Visite os melhores banhos termais da Islândia em Reykjavík

A Islândia é um país nórdico com paisagens de sonho, onde géiseres, vulcões, campos de lava e fontes termais podem tornar a sua visita inesquecível.

Lorena Morales

Lorena Morales

leitura de 11 minutos

Visite os melhores banhos termais da Islândia em Reykjavík

Myvatn, Reiquiavique | ©jouet26

A ilha da Islândia, situada em redor do Círculo Polar Ártico, tem uma paisagem única. É uma das regiões mais activas do planeta em termos vulcânicos, o que a torna o local ideal para ver géiseres, vulcões, montanhas cobertas de neve e, em particular, piscinas termais naturais ou artificiais alimentadas por água de nascente proveniente das profundezas da terra.

Se está a pensar no que ver e fazer em Reiquiavique, não hesite: um banho termal, rodeado de paisagens incríveis, com vista para as montanhas ou para o mar, é obrigatório se visitar a Islândia. Em alguns lugares também pode ver baleias e se a sua visita coincidir com a melhor altura para ver a Aurora Boreal na Islândia, será sem dúvida uma das suas experiências de viagem mais memoráveis.

1. A Lagoa Azul

Lagoa Azul| ©Jim Nix
Lagoa Azul| ©Jim Nix

As fontes termais da Lagoa Azul são uma das mais antigas e mais famosas fontes termais da Islândia. Um mergulho nas fontes termais é tudo o que precisa para se livrar do stress e relaxar verdadeiramente. Além disso, o lago artificial é enriquecido com minerais e microalgas com efeitos curativos muito benéficos.

A Lagoa Azul está localizada num campo de lava em Grindavík, na península de Reykjanes, e tem um grande complexo turístico com hotéis, restaurantes e lojas à volta da lagoa. Fica a cerca de 40 minutos de Reiquiavique e a menos de 30 minutos do Aeroporto Internacional de Keflavik.

As águas salgadas azuis e turquesa são coloridas devido à presença de silício na água, um mineral libertado pelas rochas vulcânicas que rodeiam a lagoa e que é muito benéfico para a pele. A Blue Lagoon tem também um spa e uma loja onde se podem comprar máscaras à base de lava vulcânica e silício.

Embora a temperatura exterior seja de 5°C, a água está sempre entre 38 e 40°C. Verá uma paisagem muito bonita à sua volta, enquanto mergulha numa atmosfera quente e agradável. E se preferir, pode pedir uma bebida no bar, sem ter de sair da piscina.

Como chegar à Lagoa Azul

A melhor forma de lá chegar é reservar uma excursão para a Blue Lagoon a partir de Reiquiavique, o que é mais cómodo, pois inclui também a entrada na estância. Também pode optar por uma excursão combinada que inclua visitas ao Círculo Dourado, por exemplo.

A Lagoa Azul fica um pouco fora do caminho e não há transportes públicos para lá. A forma de lá chegar é de carro ou alugando um autocarro ou transfer a partir de Reykjavik ou do aeroporto.

Estes autocarros devem ser reservados com antecedência e podem ou não incluir a recolha no hotel. O preço é de cerca de 37 EUR para adultos, 14 EUR para adolescentes e gratuito para crianças pequenas.

Para mais informações

  • Preço do bilhete: Cerca de 80 EUR.
  • Dias e horários: das 8h às 23h na época alta e das 9h às 21h na época baixa, todos os dias da semana.
  • Localização: Norðurljósavegur 9, 240 Grindavík. 50 km de Reykjavik.

Reservar uma excursão à Lagoa Azul a partir de Reiquiavique

2. A Lagoa Secreta

Lagoa Secreta| ©Ines van Megen-Thijssen
Lagoa Secreta| ©Ines van Megen-Thijssen

Se tiver pouco tempo na sua viagem à Islândia, não pode perder a Lagoa Secreta, uma lagoa de águas termais que tem origem no géiser Vaðmálahver, Básahver ou Litli. É altamente recomendável tomar um banho nas suas águas, pois são consideradas curativas.

As suas águas têm origem em camadas subterrâneas da terra, razão pela qual têm uma temperatura mais elevada, entre 36° e 41°C. É considerada a piscina termal mais antiga da Islândia, tendo sido fundada em 1891. É também menos concorrida do que a Lagoa Azul, pelo que é ideal se procura paz e conforto.

A piscina da Lagoa Secreta está rodeada por uma nascente e por uma paisagem espetacular. Pode ver os ** géisers** a jorrar água de 10 em 10 minutos, uma das atracções turísticas mais admiradas da Islândia.

