O que fazer em Reykjavik no verão
Embora nem toda a gente pense na capital da Islândia quando pensa numa viagem à Islândia, a cidade tem muitas atracções para ver no verão.
Eu diria que o verão é a melhor altura do ano para visitar Reykjavík e a Islândia em geral, e isso porque é um país muito frio com Invernos muito rigorosos, por isso se há uma boa altura para ser turista por estas bandas, é o verão.
Deixo-vos com uma lista de coisas que gosto de ver e fazer em Reiquiavique e na Islândia durante esta altura do ano, desde festivais emocionantes a viagens de observação de baleias, e até uma das coisas mais simples mas mais divertidas de fazer - participar na "maior sopa de pão do mundo".
1. Fazer caminhadas nos trilhos de verão
Quando chega a época de verão, os habitantes de Reiquiavique e de toda a Islândia aproveitam o curto período de temperaturas amenas para visitar o maior número possível de locais e fazer actividades ao ar livre sempre que podem.
Uma das melhores formas de aproveitar o tempo quente é fazer caminhadas nos trilhos designados para o efeito. Durante o inverno, muitos dos trilhos em Reiquiavique e arredores estão fechados devido ao excesso de neve e gelo. No verão, estes locais abrem-se para oferecer aos habitantes locais e aos visitantes o acesso às zonas mais inóspitas e bonitas do país.
Na mesma linha das caminhadas, outra atividade semelhante que pode fazer no verão é inscrever-se numa excursão de autocarro por Reiquiavique ou mesmo fazer uma viagem de carro pelas terras altas.
Tal como os trilhos para caminhadas, as estradas de montanha congelam e ficam cobertas de neve. No verão, reabrem para receber os turistas.
2. Percorra a cidade de Reiquiavique a pé desde as primeiras horas da manhã
Como sabem, em Reiquiavique e em toda a Islândia, o verão é muito apreciado. É por isso que uma das actividades que recomendo especialmente no verão é passear pelas ruas da cidade durante todo o dia.
Reiquiavique não é demasiado grande nem demasiado povoada, por isso percorrer as ruas, ou a maior parte delas, num dia não será muito difícil.
Recomendo que faça uma das visitas guiadas a Reiquiavique para conhecer em pormenor a história desta cidade que já viveu da pesca e esconde um passado viking.
Se não quiser fazer uma visita guiada à cidade, também é uma opção levantar-se muito cedo de manhã e passear pelas ruas. Entre os destaques que recomendo que visite estão a igreja e o centro de concertos Harpa, entre outros edifícios interessantes.
3. Participar na maior sopa de pão do mundo
Embora não seja um termo literal, é uma das melhores atracções que pode desfrutar em Reiquiavique durante o verão. É a maior sopa de pão do mundo, que é o derretimento do Lago Tjornin no centro da capital da Islândia.
Patinar no gelo, jogar hóquei ou mesmo caminhar sobre ele podem ser algumas das coisas mais divertidas para fazer em Reiquiavique no inverno, mas quando chega o verão, uma grande diversidade de aves chega ao Lago Tjornin- diz-se que cerca de cem espécies diferentes podem habitar o lago.
Com temperaturas um pouco mais quentes do que o habitual, durante o verão estas aves fazem do lago a sua casa, e os habitantes da cidade afluem todos os dias ao local para as alimentar, especialmente com pão, daí o termo que se tornou familiar. É uma atividade especialmente ideal se for um amante da natureza e das aves em particular.
4. Desfrute de música sem limites no Festival Innipúkinn
Se há uma coisa que os habitantes locais gostam de fazer quando chega o verão, é desfrutar de boa música, razão pela qual o Festival Innipúkinn é um dos mais recomendados para esta época.
É um festival de três dias de música sem parar, onde turistas e habitantes locais têm a oportunidade de aquecer o corpo cantando , d ançando e desfrutando de concertos na cidade de Reiquiavique.
Este festival tem lugar no primeiro fim de semana de agosto e é uma experiência que recomendo vivenciar na sua viagem à cidade durante o verão. É um festival especialmente para aqueles que preferem ficar em casa em vez de irem para o campo para outras festas tradicionais.
Detalhes interessantes
- Preço: Os bilhetes para este festival estão normalmente disponíveis na bilheteira no dia da visita. Tem a opção de comprar um passe de três dias ou um passe de um dia. Os preços podem ser consultados à entrada do evento.
- Como chegar lá: O festival tem lugar no centro da cidade durante três noites no primeiro fim de semana de agosto.
- Tempo: Dura toda a noite, aproveitando a luz do sol que nunca se põe completamente durante o verão.
