O que ver e o que fazer em Reykjavik

Reiquiavique é um destino turístico para aqueles que querem desfrutar de actividades ao ar livre enquanto apreciam as paisagens deslumbrantes de calor e gelo. Eis o que ver e fazer na capital islandesa durante a sua visita.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 13 minutos

O que ver e o que fazer em Reykjavik

Reykjavik | ©Yanshu Lee

Reykjavík é conhecida por muitos como a cidade do gelo e do fogo, uma vez que possui um elevado nível de atividade vulcânica, mas também impressionantes paisagens geladas, incluindo icebergues e lagoas glaciares, entre outras. Além disso, a capital islandesa é palco de um fenómeno natural anual único nestas latitudes: a aurora boreal.

A beleza de Reiquiavique reside sobretudo nos monumentos naturais existentes nas suas costas: montanhas, vulcões, cascatas, praias, glaciares, piscinas geotérmicas e lagoas. Todos eles destinos mágicos para qualquer turista. Por isso, se esta cidade islandesa está entre as suas opções de viagem, vai interessar-lhe saber o que ver e fazer em Reiquiavique.

1. Explore as ruas de Reykjavík e mergulhe na história nórdica da capital islandesa

Passear em Reiquiavique| ©jordi Doria Vidal
Passear em Reiquiavique| ©jordi Doria Vidal

Reiquiavique é uma cidade colorida, dominada por uma arquitetura baixa, com telhados de duas águas, tradicionalmente com estrutura de madeira e, na sua maioria, revestida de metal ondulado.

Asruas são geralmente fáceis de percorrer, sem uma rota definida, uma vez que as principais atracções se encontram a poucos minutos umas das outras. No entanto, se quiser aproveitar ao máximo o seu tempo e aprender sobre a história da cidade à medida que avança, poderá querer juntar-se a uma das visitas guiadas de Reiquiavique.

Passeio a pé

Com o passeio a pé, ficará a conhecer todo o centro da cidade de Reiquiavique juntamente com um guia nativo, que lhe falará sobre a mitologia islandesa, a história dos Vikings e como se estabeleceram nesta região.

Além disso, será guiado em torno dos marcos icónicos e visualmente atraentes, como a Sala de Concertos Harpa, que tem um design geométrico impressionante.

Passará também pela igreja Hallgrímskirkja, o edifício do parlamento, o lago, museus, mercados, etc. Note-se que existem outros percursos, mas tudo depende da excursão que reservar.

Passeio de bicicleta

Os passeios de bicicleta em Reiquiavique oferecem uma perspetiva diferente das ruas da cidade e, por conseguinte, dos edifícios, monumentos e outras atracções. Pode deslocar-se livremente sobre duas rodas pelo centro da cidade, pela Cidade Velha e por outros locais escondidos, que descobrirá juntamente com um guia especializado.

O passeio passa pelo Porto Velho, com a sua vista deslumbrante sobre o mar e a praia. Também passará pela Universidade da Islândia, pelo Parlamento, pela Casa Nórdica e pela lagoa, entre outros locais de interesse, dependendo do percurso selecionado.

Esta é definitivamente uma boa opção se não souber o que fazer em Reiquiavique no verão.

Mas também tem outras opções como: percorrer Reiquiavique de autocarro ou descobrir a cidade nos melhores passeios de barco.

Reservar uma visita guiada em Reiquiavique

2. Conheça a gastronomia de Reykjavík

Carne de baleia-anã| ©enigmabadger
Carne de baleia-anã| ©enigmabadger

Durante a sua visita a Reykjavík, pode explorar os restaurantes e cafés da cidade para conhecer a gastronomia da cidade. Descobrirá receitas surpreendentes que, à partida, podem parecer um pouco exóticas, mas que, na realidade, fazem parte da tradição islandesa, que remonta aos tempos dos Vikings.

Encontrará também receitas que demonstram o engenho dos islandeses, como os cachorros quentes com salsicha de borrego e molhos deliciosos.

Pode aventurar-se sozinho. O ideal, no entanto, é reservar uma das melhores excursões gastronómicas em Reiquiavique, no centro da cidade.

