Atividades ao Ar Livre em Dublin

Seja qual for a época do ano, Dublin oferece muitas opções para actividades ao ar livre e a oportunidade de desfrutar de bairros e paisagens animados e vibrantes.

Lorena Morales

Lorena Morales

leitura de 10 minutos

Atividades ao Ar Livre em Dublin

Dublin | ©Lukas Kloeppel

A capital irlandesa tem um atrativo especial quando se trata de actividades ao ar livre, e cada estação traz o seu próprio carácter às paisagens e espaços abertos da cidade. Como tal, há muitas coisas para ver e fazer em Dublin ao ar livre.

Quer goste de caminhar, praticar desporto ou simplesmente apreciar a paisagem nos seus tempos livres, encontrará muitas opções para desfrutar de Dublin ao ar livre. Eis uma lista das actividades mais interessantes para tirar o máximo partido de cada canto.

1. Faça uma visita guiada ao coração de Dublin

Castelo de Dublin| ©Daniel O'Brien
Castelo de Dublin| ©Daniel O'Brien

Se quiser combinar história, cultura e ar livre, e puder reservar um dia inteiro para conhecer os pontos turísticos mais emblemáticos de Dublin, uma boa opção é fazer uma visita guiada que inclua a entrada nas atracções mais representativas da cidade e degustações nas principais destilarias. Estas visitas são normalmente feitas em pequenos grupos e com um guia local que lhe fala sobre a relevância histórica e cultural de cada local visitado.

Estes passeios pelo coração de Dublin incluem a entrada nos seus pontos de referência, que são normalmente o Castelo de Dublin, uma antiga fortaleza, e o Trinity College, onde se encontra o Livro de Kells, um manuscrito medieval considerado um tesouro histórico da Irlanda.

Muitas vezes, também o levam às destilarias onde se realizam os principais passeios de whisky de Dublin, que também oferecem uma variedade de degustações. Muitos destes passeios também incluem uma visita àGuinness Storehouse, onde pode aprender sobre a história da cervejaria, o processo de fabrico da cerveja e desfrutar da cerveja no Gravity Bar, que está localizado no terraço do telhado do edifício e oferece vistas incríveis da cidade.

Factos interessantes

  • Preço: cerca de 164 euros para adultos e cerca de 154 euros para crianças e adolescentes entre os 2 e os 14 anos de idade.
  • Duração: aproximadamente 8 horas.
  • Meio de transporte: a pé.
  • Vantagens desta opção: é um passeio mais completo pela cidade, incluindo a entrada em várias atracções de Dublin e provas de bebidas.
  • Desvantagens desta opção: o preço é mais elevado do que o das outras visitas guiadas, uma vez que inclui as entradas nos monumentos e nas destilarias.

R eservar uma visita guiada a Dublin

2. Descubra a história negra da cidade

Igreja de St Audoen| ©Vince&Nick
Igreja de St Audoen| ©Vince&Nick

Se gosta de passear ao ar livre e se sente atraído por mistérios e lendas macabras, talvez esteja interessado em fazer uma visita guiada à história negra de Dublin.

Acompanhado por um guia local, descobrirá alguns dos locais menos visitados da cidade, mas repletos de lendas obscuras.

Também pode mergulhar nas histórias por detrás de alguns dos castelos mais visitados de Dublin ou de locais emblemáticos como o antigo Hospital de Kilmainham. Participar nestas excursões é definitivamente uma formadiferente e interessante de conhecer Dublin e uma das melhores excursões nocturnas que pode fazer na cidade. Os passeios geralmente acontecem no final do dia, o que torna a experiência ainda mais cativante.

Factos úteis

  • Preço: a partir de 19 euros por pessoa.
  • Duração: aproximadamente 2 horas.
  • Meio de transporte: a pé.
  • Vantagens desta opção: é uma forma diferente de conhecer a cidade, ideal para quem quer ver o lado oculto de Dublin.
  • Desvantagens desta opção: só podem participar pessoas com mais de 18 anos.

