, enquanto o meio do mês é dominado pelos géneros hardcore e punk.

No entanto, o auge do evento tem lugar no final de agosto, normalmente no dia 31 do próprio mês, onde são normalmente convidadas figuras lendárias de um dos géneros acima referidos. É um evento exclusivo de agosto que não se pode perder, pois promete muito e acaba sempre por trazer surpresas. Para mais informações, aconselho-o a visitar o site deste grande evento.

8. Fazer um piquenique na Ponte da Liberdade

Ponte da Liberdade de Budapeste| ©Jose A.
Ponte da Liberdade de Budapeste| ©Jose A.

Os fins-de-semana de agosto são muito diferentes dos outros meses, pois realiza-se um piquenique na própria Ponte da Liberdade. Que lugar! Nestas datas, esta ponte histórica estará fechada ao trânsito automóvel durante quatro fins-de-semana e o espaço estará completamente livre.

O ambiente é normalmente fantástico, com bandas locais, dançarinos de flamenco e swing, instrutores de zumba e ioga e todo o tipo de aspirantes a artistas a entreter a multidão. Por isso, traga os seus amigos e divirta-se com um belo piquenique num pôr do sol com vistas espectaculares.

9. Desfrutar do Festival Sziget

Festival Sziget| ©FamilyBusiness
Festival Sziget| ©FamilyBusiness

Todos os anos, em agosto, foliões de todo o mundo acorrem à Ilha da Liberdade, em Budapeste, para um dos maiores eventos musicais ao ar livre da Europa, o Festival Sziget. Sobem ao palco estrelas internacionais e artistas locais emergentes de todos os géneros, enquanto vários actos e eventos culturais podem também ser apreciados na Ilha Óbuda de Budapeste.

Este é um dos maiores concertos ao ar livre da Europa, com a duração de uma semana e normalmente realizado em meados de agosto. Concertos explosivos, actos artísticos e entretenimento extravagante, juntamente com muitas áreas de relaxamento e ambientes psicadélicos. Um dos melhores planos de vida nocturna em Budapeste e uma experiência inesquecível para todos os tipos de fãs de música. Independentemente da tua idade, de onde vens ou de quantos dias estás em Budapeste, se vieres em agosto, deves considerar ir a este festival. Para mais informações, visite o sítio Web do evento.

10. Assistir ao DreherFeszt

DreherFeszt| ©CarolinaC
DreherFeszt| ©CarolinaC

Durante dois dias, no final de agosto, o festival de cerveja Dreher, DreherFeszt, será organizado com especialidades únicas de cerveja (quase 140 torneiras de cerveja) em Kőbánya e concertos em dois palcos. A lista de artistas inclui bandas de folk-pop e rock.

As cervejarias locais Dreher estarão a servir cerveja durante os dois dias do programa. Se achar que o local é um pouco fora do seu alcance, não se preocupe: durante o evento, há autocarros gratuitos a circular entre a praça Örs vezér e o festival de 30 em 30 minutos. Para mais informações, visite o seguinte sítio Web.

11. Ouvir todo o tipo de música ao vivo gratuitamente

No Zenélő Budapest| ©Heracles Kritikos
No Zenélő Budapest| ©Heracles Kritikos

Zenélő Budapest é uma iniciativa de música de verão em Budapeste, envolvendo virtuosos locais que tocam em 16 locais icónicos da cidade. Se passar pelo Bazar Várkert, pelo Museu Nacional Húngaro ou pelo Parque Millenáris na altura certa, pode contar com música clássica, jazz ou rock ao vivo, tudo de graça.

A série começa em meados de agosto e os participantes incluem a Filarmónica Nacional, a Orquestra da Ópera Estatal Húngara, artistas folclóricos, bandas de jazz, músicos ciganos e coros de renome. Para mais informações, consulte o sítio Web Zenélő Budapest.

O tempo em Budapeste em agosto

Pôr do sol no Parlamento| ©Jon Elbaz
Pôr do sol no Parlamento| ©Jon Elbaz

Uma das principais razões para visitar Budapeste em agosto é o clima agradável. Ao contrário dos invernos que se tornam frios durante a noite, a temporada de verão em Budapeste é a altura perfeita para conhecer a cidade e fazer excursões a partir de Budapeste.

A temperatura máxima média em Budapeste ronda os 27 °C e a temperatura mínima média é de 15 °C. A temperatura média global varia entre 21 e 22 °C. Além disso, a cidade regista uma precipitação média de 60-70 mm.

O que levar para Budapeste em agosto

Bagagem| ©nappy
Bagagem| ©nappy

A primeira coisa a trazer é muita roupa respirável, as cores claras também são favoráveis. Se caminhar muito, leve sapatos confortáveis e uma pequena garrafa de água reutilizável. O protetor solar também é importante, pois não é raro registarem-se picos de temperatura elevados, bem como radiação.

A roupa de banho ou de praia também é aconselhável, tendo em conta as numerosas piscinas e o próprio Lago Balaton. Não se esqueça de levar casacos leves ou roupas de primavera para o caso de o tempo estar mau.

Getting around Budapeste em agosto

Cartão de Budapeste| ©denhamgreen
Cartão de Budapeste| ©denhamgreen

Um dos melhores aspectos de Budapeste são as suas opções de transportes públicos. Existem várias opções à escolha, incluindo o metro, os comboios suburbanos, os barcos, os eléctricos e os autocarros.

Existem duas categorias distintas de transportes públicos, consoante a hora do dia. Os transportes diurnos estão disponíveis das 04:30h às 23:50h e os noturnos das 23:50h às 04:30h. Para facilitar a deslocação na cidade, existem muitos cartões de viagem, como o Budapest Card, para poupar dinheiro nos transportes públicos, incluindo um cartão de viagem de 24 horas, um cartão de viagem de 72 horas e até um cartão de viagem de 7 dias.

Comprar o Cartão Budapeste