Desta forma, terá ao seu lado um guia especializado que o levará diretamente aos melhores restaurantes, o que lhe poupará tempo. Além disso, esta pessoa ensinar-lhe-á a história por detrás de cada preparação e algumas curiosidades sobre a cozinha islandesa.

Entre outros pratos, poderá provar a carne de baleia Minke, o tubarão fermentado ou o hákarl.

É também comum ter a oportunidade de provar uma requintada sopa islandesa de lagosta ou de borrego, refeições normalmente consumidas durante o inverno para aquecer o corpo.

Pode também saborear o gelado de pão de centeio e o famoso Skyr, um queijo cremoso feito de leite desnatado, que é utilizado em várias sobremesas, como a tarte de mirtilo.

Reservar uma excursão gastronómica a Reiquiavique

3. Descubra os lagos glaciares à volta de Reiquiavique

Lagoa Azul| ©Jim Nix
Lagoa Azul| ©Jim Nix

Existem muitas lagoas glaciares em redor de Reiquiavique. Todas elas oferecem paisagens verdadeiramente espantosas, como a lagoa glaciar Jökulsárlón, Sólheimajökull e Fjallsárlón.

A lagoa escondida no Golden Circle e as fontes termais de Mývatn também são excepcionais. Todas elas têm águas cristalinas e calmas e icebergues flutuantes. Trata-se de uma série de áreas selvagens geladas que pode visitar numa série de diferentes excursões e escapadelas a partir de Reiquiavique:

Apreciar a paisagem ou andar de caiaque

Os passeios guiados à volta das lagoas glaciares a partir de Reiquiavique e a navegação nas águas calmas num caiaque ou num barco zodiac são actividades populares. Também pode fazer snorkelling.

Durante estes passeios, pode desfrutar de vistas privilegiadas de diferentes perspectivas da região que está a ser explorada.

Por isso, se estiver interessado neste tipo de experiência, não precisa de se preocupar com o facto de ter pouco tempo livre no seu itinerário. Poderá escolher entre várias opções quanto à duração do passeio, podendo passar desde seis horas até dois ou mais dias em contacto com a natureza.

Oportunidades de fotografia profissional

As lagoas glaciares da Islândia são um destino obrigatório para os fotógrafos profissionais ou entusiastas, uma vez que estes cenários de cortar a respiração oferecem perspectivas diferentes consoante a luz projectada na água, nos icebergues e nas paredes de gelo durante o dia.

Por isso, uma excursão para visitar este tipo de lagoas a partir de Reiquiavique é uma boa oportunidade para tirar partido dos filtros naturais que só se encontram nesta parte do mundo.

E como estas excursões duram muitas vezes mais de dois dias, terá a oportunidade de tirar fotografias à noite.

Reservar uma excursão à lagoa em Reiquiavique

4. Visite as fontes termais de Reiquiavique e relaxe durante algumas horas enquanto aprecia a deslumbrante paisagem natural

Lagoa termal de Mývatn| ©Kimtong21
Lagoa termal de Mývatn| ©Kimtong21

A Islândia é conhecida pelas suas populares fontes ter mais e Reykjavík alberga muitas destas piscinas geotérmicas. Algumas delas foram represadas pelo homem e outras são formações completamente naturais.

Seja qual for o caso, poderá mergulhar nas águas fumegantes e relaxar enquanto aprecia a esplêndida vista natural.

Há várias opções na sua visita a Reiquiavique. Por exemplo, o spa geotérmico Blue Lagoon é considerado um destino obrigatório para centenas de turistas. Esta estância termal situa-se apenas a 30 minutos do centro da cidade e a 15 minutos do aeroporto de Reiquiavique, o que a torna um local de acesso rápido.

De facto, existem muitas excursões para a Lagoa Azul a partir de Reiquiavique que pode reservar durante a sua estadia.

Pode também optar por ir às Termas Geotérmicas de Laugarvatn Fontana, à piscina Hidden Lagoon na rota do Círculo Dourado, à pequena piscina termal de Hrunalaug a uma hora da cidade, a Seliavallalaug na Costa Sul, a apenas duas horas de Reykjavik e à piscina termal de Krossneslaug na Costa Norte, a pouco mais de 4 horas.

Aqui está o nosso post dedicado exclusivamente às melhores fontes termais da Islândia em Reykjavík.

