O que fazer em Reykjavik no inverno
No país do fogo e do gelo é habitualmente inverno, mas isso não é impedimento para as actividades turísticas e recreativas.
Desde o básico da patinagem no gelo em pistas naturais a espectáculos exuberantes como as Luzes do Norte, há muito para ver e fazer em Reiquiavique e na Islândia em geral durante a época de inverno, que vai de setembro a março.
Vou mostrar-lhe algumas das actividades que não pode deixar de fazer quando visitar a Islândia durante esta estação. Não se esqueça de trazer muita roupa quente, uma vez que a temperatura média ronda normalmente os 0°C (32°F).
1. Patinagem na pista de gelo natural do Lago Tjornin
Durante o inverno, o Lago Tjornin, que se situa no centro da cidade de Reiquiavique, congela completamente, dando aos habitantes locais e aos visitantes a oportunidade de experimentar a patinagem no gelo numa das maiores pistas de gelo da cidade.
Que melhor maneira de começar o inverno do que patinar? Este lago tem uma profundidade de apenas cerca de 60 centímetros, o que significa que durante o inverno está completamente congelado e adequado para patinagem. Desta forma, transforma-se num ringue natural disponível gratuitamente para todos.
Detalhes interessantes
- Preço: gratuito.
- Duração: o tempo que quiser.
- Meios de transporte: pode chegar lá a pé a partir de quase qualquer ponto da cidade de Reiquiavique, uma vez que se situa no centro da cidade.
- Vantagens desta atividade: é gratuita e pode ir quantas vezes quiser durante a sua estadia na cidade. É um plano tranquilo que não obriga a percorrer grandes distâncias. É adequado para patinadores de todos os níveis.
- Desvantagens desta atividade: é necessário alugar ou comprar os patins para poder patinar no lago.
2. Fazer uma excursão para ver de perto a aurora boreal
É evidente que a aurora boreal é um dos mais belos espectáculos da natureza, e um dos locais mais emblemáticos para a ver é na Islândia, mas é um facto que só acontece durante a época de inverno.
Não existe uma data ou um local fixo para o aparecimento da aurora boreal, pelo que estas excursões nocturnas à aurora boreal partem de Reiquiavique para diferentes locais, dependendo de onde tem mais hipóteses de ver a aurora boreal.
Detalhes de interesse
- Preço: Esta excursão à Aurora Boreal pode custar aproximadamente 43 euros por pessoa ou mais.
- Duração: Cerca de 3 a 5 horas para a excursão.
- Transporte: O transporte está incluído de Reykjavík para a área onde a aurora boreal pode ser vista. Normalmente é um autocarro equipado, com wifi incluído.
- Vantagens desta excursão: Irá explorar os vastos territórios nevados acompanhado por um grande grupo de cerca de 100 pessoas. Tem a possibilidade de pedir uma mudança de data para desfrutar da excursão, ou um reembolso se a excursão for cancelada devido ao mau tempo. Se não vir a aurora boreal na noite da excursão, pode pedir para repetir a excursão sem qualquer custo adicional, mas não poderá pedir um reembolso. Estão disponíveis cadeiras para crianças.
- Desvantagens desta excursão: A excursão pode ser cancelada devido ao mau tempo. Não é acessível a cadeiras de rodas. A observação da aurora boreal não pode ser garantida, uma vez que se trata de um fenómeno natural.
3. Faça um passeio pelas paisagens glaciares no Parque Nacional de Skaftafell
Nesta excursão, viajará de autocarro de Reiquiavique até ao início da excursão, onde receberá todo o equipamento necessário para escalar e caminhar pelos picos nevados do Parque Nacional de Skaftafell. Poderá ver de perto como a neve e o gelo derretido formam impressionantes fissuras no gelo.
Os picos cobertos de neve que se destacam contra a paisagem deslumbrante do Parque Nacional são um espetáculo a contemplar. Esta excursão levá-lo-á durante uma hora ou uma hora e meia no gelo compactado, contemplando a neve, os glaciares e os picos cobertos de neve. Sem dúvida, uma das melhores excursões e escapadelas de Reiquiavique que alguma vez fará.
Detalhes de interesse
- Preço: Pode fazer esta experiência por cerca de 80 euros por pessoa.
