10 coisas para ver e fazer em Budapeste em dezembro

A capital húngara brilha em dezembro graças ao Natal e a outras festividades que fazem do último mês do ano uma das melhores alturas para a visitar. Conheça-a!

Carlos Bleda

Carlos Bleda

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Budapeste em dezembro

Budapeste, Hungria | ©Jorge Franganillo

Localizada às margens do Danúbio, a capital húngara fica especialmente bonita durante o mês de dezembro, época em que o clima de festa enche suas ruas, principalmente devido a dois eventos: o Natal e o Dia de Santo Estêvão, feriados na Hungria.

Para aproveitar ao máximo a cidade e os dois eventos, preparei esta lista com as 10 melhores coisas para fazer em Budapeste em dezembro. Ideias que vão desde viver o ambiente natalício ou celebrar um dos seus feriados nacionais até dar um mergulho ao ar livre em pleno inverno ou assistir a uma peça de teatro. Continue a ler para saber mais!

1. Dar um mergulho nas águas do Spa Széchenyi

Piscinas das Termas de Széchenyi| ©karaian
Piscinas das Termas de Széchenyi| ©karaian

Budapeste foi reconhecida em 1934 como a cidade das termas por ter o maior número de fontes termais do mundo. É costume visitar as muitas termas de Budapeste e banhar-se nas suas águas medicinais ao ar livre, mesmo em dezembro. Apesar do frio, muitos dos banhos termais têm as suas águas a mais de 20 graus, mesmo que a temperatura ambiente esteja abaixo de zero. É fácil viver esta experiência única em Budapeste.

Existem várias termas, mas a mais famosa e mundialmente conhecida é a Széchenyi Spa. Por isso, reserve o seu bilhete para o Spa Széchenyi e desfrute da experiência. Os seus banhos termais ao ar livre são os maiores da Europa e estão situados no principal parque da cidade, num belo edifício neo-barroco. É uma experiência e tanto tomar um banho destes em pleno dezembro.

Reserve o seu bilhete para as Termas de Széchenyi

2. Celebrar o Dia de Santo Estêvão

Basílica de Santo Estêvão| ©Jose A.
Basílica de Santo Estêvão| ©Jose A.

Logo a seguir ao Natal, a 26 de dezembro, celebra-se um dos feriados mais importantes da Hungria, em honra do Rei Estêvão, o primeiro rei a governar o país. As celebrações desta festa misturam-se com as do Natal, mas com algumas particularidades.

O ponto central da festa é, naturalmente, a Praça de Santo Estêvão e a sua famosa basílica. A basílica é um dos principais monumentos de Budapeste e o dia 26 de dezembro é o seu dia mais especial, quando está mais bonita do que nunca, graças também aos mercados de Natal que se realizam nas suas praças nesta altura do ano. A basílica alberga a chamada Santa Mão Direita, a mão direita do Rei Estêvão, a quem foram concedidos poderes especiais. No dia 26 de dezembro, muitas pessoas vêm visitar a igreja e venerá-la.

Independentemente das crenças religiosas, visitar a basílica e subir às suas torres é uma das melhores coisas a fazer em dezembro, neste dia de festa. E se quiser ter uma experiência completa, pode reservar um concerto de órgão na Basílica de Santo Estêvão.

Reservar um concerto de órgão na Basílica de Santo Estêvão

3. Visitar os famosos Mercados de Natal de Budapeste

Mercado de Natal de Budapeste| ©Liam McKay
Mercado de Natal de Budapeste| ©Liam McKay

Não se pode falar de Budapeste em dezembro sem mencionar o Natal e um dos seus elementos mais característicos que atrai milhares de visitantes à cidade: os mercados de Natal. A partir do final de novembro e durante todo o mês de dezembro, estes mercados são montados nas principais praças da capital húngara.

Os três mais importantes a visitar são o mercado da Praça Vörösmarty, o do parque da Câmara Municipal em New Pest e o mercado em frente à Basílica de Santo Estêvão. Este último é o mais famoso e importante.

Todos eles estão repletos de bancas que vendem produtos locais, artesanato, presentes e muitas outras coisas, como espectáculos, pistas de patinagem e até projecções em 3D, como as que estão na fachada da Basílica de Santo Estêvão.

Reservar uma visita guiada a Budapeste

4. Apreciar as luzes de Natal e o ambiente natalício

Decoração das ruas de Budapeste| ©Top Budapest
Decoração das ruas de Budapeste| ©Top Budapest

Claro que, no mês de dezembro, o Natal significa que há muitas coisas para fazer em Budapeste. Não é apenas nas datas mais importantes, a atmosfera natalícia pode ser sentida durante todo o mês. Para além dos mercados de Natal, uma das melhores coisas a fazer nesta altura do ano é apreciar a iluminação e a decoração da cidade.