É também um dos locais onde se pode ver a aurora boreal a partir de Reiquiavique.

Como chegar à Lagoa Secreta

A forma mais rápida de lá chegar é de carro, o que demorará cerca de 1,5 horas. Também pode combinar vários autocarros a partir de Reiquiavique: o 3 para Mjódd, o 51 para Selfoss, o 73 para Flúðir e, a partir daí, caminhar 1,2 km até à lagoa.

Também tem a opção de reservar uma excursão às lagoas a partir de Reiquiavique, que inclui transporte de ida e volta e taxa de entrada.

Mais informações sobre as lagoas

  • Taxa deentrada: Cerca de 25 EUR.
  • Dias e horas: das 10h00 às 19h00 no inverno e das 10h00 às 20h00 no verão, todos os dias da semana.
  • Localização: Hvammsvegur, 845 Flúðir, Islândia. A 100 km de Reiquiavique.

Reservar uma viagem ao Círculo Dourado e à Lagoa Secreta a partir de Reiquiavique

3. Termas de Myvatn

Lagoa das Termas de Myvatn| ©Kimtong21
Lagoa das Termas de Myvatn| ©Kimtong21

Uma das melhores fontes termais de que pode desfrutar na Islândia são as Termas de Myvatn, em forma de lagoa, conhecidas pela sua cor azul leitosa.

Estão localizadas perto do Lago Myvatn e da área geotérmica de Hverir. Aí pode relaxar em águas termais ricas em minerais que são muito benéficas para a sua pele.

O banho de Myvatn situa-se no norte da Islândia, numa zona de grande atividade vulcânica. Por esta razão, as suas águas atingem uma temperatura muito elevada de 41 graus Celsius.

A vista panorâmica das piscinas é de outro mundo, e é mesmo possível ver as luzes do norte ao pôr do sol. Myvatn Hot Springs também tem um spa e um restaurante.

Como chegar a Myvatn

Myvatn fica um pouco longe de Reiquiavique, a cerca de 500 km (6 horas de carro), mas é ideal se estiver à procura de paz e sossego, uma vez que quase não existem povoações nas proximidades. Se planeia dar a volta à ilha de carro, Myvatn deve estar no seu itinerário.

Outra forma de lá chegar, se não tiver carro, é voar de Reiquiavique para Husavik e depois apanhar um táxi, um transfer ou uma excursão para Myvatn.

Mais informações

  • Taxa deentrada: Cerca de 50 EUR.
  • Dias e horas: das 8h00 às 23h00 diariamente. O horário de abertura muda nos feriados públicos.
  • Localização: Villa Reykjahlíð, Reykjahlíð, 660, Islândia. A 500 km de Reykjavik.
  • Recomendações: No inverno, pode ser difícil lá chegar devido às condições climatéricas.

4. Piscina de Hófsost

A piscina de Hófsost| ©HIT
A piscina de Hófsost| ©HIT

A interessante piscina de Hófsost é um dos melhores banhos termais da Islândia. Aqui pode desfrutar de um banho quente com temperaturas de 38-40 graus e, ao mesmo tempo, ficar fascinado com uma vista espetacular sobre o oceano, o fiorde Skagfjordur e a ilha de Drangey.

A piscina em Hófsos é muitas vezes chamada "a piscina infinita", porque estando tão perto do mar, dá a impressão de que se está a nadar nele.

Hófsos é uma aldeia no norte da Islândia, perto de Saudarkrokur, com apenas 200 habitantes e muito para oferecer.

Pode fazer caminhadas ou acampar aqui, enquanto observa a grande variedade de aves que voam por cima. É um local de paisagens deslumbrantes que não deve ser perdido.

Como lá chegar

Pode chegar lá de carro a partir de Reiquiavique em 4 horas, ou apanhar o autocarro 57 para Sauðárkrókur e depois um táxi ou transfer para as piscinas a 27 km de Reiquiavique.

Mais informações sobre as piscinas

  • Taxa deentrada: Cerca de 100 EUR. Gratuito para crianças com menos de 6 anos. Descontos para crianças e grupos.
  • Dias e horários: verão, das 9h às 21h. inverno, das 7h às 13h e das 17h às 20h nos dias úteis e das 11h às 16h nos fins-de-semana.
  • Localização: Suðurbraut, 565 Hofsós, Islândia. A 326 km de Reiquiavique.

