Tours de Game of Thrones em Reykjavik
Reviva a saga inspirada nos romances de George R. R. Martin. As excursões que partem da capital levam-no aos locais de filmagem.
A natureza selvagem da Islândia é o cenário perfeito para uma série que recria uma Idade Média épica e fantástica. A paisagem extrema da ilha presta-se a todo o tipo de filmagens: batalhas, voos de dragões, desfiles e, em geral, qualquer cena com Jon Snow, Arya, os Caminhantes Brancos e outras personagens de Game of Thrones.
A Islândia não foi o único país a receber a equipa da série - também filmaram na Irlanda, Espanha, Croácia, Escócia, etc. - mas é, sem dúvida, o mais preservado e com mais paisagens. Por esta razão, uma visita guiada a Games of Thrones está na minha lista de coisas para ver e fazer em Reiquiavique.
1. Excursão de um dia aos locais de filmagem de Game of Thrones
Uma opção simples mas completa. Nos pontos seguintes, verá que algumas excursões duram vários dias, enquanto esta se limita a um.
Um autocarro Wi-Fi vai buscá-lo ao seu hotel em Reiquiavique e leva-o ao Parque Nacional de Thingvellir, Património Mundial da UNESCO e um lugar central na história da Islândia. O parlamento do país, chamado Alþingi, foi fundado aqui em 930.
Na Guerra dos Tronos, ergue-se aqui a inexpugnável fortaleza do Ninho das Águias, sede da Casa Arryn. Este austero castelo alberga a Porta da Lua, uma estreita abertura de madeira que dá para o vazio.
É utilizado para execuções e, sem dúvida, a cena mais famosa é quando Lord Petyr Baelish empurra Lysa Tully pela borda.
Várias cenas para além da muralha foram filmadas neste mesmo parque nacional, particularmente com os Caminhantes Brancos. O autocarro também pára nos seguintes pontos:
- Laxnes Horse Farm, uma quinta onde foram "alugados" alguns dos personagens principais da série: os cavalos islandeses. São simpáticos, inteligentes e muito fáceis de manusear. Já agora, se quiser montar um, recomendo que dê uma vista de olhos no artigo sobre os melhores passeios a cavalo na Islândia a partir de Reiquiavique.
- Thorufoss, uma queda de água no rio Laxá í Kjós. Este local natural foi o pano de fundo de uma cena icónica de JdT: quando Drogon voa e devora uma cabra, enquanto o pastor fica atordoado.
- A Quinta da Commonwealth, a reconstrução de uma quinta do século XII. Pensa-se que o edifício original tenha sido arrasado pela fúria de uma erupção. É aqui que Olly faz a sua estreia na série.
Por favor, note que estas excursões normalmente não incluem almoço, mas não se preocupe, está prevista uma paragem num bar/restaurante onde pode comprar o que quiser.
- Duração: cerca de 8 horas
- Preço: cerca de 100 euros.
2. Passeio todo-o-terreno nas pegadas de Game of Thrones
A Islândia é um país extremo mas belo. A natureza é a sua principal atração e algumas das suas atracções só podem ser alcançadas com um veículo todo-o-terreno. Esta rota parte da capital e passa por Thingvellir, Laxnes Horse Farm e Thorufoss, para além de algumas outras:
- Háifoss, uma das mais altas quedas de água do país. Nasce do rio Fossa e tem uma altura de queda de 122 metros. Está localizada no vale de Þjórsárdalur.
- Stöng, uma quinta da era Viking. Esta reconstrução não só nos mostra como era a vida na altura, como também foi utilizada para filmar um episódio da série: quando os selvagens atravessam a muralha e massacram alguns agricultores.
- Hjálparfoss, uma queda de água onde dois rios se encontram: Fossá e Þjórsá. Se viajar para Reiquiavique no verão, encontrará os habitantes locais a dar um mergulho nas suas águas.
- Gjáin, um pequeno vale com pequenas quedas de água naturais, formações basálticas e o rio Rauðá. Foi aqui que foi filmado um momento de JdT que talvez se lembre: quando Arya pratica a "Dança da Água " (o estilo de esgrima que aprendeu com Syrio Forel) e o Cão de Caça troça dela.
Normalmente, o custo destas excursões inclui café e chá quentes (bem como água e chocolate) e uma ligação Wi-Fi no interior do veículo.
- Duração: cerca de 10 horas
- Preço: entre 250 € e 300 €.
3. Excursão de seis dias incluindo alojamento
Uma viagem completa que inclui transporte do aeroporto, alojamento, guia, transporte em miniautocarro e, claro, a natureza selvagem da Islândia. Com uma duração de quase uma semana, tem a oportunidade de conhecer as melhores paisagens da série inspirada no romance de George R.R. Martin.
