12 coisas para ver e fazer em Dublin com crianças

Dublin com crianças é sempre uma boa ideia, mas viajar com elas exige sempre a procura de planos específicos para que não se aborreçam.

Matteo Gramegna

Matteo Gramegna

leitura de 9 minutos

12 coisas para ver e fazer em Dublin com crianças

Dublin, Irlanda | ©Sean MacEntee

A riqueza de atracções e actividades de Dublin fazem dela um excelente destino para uns dias de férias. No entanto, se viajar com crianças, poderá ter algumas dúvidas sobre o que fazer com elas para que não se aborreçam.

Felizmente, a capital irlandesa é um destino ideal para entrar em contacto com a natureza sem sair da cidade. Durante os meses mais quentes, pode passear pelos parques e ao longo da costa. No inverno, também não faltam actividades de interior para toda a família- continue a ler para descobrir quais são!

1. Cuidado com os duendes locais

No Museu Leprechaun| ©Darren N
No Museu Leprechaun| ©Darren N

No folclore irlandês, os duendes são homens pequenos e barbudos vestidos com fatos verdes, sapatos com fivela e cartolas. Solitários por natureza, vivem em lugares remotos e guardam tesouros. Segundo a lenda, encontram moedas de ouro enterradas, desenterram-nas e escondem-nas em vasos no fim dos arco-íris.

O Museu Leprechaun é o local ideal para aprender sobre os mitos irlandeses e fazer uma viagem de regresso à infância.

Uma das áreas mais populares é a sala com objectos gigantes, para que as crianças se possam sentir como verdadeiros duendes. A instituição cultural está localizada no centro de Dublin, a meio caminho entre o rio Liffey e a central Parnell Street (1 Jervis Street). No entanto, se os seus filhos forem um pouco mais velhos, pode optar por umaexcursão em autocarro fantasma, onde ouvirá histórias típicas irlandesas assustadoras.

Reservar um passeio de autocarro fantasma

2. Atravesse a cidade sem andar muito

Autocarro turístico pelas ruas de Dublin| ©bug weiser
Autocarro turístico pelas ruas de Dublin| ©bug weiser

Dublin é uma cidade de tamanho médio e é fácil de percorrer a pé. No entanto, quando se viaja com crianças, é melhor não percorrer longas distâncias a pé.

Há várias rotas disponíveis, algumas centradas no centro histórico da capital irlandesa, enquanto outras chegam a pontos mais distantes, como a orla marítima ou a Guinness Storehouse. Os autocarros turísticos estão frequentemente incluídos no Dublin Pass.

Reserve o seu autocarro turístico de Dublim

3. Escapar a Cork

Aldeia ferroviária modelo de West Cork| ©njaminjami
Aldeia ferroviária modelo de West Cork| ©njaminjami

Se ficar em Dublin durante cerca de cinco dias, pode aproveitar a oportunidade para visitar uma cidade próxima. Para viagens em família, recomendo sempre uma viagem a Cork, a segunda cidade da Irlanda. É pequena e tem muitas actividades para os mais pequenos da família.

Situa-se na costa sul da ilha e é facilmente percorrível a pé. Depois de um passeio aos pés da Catedral de St. Fin Barre e do Castelo de Blarney, pode passar o resto do dia nas seguintes atracções:

  • Inish Beg Estate: uma caça ao tesouro especificamente concebida para crianças (Baltimore, West Cork).
  • West Cork Model Railway Village: uma miniatura das aldeias que cresceram ao longo da antiga linha de caminho de ferro. Há também um pequeno comboio para as crianças subirem a bordo (Inchydoney Road, Clonakilty).
  • The Donkey Sanctuary- um refúgio para mais de 1.800 burros e mulas, animais dóceis que são fáceis de acariciar pelas crianças (Liscarroll, Mallow).
  • Airtastic: uma grande área interior com insufláveis, trampolins, bowling e outras atracções. Uma boa opção em caso de chuva (Unit 5, Eastgate Retail Park, Little Island, Co. Cork).
  • Toy Soldier Factory: uma fábrica de miniaturas que organiza workshops de pintura para que as crianças possam colorir as figuras que quiserem. As críticas são excelentes (Kilnamartyra).
  • Fitzgerald Square Playground: um parque infantil muito completo. Tem uma parede de escalada de 2,6 metros, um castelo e um barco de madeira, escorregas, baloiços e uma pirâmide de escalada.

Reserve a sua viagem a Cork

4. Passear por Dublin de forma divertida

Bicicleta para crianças|©C.e.r.e.z.a.
Bicicleta para crianças|©C.e.r.e.z.a.

As crianças não costumam gostar muito de passar horas e horas a passear por uma cidade, o que pode dificultar um pouco as viagens com elas.

