Tours de Moto de Neve em Reykjavik
Os passeios e experiências com motos de neve na Islândia são uma daquelas actividades que não pode perder se estiver de visita ao país. Convido-vos a conhecer as alternativas que encontrarão na vossa viagem.
Há muitas coisas para ver e fazer em Reiquiavique em qualquer altura do ano, pois a Islândia é um país de enormes atracções naturais. Felizmente, as suas terras altas e glaciares mantêm-se sempre frescos o suficiente para as actividades desportivas que interessam aos turistas que procuram adrenalina.
Assim, graças a esta pesquisa, poderá avaliar os prós e os contras das melhores excursões de mota de neve na Islândia. Assim, será mais fácil escolher a que melhor se adapta ao seu orçamento e às suas expectativas.
1. Excursões ao Glaciar Langjökull e ao Parque Nacional Thingvellir, incluindo passeios de mota de neve
O glaciar Langjökull é o segundo maior glaciar da Islândia em termos de quilómetros.
Situa-sena parte ocidental do interior do país e tem sido um destino favorito para passeios de mota de neve, tanto no verão como no inverno, desde há algumas décadas.
O Parque Nacional Thingvellir fica a meio caminho deste gigantesco glaciar e, por isso, a maioria destes passeios também o inclui no planeamento turístico.
Basicamente, trata-se de uma visita guiada que o leva primeiro às imediações do parque, onde pode ver desfiladeiros formados pela separação da falha que surgiu da colisão continental entre as placas norte-americana e europeia.
A cascata de Gullfoss é outra paragem no percurso antes de continuar para norte para chegar ao Glaciar Langjökull. É aqui que se desce do veículo para iniciar um passeio sobre este gigantesco terreno gelado numa divertida mota de neve.
Note-se que a maioria destas excursões pagas inclui todo o vestuário necessário para a viagem na mota de neve, como calças de neve, botas, luvas, capacetes e viseiras. Os veículos de transferência são topo de gama e incluem normalmente controlo climático interno e acesso Wi-Fi a bordo.
As refeições não estão normalmente incluídas nas tarifas oferecidas para a excursão, mas há oportunidades para comer qualquer coisa durante o percurso e nas paragens nas estações de serviço.
Também pode trazer a sua própria comida, se desejar, o que é aconselhável, uma vez que sairá de Reiquiavique de manhã cedo e regressará ao fim da tarde.
Detalhes interessantes
- Preço: Uma viagem como esta de Reiquiavique ao Glaciar Langjökull com mota de neve incluída custa normalmente cerca de 190 euros por adulto e cerca de 120 euros para crianças entre os 11 e os 6 anos de idade. Note-se que estes itinerários não incluem normalmente a recolha no hotel, embora por vezes isso possa ser organizado separadamente.
- Duração: Devo começar por esclarecer que não se trata de uma atividade diária, pois é normal que se realizem 12 excursões ao longo de um mês, dependendo das condições climatéricas. Ao mesmo tempo, há o facto de que, no total, a duração pode ser de cerca de 10 ou 11 horas, mas a parte da mota de neve não costuma exceder 2 horas.
- Meios de transporte: como se trata de um trajeto composto por diferentes tipos de estradas, estão também envolvidos diferentes meios de transporte. O mais comum é a utilização de um autocarro de turismo de luxo para o transporte de Reiquiavique para o ponto de acesso ao glaciar. É claro que as motas de neve estão reservadas para a viagem sobre o terreno gelado.
- Vantagens: os autocarros são bastante confortáveis, o que lhe permitirá descansar e continuar no dia seguinte com as melhores excursões de Reiquiavique. Também deve apreciar o facto de esta ser uma experiência relativamente luxuosa, embora se quiser algo um pouco mais sofisticado, pode gastar o seu orçamento num dos passeios de helicóptero em Reiquiavique, que o levam a ver o glaciar de cima.