Reserve uma viagem ao Círculo Dourado a partir de Reiquiavique

5. Veja a aurora boreal e desfrute de um espetáculo natural incrível.

Luzes do Norte a partir de Reiquiavique| ©Alexandro Lacadena
Luzes do Norte a partir de Reiquiavique| ©Alexandro Lacadena

A aurora boreal é um fenómeno natural que pode ser visto todos os anos na capital islandesa durante o mês de setembro até março. No entanto, a poluição luminosa da cidade pode funcionar contra si e impedi-lo de ver claramente as luzes do norte.

Apesar deste inconveniente, as hipóteses de apreciar este espetáculo são bastante elevadas, mas será necessária a orientação de um especialista.

Passeio pela cidade de Reiquiavique

Ver a Aurora Boreal a partir de Reiquiavique não é uma tarefa impossível se estiver no sítio certo à hora certa. Por exemplo, o Sun Voyager a minutos da cidade, o miradouro do restaurante giratório Perlan ou a colina Öskjuhlíð.

Estes são normalmente os principais destinos incorporados nos city tours, onde será acompanhado por um guia especializado durante cerca de três horas, que é o tempo estabelecido para este tipo de passeio.

Passeio pelos arredores de Reiquiavique

Se quiser desfrutar de todo o esplendor da aurora boreal num ambiente natural e inesquecível, terá de ir para os arredores da cidade.

A melhor maneira de o fazer é reservar uma excursão que o leve a um local remoto, como a lagoa Jokulsárlón, a cascata Skógafoss perto do vulcão Eyjafjallajökull, a montanha Kirkjufell, a praia de areia preta Reynisfjara, a cascata Stokksnes ou Goðafoss, entre outras.

Pode descobrir a melhor altura para ver a aurora boreal na Islândia a partir de Reiquiavique com um guia profissional, que lhe falará sobre este fenómeno natural e o ajudará a tirar as melhores fotografias. Também pode estar interessado no meu artigo sobre as melhores excursões para descobrir os vulcões da Islândia a partir de Reiquiavique.

Reservar uma excursão para ver a aurora boreal a partir de Reiquiavique

6. Suba num cavalo islandês para passear por algumas das paisagens naturais de Reiquiavique

Passeio a cavalo em Reykjavík| ©JJThomps
Passeio a cavalo em Reykjavík| ©JJThomps

Os passeios a cavalo pela paisagem natural de Reiquiavique são muito populares entre os turistas, pois permitem-lhe ter uma perspetiva diferente da paisagem.

Além disso, pode ligar-se ao passado histórico da Islândia, pois não só verá monumentos naturais antigos, como também montará uma raça de cavalos trazida pelos Vikings no século X.

Os cavalos são robustos e bastante dóceis com as pessoas, caracterizando-se por uma marcha de quatro batidas, mais confortável para os cavaleiros inexperientes.

Poderá cavalgar pelos famosos campos de lava e aprender sobre as formações rochosas da região, aproximar-se dos principais lagos vulcânicos ou cavalgar pela zona rural de Hafnarfjordur e admirar as montanhas Bláfjöll ao longe.

Também se pode passear por montanhas, charnecas, campos verdes, cascatas e até pela praia de areia preta. De facto, existem muitos passeios organizados pelas casas de equitação da cidade e destinados tanto a entusiastas como a profissionais do desporto.

Todos os passeios são guiados e oferecem diferentes horários ao longo do dia. Além disso, antes de iniciar a atividade, os instrutores avaliam o seu nível de equitação (baixo, médio, intermédio). Desta forma, seleccionam um percurso cuja dificuldade é adaptada às suas necessidades.

Oferecem também algumas recomendações básicas e ajudam-no a relaxar o seu cavalo, para que não tenha problemas durante o passeio.

Reservar um passeio a cavalo na Islândia a partir de Reykjavík

7. Faça um passeio aéreo de helicóptero por Reykjavík e pela área circundante

Passeio de helicóptero por Reykjavik| ©Shadowgate
Passeio de helicóptero por Reykjavik| ©Shadowgate

Com os passeios aéreos sobre Reykjavík, terá uma ampla vista panorâmica da capital islandesa em cerca de uma hora, o que é bastante conveniente se tiver pouco tempo para ver Reykjavík durante a sua estadia.

