Mais sobre: Excursões às cascatas da Islândia
A Islândia tem mais de 10.000 cascatas espalhadas por todo o país, algumas sem nome, outras desconhecidas, mas que o farão parar e apreciar a sua beleza ao passar. Outras, por outro lado, são mundialmente famosas e poderá fazer visitas guiadas às mesmas.
Não é possível ver todas as cascatas da Islândia, mas há algumas que deve incluir no seu itinerário de viagem, entre as outras coisas para ver e fazer em Reiquiavique. Aqui está como chegar lá, onde estão localizadas e tudo o que precisa de saber sobre as melhores cascatas da Islândia.
1. Gullfoss: a famosa cascata dourada da Islândia
Este é um dos marcos naturais mais movimentados, mais visitados e mais populares da Islândia. Isto deve-se à sua beleza e à sua proximidade a Reykjavík, uma vez que se encontra a cerca de 120 quilómetros da capital.
O que mais impressiona nesta cascata é, sem dúvida, a sua forma particular, que dá a impressão de que a terra engoliu a água. As águas que correm por Gullfoss pertencem ao chamado Hvítá, que significa Rio Branco, e é o terceiro rio mais longo da ilha.
Ali se encontram três quedas de água: uma com 11, outra com 21 e outra com 32 metros de altura. E despeja uma média de 100 metros cúbicos de água por segundo.
Como lá chegar
A sua visita está incluída nas visitas guiadas da rota turística do Círculo Dourado que partem de Reykjavík. Estas visitas são a melhor forma de lá chegar e conhecer a sua história na companhia de um guia especializado.
Também se pode lá chegar de carro a partir da capital em apenas 1,5 horas. O percurso está bem sinalizado e chegará ao parque de estacionamento a partir da estrada C35.
2. Brúarfoss: uma cascata de água turquesa na Islândia
É considerada uma das cascatas mais bonitas e fotografadas da Islândia e recomendo vivamente que a visite. O que torna esta cascata única é a cor turquesa das suas águas, caraterística da sua origem nos glaciares próximos.
Esta cascata não vos surpreenderá com a sua grandiosidade, a força das suas águas ou o barulho da água a correr, mas o seu encanto vai para além disso. É a combinação de pequenas belezas como os seus intensos jactos de água azul em harmonia com a espuma resultante da corrente.
Acreditem, quando virem esta cascata, tudo fará sentido, ficarão fascinados!
Como chegar
Esta cascata é uma das mais próximas de Reykjavík, pelo que pode chegar até ela a partir da capital de carro ou reservando uma visita guiada ao Círculo Dourado que a inclua no seu itinerário.
Encontrará excursões a partir de cerca de 55 euros. Se decidir ir de carro, terá estacionamento junto à estrada 37 e terá de caminhar cerca de 3,5 quilómetros para lá chegar.
3. Seljalandsfoss: uma das cascatas mais turísticas da Islândia
Esta é uma das quedas de água mais impressionantes e turísticas da Islândia. Está localizada na estrada circular no lado sul da ilha e é uma das cascatas mais populares.
É uma bela paisagem natural com uma altura de 60 metros, de onde caem as águas do rio Seljalands, com a sua nascente no glaciar Eyjafjalljökull. Tenha em conta que uma visita aos glaciares da Islândia, como este, vale a pena.
Recomendo que marques a tua visita ao pôr do sol, pois é conhecido por proporcionar um espetáculo incrível quando o sol se põe atrás das suas águas.
Como chegar
Esta cascata está localizada mesmo à saída da estrada circular, a pouco menos de 130 quilómetros de Reiquiavique. Se tenciona ir de carro, há um parque de estacionamento mesmo em frente às cataratas.
Mas eu recomendo uma melhor opção, que é uma excursão guiada à Costa Sul de Reiquiavique que inclui esta deslumbrante cascata no seu itinerário.
4. Skógafoss: uma das quedas de água mais famosas da Islândia
Esta é uma das maiores quedas de água da Islândia, com cerca de 25 metros de largura e 60 metros de altura, e as suas águas provêm do degelo do glaciar Eyjafjalljökull.
É uma das cascatas mais famosas e visitadas, não só pela sua beleza natural, mas também por ter sido retratada na famosa série Game of Thrones, como tantas outras paisagens islandesas. Por esse motivo, a sua visita está incluída nos roteiros inspirados na série.
Outra das razões que a tornam a cascata perfeita são os arco-íris simples e duplos que apresenta aos seus visitantes em dias de sol, formados pela quantidade de espuma produzida pela água que cai.
Este local é também um bom sítio para ver as aureolas boreais tão características da Islândia, que costumam aparecer entre os meses de setembro e abril.
Como lá chegar
O acesso faz-se pela estrada circular e há um amplo parque de estacionamento para o carro.
Existem também visitas guiadas a partir de Reykjavík, que custam cerca de 80 euros e que permitem ver as cascatas e outras paisagens ao longo da costa sul da Islândia.
5. Kvernufoss: A cascata secreta da Islândia
Esta cascata escondida, ou melhor, secreta, é uma joia imperdível. Está localizada a poucos metros da cascata Skógafoss e pode ser alcançada a pé. Não é uma das cascatas mais populares, pelo que é ideal para se afastar dos turistas e desfrutar dela quase em solidão.
