10 coisas para ver e fazer em Dublin no verão

O verão é considerado a melhor época para visitar Dublin, graças ao seu clima agradável. É por isso que partilho convosco os melhores planos alternativos para desfrutar da capital da Irlanda no verão.

Carlos Bleda

Carlos Bleda

leitura de 8 minutos

10 coisas para ver e fazer em Dublin no verão

verão em Dublin, Irlanda | ©Giuseppe Milo

Os meses de verão são os meses de maior movimento turístico em Dublin. As boas temperaturas atraem milhares de visitantes à capital irlandesa e as filas de espera são mais frequentes nos seus principais monumentos e atracções turísticas. Por isso, é aconselhável saber quais são os melhores planos, fora das habituais coisas para fazer em Dublin, nos meses de verão.

Estes planos incluem visitar alguns dos parques da cidade, onde há uma infinidade de actividades para fazer, passeios e excursões por Dublin e arredores para escapar à agitação ou simplesmente desfrutar do bom tempo numa esplanada com uma cerveja fresca. Mas a Irlanda continua a ser a Irlanda. A chuva é também uma ocorrência comum no verão e é preciso estar preparado para ela.

1. Fazer um piquenique no Parque Verde de Santo Estêvão

Tarde no Parque de Santo Estêvão| ©Dronepicr
Tarde no Parque de Santo Estêvão| ©Dronepicr

Dublin está repleta de parques e espaços verdes ideais para os dias de verão. O Saint Stephen's Green é um dos que mais vale a pena visitar, devido à beleza do parque e à sua excelente localização no coração do centro da cidade, mesmo à saída da popular Grafton Street.

O parque foi construído num estilo vitoriano distinto e tem zonas de árvores luxuriantes que proporcionam uma boa sombra, várias fontes e monumentos e prados para piqueniques. O piquenique é uma das actividades preferidas dos dublinenses nos meses de verão, quando o tempo está bom.

É, sem dúvida, um dos melhores parques para visitar e passar um bom bocado ao ar livre com um belo ambiente e um lanche.

Reservar uma visita guiada a Dublin

2. Refresque-se com uma boa cerveja nos pubs e esplanadas de Temple Bar

No interior do Palace Bar| ©David R
No interior do Palace Bar| ©David R

Beber uma cerveja nos pubs de Temple Bar é um clássico de Dublin durante todo o ano. Mas só no verão é que se pode fazê-lo nas esplanadas que alguns deles criaram.

Durante o resto do ano, as chuvas e o frio tornam impossível desfrutar de uma boa cerveja irlandesa ao ar livre, pelo que os pubs aproveitam as boas temperaturas para instalar algumas esplanadas.

Se quiser saber quais são os melhores pubs de Dublin, pode fazê-lo clicando nesta ligação. Outra alternativa é visitar a Guinness Storehouse e receber a sua recompensa sob a forma de uma cerveja no seu bar com vistas panorâmicas da cidade. Há poucos planos melhores para o verão.

Reservar um Pub Crawl em Dublin

3. Faça uma viagem de um dia às Falésias de Moher a partir de Dublin

Falésias de Moher| ©njaminjami
Falésias de Moher| ©njaminjami

Se Dublin for demasiado pequena para si no verão, pode sempre fazer uma das centenas de viagens de um dia que partem da cidade de Dublin.

Uma das mais recomendadas no verão é uma viagem aos Cliffs of Moher. Esta paisagem é uma das mais belas da Irlanda e, por conseguinte, uma das mais visitadas, especialmente no verão, quando as temperaturas são suficientemente quentes.

Estas falésias ficam a mais de 200 quilómetros da capital, mas são organizadas viagens de um dia a partir de Dublin para as visitar e a outros locais, como Galway.

Se tiver um dia livre em Dublin, recomendo vivamente uma viagem de um dia a um dos locais mais bonitos da Irlanda.