2. Passeios de mota de neve no glaciar Langjökull, junto às grutas de gelo e nadando no Lago Secreto
Se não gostar da ideia de ver o Parque Nacional de Thingvellir no mesmo dia em que faz um passeio de mota de neve, não se preocupe. Há outro itinerário igualmente interessante disponível, muito mais centrado na beleza invernal que caracteriza a segunda maior massa de gelo da ilha.
A viagem parte de Reiquiavique e começa com uma paragem nas fontes termais de Geysir, uma área repleta de lama fervente e fontes termais formadas à superfície da terra pelo movimento vulcânico que ocorre na maior parte da Islândia.
Após esta paragem, seguirá diretamente para o glaciar Langjökull para iniciar definitivamente o passeio de mota de neve.
Esta é uma experiência divertida e emocionante que o deixará sem fôlego enquanto desfruta da incrível oportunidade de conhecer uma paisagem tão única que parece saída de um filme de ficção científica.
O próximo passo do itinerário seria regressar ao veículo que foi utilizado para chegar ao glaciar, mas antes disso passará por uma série de grutas de gelo que são ainda mais autênticas e especiais para aqueles que gostam de poder encontrar uma paisagem tão invulgar como esta.
A esta altura da excursão, é provável que esteja com muito apetite, razão pela qual a maioria das excursões tão activas fisicamente como esta o levam a almoçar num restaurante perto da próxima paragem.
O último destino de um itinerário como este é quase sempre a pequena aldeia de Flúðir, que alberga uma bela lagoa de águas termais. Esta permite-lhe aquecer e descansar da sua sessão de snowmobiling antes de regressar à cidade.
Assim, uma viagem como esta é a oportunidade perfeita para visitar os glaciares da Islândia sem ter de abdicar da diversão e sem ter de procurar alojamento fora da grande área de Reiquiavique.
Detalhes interessantes
- Preço: Este tipo de excursão destina-se a um grupo muito mais pequeno de pessoas, o que significa que o preço pago por cada participante pode ser um pouco mais elevado do que numa excursão de autocarro. Neste caso, um adulto paga cerca de 282 euros, enquanto os jovens entre os 17 e os 11 anos pagam 213 euros. As crianças com mais de 5 anos e menos de 11 anos participam gratuitamente. Não é permitida a participação de crianças com menos de 5 anos por razões de conforto e segurança.
- Duração: Este itinerário é ligeiramente mais curto devido ao facto de não ser necessário sair para passear no Parque Nacional de Thingvellir. Por conseguinte, a viagem de regresso à cidade demora normalmente cerca de 10 horas desde a partida até ao regresso à cidade.
- Meios de transporte: A excursão é planeada para um grupo de, no máximo, 10 pessoas, pelo que são utilizados mini-autocarros e autocarros para os transferes rodoviários.
- Vantagens: Um grupo pequeno de pessoas significa mais intimidade e o facto de haver menos turistas no plano significa também que terá mais tempo para responder às suas perguntas com o guia que estará presente no passeio de mota de neve. O mesmo se aplica a outros tipos de excursões, como as que o levam aos melhores vulcões da Islândia a partir de Reiquiavique, num grupo igualmente pequeno.
3. Excursões ao glaciar Langjökull com super jipes e motas de neve
A terceira alternativa para quem procura um dia de diversão e adrenalina num passeio de mota de neve é optar por uma excursão que inclua também um passeio pela zona do glaciar Langjökull com super jipes.
Basicamente, trata-se de um itinerário que segue a mesma sequência de paragens que as alternativas anteriores, só que desta vez inclui um jipe mecanicamente modificado para ser conduzido no terreno do glaciar.
Para além disso, este percurso inclui ainda no itinerário o Parque Nacional de Thingvellir, a zona de Geysir e a cascata de Gullfoss, pelo que se pode dizer que é um passeio muito completo que lhe oferece a oportunidade de conhecer a região do Círculo Dourado de três formas diferentes no mesmo dia.
Se ainda assim quiser visitar as melhores fontes termais da Islândia, pode optar por um dia dedicado exclusivamente a isso para poder visitar alguns dos resorts que foram criados para estas maravilhas da natureza.