Toda a cidade e os seus monumentos vestem-se com as suas melhores roupas para ficarem mais espectaculares do que durante o resto do ano. Os melhores locais para apreciar as luzes e o ambiente natalício são as ruas comerciais da Avenida Andrassy e da Rua da Moda. As lojas e os estabelecimentos comerciais ao longo destas ruas contribuem para o ambiente de postal perfeito, decorando as suas montras e tornando-se o centro da cidade.

O Castelo de Buda, a Basílica de Santo Estêvão ou o Parlamento, de facto, recomendo que faça uma visita guiada ao Parlamento de Budapeste para ver todo o seu esplendor e desfrutar da experiência ao máximo. Altamente recomendado! Há uma razão pela qual Budapeste é um dos melhores destinos de Natal na Europa.

Reservar uma visita guiada ao Parlamento de Budapeste

5. Cruzeiros noturnos no rio Danúbio

Cruzeiro no Danúbio| ©FreeShoupJose
Cruzeiro no Danúbio| ©FreeShoupJose

É verdade que o tempo frio não o convida a reservar um cruzeiro noturno em Budapeste, mas acredite em mim quando digo que vale a pena passar algum tempo frio para ver Budapeste iluminada à noite com as luzes de Natal. Um cruzeiro noturno no Danúbio é a melhor, ou pelo menos a mais diferente, forma de ver a cidade.

Em dezembro e no Natal há cruzeiros especiais e muitos deles incluem um jantar com concertos a bordo. As opções são variadas, assim como os preços, as tarifas e os horários, mas de qualquer forma e apesar do frio, não perca a oportunidade de ver Budapeste das águas do Danúbio.

Reserve o seu cruzeiro noturno em Budapeste

6. Passear por Budapeste no elétrico de Natal

Elétrico de Natal de Budapeste| ©Accept001
Elétrico de Natal de Budapeste| ©Accept001

O elétrico é um dos principais meios de deslocação em Budapeste e em dezembro tem uma caraterística especial. Nem mesmo os transportes públicos escapam ao espírito natalício e o elétrico é decorado com milhares de luzes de Natal, como se fosse uma árvore de Natal. Além disso, estende o seu horário à noite para oferecer passeios noturnos para ver a cidade iluminada. Sem dúvida, uma das melhores actividades nocturnas de Budapeste.

É uma atração turística exclusiva para dezembro e também mantém os preços normais dos bilhetes de apenas 1,05 euros. Este elétrico especial circula na linha 2 e passa ao longo das margens do Danúbio, proporcionando aos passageiros vistas espectaculares do Parlamento húngaro e de outros edifícios emblemáticos.

Outra forma de visitar Budapeste com conforto e obter uma visão geral da cidade é com o autocarro turístico de Budapeste, onde também aprenderá muitas das histórias e curiosidades da capital húngara.

Reservar o autocarro turístico de Budapeste

7. Patinagem no gelo no Parque da Cidade

Patinagem no Parque da Cidade| ©clarebear483
Patinagem no Parque da Cidade| ©clarebear483

Outra tradição ligada a dezembro e ao inverno em Budapeste são as pistas de patinagem no gelo. Os habitantes da capital húngara adoram patinar no gelo e, por isso, estão instalados vários ringues por toda a cidade.

A maior e mais conhecida é a pista do Parque da Cidade, em frente ao Castelo Vajdahunyad, no parque da cidade. Está em funcionamento desde 1870 e é um dos mais antigos da Europa. Esta meca da patinagem é tão importante que até os atletas olímpicos húngaros de patinagem artística vêm aqui treinar. O ringue está aberto de novembro a janeiro e pode patinar com amigos ou família por um preço muito barato.

Os adultos podem patinar por menos de 10 euros, incluindo os patins, e as crianças por menos de 3 euros. Um preço muito razoável para uma das actividades mais divertidas para fazer em dezembro em Budapeste. O rinque de patinagem está aberto aos sábados, domingos e segundas-feiras, das 9h às 20h30m. Chegar ao parque é fácil. As linhas de elétrico 47 e 49 param nos portões do parque. Também se pode chegar ao parque de autocarro ou a pé a partir do centro da cidade, que fica a cerca de 20 minutos de distância.

8. Prove a gastronomia húngara típica da época.

Goulash típico húngaro| ©stu_spivack
Goulash típico húngaro| ©stu_spivack

A cozinha húngara é largamente desconhecida na Europa, mas é, sem dúvida, uma das mais surpreendentes. Uma das suas principais virtudes é o facto de ter pratos únicos para cada época do ano, e especialmente em dezembro, graças à época natalícia.

Alguns dos seus principais pratos para esta época do ano são a sopa de feijão com carne de porco conhecida como Jókai-Bablares, o famoso Goulash, um guisado de carne, pimentão e legumes, e doces como o Kürtőskalács, que é um folhado de caramelo feito na grelha.