Reservar uma excursão às Falésias de Moher

4. Aproveite alguns locais para se abrigar do calor... ou da chuva

Colégio Trinity| ©Ajay Suresh
Colégio Trinity| ©Ajay Suresh

Nem todas as actividades que fazemos no verão têm de ser ao ar livre. Embora não seja a norma, é possível que um dia o calor chegue mesmo ou, mais provavelmente, que a chuva faça uma aparição. Para esses dias, é sempre uma boa ideia ter um plano de abrigo.

Neste caso, Dublin oferece várias alternativas. A começar pelos seus inúmeros museus ou locais como o Trinity College e a sua biblioteca. Há também várias destilarias para visitar, as duas catedrais da cidade ou reservar uma visita guiada ao Livro de Kells e à área em redor do Castelo de Dublin.

Reservar uma visita guiada ao Livro de Kells e ao Castelo

5. Um mergulho nas praias de Dublin

Praia de Dollymount Strand| ©Darren Sweeney
Praia de Dollymount Strand| ©Darren Sweeney

É verdade que tomar banho nas praias de Dublin é algo apenas para os corajosos, mesmo no verão. Mesmo que a temperatura da água seja fria, os dias claros de verão são perfeitos para reservar uma excursão e passar o dia na praia.

Dublin não tem uma praia propriamente dita, mas há uma série de praias perto da cidade que valem bem a pena visitar. The Velvet Strand em Portmanock, Dollymount Strand Beach, Burrow Beach, Balcarrickla, White Rock em Killiney e Inch Beach em Kerry são algumas das mais belas praias num raio de 30 quilómetros do centro da cidade de Dublin.

Se não é fã de banhos frios, estas praias são também perfeitas para caminhadas, desporto ou simplesmente para apreciar a bela paisagem.

Reservar uma excursão às praias de Dublin

6. Passeio de caiaque no rio Liffey

Caiaque no rio Liffey| ©Michael Coghlan
Caiaque no rio Liffey| ©Michael Coghlan

O rio Liffey atravessa Dublin de oeste a leste e divide a cidade em duas. Foi à volta deste rio que a cidade cresceu e ao longo das suas margens encontram-se alguns dos pontos turísticos mais interessantes da cidade. No verão e especialmente em dias claros, uma das melhores coisas a fazer para desfrutar de Dublin é andar de caiaque ao longo do rio.

Existem várias empresas nas margens do Liffey que oferecem esta oportunidade com uma visita guiada na qual descobrirá uma perspetiva diferente da cidade enquanto desfruta de um agradável passeio de caiaque adequado a todos, uma vez que não precisa de ter praticado esta atividade anteriormente.

7. Sinta-se como um viking num passeio pelo rio

Cruzeiro no rio Liffey| ©marchu50
Cruzeiro no rio Liffey| ©marchu50

Os passeios de barco no rio Liffey são muito populares, especialmente no verão, quando o tempo está mais agradável. Há a opção de contratar um cruzeiro turístico para navegar pelo rio com um guia, mas também há outras opções de cruzeiros um pouco diferentes.

A história inicial de Dublin está ligada aos Vikings, e há um passeio especial com o tema Viking. Apesar de não estar num autêntico navio viking, navegará num barco acompanhado por guias vestidos como autênticos vikings que tentarão fazer com que mergulhe no passeio a partir da perspetiva desta cultura. É uma experiência com a cultura viking no centro de tudo.

8. Passar o dia no Phoenix Park

Parque Phoenix| ©Alain Rouiller
Parque Phoenix| ©Alain Rouiller

Outro parque de visita obrigatória em Dublin no verão é o Phoenix Park. Quase tão grande quanto a própria cidade, com mais de 700 hectares, este parque tem a distinção de ser o maior parque urbano da Europa. Pode dizer-se que se assemelha mais a uma floresta do que a um parque.

A particularidade do Phoenix Park, que o torna único, é o facto de albergar dezenas de veados, dos quais se pode aproximar e até alimentar. Dada a sua vasta dimensão, é aconselhável reservar várias horas para o ver à vontade e até alugar uma bicicleta.