5. Fazer uma viagem à Falha de Silfra a partir de Reiquiavique
Apesar da sua abundância de festivais, Reiquiavique continua a ser uma capital despretensiosa em comparação com as suas congéneres europeias, e é por isso que não deve desperdiçar o seu tempo de verão na Islândia ficando apenas na capital.
Há muitas excursões e escapadelas de Reiquiavique que pode fazer para aproveitar ao máximo o verão neste local deslumbrante, e uma delas é fazer uma visita guiada de Reiquiavique à falha de Silfra.
Este é um dos locais mais impressionantes do mundo e a experiência de lá estar é indescritível. É também um Património Mundial, pois é o único local visível acima do nível do mar onde se pode ver a placa divisória entre os continentes europeu e americano.
A melhor altura para visitar este lugar é definitivamente no verão, quando se pode aproveitar ao máximo as experiências de snorkelling em Reiquiavique, porque se pode ver facilmente a vida marinha que abunda aqui, bem como explorar as três secções em que a placa está dividida. Ficará especialmente impressionado com a transparência da água.
Detalhes interessantes
- Preço: Pode reservar esta experiência com snorkelling incluído, a um preço aproximado de 165 euros por pessoa.
- Duração: Tem uma duração aproximada de 5 horas e meia, lembrando que durante o verão os dias são consideravelmente mais longos na Islândia.
- Meios de transporte: A excursão inclui o transporte do hotel até ao local onde embarcará no barco e o regresso. Em terra, o transporte é uma minivan para poucas pessoas e equipada com ar condicionado. Uma vez no barco, o barco leva-o até ao local de mergulho.
- Vantagens desta aventura: É uma experiência incrível ver a fissura que liga os dois continentes da terra. A atividade é adequada para crianças a partir dos 12 anos. Será acompanhado por um guia que lhe explicará tudo o que precisa de saber sobre o mar. A experiência é totalmente personalizada, uma vez que é permitido um máximo de seis pessoas por grupo.
- Desvantagens desta experiência: É necessário saber nadar para aproveitar o momento. Os participantes devem estar em excelentes condições físicas para realizar a atividade. É necessário trazer uma merenda e uma muda de roupa quente para depois do mergulho. Esta experiência não é recomendada a mulheres grávidas ou a pessoas que sofram de alguma condição física especial, como problemas cardíacos e afins.
6. Embarque num cruzeiro de observação de baleias ao sol da meia-noite
Se há uma coisa que se pode fazer em Reiquiavique e na Islândia em geral durante todo o verão, é observar baleias, espécies que só se podem ver nesta altura do ano.
A observação de baleias é definitivamente um dos melhores passeios de barco e cruzeiro na Islândia e uma das experiências mais agradáveis durante a tua estadia na cidade.
Para participar nesta atividade, recomendo que reserve uma das excursões de observação de baleias em Reiquiavique. As baleias vêm à Islândia durante a época de verão para se alimentarem, pelo que é uma óptima altura para as ver de perto.
Há excursões que partem de Reiquiavique para o mar alto para lhe mostrar este fenómeno natural a meio da noite. O mais interessante de fazer esta excursão é que o sol nunca se põe totalmente, por isso, durante a excursão à meia-noite em mar aberto, poderá ver o sol no horizonte.
Detalhes interessantes
- Preço: Esta aventura islandesa à meia-noite pode custar cerca de 85 euros por pessoa.
- Duração: Necessitará de cerca de 3 horas para efetuar a viagem até ao mar alto.
- Distância de Reykjavík: O ponto de partida situa-se na cidade de Reykjavík, daí até ao local de observação de baleias depende da distância que o barco percorre ao largo.
- Vantagens desta aventura: É uma boa atividade para fazer em casal e para estar com poucas pessoas. Pode assistir a material multimédia sobre a vida marinha da Islândia enquanto navega do porto de Reiquiavique para a zona de observação de baleias. Podem ser levados carrinhos de bebé e é também acessível a cadeiras de rodas. As calças de inverno estão disponíveis mediante pedido.
- Desvantagens desta experiência: Embora seja verão, as temperaturas na Islândia são muito baixas, pelo que é necessário usar roupas muito quentes para poder participar nesta excursão de verão, porque as noites são normalmente ainda mais frias.
7. Assistir ao Festival do Solstício de verão ou do Sol da Meia-Noite
Os islandeses gostam tanto da chegada do verão que têm o seu próprio festival para celebrar o evento: a celebração do Solstício de verão é um evento que ocorre todos os anos no primeiro dia do verão.
Embora seja um evento celebrado em toda a Islândia, com pessoas das aldeias mais remotas a saírem à rua para inundar o ambiente com música e festividades, o verdadeiro festival de verão tem lugar na capital, Reiquiavique.
A cidade enche-se de música durante o grande festival, que reúne artistas islandeses e , por vezes, artistas de outras partes do mundo, que vêm celebrar o início da época estival com os habitantes locais.
