Mais sobre: As 6 melhores excursões às grutas de gelo a partir de Reiquiavique
As grutas de gelo são formações que se criam nos glaciares da Islândia durante o inverno. São uma atração única que recomendo que inclua no seu itinerário de coisas para ver e fazer em Reiquiavique, pois recordam-lhe o poder da natureza.
Durante as excursões a estas grutas, terá a oportunidade de aprender sobre os aspectos geológicos mais importantes que tornam este fenómeno possível. O passeio dentro das grutas deixá-lo-á com muitas fotografias que guardará para sempre nas suas memórias, definitivamente um dos melhores passeios em Reykjavík para visitar e desfrutar.
1. Excursão de jipe às grutas de gelo de Katla

Esta excursão de onze horas será tempo suficiente para ver muitas das maravilhas que a costa sul da Islândia tem para oferecer. A excursão começa quando o seu guia o vai buscar ao seu alojamento em Reiquiavique ou diretamente à cidade de Vik. Uma vez em Vik, entrará no super jipe e seguirá pela estrada rural.
Nesta estrada rural, verá paisagens de cortar a respiração ao longo de toda a costa sul. Ao longo do caminho, verá glaciares de todas as formas e tamanhos, mas será no glaciar Kötlujökull que sairá para desfrutar de uma das melhores grutas de gelo que verá na Islândia.
Um guia experiente levá-lo-á ao interior destas grutas, que só se formam no inverno. Depois de terminada a visita a esta maravilha natural, continuará o seu caminho de regresso a Vik, onde poderá parar para admirar o espetáculo da cascata de Skógafoss. Outro lugar interessante para ver na sua excursão é a calota de gelo Mýrdalsjökull.
Detalhes interessantes
- Preço: aproximadamente 150 euros por pessoa.
- Duração: A viagem dura cerca de 11 horas a partir de Reykjavík.
- Meios de transporte: Se optar por ser recolhido em Reiquiavique ou em Vik, o primeiro transporte será um miniautocarro equipado. Quando chegar ao ponto de encontro, embarcará no super jipe.
2. Excursão de três dias ao Círculo Dourado e às Grutas de Gelo Azuis

Para ver mais de perto o Círculo Dourado, pode fazer uma viagem ao Círculo Dourado e uma visita à Cratera Kerid em Reiquiavique. Neste caso, proponho uma viagem de três dias para ver algumas das maravilhas do Círculo Dourado e outras paisagens semelhantes.
No primeiro dia, visitará o Círculo Dourado, o Parque Nacional de Thingvellir a partir de Reiquiavique, Geysir e a cascata de Gullfoss. No segundo dia, visitará as cascatas mais impressionantes da costa sul, bem como terá a oportunidade de ver a areia negra.
Terá de esperar até ao terceiro dia para visitar as majestosas grutas de gelo do Parque Nacional de Vatnajokull, formações que só podem ser vistas em Reiquiavique no inverno, uma vez que se reformam a cada estação.
Detalhes interessantes
- Preço: A partir de 563 euros por pessoa.
- Duração: 3 dias de viagem.
- Meio de transporte: Todos os transferes são em minibus com todas as comodidades incluídas.
3. Excursão ao glaciar Sólheimajökull com caminhada

Esta aventura gelada levá-lo-á à língua do glaciar Sólheimajökull, um lugar onde pode ver uma paisagem nevada, bem como algumas belas cascatas que são definitivamente uma das mais impressionantes da ilha. Em Sólheimajökull pode aprender a caminhar sobre o gelo enquanto conhece o glaciar por dentro e por fora.
Embora uma das principais atracções deste passeio não sejam as grutas mas o próprio glaciar, é uma experiência extrema ver as formações de gelo à volta e dentro do próprio glaciar.
Nesta experiência , aprenderá a escalar o glaciar utilizando todos os elementos à sua disposição, desde correias e arneses a crampons e machados de gelo. Esta é uma atividade apenas adequada para Reykjavik no inverno, quando as grutas de gelo estão completamente formadas.
Detalhes interessantes
- Preço: A partir de 119 euros por pessoa.
- Duração: Esta experiência pode durar aproximadamente 10 horas.
- Meio de transporte: Autocarro com todas as comodidades que o vai buscar ao hotel e volta.
4. Visita guiada às grutas de gelo de Langjökull

Nesta visita de dia inteiro , terá a oportunidade de ver as maravilhas do segundo maior glaciar da Europa, Langjökull. Numa excursão de 40 minutos, subirá com o seu guia turístico até ao topo do glaciar Húsafell e, mais tarde, poderá entrar no interior do glaciar a partir do topo.
A exploração durará aproximadamente duas horas e meia, durante as quais poderá visitar toda a extensão do glaciar e ouvir os comentários do guia que o acompanhará na sua experiência.
O tempo de permanência no interior da caverna de gelo dependerá das condições da caverna e do facto de o guia considerar que é seguro permanecer no interior durante o tempo estipulado para a excursão. Durante a excursão, verá também a lagoa de água glaciar cristalina Hraunfossar.
Pormenores interessantes
- Preço: A partir de 193 euros por pessoa.
- Duração: Aproximadamente onze horas, desde a recolha no alojamento até ao final da experiência.
- Meio de transporte: Se escolher a opção de ser recolhido no seu hotel, viajará num miniautocarro com todas as comodidades a bordo. Para chegar ao glaciar, a bordo de um camião especializado para andar no gelo.
5. Excursão de dois dias às grutas de gelo de Vatnajökull e à costa sul