Existem vários tipos de alojamento, desde hostels a quartos privados em pensões ou hotéis. Verifique bem os pacotes. Nem todos incluem pequeno-almoço e, na minha opinião, é um extra que vale a pena.
Dia 1: Reykjavík
Depois de recolher as malas na esteira, um autocarro ou minivan irá buscá-lo ao aeroporto e acompanhá-lo ao seu hotel na capital. O primeiro dia é de aclimatação e a melhor maneira de o fazer é parar na Lagoa Azul, com as suas águas siliciosas cor de cobalto e nuvens de vapor quente.
Tenha cuidado, pois nem sempre está incluído no preço e tem de ser reservado com antecedência. É frequente haver filas de espera e é melhor ser cauteloso. Se não lhe apetecer, pode ficar em Reykjavík e passear pelo centro.
Uma das suas principais atracções é a Hallgrimskirkja, a igreja principal da capital. Tem um estilo sóbrio e destaca-se pelo seu aspeto majestoso, mas discreto. Um órgão imponente com mais de 5000 tubos.
Dia 2: Círculo Dourado
No segundo dia, a viagem começa a tornar-se mais divertida. Depois de deixar Reykjavík, viajará ao longo do Círculo Dourado, uma estrada de 300 quilómetros que passa por algumas paisagens de cortar a respiração:
- Almannagjá, um vale estreito no Parque Nacional de Thingvellir. Este é o cenário de um episódio da quarta temporada: quando Arya Stark e o Cão de Caça chegam ao Portão Sangrento e descobrem que a sua tia Lysa foi assassinada.
- Fissura de Silfra, um lago cristalino criado pelo movimento das placas tectónicas da Eurásia e da América do Norte. Não congela e pode ser mergulhado durante todo o ano. Se te interessas por este tema, recomendo-te que leias o post sobre experiências de snorkelling em Reiquiavique.
- Gullfoss, uma cascata majestosa. A equipa gravou vídeos para utilizar nas paisagens da série.
- Gjárfoss, uma linda cachoeira. Mais uma vez, as filmagens da JdT foram efectuadas para a quarta temporada. Arya e o Cão de Caça param no seu caminho a pé e discutem. Podia ter sido feito noutro lugar, mas a paisagem é maravilhosa.
No final do dia, tem normalmente duas opções: acrescentar uma caminhada até ao vulcão Fagradalsfjall ou regressar ao seu alojamento para um merecido descanso.
Dia 3: O sul
No terceiro dia, o Círculo Dourado volta a ser percorrido para se concentrar na parte sul da ilha. O minibus pára nas seguintes áreas:
- Skógafoss, a cascata que tem origem no rio Skóga. No primeiro episódio da 8ª temporada, Jon Snow e Daenerys da Tempestade montam os dragões neste mesmo sítio.
- Mýrdalsjökull, o glaciar mais a sul da Islândia. É um destino privilegiado para caminhadas e escalada no gelo (algo que também vimos em Game of Thrones). Na série, este é o local do Punho dos Primeiros Homens em Westeros, uma antiga fortificação construída na Era da Aurora, onde tem lugar uma batalha sangrenta entre os Outros e os soldados da Patrulha do Castelo Negro e da Torre das Sombras.
- Reynisfjara, uma espetacular praia de areia negra com impressionantes falésias de basalto. Na ficção, este troço de costa alberga o Eastguard of the Sea, o castelo mais oriental da Muralha. Se não te lembras, para além do castelo, a Guardia tem um porto e os barcos são utilizados principalmente para atravessar o Mar Estreito para combater os contrabandistas que vendem armas ao Povo Livre.
Dia 4: Jökulsárlón
Foi aqui que foram filmadas a maior parte das cenas para lá da muralha. Jökulsárlón é uma lagoa cheia de icebergues a sul de Vatnajökull, o maior glaciar da Europa. À medida que derretem, as montanhas de gelo encolhem e deslizam lentamente para o oceano. Os icebergues acabam muitas vezes por encalhar perto da praia de Breidamerkursandur.
O lago e as montanhas geladas são o cenário perfeito para as patrulhas de Jon Snow e da Patrulha, os ataques dos Povos Livres, os Caminhantes Brancos e o aterrador Exército dos Mortos encontraram aqui o cenário ideal.
Dia 5: Snaefellsnes
Esta península é muitas vezes referida como a "Islândia em miniatura" devido à diversidade das suas paisagens. Tem 90 km de comprimento e alberga as falésias de Lóndrangar, cascatas, picos altos, glaciares e o vulcão Snaefellsnesjökull.
Os turistas que ficam apenas alguns dias na ilha não chegam tão longe (o que não é uma opção muito conveniente), mas é frequentemente um destino procurado em férias mais longas.
Em Game of Thrones, a montanha Kirkjufell é o local onde nasceu o primeiro Caminhante Branco. No mesmo local, Bran encontra o Rei da Noite e o seu exército. É também um ótimo local para fazer uma viagem de observação de baleias e papagaios-do-mar.