R eservar uma visita guiada à história negra de Dublim

3. Passear por Dublin num cruzeiro turístico

Passear à volta de Dublin num cruzeiro turístico| ©Cityswift
Passear à volta de Dublin num cruzeiro turístico| ©Cityswift

Se gosta de estar ao ar livre, mas prefere uma atividade mais descontraída e contemplativa, pode inscrever-se num cruzeiro turístico por Dublin.

O s passeios de barco pela capital irlandesa têm lugar no rio Liffey, que atravessa a cidade e lhe dá a oportunidade de ver os pontos turísticos e monumentos mais emblemáticos da cidade. Também poderá ver a icónicaHa'penny Bridge de Dublin, a moderna ponte Samuel Beckett inspirada na harpa e o navio Jeanie Johnston, um testemunho da fome irlandesa do século XIX, que estão sempre incluídos nestes passeios. Durante o passeio, um guia especializado indicará os marcos mais importantes e aprenderá a história e o significado de cada um.

Estes cruzeiros realizam-se normalmente durante o dia, altura em que a luz natural permite apreciar melhor as vistas e as paisagens, bem como tirar belas fotografias. É como uma verdadeira visita fotográfica a Dublin, mas a partir da água.

Factos úteis

  • Preço: a partir de 18 euros para adultos e entre 13 e 14 euros para jovens e crianças dos 4 aos 17 anos. As crianças com menos de 3 anos viajam gratuitamente
  • Duração: aproximadamente 1 hora.
  • Meio de transporte: cruzeiro turístico.
  • Vantagens desta opção: é uma atividade que se pode fazer com toda a família e que lhe permitirá descobrir os locais mais emblemáticos da cidade de uma forma confortável, acompanhada por um guia especializado.
  • Desvantagens desta opção: em caso de chuva ou de mau tempo, o passeio pode ser cancelado por razões de segurança.

R eservar um cruzeiro turístico em Dublim

4. Passeio em Dublin sobre duas rodas

Passeio de bicicleta| ©Giuseppe Luigi Dipace
Passeio de bicicleta| ©Giuseppe Luigi Dipace

Se é amante do ar livre e gosta de se manter em movimento, um passeio de bicicleta por Dublin é uma atividade a não perder.

Existem várias excursões em Dublin que oferecem uma combinação perfeita de turismo, exercício físico e uma experiência próxima da vida quotidiana dos dublinenses. Estas excursões são concebidas paratodos os tipos de ciclistas, quer sejam principiantes ou especialistas, e são normalmente conduzidas por guias especializados que lhe darão breves instruções e se certificarão de que tira o máximo partido do seu passeio. De todos eles, os passeios de bicicleta eléctrica são altamente recomendados, uma opção ideal se preferir não se cansar muito a pedalar.

Enquanto desfruta de uma atividade, os guias irão contar-lhe a história de muitos dos pontos turísticos da cidade, como a fábrica da Guinness, que produz cerveja na cidade há 250 anos; a Merrion Square, de estilo georgiano; e as pontes mais emblemáticas da cidade, Ha'penny e Samuel Beckett. Se preferir umaexperiência mais íntima, um passeio de bicicleta privado pode oferecer-lhe exatamente o que precisa.

Com um guia dedicado a si, terá a liberdade de adaptar o passeio aos seus interesses específicos, quer queira concentrar-se em locais históricos ou em zonas menos conhecidas da cidade.

Factos interessantes

  • Preço: a partir de 35 euros por pessoa
  • Duração: entre 2 e 2,5 horas.
  • Meio de transporte: bicicleta eléctrica.
  • Vantagens desta opção: é uma forma ideal de conhecer os pontos altos da cidade sem ter de fazer uma longa caminhada.
  • Desvantagens desta opção: geralmente requer uma idade mínima para participar.

