12 coisas para ver e fazer em Budapeste em novembro
Aproveite ao máximo a abertura dos mercados de Natal e o início do inverno na cidade. Aqui está uma lista dos eventos mais importantes em Budapeste em novembro.
Neste mês do ano, a cidade ganha vida com a sua atmosfera jovem, vida nocturna vibrante, cena musical clássica de classe mundial, lendários bares em ruínas e banhos termais. Embora seja verdade que o inverno ainda não está em pleno andamento, à medida que os dias passam já se pode sentir o Natal e o inverno de Budapeste a aproximarem-se.
A Festa do Vinho, o Dia de Todos os Santos ou a Sexta-Feira de Danças Folclóricas recebê-lo-ão de braços abertos. Que mais se pode desejar?
1. Visite as maiores termas medicinais da Europa
Seria um pecado escrever um guia de Budapeste e não começar pelos Banhos Széchenyi, uma das atracções turísticas mais notáveis da cidade.
Visitar as Termas de Széchenyi significa estar num lugar único, não só pela especialidade das suas águas, mas também pela sua bela arquitetura neo-barroca.
Neste spa pode relaxar tanto na zona de banhos exterior (composta por 3 piscinas), como na interior (onde há um total de 15), mergulhando nas suas águas terapêuticas capazes de aliviar uma multiplicidade de condições, especialmente as relacionadas com as articulações. É claro que há muito mais gente durante os fins-de-semana, por isso recomendamos que, se puder, visite de segunda a sexta-feira. Ah, e também pode desfrutar das saunas.
2. Desfrutar de um concerto de órgão na Basílica de Santo Estêvão
A Basílica de Santo Estêvão é uma verdadeira beleza, tanto por dentro como por fora, e uma das melhores formas de a apreciar é assistir a um dos seus concertos, uma vez que também tem uma óptima acústica.
Se é um amante de música clássica e quer ouvir peças de compositores como Vivaldi ou Beethoven, não pode perder esta oportunidade. O concerto é interpretado pelos melhores músicos e cantores de ópera húngaros, pelo que é uma experiência única.
Para completar a noite, como o concerto é às 20:00, pode ir jantar a seguir a alguns dos restaurantes da zona e provar alguns pratos típicos húngaros.
3. Descubra a Festa do Vinho e do Queijo
Este festival de dois dias ocorre normalmente no final de novembro e conta com produtores de vinho de toda a Hungria que apresentam as suas bebidas juntamente com queijos artesanais. O passe de um dia custa quase 6 euros e inclui a degustação e a entrada gratuita no Museu da Agricultura Húngara (local).
Não só haverá bebidas e queijos em exposição, como também haverá toda uma exposição relacionada com a harmonização de vinhos e que ijos!
Ah, e se ainda tiver fome de mais, recomendo uma visita ao Museu da Pálinka. A Pálinka é a bebida alcoólica tradicional húngara feita a partir de diferentes tipos de fruta e este museu presta-lhe homenagem, contando a sua história aos visitantes. Ah, e com o seu bilhete pode também desfrutar de uma degustação de diferentes variedades.
4. Abrigar-se do frio num bar em ruínas
Os bares em ruínas ou ruin pubs são uma verdadeira instituição em Budapeste e são adorados por todos os turistas (e habitantes locais) que os visitam. São bares que se situam em edifícios abandonados e que conseguiram dar vida a zonas da cidade que eram muito sombrias.
O mais famoso de todos e considerado o pioneiro é o Szimpla Kert, por isso este é imperdível. Localizados em edifícios e não num só local, os bares de ruínas são normalmente muito grandes e têm uma decoração muito particular e atractiva.
São a desculpa perfeita para se abrigar da noite fria de novembro, enquanto desfruta de algumas bebidas típicas, como o vinho quente (que se adora ou se detesta). E se achaste a história destes pubs interessante, recomendo-te que não percas o rin bars tour onde visitarás os 4 pubs mais emblemáticos da cidade e aprenderás toda a história por detrás deles.