Poderá ver desde as alturas do colorido centro da cidade até aos monumentos naturais mais imponentes, que se encontram nos arredores desta região.

Além disso, aproximar-se-á de locais que seriam inacessíveis ou mesmo demasiado perigosos a pé, proporcionando-lhe uma visão verdadeiramente privilegiada.

Voo panorâmico sobre a cidade

Neste voo, poderá ver a cidade de Reiquiavique de uma perspetiva única. Ao sair do aeroporto, começará a ver as casas e os edifícios a ficarem cada vez mais pequenos até formarem um enorme manto de telhados coloridos, uma vista digna de um postal.

De seguida, o helicóptero sobrevoa os arredores da capital islandesa, mostrando um contraste impressionante entre o espaço urbano e a paisagem natural envolvente.

Depois, normalmente aterra numa das montanhas próximas e oferece tempo livre para observar a cidade de Reykjavík e tirar fotografias.

A partir daí, pode tentar identificar algumas atracções representativas da cidade: a igreja luterana Hallgrímur, que se destaca pelo seu aspeto futurista ou a sala de concertos Harpa, cuja estrutura geométrica não passa despercebida.

Voo turístico geotérmico

Este voo oferece-lhe várias rotas. Por exemplo, pode optar por sobrevoar as centrais geotérmicas da cidade e, graças aos comentários do piloto, ficar a saber mais sobre este tipo de energia renovável e como beneficia a Islândia.

Pode também observar as fontes termais fumegantes e borbulhantes da região e depois aterrar numa montanha para apreciar a paisagem de uma perspetiva diferente.

Também pode optar por sobrevoar o vulcão Fagradalsfjall e ver de perto a lava fervente desta famosa cratera ativa, que entrou em erupção pela última vez em 2021. Depois desta incrível aventura, normalmente sobrevoa a Baía de Faxafloi, o Monte Esja e o centro da cidade.

8. Faça um passeio pelos locais onde foram filmadas cenas de Game of Thrones

Em Háifoss, o local onde GOT foi filmado.| ©James Petts
Em Háifoss, o local onde GOT foi filmado.| ©James Petts

Se é fã do romance de fantasia Game of Thrones, do escritor e argumentista George R. R. Martin, saberá que esta aventura épica foi transformada num filme para a televisão.

Várias cenas da segunda, terceira e quarta temporadas da história de como várias famílias nobres disputam o Trono de Ferro para controlar os Sete Reinos foram filmadas nas margens da capital islandesa.

É uma série de cenários naturais que pode explorar com um guia experiente, que lhe contará alguns segredos sobre cada paisagem e as filmagens.

Excursão à costa norte de Reiquiavique

As excursões da Costa Norte de Reykjavik de Game of Thrones levam-no à volta do famoso Lago Myvatn. Este é um local conhecido pelas suas espantosas formações de lava e por alguma da maior atividade vulcânica da região.

Foi também a paisagem que teve lugar de destaque na quarta temporada de Game of Thrones, quando Ygritee e Snow marcham para a Muralha. De igual modo, a majestosa cascata de Godafoss esteve presente durante grande parte desta temporada.

Passeio pela costa sul de Reiquiavique

No inverno, pode fazer uma excursão ao Parque Nacional de Skaftafell, na costa sul de Reiquiavique, para ver as paisagens cobertas de neve, tal como são retratadas nas cenas de Game of Thrones.

Além disso, este tipo de excursão inclui normalmente uma visita a vários monumentos, que também foram utilizados como locais de filmagem da série. É o caso do glaciar Vatnajökull, considerado um dos maiores da Europa, e do glaciar Myrdalsjokull, que cobre o ativo vulcão Katla.

Depois, percorrerá a lendária aldeia viking onde foi filmado um dos massacres mais sangrentos da série e, além disso, o guia falar-lhe-á da história do povoamento viking na Islândia e da sua importância para o crescimento do país.

9. Embarque numa excursão de observação de baleias a partir do porto de Reykjavík para ver baleias e outras espécies

Baleia e sol| ©Friðþjófur M.
Baleia e sol| ©Friðþjófur M.