5. Termas de Pollurinn

Termas de Pollurinn| ©Bob berwyn
Termas de Pollurinn| ©Bob berwyn

A Islândia tem muito para oferecer aos seus turistas, incluindo banhos termais gratuitos. Pollurinn Hot Springs é um complexo de três pequenas piscinas com temperaturas que variam entre 36 e 40 graus Celsius.

Como os habitantes de Tálknafjörður, a aldeia onde estão localizadas, são conhecidos pela sua hospitalidade, pode usufruir delas sem ter de pagar nada.

As piscinas termais estão localizadas na rota dos Fiordes Ocidentais, um local menos turístico mas fascinante.

A vista panorâmica das piscinas termais é imperdível e, devido à pouca profundidade da água, pode apreciá-las sentado.

Pollurinn é um complexo pequeno e simples, gerido pelos habitantes locais, que oferecem estacionamento gratuito e balneários com chuveiros. As instalações são básicas mas suficientes. Tálknafjörður é uma das mais pequenas aldeias da Islândia e tem cerca de 300 habitantes.

Como chegar a Tálknafjörður

Pode chegar lá de carro, apanhando a estrada 61. Se não tiver carro, pode também combinar várias linhas de autocarro de Reiquiavique para Ísafjörður Edinborgarhús e, a partir daí, caminhar 1,2 km ou apanhar um táxi para as piscinas.

Mais informações sobre as piscinas

  • Taxa deentrada: Gratuita.
  • Localização: Pollurinn situa-se em Tálknafjörður, na estrada 617.

6. Rio Termal de Reykjadalur

Rio Termal de Reykjadalur| ©Angel
Rio Termal de Reykjadalur| ©Angel

Se quiser percorrer trilhos de paisagem vulcânica e nadar em fontes termais naturais, recomendo uma visita ao Rio Termal de Reykjadalur, cujo nome significa "vale de vapor" em islandês. É também conhecido como "o rio quente" porque a sua temperatura atinge os 40°C.

O rio Reykjadalur situa-se no sul da Islândia, a apenas 45 km de Reiquiavique.

O Vale de Reykjadalur é perfeito para explorar com a família, por isso, se estava a pensar o que ver e fazer com crianças em Reiquiavique, deve saber que elas vão adorar. Tanto o trilho para caminhadas como nadar no rio Reykjadalur serão uma experiência memorável.

Como chegar a Reykjadalur

Reykjadalur pode ser alcançada de carro pela autoestrada 1 em 45 minutos. Se não tiver carro, pode apanhar o autocarro 51 para Hveragerði e, a partir daí, caminhar 3,5 km ao longo de um trilho onde verá fontes termais e piscinas de lama.

Não há instalações no local, apenas algumas divisórias para que possa mudar de roupa antes de entrar no rio.

Para mais informações

  • Taxa deentrada: Gratuita.
  • Dias e horas: Aberto 24 horas por dia, todos os dias. É um espaço ao ar livre.
  • Localização: Reykjadalur, 816.

7. Piscina abandonada de Seljavallalaug

Piscina abandonada de Seljavallalaug| ©Szilas
Piscina abandonada de Seljavallalaug| ©Szilas

Esta piscina termal é uma das mais antigas, construída em 1929. É também conhecida como a Piscina Fantasma, uma vez que está efetivamente abandonada. E embora pareça um pouco estranho, é esse o seu atrativo.

As suas águas são renovadas pela chuva e pela neve, e atingem uma temperatura de 35°C no verão.

A piscina Seljavallalaug está localizada na costa sul da Islândia. No verão, é possível lá chegar sem problemas, mas se for no inverno, precisará de um 4x4 e de uma lanterna, porque escurece cedo. A temperatura da piscina no inverno é de 20° Celsius.

Como as paredes estão cobertas de algas verdes, é preciso nadar para evitar pisar o chão escorregadio. Além disso, deve saber que ninguém controla a salubridade das suas águas e que não tem qualquer segurança, uma vez que foi abandonada após a erupção do vulcão Eyjafjallajokull, que a cobriu de cinzas em 2010. No entanto, este facto não dissuade os visitantes - pelo contrário.

Como chegar a Seljavallalaug

Seljavallalaug pode ser alcançada de carro em duas horas a partir de Reiquiavique, ou apanhando um autocarro para Skógar e depois um táxi para Seljavallalaug.

Também é possível reservar excursões de Reiquiavique para a costa sul e aproveitar a oportunidade para ver outras atracções próximas, como o vulcão Eyjafjallajokull.

Note-se, no entanto, que nem todas as excursões à costa sul a partir de Reiquiavique incluem uma visita às piscinas.