5. Fuja para Viena e desfrute do ambiente pré-natalício
Sabia que Viena fica muito perto de Budapeste? Muitas pessoas aproveitam a sua viagem à capital húngara para visitar a cidade austríaca, seja de carro ou de comboio. Algumas pessoas optam mesmo por reservar uma viagem a Viena a partir de Budapeste para se esquecerem de tudo e se divertirem.
Seja qual for a sua opção, quero que saiba que uma viagem a Viena a partir de Budapeste em novembro é uma excelente ideia, porque em meados deste mês é quando começam a realizar-se os mercados e feiras de Natal na capital.
Se vai com crianças na sua visita a Budapeste, recomendo ainda mais esta viagem, pois elas vão desfrutar ao máximo de todas as decorações de Natal. Mas para além disso, Viena é uma cidade linda que vale sempre a pena visitar quando se passa por Budapeste.
6. Aprecie a cultura no Palácio das Artes em Budapeste
O Palácio das Artes de Budapeste oferece uma variedade incrível de eventos culturais durante todo o mês de novembro. Concertos musicais de vários géneros, espectáculos de dança, exposições de arte e oficinas de arte, entre muitos outros tipos de eventos.
A melhor maneira de chegar ao Palácio das Artes é apanhar o elétrico número 2 e sair em Közvágohíd (Millenium Kulturális Központ). Para mais informações , visite o sítio Web oficial do evento, para obter mais informações sobre os horários de abertura, os preços e o programa em geral.
7. Não perca a Festa do Ganso do Dia de São Martinho!
Realizado durante a segunda semana de novembro ao longo do passeio junto ao centro comercial Allee (Budapeste 1117, Október huszonharmadika utca 8-10), o espetáculo de três dias ao ar livre destaca as tradições húngaras com comida e bebida locais.
Os visitantes podem saborear pratos de ganso e beber bebidas inebriantes fornecidas por produtores locais, incluindo uma variedade de vinhos húngaros, cervejas artesanais e aguardente pálinka tradicional à base de fruta.
As atracções incluem muitos eventos gratuitos para crianças, como um jardim zoológico e oficinas de artesanato onde as crianças podem fazer as suas próprias lanternas, entre muitas outras actividades criativas. Para mais informações, visite o seguinte link.
8. Assistir ao Festival das 7 Torres
O Festival das 7 Torres é uma celebração no início de novembro que tenta dar um toque festivo à cidade de Budapeste, numa altura em que o tempo frio começa a instalar-se. O lema do festival é "A música é para todos!" e realiza-se normalmente na Praça dos Heróis (não são necessários bilhetes).
O festival começou por ser um evento rural e tornou-se uma das celebrações mais típicas de novembro em Budapeste. Artistas de países vizinhos actuam aqui e tudo tem um toque cultural.
Mas o Seven Towers não é só música. Exposições de música folclórica, programas para crianças, espectáculos profissionais e palestras também fazem parte do evento. Assim, a gama de programas é bastante colorida, o que significa que encontrará certamente algo que se adeqúe ao seu gosto se for atraído pela cultura popular.
9. Inscreva-se no Baile Folclórico de sexta-feira e no jantar húngaro
Este evento gastronómico e cultural realiza-se normalmente numa sexta-feira, em meados de novembro, às 19 horas. Neste evento, pode desfrutar de um jantar clássico húngaro de 4 pratos, acompanhado por 3 copos de vinhos locais.
Um espetáculo de música e dança folclórica ao vivo começa às 20h00, apresentando autênticas danças folclóricas húngaras ao ritmo de uma orquestra de cordas e dulcimer. Para mais informações sobre o programa, visite o seguinte sítio Web.
10. Participe na Festa do Vinho do Dia de São Martinho
A maior celebração do dia de S. Martinho na cidade é a festa do vinho, que tem lugar na segunda semana de novembro. Durante o encontro comemorativo, algumas das melhores vinícolas do país enchem os espaçosos salões do local do evento. Também é conhecida porque os bilhetes de degustação permitem-lhe provar pratos e sabores ilimitados de vinho. É, sem dúvida, um dos eventos mais aguardados, pelo que os bilhetes esgotam muitas vezes mais cedo do que o previsto.