Detalhes interessantes
- Preço: Uma viagem deste género custa habitualmente cerca de 280 euros por pessoa e aplicam-se as mesmas condições que os restantes itinerários, como restrições de acesso a crianças com menos de 6 anos e um desconto significativo para jovens entre os 11 e os 17 anos.
- Duração: 9 horas é normalmente a duração total de uma viagem como esta, uma vez que o jipe pode fazer atalhos em muitas das paragens devido à sua estrutura mecânica que lhe permite sair do percurso habitual, em asfalto.
- Meios de transporte: O transporte da cidade de Reiquiavique para a primeira paragem é normalmente efectuado num miniautocarro para pequenos grupos de pessoas, mas tenha em conta que haverá depois mudanças de veículos para que possa experimentar a aspereza dos jipes e a velocidade das motas de neve.
- Vantagens: Esta excursão dá-lhe o dobro da adrenalina pelo preço de uma, e se olhar objetivamente para ela, perceberá que está a ver 4 locais emblemáticos do Sul da Islândia. Tudo isto num só dia, com guias incluídos e com condutores profissionais que garantem sempre uma viagem segura nas motas de neve. O facto de ir a Gullfoss também é vantajoso, pois é menos uma paragem no seu planeamento de excursões às melhores cascatas da Islândia.
Dicas para um passeio de mota de neve na Islândia
O primeiro conselho que lhe posso dar se está a começar a planear os seus passeios de mota de neve na Islândia é ter em mente que esta é uma atividade divertida mas extrema.
Por isso, é importante que mantenha a compostura e siga todas as instruções dadas pelos guias turísticos.
Em segundo lugar, não se esqueça de levar uma muda de roupa, pois há uma boa hipótese de acabar encharcado em suor depois de terminar o troço de corrida no gelo.
Ter sempre à mãocomida e snacks será outra ideia a não descurar pelo simples facto de não sabermos quando nos vai abrir o apetite e é bastante inconveniente ter de esperar pelas paragens de comida ao longo do percurso.
E, por último, não posso deixar de o aconselhar a ler as condições da excursão, pois a maior parte delas não aceita crianças com menos de 6 anos e seria um verdadeiro inconveniente descobrir isso quando chegar ao ponto de recolha do autocarro no terminal de Reiquiavique.
Porque é que é aconselhável participar numa excursão de mota de neve na Islândia?
Um plano como este é uma daquelas experiências únicas na vida. A própria Islândia é um lugar que se destaca do resto do planeta devido à sua beleza natural única.
Assim, se avaliar objetivamente a oferta, perceberá que poder andar de moto de neve num terreno que pertence a um dos maiores glaciares do mundo pode ser uma das melhores recordações de uma viagem que promete ser inesquecível.
Perguntas Frequentes
O que é que vou ver no meu caminho para o glaciar Langjökull?
Ao viajar de carrinha, passará pela área geotérmica de Geysir, um dos pontos altos do Círculo Dourado, e verá o géiser Strokkur a cuspir água até 30 metros acima do solo.
O que está incluído num passeio de mota de neve?
Para além do passeio de carrinha que o irá buscar e devolver ao seu hotel, terá a assistência completa de um guia profissional de mota de neve e todo o equipamento necessário para a experiência, incluindo capacete, fato-macaco, capacete, luvas, almoço e entrada na gruta de gelo. Pode também personalizar a sua experiência, combinando-a com uma visita à Lagoa Secreta.
Alguma dica que eu deva saber antes de um passeio de mota de neve?
Não se esqueça de trazer uma carta de condução válida para esta experiência, uma vez que irá precisar dela para conduzir uma mota de neve. Verifique os detalhes exactos da experiência antes de reservar, pois nem todas as experiências incluem almoço. Use roupa impermeável para evitar molhar-se e, se possível, traga uma muda de roupa para vestir antes de iniciar a viagem de regresso ao hotel.