A observação de baleias ao largo da costa sul da Baía de Faxaflói, em Reiquiavique, é uma atividade turística fascinante, que lhe permite ver de perto o comportamento destes cetáceos míticos.

Para além disso, poderá desfrutar de uma incrível vista panorâmica sobre o Oceano Atlântico e, ao mesmo tempo, ver outros animais marinhos característicos desta região: golfinhos, botos e aves marinhas. Sem dúvida, uma experiência única que não pode deixar de viver durante a sua viagem à capital islandesa.

Pode participar numa das excursões de observação de baleias em Reiquiavique em qualquer dia do ano, uma vez que estas excursões se realizam tanto nas estações frias como nas quentes, com uma elevada probabilidade de sucesso (80% no inverno e 95% no verão).

No entanto, deve ter em conta que nem sempre conseguirá ver as baleias à superfície na primeira oportunidade. Nesse sentido, não deve desanimar.

A equipa de profissionais responsável por estes passeios estuda há anos o comportamento das baleias nesta região, o que o ajudará a conseguir um avistamento antes do final do passeio.

A observação de baleias é normalmente efectuada a bordo de um barco a motor , iate ou navio de cruzeiro. Seja qual for a opção escolhida, terá a oportunidade de ver alguns dos três tipos de baleias (jubarte, Minke e Orca) do Atlântico Norte e outros animais marinhos surpreendentes.

Também pode reservar um dos cruzeiros de papagaios-do-mar em Reiquiavique, outra atividade altamente recomendada, especialmente se viajar com a sua família para a cidade islandesa, uma vez que aprenderão sobre a fascinante vida oceânica deste país insular com a tripulação.

Reservar uma excursão de observação de baleias em Reiquiavique

10. Faça um passeio de mota de neve pelas paisagens glaciares a partir de Reiquiavique

Passeio de mota de neve no glaciar Langjökull| ©Haukur Herbertsson
Passeio de mota de neve no glaciar Langjökull| ©Haukur Herbertsson

Os glaciares à volta de Reiquiavique são o melhor local para desfrutar de um passeio de mota de neve enquanto aprecia a paisagem inigualável. É um destino de visita obrigatória para os amantes de paisagens geladas e para os entusiastas do snowcross.

Sem dúvida, os passeios de mota de neve em Reiquiavique tendem a ser uma atividade popular na costa sul da capital islandesa.

Encontrará várias excursões, que não só o levam a fazer snowcross nos glaciares Mýrdalsjökull ou Langjökull, mas também incluem destinos complementares para explorar a pé.

Estes incluem o Parque Nacional de Thingvellir, campos de lava, zonas geotérmicas, as cascatas de Seljalandsfoss e Gullfoss. Por conseguinte, a duração de cada percurso pode variar (de seis horas a um dia inteiro).

Em qualquer dos casos, desfrutará de um passeio de mota de neve através de dois esplêndidos fenómenos naturais: o glaciar Mýrdalsjökull, com diferentes formações de gelo que compõem uma paisagem verdadeiramente extravagante; e o glaciar Langjökull, considerado o segundo maior da Islândia e onde deslizará por uma série de túneis gelados até chegar a uma impressionante gruta.

Também pode consultar o post como visitar os melhores glaciares da Islândia e obter mais ideias para o seu passeio de mota de neve, o post sobre as melhores cascatas da Islândia ou este sobre as melhores grutas de gelo perto de Reiquiavique.

Reservar um passeio de mota de neve em Reiquiavique

Dicas para uma viagem perfeita à Islândia

Botas de caminhada| ©Baihaki Hine
Botas de caminhada| ©Baihaki Hine

Finalmente, o meu conselho para a sua viagem à capital da Islândia é escolher a melhor altura para ver a cidade. Embora o curto verão possa ser mais caro na cidade, dar-lhe-á acesso a mais locais do que no inverno.

Mas não se esqueça de que o longo inverno da Islândia o deixará com vistas espectaculares das Luzes do Norte ou da grande atividade dos géisers. No entanto, o melhor conselho que lhe posso dar é que leve roupa quente sempre que for .

Também recomendo que planeie transfers do aeroporto de Reiquiavique, para que a língua e o frio que vai encontrar à chegada ao país único não o impeçam de chegar ao seu hotel.