No interior do parque existem ainda alguns monumentos e até um jardim zoológico, o que o torna um dos melhores destinos de verão.

9. Desfrutar das festividades do Orgulho de Dublin

Orgulho de Dublin| ©Daniel Dudek
Orgulho de Dublin| ©Daniel Dudek

Um dos principais encantos de Dublin reside na sua atmosfera multicultural e tolerante. É por isso que as festividades do Org ulho, no final de junho, são um dos eventos do ano na cidade. Como o verão é a época dos festivais, aproveita-se para celebrar os primeiros, bem como os numerosos eventos do Orgulho.

Para além dos habituais desfiles e paradas, a cidade acolhe também concertos, palestras, exposições e inúmeras outras actividades. No bairro de Temple Bar, os pubs também se enfeitam para a ocasião e o ambiente festivo é visível em toda a Dublin.

10. Visitar o Parque Corkagh

Parque Corkagh| ©Miroslav Krejcirik
Parque Corkagh| ©Miroslav Krejcirik

O último parque desta lista e também um excelente destino de verão é o Corkagh Park. Situa-se na zona oeste da cidade, a cerca de 15 minutos do centro da cidade em transportes públicos. A diferença em relação a outros parques de Dublin é que este parque está centrado em actividades familiares e desportivas.

Se viajar com crianças para Dublin, pode visitar o bosque das fadas dentro do próprio parque e completar a sua visita com um piquenique ou um passeio de bicicleta. Existem numerosos campos desportivos, um rio que atravessa o parque e até zonas de pesca. Por tudo o que tem para oferecer, tornou-se um destino de verão muito popular.

Números e preços dos turistas em Dublin no verão

Dia do parque| ©Giuseppe Milo
Dia do parque| ©Giuseppe Milo

A época alta em Dublin decorre entre o final de maio e o final de setembro. É nesta altura que a concentração de turistas na capital da Irlanda é mais elevada e que é mais difícil encontrar hotéis ou contornar as filas de espera nas principais atracções turísticas. Mas está longe de ser esmagadora, pois o turismo em Dublin é bastante contido.

Quanto aos preços, aplica-se a regra básica de que quanto maior for a procura, mais os preços sobem. No verão, especialmente em julho e agosto, as tarifas aéreas são mais caras e os preços do alojamento sobem ligeiramente. No entanto, não há uma grande diferença em relação aos outros meses.

Temperaturas em Dublim no verão

verão chuvoso| ©Janette Kelly
verão chuvoso| ©Janette Kelly

O verão em Dublin é bastante ameno e agradável. As temperaturas médias variam entre os 10º e os 20º graus, sendo julho o mês mais quente, mas de modo algum um mês quente. Dublin é muito húmida, o que significa que o arrefecimento provocado pelo vento é inferior à temperatura real.

julho é também o mês com o céu mais limpo. Mas a Irlanda não perde a sua essência nem mesmo no verão e a chuva é quase inevitável. Embora o verão seja a época mais seca do ano, a probabilidade de chover ronda, em média, os 25%.

O que levar na mala para uma visita de verão a Dublin

Fazer as malas| ©Surface
Fazer as malas| ©Surface

Não pense que, só porque é verão, deve fazer as malas como se fosse para uma praia mediterrânica. O verão em Dublin é diferente e a sua bagagem terá de ter espaço para o chapéu de sol e os chinelos:

  • A roupa que deve trazer é leve e alguma roupa quente, uma vez que a temperatura é agradável mas fresca. As bermudas e as t-shirts de verão não são o essencial.
  • Leve alguns pulôveres ou roupas mais quentes, especialmente para as noites.
  • É possível que haja alguns dias particularmente soalheiros, por isso, caso queira ir a uma das praias próximas de Dublin, leve um fato de banho.
  • Um guarda-chuva ou um mackintosh são indispensáveis.
  • Dublin é principalmente percorrida a pé, pelo que o seu calçado deve ser confortável.