As suas águas provêm do rio Kverná que, como tantos outros, tem a sua nascente no glaciar Eyjafjallajokull e tem uma impressionante queda de 30 metros.
Tal como a cascata de Seljalandsfoss, aqui pode viver a experiência de caminhar atrás dela, conseguindo as melhores e mais variadas vistas e paisagens.
Como lá chegar
Estando tão perto de Skógafoss, pode lá chegar estacionando o seu carro no Museu Skogar e caminhando ao longo do rio durante cerca de 15 minutos.
6. Öxarárfoss: uma queda de água no Parque Nacional de Thingvellir
Öxarárfoss é uma pequena cascata localizada dentro do Parque Nacional de Thingvellir. A sua base está rodeada de rochas e as suas águas correm ao longo do curso do rio Öxara, que atravessa um campo de lava.
Embora não seja uma das maiores e mais imponentes, com pouco mais de 20 metros de altura, é de uma beleza natural única e a sua composição torna-a digna de figurar entre as melhores da Islândia.
Como chegar à cascata
Esta cascata fica no Parque Nacional de Thingvellir, a cerca de 50 quilómetros de Reiquiavique, pelo que é facilmente acessível de carro.
Também pode lá chegar fazendo uma visita guiada ao Parque Nacional de Thingvellir.
7. Glymur: uma das cascatas mais altas da Islândia
Esta é uma das cascatas mais altas da Islândia, com uma queda grandiosa de pouco menos de 200 metros e é facilmente acessível, estando a pouco mais de uma hora de carro de Reiquiavique.
Para visitar esta cascata, é preciso ter em conta que terá de caminhar cerca de 3,5 quilómetros para cima e 3,5 quilómetros para baixo, o que pode demorar cerca de 4 horas.
Mas não será uma caminhada aborrecida ou monótona: encontrará vistas e paisagens fantásticas durante toda a subida e vale bem a pena.
Como lá chegar
Se planeia ir de carro, o percurso é bastante fácil ao longo da estrada circular e pode deixar o seu carro no parque de estacionamento em Glymur para iniciar a caminhada. Em alternativa, pode fazer uma excursão a partir de Reiquiavique que inclua esta cascata no seu itinerário.
8. Kirkjufellsfoss: uma das cascatas mais populares da Islândia.
Uma das cascatas mais populares da Islândia, Kirkjufellsfoss está localizada na península de Snaefellsnes. Embora esteja muitas vezes cheia de turistas e fotógrafos, vale bem a pena visitá-la.
É também o local ideal para apreciar auréolas boreais e pores-do-sol únicos com a montanha Kirkjufell como pano de fundo.
É engraçado, mas esta cascata não é a mais alta, nem tem o maior caudal, mas há algo nela que o vai agarrar e não vai conseguir parar de olhar para ela. Só a conseguirás compreender quando lá estiveres. E é exatamente isso que a torna tão popular entre os turistas.
Como lá chegar
De carro, siga pela estrada 54 em direção a Grundarfjörður e encontrará o parque de estacionamento na própria aldeia. Se estiver a planear uma caminhada, recomendo uma das muitas caminhadas em torno da Península de Snaefellsnes.
9. Grundarfoss: uma cascata com a melhor paisagem da Islândia
Esta cascata também está localizada na Península de Snaefellsnes e deve ser visitada porque tem um encanto muito particular. Não é uma das cascatas mais populares ou famosas, por isso não vai encontrar tantos turistas a passear e vai poder apreciá-la quase em solidão e vale a pena!
A paisagem com as montanhas cobertas de neve ao fundo é uma das mais bonitas que alguma vez verá.
Como lá chegar
A estrada fica diretamente do lado esquerdo, antes de chegar a Grundarfjörður. Além disso, como fica na península de Snaefellsnes, pode estar incluída nalgumas excursões, pelo que recomendo que verifique o itinerário.
10. Hraunfossar: a cascata de lava
Apresento-vos a Hraunfossar, uma das cascatas menos conhecidas mas, na minha opinião, também uma das mais bonitas da Islândia. É também conhecida como a Cascata de Lava, e a sua cor azul profunda torna-a única e especial.
Recomendo particularmente que a visitem no outono, que é uma das melhores alturas do ano para visitar Reiquiavique, e é a altura ideal para que a paisagem em redor desta cascata esteja tingida com as mais diversas cores de vegetação, tornando-a ainda mais bonita.
Junto a esta cascata encontra-se uma outra, conhecida como Barnafoss ou a Cascata das Crianças, que é reconhecida por uma lenda trágica que conta que duas crianças se afogaram nela há vários séculos atrás. Recomendo-lhe que aproveite a sua visita a Hraunfossar para a ver.
Como lá chegar
A cerca de 120 quilómetros de Reykjavík chega-se a Hraunfossar pela estrada circular.
Sem dúvida, as cascatas são uma das paisagens características da Islândia, mas não são as únicas, pois este país oferece uma grande variedade de belezas naturais, todas elas merecedoras de uma visita.
Por isso, recomendo que aproveitem as excursões guiadas a estas cascatas, ou a vossa viagem de carro, para descobrir outros lugares mágicos da Islândia, como os seus glaciares, ou para visitar os seus impressionantes vulcões.