- Duração: Demorará cerca de três horas a percorrer a maior parte do Parque Nacional e a ver as fissuras glaciares. A viagem de Reykjavík até aos picos glaciares pode demorar 4,5 horas.
- Transporte: O transporte para a zona de escalada é feito em autocarro com todas as comodidades. Uma vez chegado ao local da excursão, a subida aos glaciares e às montanhas cobertas de neve é feita a pé.
- Vantagens desta excursão: Tem acesso ao glaciar e à lagoa de Jokulsarlon. Um guia especializado acompanha-o durante a visita e responde a todas as suas perguntas.
- Desvantagens desta excursão: Não são permitidas crianças com menos de 8 anos nesta excursão. As botas de caminhada não estão incluídas, mas podem ser alugadas por um custo adicional.
4. Passeio pelas grutas de gelo que só se formam no inverno
Este é um dos passeios obrigatórios quando se visita Reykjavík. É uma experiência única onde terá a oportunidade de experimentar a maravilha das grutas de gelo feitas pelo homem. Alguns dos glaciares da Islândia formam grutas durante o inverno, devido às baixas temperaturas.
Durante o passeio no interior das grutas, verá as grandes estruturas que se formam durante a estação e os desenhos que podem ser vistos no interior das grutas, que foram formados pelo congelamento da água e pelo processo de inverno. A visita às grutas de gelo a partir de Reiquiavique é acessível a outras línguas através de uma visita guiada por áudio via tablet.
Pormenores interessantes
- Preço: O preço a pagar para desfrutar desta excursão a partir de Reiquiavique é de aproximadamente 193 euros por pessoa.
- Duração: a excursão pode durar aproximadamente 11 horas, desde a saída de Reykjavík até ao regresso.
- Meio de transporte: embarcará num autocarro equipado com todo o conforto, o que lhe permitirá viajar em paz e segurança.
- Vantagens desta excursão: todas as taxas estão incluídas, bem como a recolha no seu alojamento ou no ponto de recolha comum. As entradas nos diferentes glaciares que formam grutas de gelo estão incluídas. Estão disponíveis cadeiras de bebé. A experiência está disponível em todas as condições climatéricas.
- Desvantagens desta excursão: Não é acessível a cadeiras de rodas. A comida e as bebidas não estão incluídas.
5. Nadar nas fontes termais da Lagoa Azul ou da Lagoa Secreta
Uma das actividades mais populares para os habitantes locais no inverno é visitar as fontes termais que se encontram por toda a Islândia. De facto, é possível fazer uma das melhores excursões à Lagoa Azul a partir de Rei quiavique ou mesmo a outras lagoas a partir de Reiquiavique.
Algumas destas excursões oferecem uma visita guiada à Lagoa Azul, enquanto outras oferecem entrada na Lagoa Secreta, e para visitar qualquer uma delas terá de embarcar numa viagem à volta do Círculo Dourado e visitar a cratera vulcânica de Kerid.
Estas lagoas são famosas pelas suas águas termais quentes. Vai adorar mergulhar nelas para fazer uma pausa do frio e da neve. A paisagem também é incrível, pois enquanto se banha nas águas quentes, o que se vê à sua volta é um vasto terreno nevado.
Pormenores interessantes
- Preço: se fizer esta atividade em conjunto com a visita ao Golden Circle, poderá pagar aproximadamente 52 euros.
- Duração: a duração desta experiência pode ser de aproximadamente 7,5 horas.
- Meios de transporte: Partirá de Reykjavík num autocarro equipado com tudo o que é necessário para viajar.
- Vantagens desta excursão: terá a oportunidade de nadar na Lagoa Azul e visitar outros locais interessantes no Círculo Dourado, como o Parque Nacional Thingvellir, Strokkur e a Cascata Gullfoss. Esta é uma excursão que pode ser desfrutada na sua própria língua, uma vez que está disponível em 10 línguas diferentes. Estão disponíveis cadeiras para crianças.
- Desvantagens desta excursão: Não é acessível a cadeiras de rodas. Os aparelhos auditivos não estão incluídos para cada pessoa, pelo que se recomenda que traga os seus. No entanto, se não o fizer, poderá adquirir aparelhos auditivos a bordo.
6. Prepare-se para a sua excursão ao Círculo Dourado
Uma das melhores excursões que pode fazer a partir de Reiquiavique durante o inverno é a que o leva ao Círculo Dourado, um passeio que reúne algumas das formações naturais mais impressionantes da Islândia.