Durante todo o fim de semana, os tintos, os brancos e os rosés são acompanhados por petiscos salgados e comida de rua, incluindo especialidades de queijo húngaro, salsichas e pratos de ganso. A Festa do Vinho do Dia de S. Martinho é normalmente organizada por chefes húngaros de renome e, para saber o local do evento, os horários e os preços, recomendo o seguinte sítio Web, uma vez que são comuns variações.
11. Desfrute do primeiro mercado de Natal em Budapeste
Embora seja verdade que se quiser desfrutar do auge dos mercados de Natal tem de visitar a cidade em dezembro, no final de novembro tem lugar a abertura destes mercados festivos, uma ocasião única para passear e deliciar os olhos e o paladar sem tantas multidões.
Além disso, é nesta altura que pode desfrutar da Feira do Advento, que se realiza no final do mês na Praça Vörösmarty e que apresenta o primeiro mercado de Natal do ano.
À medida que a época mais alegre do ano se aproxima, as praças de Budapeste são decoradas com luzes festivas e os vendedores montam bancas que oferecem produtos artesanais, vinho quente quente e pratos locais nos bazares de Natal da cidade. Pode visitar a Feira do Advento de Budapeste em Vörösmarty tér ou assistir a espectáculos de luzes especiais projectados na fachada da Basílica de Santo Estêvão no final de novembro, quando começam os mercados de Natal.
12. Conheça o curioso Festival de Comida Negra
Bolos cor de carvão, cocktails e até sopas são as estrelas de um novo encontro gastronómico em Budapeste , no início de novembro.
O Flow Specialty Coffee Bar acolhe o Festival de Comida Negra da cidade. Entre as 15h00 e as 21h00, é possível provar gelado de sésamo, limonada, tacos e sopa ramen - tudo preto, claro. A ideia é poder apreciar sabores diferentes mesmo quando tudo parece ter a mesma cor, uma missão em que o olho abandona e dá rédea solta ao paladar. A entrada custa cerca de 15 euros.
O tempo em Budapeste em novembro
Budapeste é fria em novembro, mas não abaixo de zero. A temperatura média é de 5°C, sendo a máxima de 7°C e a mínima de 2°C. O céu é geralmente limpo, com uma média de oito horas de sol, diminuindo gradualmente no final do mês. À medida que o mês avança, o tempo nublado começa a ganhar ritmo, juntamente com a possibilidade de chuva.
Dicas para visitar Budapeste em novembro
- Os mercados de Natal abrem em meados de novembro, pelo que esta é a altura ideal para fazer compras de presentes.
- Prepare-separa festejar dentro de casa, uma vez que as festividades ao ar livre de Budapeste se deslocam para o interior devido ao tempo frio de novembro.
- Os banhos termais e os** spas de Budapeste** são muito mais agradáveis no tempo frio de novembro, por isso não deixe de os aproveitar ao máximo.
- A pista de gelo Városliget, em Budapeste, é a maior pista ao ar livre da Europa. A partir de meados de novembro, pode alugar patins e desfrutar de um café ou chocolate quente no restaurante junto ao edifício principal.
- Durante todo o mês de novembro, muitos restaurantes oferecem pratos especiais para o Dia de S. Martinho, juntamente com outros eventos, como passeios gastronómicos.
O que levar para Budapeste em novembro?
As temperaturas de novembro em Budapeste não tendem a ser tão frias como as que se sentiria se estivesse de visita em janeiro ou fevereiro, mas ainda assim é uma boa ideia preparar-se para esses picos de frio. Recomendo que faça as malas:
- Um casaco impermeável, luvas, cachecol e um chapéu para maior conforto.
- Óculos de sol e protetor solar, uma vez que normalmente há dias de sol.
- Um bom par de sapatos de caminhada será útil, pois a melhor maneira de conhecer Budapeste é a pé.
- Um vestido de noite ou roupa (elegante) para sair não é mau para os serões e noites em cafés, bares e restaurantes.
- Fato de banho para os banhos termais.