12 coisas para ver e fazer em Budapeste em setembro

O Galope Nacional, o Festival da Cerveja Artesanal e o Festival de verão Judaico são apenas algumas das celebrações locais na capital húngara este mês - saiba mais!

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

12 coisas para ver e fazer em Budapeste em setembro

Budapeste, Ponte das Correntes | ©Gabor Koszegi

setembro é um mês menos movimentado do que os meses de verão. No entanto, é também um mês em que a atmosfera festiva ocidental é substituída por uma atmosfera cultural mais húngara, com eventos relacionados com a cozinha e as tradições locais.

1. Assistir a um concerto de órgão na Basílica de Budapeste

Basílica de Budapeste| ©Andrew Shiva
Basílica de Budapeste| ©Andrew Shiva

A Basílica de Santo Estêvão é um dos edifícios neoclássicos mais impressionantes de Budapeste; no entanto, o seu encanto é multiplicado pelo facto de, em certos meses, como setembro, acolher uma série de concertos. A arquitetura grandiosa da Basílica torna-a o local perfeito para apreciar música clássica.

Os bilhetes para os concertos de órgão na Basílica de Santo Estêvão custam a partir de 28 euros.

A melhor maneira de lá chegar é apanhar a linha 3 azul do metro e sair na estação Arány János.

Reservar um bilhete para um concerto de órgão

2. Diga adeus ao verão num cruzeiro gastronómico

Cruzeiro com jantar em Budapeste| ©Top Budapest
Cruzeiro com jantar em Budapeste| ©Top Budapest

Não há melhor maneira de dizer adeus ao verão do que num cruzeiro com jantar. Neste mês do ano, os cruzeiros oferecem um jantar de vários pratos que pode incluir uma variedade de pratos típicos desta altura do ano, todos cozinhados por um chefe de cozinha tradicional!

  • Túrógombóc (migalhas ou pão ralado feito com queijo fresco).
  • Halászlé (sopa de diferentes tipos de peixe com pimentão, cebola, tomate e pimentos).
  • Os famosos lángos, que só são abundantes nos meses de verão.

Além disso, fazer um cruzeiro noturno no Danúbio é uma oportunidade clara para se deixar cativar pelas espectaculares vistas nocturnas do património cultural de Budapeste. A partir de um cruzeiro fluvial como este, Budapeste é vista de uma perspetiva diferente: as pontes iluminadas, o Parlamento, o Castelo de Buda e a Cidadela oferecem vistas de cortar a respiração à noite.

Reservar um cruzeiro com jantar

3. Descubra o Lago Balaton e Herend a partir de Budapeste

Lago Balaton| ©Krisztina.Konczos
Lago Balaton| ©Krisztina.Konczos

Um plano ideal para setembro, quando o tempo ainda está bom, é reservar uma excursão ao Lago Balaton e Herend. Num dia inteiro, com uma duração aproximada de 9 horas, escapará à agitação da capital húngara e conhecerá a tradição local e todos os pormenores do fabrico tradicional da porcelana húngara.

Visitará também a Abadia de Tihany e conhecerá a zona do lago. Tudo isto com um guia local especializado que o acompanhará durante todo o dia.

E, claro, terá também tempo livre para explorar a gastronomia local à sua vontade.

Reservar uma excursão ao Lago Balaton e Herend

4. Relaxe no Spa Széchenyi em Budapeste

Spa Széchenyi| ©Christophe Liacopoulos
Spa Széchenyi| ©Christophe Liacopoulos

Claro que outro ponto obrigatório na sua viagem a Budapeste em setembro é reservar o seu bilhete para o Széchenyi Spa, onde pode desfrutar de um dia relaxante num dos spas mais populares da Europa.

O spa tem 15 piscinas interiores e 3 exteriores, bem como saunas, salas de vapor e jactos de massagem.

Uma proposta única que lhe permitirá mergulhar na tradição local e desfrutar de uma visita guiada ao Museu Palinka, que inclui uma exposição interactiva para saber mais sobre esta bebida nacional húngara que terá a oportunidade de provar.

Reserve o seu bilhete para o Spa Széchenyi

5. Experimente o último vestígio do verão no Festival de verão Judaico

Sinagoga da Rua Dohány, principal local do festival| ©Natxus
Sinagoga da Rua Dohány, principal local do festival| ©Natxus

O Festival de verão Judaico de Budapeste é um evento multicultural celebrado pela comunidade judaica húngara. O evento dura 10 dias e é uma oportunidade fantástica para aprender sobre as tradições e a cultura judaicas através de mercados de livros, visitas guiadas à gastronomia húngara e exposições de arte e de cinema.