R eservar um passeio de bicicleta eléctrica em Dublin

5. Ver as atracções de Dublin à noite

Dublin à noite| ©red.richard Edmond
Dublin à noite| ©red.richard Edmond

Se quiser apreciar as vistas de Dublin à noite, num local confortável e descontraído, recomendo que se inscreva numa excursão nocturna em autocarro.

Durante o passeio, será acompanhado por um guia especializado que lhe dará informações pormenorizadas sobre cada local, pelo que a experiência será não só visual mas também educativa.

Por favor, note que, como é uma excursãopanorâmica, não tem paragens gratuitas em atracções turísticas como outros autocarros turísticos de Dublin. Alguns dos pontos turísticos que poderá ver a partir do autocarro incluem oTrinity College, o Castelo de Dublin e o famoso Temple Bar. É uma óptima maneira de admirar a cidade iluminada e tirar fotografias deslumbrantes dos marcos mais emblemáticos a partir do convés aberto. Por favor, note que esta atividade não está disponível no inverno em Dublin, quando as temperaturas são muito baixas.

Factos úteis

  • Preço: a partir de £25 para maiores de 16 anos. Crianças a partir de 15 euros.
  • Duração: cerca de 1 hora.
  • Meio de transporte: autocarro de dois andares com teto aberto.
  • Vantagens desta opção: será acompanhado por um guia que lhe fornecerá informações interessantes e educativas sobre os sítios e monumentos que visitar.
  • Desvantagens desta opção: não inclui paragens em atracções turísticas e só se realiza em dias de bom tempo.

R eservar uma excursão nocturna em autocarro turístico

6. Explorar as falésias de Howth

Falésias de Howth| ©SabinePhotos2014
Falésias de Howth| ©SabinePhotos2014

Para desfrutar do ar livre e apreciar a beleza natural da região costeira de Dublin, pode inscrever-se num cruzeiro ao longo das falésias de Howth, uma impressionante formação geológica situada na península com o mesmo nome, a cerca de 18 km a nordeste do centro da cidade de Dublin.

Estes cruzeiros duram cerca de uma hora e meia e são acompanhados por um guia profissional que fornece informações valiosas sobre os penhascos e a sua vida marinha. Também pode admirar o farol de Bailey a partir da água, que oferece um dos mais belos cartões postais da região.

Se se deslocar a Dublin no verão, estes cruzeiros são uma opção ideal, pois permitem-lhe escapar às altas temperaturas da cidade e desfrutar da natureza muito perto de Dublin. Para chegar a Howth, se não tiver alugado um carro, pode apanhar um autocarro, que o deixará neste destino em cerca de uma hora.

Factos úteis

  • Preço: a partir de £26 para adultos, e a partir de £16 para crianças e adolescentes dos 2 aos 14 anos.
  • Duração: cerca de uma hora.
  • Meio de transporte: barco turístico.
  • Vantagens desta opção: descobrirá a beleza das falésias de Howth, que ficam muito perto de Dublin.
  • Desvantagens desta opção: não inclui o transfer de Dublin para o porto de Howth.

R eservar um cruzeiro nas falésias de Howth

7. Participe num passeio guiado de caiaque

Caiaque em Dublin| ©Denis Moynihan
Caiaque em Dublin| ©Denis Moynihan

Se está à procura de actividades ao ar livre em Dublin, recomendo que considere um passeio de caiaque no rio Liffey. Esta atividade permitir-lhe-á ver a cidade de uma nova perspetiva enquanto navega ao longo das águas calmas e passa por alguns dos edifícios mais emblemáticos da cidade.

Pode optar por remar sozinho ou em caiaques duplos ou triplos. Este é um passeio que combinaaventura e natureza em Dublin. Durante o passeio, desfrutará de vistas deslumbrantes sobre os pontos de referência de Dublin e passará por baixo de algumas das pontes mais importantes da cidade, como a Ha'Penny e a O'Connell.