Pelo caminho, pode visitar o Parque Nacional Thingvellir, onde se torna visível a divisão entre os continentes europeu e americano. Uma paisagem que vale a pena apreciar. Poderá também ver a cascata de Gullfoss, um local particularmente belo devido à sua grande queda de água. Dependendo do itinerário, visitará também o impressionante lago da cratera vulcânica Kerid e os géisers Geysir e Strokkur.
Este é um bom passeio para fazer durante os primeiros meses de inverno, quando as temperaturas ainda não baixaram muito e o vento é menos forte. Uma das vantagens de desfrutar desta aventura no inverno é que se pode ver como a paisagem muda completamente, transformando-se num campo de neve.
Pormenores interessantes
- Preço: para fazer a excursão completa terá de pagar cerca de 59 euros por pessoa.
- Duração: o passeio completo demora aproximadamente 8 horas.
- Meios de transporte: a excursão pode incluir a recolha em diferentes paragens de autocarro, dependendo da proximidade do hotel onde está alojado. A viagem é efectuada num autocarro confortável e bem equipado.
- Vantagens desta excursão: se estiver a viajar a bordo de um navio de cruzeiro e tiver apenas uma curta estadia em Reiquiavique, terá também a possibilidade de viver esta experiência. A entrada nos diferentes sítios e parques naturais que serão visitados durante a excursão está incluída.
- Desvantagens desta excursão: Não é adequada para pessoas em cadeiras de rodas. A comida não está incluída, mas terá a possibilidade de a comprar nos locais designados para o efeito. A experiência pode ser cancelada se o tempo estiver mau ou se a quota mínima de passageiros não for atingida.
7. Faça um passeio de mota de neve ao longo das falésias cobertas de neve perto de Reykjavík
Se estiver a visitar os locais mais populares durante o inverno, como o Círculo Dourado, uma coisa que recomendo que faça é subir para uma mota de neve e dar um passeio. As excursões em mota de neve a partir de Reiquiavique são uma das actividades mais divertidas e adoradas tanto pelos habitantes locais como pelos visitantes.
Esta atividade está frequentemente incluída em muitas excursões ao Círculo Dourado. Se não tiver carta de condução ou não souber como conduzir uma mota de neve, tente ir com alguém que tenha as capacidades necessárias para o fazer.
Pormenores interessantes
- Preço: a atividade, juntamente com a excursão ao Círculo Dourado, pode ter um preço aproximado de 280 euros.
- Duração: o passeio de mota de neve pode durar entre uma e duas horas.
- Meio de transporte: se fizer a excursão ao Círculo Dourado, chegará ao local onde embarcará nas motas de neve num autocarro devidamente equipado.
- Vantagens desta excursão: Em conjunto com a excursão do Círculo Dourado, tem a garantia de ser recolhido e deixado no seu hotel. Está também incluído o uso de capacete, calças de inverno, chapéu e luvas para conduzir a mota de neve.
- Desvantagens desta excursão: O pequeno-almoço e o almoço não estão incluídos. Não é acessível em cadeira de rodas. Não recomendado para mulheres grávidas. As crianças com menos de 6 anos não podem participar nesta experiência.
8. Faça um passeio de trenó puxado por cães nas estradas nevadas da Islândia
Se é um amante da natureza, dos animais e especialmente dos cães, então esta atividade é para si. Trata-se de uma excursão pelo campo perto de Reykjavík a bordo de um trenó puxado por cães. O passeio será conduzido por um musher experiente. Um musher é a pessoa encarregada de conduzir o trenó.
Aprenderá um pouco sobre a história desta atividade, poderá observar e acariciar os cães, bem como aprender sobre as diferentes raças que normalmente participam nesta atividade, os seus cuidados e respeito. A duração do passeio é de aproximadamente uma hora, durante a qual viverá momentos de extrema aventura.
Detalhes de interesse
- Preço: aproximadamente 215 euros por pessoa.
- Duração: cerca de uma hora e meia para completar toda a experiência.
- Meios de transporte: terá de chegar ao ponto de partida por conta própria, o que pode variar consoante as condições climatéricas. O resto do trajeto é feito em trenó de neve ou sobre rodas.