É também uma excelente oportunidade para visitar o Bairro Judeu de Budapeste, uma vez que todos os micro-eventos têm lugar aqui, e, claro, para reservar uma visita guiada à Sinagoga de Budapeste.

O principal local do Festival de verão Judaico de Budapeste continuará a ser a Sinagoga da Rua Dohány. Consulte o sítio Web do Festival Judaico para obter informações sobre programas, datas, horários e preços.

Reservar uma visita guiada à Sinagoga

6. Mergulhe na cultura local no Festival Nacional de Galope

Festival Nacional do Galope| ©Alejandra
Festival Nacional do Galope| ©Alejandra

O Festival Nacional do Galope é um dos maiores festivais da Hungria e está relacionado com a equitação húngara, as tradições dos hussardos e tudo o que lhe está associado. Mais de 100 cidades húngaras participam todos os anos neste evento de dois dias em meados de setembro. Durante o festival, a Praça dos Heróis é transformada numa pista de corridas com 6 200 metros quadrados, onde jovens jóqueis, hussardos modernos (soldados pertencentes a um antigo corpo de cavalaria) de todo o país competem pelo prémio monetário de pouco mais de 80 000 euros (30 milhões de HUF).

Para além das corridas de cavalos, toda a extensão da Avenida Andrassy se transforma num passeio onde se encontram centenas de bancas com pessoas de todo o país a vender produtos tradicionais e artesanais. Encontrará ferreiros a ferrar ferraduras ou mulheres fantasiadas a bordar desenhos florais tradicionais húngaros, bem como bancas que vendem cozinha tradicional, artesanato e música popular.

Como opção, pode optar por um passeio de bicicleta por toda a praça e arredores - há muito para ver, uma forma perfeita de se aproximar da história, tradições e cultura húngaras.

Reservar um passeio de bicicleta em Budapeste

7. Desfrute do Mercado de Arte de Rua

Mercado de rua Gozsdu udvar| ©CalvinBust
Mercado de rua Gozsdu udvar| ©CalvinBust

Todos os domingos de setembro, das 10h00 às 19h00, pode desfrutar de um mercado de rua e de arte em Gozsdu udvar (VI Distrito, Király utca 13).

O Gouba é um mercado de rua dominical onde pode encontrar arte interessante, pinturas criativas, artesanato, livros e antiguidades. É aqui que, todos os domingos, jovens músicos, ceramistas, pintores, joalheiros e artistas húngaros em geral expõem as suas criações.

O bazar tem lugar no Gozsdu Udvar, um pátio maravilhosamente renovado em Király utca (o bairro judeu de Budapeste). Se está à procura de algo divertido para fazer aos domingos, o Bazar Gouba é o sítio ideal. Fica também muito perto da zona dos Ruin Bars, caso lhe apeteça passar por lá depois de apreciar o espaço artístico.

Reservar uma excursão aos bares das ruínas

8. Provar o melhor chocolate na Sweet Days Chocolate

Chocolates na Sweet Days Chocolate| ©Sandy
Chocolates na Sweet Days Chocolate| ©Sandy

Sweet Days Chocolate é um festival de chocolate e doces à porta fechada onde pode encontrar chocolates especiais feitos à mão, doces tradicionais e marcas mundialmente famosas.

Além disso, terá a oportunidade de provar chocolates, doces e gelados húngaros, participar em workshops e cursos profissionais que introduzem os princípios básicos da confeção de chocolates e trufas artesanais. Haverá programas para crianças e famílias, bem como música ao vivo. O festival tem lugar na Praça Szent István em meados de setembro e dura um fim de semana inteiro (sexta-feira 11-22h, Sábado das 10-22 h. e Domingo das 10-20 h.).

Participam neste festival os mais populares e representativos fabricantes de chocolate e pasteleiros húngaros, tais como Gundel, Ruszwurm, Szamos, Harrer Chocolat, Rózsavölgyi Csokoládé, Tibor Szántó, Zangio Kézműves Csokoládé, Cadeau Bonbon e Krisztina S.Nemzetes.

9. Degustar a melhor cerveja artesanal em Főzdefeszt

No Festival de Főzdefeszt| ©SZALAI BALÁZS
No Festival de Főzdefeszt| ©SZALAI BALÁZS

O Főzdefeszt é a sua oportunidade de ter uma cerveja artesanal e um piquenique de comida de rua para dar início à temporada de outono no parque mais bonito de Budapeste, o Parque da Cidade. E também a sua última oportunidade de ver o parque na sua condição original antes de sofrer uma grande mudança! Tornar-se-á uma das maiores pistas de gelo da Europa. Se estiver interessado na pista de gelo, recomendo-lhe que visite Budapeste em dezembro ou, melhor ainda, em janeiro.