Durante esta excursão de dois dias à costa sul, a partir de Reiquiavique, verá muitas das maravilhas que a natureza da Islândia tem para oferecer. Desde praias de areia preta a cascatas de cortar a respiração, e o ponto alto desta viagem, e é por isso que a recomendo vivamente, é uma visita às grutas de gelo azul.
Este é um dos fenómenos mais impressionantes do mundo e ocorre sob o maior glaciar da Europa, o Vatnajökull. Nestas grutas, terá a oportunidade de apreciar a cor azul que está impressa nas paredes de gelo.
Além disso, esta excursão de dois dias é ideal para desfrutar da melhor altura para ver as Luzes do Norte na Islândia a partir de Reykjavík Visitará também a Lagoa Jokulsarlon, uma das melhores lagoas para visitar a partir de Reiquiavique, sendo o único glaciar da Islândia.
Detalhes de interesse
- Preço: Pode encontrar esta experiência por cerca de 400 euros por pessoa.
- Duração: A excursão completa pode durar cerca de dois dias de viagem e visitas a locais interessantes.
- Meio de transporte: Toda a excursão é feita a bordo de um autocarro devidamente equipado com todas as comodidades de viagem.
6. Excursão em mota de neve às grutas de gelo de Langjökull

Penso que não há melhor maneira de conhecer o glaciar Langjökull do que embarcar num dos melhores passeios de mota de neve em Reiquiavique. Nesta experiência, terá a oportunidade de ver o glaciar e as grutas de gelo no seu interior. Para chegar ao local, viajará num super jipe, enquanto a visita ao glaciar será feita em mota de neve.
Esta excursão dura aproximadamente dez horas, pelo que precisará de um dia inteiro para visitar este local e desfrutá-lo ao máximo. Ser-lhe-á feito o pick-up na cidade de Reiquiavique, de onde partirá para o segundo maior glaciar da Europa, Langjökull.
Antes de entrar nas motas de neve, receberá uma introdução básica sobre o funcionamento da mota de neve e o que tem de fazer durante a excursão. Depois de ter andado o tempo suficiente, entrará nas grutas de gelo, um espetáculo único que só se pode ver na Islândia.
Detalhes interessantes
- Preço: Esta experiência custa aproximadamente 300 euros por pessoa.
- Duração: Pode fazer esta excursão em cerca de 8 a 10 horas.
- Meio de transporte: Desde a sua localização em Reykjavík até ao glaciar, a transferência é feita num super jipe. Uma vez no glaciar, o passeio é feito em mota de neve.
O que é que vou ver neste tipo de excursão?

Claro que a principal razão para fazer este tipo de passeio é ver as grutas de gelo que se formam no inverno, quando a água doce congela devido às baixas temperaturas. Este tipo de fenómeno é único, o que faz com que a paisagem mude a cada inverno.
Dependendo do tipo de excursão que fizer às grutas de gelo, aprenderá geralmente a visitar os melhores glaciares da Islândia, verá e visitará as melhores cascatas da Islândia que fazem parte da paisagem acidentada e, acima de tudo, verá muita neve e gelo ao longo do caminho.
Terá também a oportunidade de ver lagos glaciares e outros fenómenos naturais que fazem parte da paisagem de inverno da Islândia. Se optar por excursões de mais de um dia, terá provavelmente a sorte de ver a aurora boreal a partir de Reiquiavique.
Dicas para uma viagem às Grutas de Gelo

- Independentemente da época do ano em que visitar a Islândia, leve sempre roupa quente, calças quentes, casacos impermeáveis, sapatos fechados, óculos de sol, chapéus, cachecóis e outras coisas que o mantenham quente.
- Se quiser evitar o aluguer de botas de caminhada para algumas actividades no gelo, recomendo que leve as suas próprias botas.
- Se vai com crianças, certifique-se de que cada experiência lhe indica antecipadamente a idade mínima para a sua criança participar. Muitas actividades não aceitam crianças com menos de seis anos, para sua própria segurança.
- Preste muita atenção às regras de segurança de cada uma das experiências a que assistir. Lembre-se de que as grutas de gelo são formações temporárias, pelo que as condições de segurança de cada uma podem mudar em poucos minutos.
Porque é que é aconselhável fazer uma excursão às grutas de gelo?

Se gosta de turismo de aventura e vem para a Islândia acreditando que é um país onde pode ter toda a aventura que quiser, então tem razão. Mas é preciso ter sempre cuidado quando se faz turismo neste país. As suas condições climáticas e geográficas são um pouco perigosas, especialmente para os turistas.
Nesse sentido, é necessário que se façam excursões aos locais mais inóspitos, com pessoas que conheçam o local. Ainda mais durante o inverno, quando o vento faz a sua parte e as temperaturas descem consideravelmente, recomendo que não se aventure sozinho.
Para além da questão da segurança, é importante que vá a cada um dos locais acompanhado por uma pessoa conhecedora da geologia e da história da Islândia, para que lhe possa dar toda a informação necessária sobre cada um dos pontos turísticos.