Saiba mais sobre

  • Taxade entrada: Trata-se de uma piscina privada, mas a entrada é gratuita.
  • Dias e horas: Aberta todo o dia.
  • Localização: H98V+F3G Vik e Myrdalsjokull, 861
  • Recomendações: Não recomendado para crianças.

Reservar uma excursão à costa sul da Islândia

8. A piscina termal mais boreal: Krossnes

Em Krossnes| ©Nicola Abraham
Em Krossnes| ©Nicola Abraham

As fontes termais de Krossnes estão entre as mais visitadas da Islândia. Rodeadas de paisagens espectaculares, entre as montanhas e o mar, é possível relaxar nas águas a 35°C num instante. Algumas pessoas até relataram ter visto baleias enquanto estavam na piscina. Consegue imaginar?

A piscina geotérmica está localizada em Strandir, a norte do fiorde Norðurfjörður e perto do Círculo Polar Ártico.

Situa-se numa zona calma e quase desértica, a 5 horas de Reiquiavique. Pode visitar estas piscinas se estiver a percorrer os Fiordes Ocidentais. Se não tiver carro, pode apanhar um autocarro para Ísafjörður e reservar uma excursão a partir daí, ou reservar uma excursão de vários dias a partir de Reiquiavique.

Informações úteis

  • Taxa deentrada: Sem referência.
  • Dias e horários: 7h-11h, todos os dias da semana.
  • Localização: 524 Árneshreppur. A 330 km de Reiquiavique.
  • Recomendações: Viajar sempre com precaução, pois pode haver nevoeiro.

9. Visitar as termas de Grettislaug e Jarlslaug

Fontes termais de Grettislaug| ©Dayana
Fontes termais de Grettislaug| ©Dayana

Se se interessa por história, não perca as termas de Grettislaug e Jarlslaug em Sauðárkrókur.

Diz-se queforam criadas em honra da personagem da Saga de "Grettir, o Forte" e que a água da piscina adquiriu a sua temperatura quente depois de Grettir ter nadado 7,5 quilómetros desde a Ilha Drangey.

A piscina de Grettislaug foi destruída em 1934, mas o agricultor Juan Eiriksson reconstruiu-a em 1992. Construiu também a piscina quente de Jarlslaug, que é maior do que a piscina de Grettislaug, onde se pode mergulhar e apreciar a beleza dos fiordes. Esta piscina é conhecida como "a piscina do conde".

Como chegar a Sauðárkrókurur

Sauðárkrókur pode ser alcançado de carro em 3 horas através da estrada 1 e 74 em Blönduósbær. Também é possível chegar lá de autocarro, combinando diferentes linhas de Reiquiavique.

Mais informações sobre Sauðkárkrókur

  • Taxa deentrada: Cerca de 14 euros.
  • Dias e horários: das 8h às 22h, diariamente.
  • Localização: Reykir 551, 550 Sauðárkrókur. 4 horas de Reykjavik.

10. Desfrute de um fascinante banho natural em Hrunalaug

A aurora boreal e Hrunalaug| ©Adam Cohn
A aurora boreal e Hrunalaug| ©Adam Cohn

Na fonte termal de Hrunalaug pode tomar um banho natural relaxante gratuitamente, rodeado por uma paisagem de cortar a respiração. Atualmente, muitas pessoas vêm nadar nas suas águas, embora durante muito tempo tenha sido uma piscina termal secreta.

Situa-se a 5 minutos da estrada mais turística do sul da Islândia, o Círculo Dourado. Por isso, não a perca se planeia visitar o Círculo Dourado e a cratera vulcânica de Kerid. Atenção que nem todas as excursões incluem uma visita a Hrunalaug.

O único inconveniente é que, sendo tão pequena e famosa, tende a encher-se muito rapidamente. É por isso que recomendo que visite o local de manhã cedo para tirar partido do seu ambiente mágico. Não se esqueça de que com 10 pessoas já está cheio. Tem uma pequena cabana onde se pode trocar de roupa.

Como chegar a Hrunalaug

Hrunalaug pode ser alcançada de carro em 1 hora e meia pela estrada 1 e pela estrada 30. Também é possível apanhar autocarros combinados para Selfoss, Flúðir e Hrunalaug.

Informações úteis

  • Taxa deentrada: Gratuita, donativos são bem-vindos.
  • Dias e horários: das 8 às 21 horas.
  • Localização: Kaldbaksvegur, Hrunamannahreppur, 845, Fludir, Sundurland, Islândia. 1,5 horas de Reykjavik.

Reservar uma excursão ao Círculo Dourado e à Cratera Vulcânica de Kerid