Mas a boa notícia é que em Dublin, tal como noutras cidades turísticas, existe normalmente uma alternativa que as crianças adoram: andar de bicicleta. Em Dublin, podereservar um passeio de bicicleta pela cidade e descobrir a cidade enquanto os seus filhos se divertem.

Estes passeios costumam durar cerca de duas horas e meia, um horário mais do que aceitável para que as crianças não comecem a ficar cansadas. Além disso, o melhor é que há uma paragem para se refrescarem, o que também ajudará as crianças a continuarem o percurso sem qualquer dificuldade. Na minha opinião, os passeios de bicicleta são a melhor forma de adultos e crianças se divertirem a descobrir uma nova cidade em conjunto.

Reservar um passeio de bicicleta em Dublin

5. Descubra a cidade a partir da água

Capitão no barco|©Janspen
Capitão no barco|©Janspen

Se há outro meio de transporte que as crianças adoram como alternativa às deslocações a pé, é sem dúvida o barco ou o cruzeiro.

E, claro, também é muito popular entre as crianças mais velhas. Os mais pequenos costumam apreciar as vistas a partir da água e ficam fascinados por estarem a bordo deste tipo de barco.

Além disso, as excursões não costumam durar mais de uma hora, o que os ajuda a não ficarem desesperados e a desfrutarem de toda a experiência. As vistas de toda a cidade serão incríveis e poderá ver ao longe lugares emblemáticos como a Ha'penny Bridge, a Custom House e o bairro Docklands, entre outros. Recomendo quereserve um cruzeiro em Dublin com antecedência se quiser realmente desfrutar da experiência, especialmente na época alta, se não quiser ficar sem espaço.

Reservar um cruzeiro em Dublin

6. Explorar o principal parque da cidade

Parque Phoenix| ©Alain Rouiller
Parque Phoenix| ©Alain Rouiller

OPhoenix Park é o pulmão verde de Dublin. O parque foi criado no século XVIII por James Butler, duque de Ormonde e vice-rei da Irlanda. Se a área foi originalmente destinada a manobras militares, foi rapidamente convertida numa reserva de caça para a nobreza. Os veados que trotam pelos prados são os descendentes dos veados introduzidos há séculos.

Atualmente, o Parque Phoenix cobre uma área de mais de 700 hectares e é um dos mais antigos da Europa. Se quiser que os seus filhos vejam estes Bambis de perto, recomendo uma visita durante a semana, de preferência de manhã.

Recomendações para visitar o parque

  • Os veados encontram-se normalmente no campo perto de Papal Cross, em frente à residência dos embaixadores americanos e nas imediações de Castleknock.
  • Não é permitido alimentar ou acariciar os veados.
  • Se viajar em dezembro, é uma visita obrigatória, pois há feiras da ladra, espectáculos de magia, marionetas e passeios a cavalo.

7. Reviver o passado em Dublinia

Dublinia| ©DXR
Dublinia| ©DXR

Gostaria de saber como era a vida na Idade Média, ou como era a vida num barco viking? Para encontrar uma resposta a estas perguntas, recomendo que leve os seus filhos a Dublinia, um museu interativo dedicado à história de Dublin, desde o tempo dos guerreiros do norte até aos dias de hoje.

Dublinia conta a história dos principais marcos da cidade através de exposições interactivas e outras actividades, incluindo algumas para os mais pequenos. O museu está localizado em Saint Michaels Hill Christ Church e está aberto das 10:00 às 17:30.

A uma curta distância, encontra-se um dos principais marcos da cidade, a Christ Church Cathedral, pelo que os adultos também podem desfrutar da visita.

8. Descubra as belas praias da Irlanda

Praia de Dollymount Strand| ©Darren Sweeney
Praia de Dollymount Strand| ©Darren Sweeney

Visitar Dublin no verão dar-lhe-á a oportunidade de desfrutar da linha costeira. A Irlanda é um paraíso natural com praias maravilhosas como Banna Strand, Inchydoney e Dog's Bay. No entanto, não precisa de se afastar muito da capital para desfrutar do mar.

Continue a ler para descobrir as melhores frentes de água perto de Dublin, onde as crianças podem nadar, brincar e construir castelos de areia.