Os doces de Natal também ocupam um lugar central nesta altura do ano. A vantagem que o mês de dezembro tem em relação à gastronomia é que os mercados de Natal costumam montar inúmeras bancas onde se podem provar estes deliciosos alimentos. Outra opção é fazer um passeio gastronómico pela cidade e refugiar-se do frio de dezembro nos restaurantes.

9. Abrigar-se do frio nos espectaculares cafés

No interior do Café New York| ©CSILLA ZELKO
No interior do Café New York| ©CSILLA ZELKO

Budapeste tem uma longa tradição de café e é o lar de alguns dos mais antigos e famosos cafés da Europa. Na capital húngara, tomar um café ou um doce é um rito de passagem, e há alguns "templos" que merecem ser mencionados.

  • O primeiro é o famoso café de Nova Iorque. Um café espetacular, aberto desde 1895 e digno de um palácio real, está situado no hotel Boscolo Budapest e é um dos mais belos cafés do mundo. Mas os seus preços também são luxuosos.
  • Outro destaque é a pastelaria Gerbaud na Praça Vorosmarty, o melhor lugar para desfrutar de um doce.
  • O café Lotz Hall Terem na Avenida Andrassy, muito perto da Ópera de Budapeste.

Estes e muitos outros cafés da cidade são ideais para se abrigar do frio de dezembro com um café quente num ambiente único.

10. Apreciar o lendário Ballet Quebra-Nozes

O Ballet Quebra-nozes| ©HungaroTour
O Ballet Quebra-nozes| ©HungaroTour

Budapeste tem uma das mais importantes casas de ópera da Europa. No seu espetacular palco foram representadas as melhores obras do mundo, mas neste caso destaco uma que tem especial importância em dezembro. Trata-se do Nutcracker de Tchaikovsky. Esta obra cuja história é inspirada no Natal é uma das obras mais importantes relacionadas com esta época e a Ópera Nacional Húngara em Budapeste tem uma das melhores representações deste famoso bailado do mundo.

Em dezembro há apresentações especiais da obra e é, por isso, uma oportunidade única para apreciar um dos melhores ballets russos que se pode ver. Pode ver e comprar bilhetes para os espectáculos neste link.

Os horários variam consoante a data, mas, por exemplo, em dezembro, a obra é apresentada de quinta-feira a domingo, num espetáculo matinal e num espetáculo noturno. Geralmente, o espetáculo da manhã é das 11:00 às 13:30 e o espetáculo da noite das 19:00 às 21:30.


Temperaturas em Budapeste em dezembro

Noite de inverno em Budapeste| ©Stefan Munder
Noite de inverno em Budapeste| ©Stefan Munder

dezembro é um mês predominantemente frio em Budapeste. As temperaturas descem para valores entre os 5 graus Celsius de máxima e as mínimas rondam os -3 graus Celsius.

A maior parte dos dias são nublados e o vento é bastante frequente nesta cidade, embora normalmente não seja incómodo.

A vantagem é que a probabilidade de chuva é baixa, embora as hipóteses de neve sejam elevadas. Em todo o caso, mesmo que o tempo esteja frio, com um bom casaco e a roupa adequada pode visitar a cidade sem problemas.

Reservar uma visita guiada a Budapeste

Budapeste em dezembro e preços em Budapeste em dezembro

Num mercado de Natal| ©Top Budapest
Num mercado de Natal| ©Top Budapest

Budapeste vive uma das suas épocas turísticas mais fortes em dezembro. Isto deve-se à época natalícia, uma vez que a cidade é um dos destinos de Natal mais populares da Europa. O número de turistas é elevado, pelo que as reservas de hotel estão quase cheias e as filas de espera nos monumentos são maiores.

Consequentemente, os preços aumentam, mas Budapeste, apesar de ser uma capital, não se caracteriza por preços elevados em comparação com, por exemplo, Viena, outra pérola do Danúbio.

Reservar um pub crawl e uma excursão de festa

O que levar na mala quando visitar Budapeste em dezembro

Bagagem| ©nappy
Bagagem| ©nappy

Para garantir que o tempo frio não atrapalha a sua visita a Budapeste em dezembro, aqui está uma pequena lista do que deve levar na mala:

  • O item essencial é um bom casaco. De preferência, de material impermeável, para o caso de chover ou nevar.
  • Para além dos agasalhos, não se esqueça dos acessórios como luvas, gorros e cachecóis. Não se esqueça de um casaco para o caso de chover. É melhor deixar o guarda-chuva para trás, pois Budapeste é uma cidade ventosa.
  • O Danúbio é responsável por alguma humidade, pelo que uma t-shirt térmica é a melhor forma de evitar ser afetado por ela.
  • Em Budapeste é provável que esteja vento, pelo que um corta-vento na mala é uma boa ideia.
  • O calçado também é importante. Dê prioridade ao calçado confortável e impermeável.

Reservar um passeio de bicicleta em Budapeste