O evento dura 3 dias no Parque da Cidade (Városliget) a meio do mês e não há taxa de entrada, mas tem de comprar o copo do festival para a prova de cerveja. O horário de funcionamento aproximado é o seguinte: sexta-feira das 14 às 14 horas, sábado das 12 às 14 horas e domingo das 12 às 24 horas. Para mais informações, visite o sítio Web oficial do evento.

10. Entre na enologia no Festival Internacional do Vinho de Budapeste

Festival Internacional do Vinho de Budapeste| ©FIVB
Festival Internacional do Vinho de Budapeste| ©FIVB

O Festival Internacional do Vinho de Budapeste tem lugar na segunda semana de setembro e é um dos eventos mais populares do seu género. Aqui pode provar os melhores vinhos húngaros e estrangeiros, conhecer os seus criadores, saborear um prato tradicional húngaro e aprender a arte da degustação de vinhos.

O evento tem lugar nos terraços do Castelo de Buda. Para além disso, será recebido com música ao vivo.

O preço é de aproximadamente 8,5 euros por pessoa. Consulte o sítio Web da Festa do Vinho para obter programas mais pormenorizados.

11. Não perca o Festival do Dia do Café

Tarde de café| ©Martin Fisch
Tarde de café| ©Martin Fisch

No final de setembro, o Festival do Dia do Café é celebrado em muitos países, com cafés e lojas a oferecerem promoções, provas especiais e bebidas de café excitantes em toda a Europa, e a Hungria não é exceção.

Durante um dia inteiro, a Praça Elizabeth vai cheirar a café, uma vez que o Aquarium Club organiza o programa de um dia inteiro. Vários baristas, também húngaros, apresentarão os seus produtos e amostras ao público. Para além de ter café ilimitado para provar, pode também assistir a palestras e workshops. Haverá também marketing do café, venda de café, palestras e música jazz (a melhor música para acompanhar o café).

Se quiser saber mais sobre o mundo do café, provar café ilimitado, assistir a palestras e espectáculos de bar, este é o evento ideal para si. Para mais informações sobre bilhetes e horários de funcionamento, visite o seguinte sítio Web.

12. Venha ao imperdível Budafok Champagne

Champanhe Budafok| ©BudapestG
Champanhe Budafok| ©BudapestG

Se a Festa do Vinho de Budapeste não for suficiente, pode desfrutar do festival anual de champanhe conhecido como Budafok Champ agne, que se realiza no bairro de Budafok da cidade na segunda semana de setembro.

O evento acolhe numerosas adegas, visitas guiadas gratuitas, concertos e outras festividades relacionadas com o consumo de champanhe. Não é necessário pagar entrada para participar, nem para ouvir música e desfrutar do ambiente.

No entanto, tal como no festival do vinho, para beber champanhe é necessário comprar um copo do festival no local. Para mais pormenores, consulte o sítio Web oficial.


Clima em Budapeste em setembro

Pôr do sol no Parlamento| ©Jon Elbaz
Pôr do sol no Parlamento| ©Jon Elbaz

Em setembro, Budapeste tem um clima perfeito para sair, graças a uma temperatura média de 21°C, embora esta desça para 19°C no final do mês.

Cada dia tem 12 horas de luz, o que faz de setembro o 4º mês mais solarengo em Budapeste. Em termos de sensações, é um mês com um carácter mais de verão do que de outono, especialmente durante as duas primeiras semanas.

Reservar bilhetes para o Széchenyi Spa Budapest

Onde ficar em Budapeste em setembro

Entrada do Moments Hotel Budapest| ©Agoda
Entrada do Moments Hotel Budapest| ©Agoda

O clima espetacular de setembro, aliado à menor afluência de turistas, faz deste mês um dos favoritos para estadias mais longas.

Neste mês, há algo para todos os viajantes e orçamentos. Aqui estão alguns dos melhores alojamentos divididos em três categorias:

Reservar uma visita guiada a Budapeste

O que não pode faltar na sua mala quando visitar Budapeste em setembro

Bagagem| ©nappy
Bagagem| ©nappy

Dado o clima confortável de Budapeste em setembro, não precisa de se preocupar em levar muita roupa de inverno. Um casaco leve e um cachecol devem ser mais do que suficientes, e apenas para o proteger do vento noturno.

Para os dias de sol, o ideal é levar roupa leve de algodão, óculos de sol, protetor solar e um chapéu. Uma vez que setembro é um mês que permite explorações ao ar livre, traga um par de bons sapatos de caminhada.

Além disso, não se esqueça de que é um mês com muita vida nocturna em Budapeste, pelo que algumas roupas elegantes não farão mal nenhum.

Reserve uma excursão de festa pelos pubs em ruínas de Budapeste