  • Bray: Se os seus filhos tiverem entre 8 e 16 anos, podem experimentar o surf, o caiaque e o SUP. Outras actividades populares incluem o Squirrel Scramble, viagens a Bray Head Hill e ao Sea Life Aquarium. A partir de Dublin, basta apanhar o comboio elétrico DART (Dublin Area Rapid Transit) até à paragem de Bray (Daly).
  • Dollymount Strand: esta é a praia mais próxima do centro de Dublin e, enquanto as crianças brincam na areia, pode tomar um café no Happy Out. Para lá chegar a partir do centro da cidade, basta apanhar o autocarro 20 e sair na paragem Bull Beach.
  • Howth: Antes de chegar à praia, passeie entre o porto e o cais para ver as focas. Existem quatro praias na cidade e as mais adequadas para famílias são Claremont e Balscadden Bay. Chegar aqui é fácil, basta apanhar o DART e sair em Howth.
  • Dun Laoghaire: As famílias com crianças pequenas escolhem frequentemente Sandycove pelas suas águas calmas e pouco profundas. Mais uma vez, pode chegar aqui com o DART (para Sandycove e paragem em Glasthule).
  • Portmarnock: A praia mais bonita é, sem dúvida, Velvet Strand. Apanhe o autocarro H2 até à paragem de Coast Road, paragem 3616.

9. Entre no paraíso dos viciados em chocolate

O Armazém do Chocolate.| ©crashburns
O Armazém do Chocolate.| ©crashburns

Nos arredores da capital irlandesa, há um destino obrigatório para os gulosos: The Chocolate Warehouse. As visitas começam com um pequeno vídeo que explica a história do chocolate.

De seguida, verá como são feitos os chocolates e os ovos de Páscoa, mas a melhor parte vem depois. A terceira e última parte é um workshop: vai poder usar um avental e decorar os chocolates!

O Chocolate Warehouse é gerido por Natasha Caffrey, a neta de Thomas Caffrey. O nome pode não lhe soar familiar, mas Thomas Caffrey é uma verdadeira instituição. Conhecido como o "Willy Wonka irlandês", começou a fazer doces em 1930, quando fundou a Caffrey Confectionery.

As suas criações mais famosas são as barras Big Time, Snowballs (marshmallows cobertos de chocolate) e os chocolates Tea Cake.

10. Admire animais selvagens de perto

Alimentar os animais no Jardim Zoológico| ©Sean MacEntee
Alimentar os animais no Jardim Zoológico| ©Sean MacEntee

Perto do Phoenix Park há outra paragem obrigatória em qualquer viagem a Dublin: o Jardim Zoológico. Ele é composto por diferentes habitats e os destaques são:

  • Wolves in the Woods: recria as selvas onde os lobos cinzentos vivem e caçam.
  • Kaziranga Forest Trail: a casa dos elefantes asiáticos.
  • Sea Lion Cove: o ambiente que acolhe uma colónia de leões-marinhos da Califórnia.

Para chegar aqui, pode optar pelo autocarro. As linhas 25, 26, 46A, 66, 66A, 66B, 67 e 69 param perto do Jardim Zoológico de Dublin.

11. Entre no maior parque de aventuras de Dublin

Parque Fort Lucan| ©datarite
Parque Fort Lucan| ©datarite

Se visitar a capital irlandesa na primavera ou no verão, pode passar um dia no Fort Lucan. É um clássico da cidade e é visitado por milhares de turistas e habitantes locais todos os anos.

Os mais pequenos podem deslizar pelos longos escorregas, subir às redes de um navio pirata ou tentar a sua sorte no Crazy Golf, um campo de mini-golfe com temática viking. É facilmente acessível de autocarro (linha C3 da paragem Merchant's Quay).

12. Refugiar-se no Museu de Cera

No exterior do Museu de Cera| ©Andrew Milligan sumo
No exterior do Museu de Cera| ©Andrew Milligan sumo

Em caso de chuva e vento, pode optar por uma atração familiar clássica, o Museu Nacional de Cera. Ele fica no Edifício Lafayette, na Westmoreland Street, a uma curta caminhada do Rio Liffey e da estátua de Daniel O'Connell, um dos marcos mais importantes da cidade.

Destaque para as Câmaras do Terror (com os assustadores Hannibal Lecter e Drácula) e o Mundo de Cera, um espaço com Batman, Peppa Pig, Harry Potter e outros personagens famosos.

Dublin é uma boa cidade para visitar em família?

Dia de parque| ©Giuseppe Milo
Dia de parque| ©Giuseppe Milo

Claro que é! Antes de mais, a capital irlandesa é pequena e fácil de percorrer a pé ou de transportes públicos. A Irlanda é também famosa pelas suas esplêndidas paisagens e as estações mais quentes (por exemplo, maio) são ideais para passeios.

Os percursos urbanos mais recomendados são:

  • North Bull Island
  • South Wall Walk: um passeio que começa na Pigeon House Road e termina no Farol de Poolbeg.
  • Dodder Walk: um caminho ao longo do riacho com o mesmo nome.

Os parques de Dublin são perfeitos para fazer jogging e relaxar e, em caso de chuva, pode ainda apreciar a natureza no National Botanic Gardens, que alberga plantas, flores e arbustos em grandes estufas.

Outras opções no interior incluem o Funtasia Drogheda (um parque aquático com escorregas, tirolesas e outras atracções) ou o Jump Zone, um parque desportivo com trampolins.