Estas excursões são normalmente efectuadas em pequenos grupos e fornecem-lhe todo o equipamento necessário. São normalmente conduzidas por guias locais que lhe contam histórias sobre os sítios que vê. O que é interessante é que não precisa de ser um especialista para desfrutar desta experiência, uma vez que os guias normalmente fornecem instruções básicas antes de começar, e as excursões normalmente adaptam-se ao ritmo do grupo.

Factos interessantes

  • Preço: cerca de 49 € para maiores de 18 anos e cerca de 45 € para crianças.
  • Duração: cerca de 2 horas.
  • Desvantagens desta opção: a experiência pode ser cancelada em caso de chuva ou vento forte. É necessário estar em condições físicas médias para desfrutar da experiência.

8. Explorar a arte de rua de Dublim

Arte de rua| ©William Murphy
Arte de rua| ©William Murphy

Se quiser ver uma versão alternativa de Dublin, fora dos circuitos turísticos mais conhecidos, um passeio a pé para descobrir a arte de rua da cidade é uma opção interessante.

Esta excursão permitir-lhe-á explorar um lado da cidade que muitos visitantes ignoram - os murais e graffitis de Dublin que dão vida às suas ruelas e espaços urbanos. A excursão é normalmente guiada por um perito que conhece acena da arte de rua de Dublin e pode dar-lhe uma imagem mais completa das mensagens e técnicas utilizadas pelos artistas e do significado de cada peça. A melhor altura para fazer esta visita guiada é durante o mês de março em Dublin, quando se celebra o Dia do Graffiti.

As visitas guiadas decorrem normalmente em determinados dias da semana e a horas específicas, pelo que é importante planear com antecedência. Explorar as ruas de Dublin em busca destas expressões artísticas é umtipo diferente de experiência ao ar livre, especialmente se gostar de arte. Os comentários do guia dar-lhe-ão uma visão dos destaques da arte de rua de Dublin. Pode também fazer perguntas e apreciar as peças de perto.

Factos interessantes

  • Preço: cerca de 14 euros para adultos.
  • Duração: entre 2 e 3 horas.
  • Meio de transporte: a pé.
  • Desvantagens desta opção: implica caminhar durante muito tempo, o que pode não ser ideal para pessoas com mobilidade reduzida.

9. Descubra a Newbridge House and Farm nos arredores de Dublin

Newbridge| ©WiggyToo
Newbridge| ©WiggyToo

Se estiver interessado na vida rural irlandesa de outrora, uma visita à Newbridge House and Farm oferece-lhe a oportunidade de explorar uma propriedade histórica. Trata-se de uma propriedade do século XVIII, situada apenas a cerca de 20 minutos do aeroporto de Dublin.

É conhecida pela sua mansão georgiana bem preservada e pela quinta tradicional que ainda está em funcionamento. A quinta é um local perfeito para desfrutar do ar livre, uma vez que pode passear porgrandes áreas verdes onde os animais, incluindo póneis, cabras e coelhos, vagueiam livremente. Há também uma área de piquenique e um parque infantil, ideal se estiver a viajar para Dublin com crianças. Outro aspeto interessante é que pode ver como são promovidas as práticas agrícolas amigas do ambiente e a biodiversidade.

Estas excursões também incluem uma visita à mansão georgiana, onde se pode admirar o fino artesanato do mobiliário e descobrir o Gabinete de Curiosidades, que exibe tesouros históricos e artefactos pertencentes à família Cobbe, os antigos proprietários da propriedade. As visitas podem ser auto-guiadas ou guiadas por um especialista local.

Factos e números

  • Preço: A entrada custa cerca de 9 euros para adultos e a partir de 6,50 euros para crianças e adolescentes. As visitas guiadas custam cerca de 14 euros por pessoa.
  • Duração: as visitas decorrem de hora a hora.
  • Desvantagens desta opção: o transporte não está incluído.
  • Como chegar lá: pode chegar de autocarro ou de comboio a partir do centro da cidade de Dublin.