Dia 6: Fim da viagem
Incluindo o transporte para o aeroporto, um miniautocarro acompanhá-lo-á à saída do terminal. Dependendo da hora do seu voo, terá tempo para um último passeio pela capital. Para o pequeno-almoço, eis algumas sugestões:
-
Brauð & Co, o estabelecimento que revolucionou a pastelaria islandesa. É mais conhecido pelos seus pãezinhos de canela e pelo seu excelente café. Reconhecê-lo-á pela sua fachada colorida (Frakkastígur 16).
-
Kaffivagninn, o restaurante mais antigo do país. Serve pratos tradicionais islandeses e escandinavos que, mesmo sem a ajuda do Senhor da Luz, dariam vida a Beric Dondarrion. Pode experimentar os seus pequenos-almoços das 9:00 às 11:00 (Grandagarði 10).
-
O Laudromat, talvez o café mais original de Reykjavík. Está alojado numa antiga lavandaria e tem um menu variado com opções de brunch (mais saudáveis), tigelas de açaí, omeletes francesas, iogurte, croissants e muito mais. Para os mais gulosos, existe a fórmula "all day breakfast" (Austurstræti 9).
-
Sandholt, uma padaria familiar que abriu em 1920. Encontrará sanduíches, bolos, tartes, pastelaria e muito mais (Laugavegur 36).
-
Duração: 6 dias
-
Preço: entre 900 € e 1000 €.
Quando é a melhor altura para visitar a Islândia?
Depende do que está à procura. Se quiser ver a aurora boreal a partir de Reiquiavique, os melhores meses são março e setembro. Se a observação de baleias é o objetivo da sua viagem, deve reservar um bilhete na mesma altura - de abril a setembro.
Em geral, para ter dias mais longos e temperaturas mais quentes, terá de visitar a ilha no verão.
É seguro conduzir na Islândia no inverno?
Caso queira visitar os locais de Game of Thrones por conta própria e só possa ir à ilha no inverno, é importante ter em atenção alguns factores. O primeiro e mais importante tem a ver com as estradas: as estradas principais são limpas frequentemente e, por isso, a condução não é muito difícil.
No entanto, fora da Ring Road - o anel circular que circunda a ilha - é fácil encontrar estradas de cascalho e de terra batida. Por último, as estradas das Highlands estão fechadas ao trânsito durante o inverno.
Abaixo estão listadas algumas dicas a ter em conta:
- Se não for um condutor experiente, talvez seja melhor optar por um percurso organizado. Vai viver a experiência com menos stress
- Alguns locais de filmagem de Game of Thrones exigem que conduza por estradas irregulares e não pavimentadas. Para evitar problemas, é melhor alugar um 4x4 com bons pneus de inverno.
- Tenha cuidado. As estradas têm duas faixas de rodagem, com uma faixa em cada direção. Ocasionalmente, especialmente nas zonas rurais, as estradas podem estar limitadas a uma única faixa.
- Para obter as melhores condições climatéricas, recomendo que fique na costa sul. Aqui pode visitar o Parque Nacional de Thingvellir, o Vale de Þjórsárdalur e o Parque Nacional de Skaftafell.
- É ilegal conduzir fora de estrada na Islândia. Isto também se aplica aos veículos todo-o-terreno. Não se distraia ou poderá incorrer numa multa.
- Certifique-sede que tem um pneu sobresselente. Não deixe a agência sem um pneu extra na bagageira.
- Prolongue o seu seguro. Sobretudo no inverno, é preferível cobrir-se contra os imprevistos.
É uma excursão recomendada para fazer com crianças?
Dependeda idade das crianças e da excursão. Se achar que eles podem ficar demasiado cansados, eu escolheria uma excursão de um dia. Só escolheria uma excursão mais longa se os meus filhos adorassem a natureza e gostassem muito de actividades ao ar livre. Para mais informações, recomendo a leitura do post que explica o que ver e fazer com crianças em Reiquiavique.
Perguntas Frequentes
Onde se realizam as visitas guiadas de Game of Thrones?
Viajará até ao Parque Nacional de Thingvellir, Património Mundial da Humanidade, onde poderá desfrutar de vistas panorâmicas deslumbrantes sobre o Lago Thingvallavatn e o Vale de Þjórsárdalur.
Que locais da série é que vou ver?
Verá o local de filmagem das cenas dos Caminhantes Brancos, a aldeia massacrada pelos Selvagens e reviverá uma das cenas de batalha mais emocionantes da série.
Quanto tempo dura uma digressão de Game of Thrones?
Uma excursão de dia inteiro dura cerca de 8 horas, das quais aproximadamente 6 horas serão passadas no Parque Nacional Thingvellir, revivendo cenas da sua série de televisão favorita.