- Vantagens desta excursão: tem acesso a fatos térmicos e impermeáveis, bem como a botas de inverno, se não tiver as suas. Poderá fazer pequenas pausas para tirar fotografias de tudo o que quiser.
- Desvantagens desta caminhada: É necessário ter um índice de massa corporal igual ou inferior a 30. É importante que esteja em boa forma física e que não pese mais de 95 quilos para subir. Não é adequado para mulheres grávidas ou crianças com menos de seis anos.
9. Caminhada ao longo da costa sul da Islândia, muito perto de Reykjavík
No inverno, é uma boa ideia fazer um passeio guiado ao longo de toda a costa sul a partir de Reiquiavique. O seu itinerário para esta experiência começará em Reiquiavique, onde será recolhido no seu hotel para iniciar a sua aventura. Continuará até um dos vulcões mais famosos da Islândia para o ver de perto.
Seguirá depois para a cascata de Skógafoss, para depois continuar para um dos glaciares mais importantes da ilha, que alberga também a lagoa glaciar de Jokulsarlon. No caminho para as cascatas islandesas, pode parar em aldeias e locais interessantes para ver a areia preta que abunda aqui.
Este é um daqueles passeios imperdíveis na época de inverno, uma vez que irá encontrar várias atracções ao longo do caminho que são impossíveis de ver no verão, como as grutas de gelo.
Detalhes interessantes
- Preço: esta experiência tem um preço aproximado de 137 euros por pessoa.
- Duração: Esta é uma experiência de dia inteiro que pode durar até 14 horas.
- Meio de transporte: a partir de Reykjavík e durante toda a excursão, viajará de autocarro com todas as comodidades a bordo.
- Vantagens desta excursão: pode escolher a opção de transfer do hotel e regresso. Do mesmo modo, pode solicitar o transfer do porto e regresso se estiver num navio de cruzeiro. O autocarro tem Wi-Fi incluído e está equipado com ar condicionado. São feitas paragens regulares durante a viagem de 14 horas. Estão disponíveis cadeiras para crianças.
- Desvantagens desta excursão: Esta experiência não é adequada para pessoas em cadeiras de rodas. O almoço não está incluído, mas terá a oportunidade de o comprar durante a viagem. A excursão à lagoa glaciar a bordo de um barco não está incluída no preço.
10. Experimentar desportos de neve como o esqui ou o snowboard
Se há uma coisa que os habitantes locais adoram no inverno, são os desportos de inverno, como o snowboard ou o esqui na neve. No caso desta experiência, não se trata de uma excursão, mas sim de locais específicos nos arredores de Reiquiavique onde se pode praticar snowboard ou snowboarding.
Nos diferentes locais onde se pode praticar estas actividades desportivas, é possível alugar equipamento de esqui e de snowboard. Também oferecem uma tarifa horária e estão frequentemente abertos até altas horas da noite.
Detalhes interessantes
- Preço: o preço é determinado por cada estância de esqui.
- Duração: Pode esquiar de manhã até tarde da noite, durante o tempo que quiser.
- Meios de transporte: alguns dos melhores locais para esquiar ficam muito perto de Reiquiavique, a cerca de 20-30 minutos de carro.
Quais são as temperaturas em Reiquiavique no inverno?
Apesar do que se possa pensar, as temperaturas em Reiquiavique durante o inverno não estão sempre abaixo de zero. O que acontece é que o tempo de inverno é normalmente acompanhado de neve, chuva e muito vento, o que faz com que o frio do vento seja mais baixo.
Em Reiquiavique e em toda a parte sul da Islândia, as temperaturas são um pouco mais elevadas do que nas partes leste e norte da ilha, e isso deve-se ao facto de ser aqui que chegam as correntes de ar quente da América do Norte.
Eis o que deve levar na mala para a sua viagem a Reiquiavique no inverno
Para passar um inverno quente em Reiquiavique, aconselho-o a levar muita roupa térmica e impermeável que lhe permita manter uma temperatura corporal quente durante toda a sua estadia na ilha.
Muitas vezes é difícil atingir a temperatura corporal mais confortável num inverno tão hostil, mas para se proteger disso deve incluir na sua mala cachecóis, gorros e luvas. Quanto ao calçado, deve ser fechado e grosso, adequado para caminhar na neve.