O mais interessante desta celebração é o facto de começar quando o sol da meia-noite se põe, ou seja, quando o sol se põe numa posição em que consegue encher todo o país de luz às 00:00 horas. Isto marca o início do verão.
Pormenores interessantes
- Preço: Gratuito.
- Como chegar lá: O maior festival tem lugar no centro da capital.
- Época: Celebra-se no primeiro dia do verão, que ocorre normalmente na terceira semana de junho.
8. Festa do Dia do Comerciante
Para além da celebração do solstício de verão, há uma tradição que não pode perder se for a Reiquiavique e que é a celebração do Dia do Comerciante. Esta é talvez uma das celebrações mais famosas em Reiquiavique e na Islândia como um todo, embora ao longo do tempo tenha passado para segundo plano entre os habitantes locais.
Quer a sua popularidade esteja a aumentar ou a diminuir, é uma experiência que recomendo vivenciar na Islândia durante o verão. Trata-se de uma excursão colectiva ao campo, perto da capital do país, para celebrar a chegada do solstício de verão e o facto de os dias serem agora mais longos do que o habitual. Os habitantes locais reúnem-se aqui para aproveitar o sol e a chegada do verão.
Detalhes interessantes
- Preço: Gratuito.
- Como chegar lá: A partir de Reiquiavique, conduzir pelas estradas de verão até aos campos.
- Horário: Não há horário para esta celebração, pode ir para os campos perto da capital e acampar. No entanto, a festa realiza-se na primeira segunda-feira de agosto.
9. Ir comer peixe no dia do peixe grande
Sendo uma ilha, a Islândia tem uma cultura piscatória profundamente enraizada e as suas tradições assentam na pesca. É por isso que uma das mais importantes celebrações de verão em Reiquiavique é a que presta homenagem ao peixe e à forma como este conseguiu estar presente em todos os aspectos da cultura islandesa.
Durante este dia do peixe, os habitantes locais e os visitantes reúnem-se na cidade para cozinhar marisco e outros produtos do mar e preparar pratos tradicionais islandeses.
Estes pratos são oferecidos gratuitamente ao público e o dia é animado por música ao vivo e fogo de artifício. É definitivamente uma atividade de verão que eu incluiria entre as melhores excursões gastronómicas em Reiquiavique e arredores.
Detalhes de interesse
- Preço: Gratuito.
- Como chegar lá: Se quiser fazer uma viagem longa mas agradável, apanhe uma rota ao longo de uma das estradas de verão até à cidade de Akureyri. Se quiser chegar mais depressa a Akureyri, a melhor opção é apanhar um avião. Pode ir de autocarro, mas demorará cerca de seis horas a lá chegar.
- Horário de funcionamento: O buffet gratuito "tudo o que puder comer" funciona das 11:00 às 17:00.
10. Saiba mais sobre os islandeses durante a noite cultural
Embora não seja uma tradição de verão, é um espetáculo que tem lugar durante esta época do ano. Especificamente, 18 de agosto é a data escolhida para celebrar a cultura islandesa.
É semelhante às celebrações realizadas noutros países para comemorar o dia da independência nacional. No caso da capital da Islândia, trata-se da comemoração da proclamação de Reiquiavique como município.
É fácil apanhar a atmosfera festiva nas ruas durante a noite cultural da Islândia, que é celebrada não só em Reiquiavique, mas também nas cidades vizinhas.
Os museus e galerias de arte da capital ficam abertos até às primeiras horas da manhã e um dos eventos mais importantes é a Maratona de Reiquiavique, que atrai mais de 3500 participantes por ano.
Eis como são as temperaturas no verão em Reiquiavique
Apesar de ser verão, a verdade é que Reiquiavique, e a Islândia em geral, é um local muito frio durante todo o ano, e isto deve-se ao facto de ser um país muito setentrional, pelo que as temperaturas tendem a descer muito em determinadas alturas do ano.
As temperaturas de verão, no entanto, raramente ultrapassam os 14ºC durante o dia, enquanto a noite se mantém mais fresca, apesar de o sol não se pôr completamente. É evidente que, com estas temperaturas, os habitantes locais aproveitam o tempo de verão para se divertirem ao ar livre.
Números de turistas no verão em Reiquiavique
Como se pode imaginar, as temperaturas mais elevadas, o degelo estival e a atividade cultural que envolve esta cidade e todo o país durante o verão são desculpas suficientes para que Reiquiavique se encha de turistas de todo o mundo.
Uma dica muito importante é que, dia após dia, quando acordar para descobrir novos destinos, deixe a preguiça de lado e faça-o ainda mais cedo, com a intenção de chegar cedo às atracções que quer visitar e evitar longas filas em todo o lado.
Estes são os preços médios de verão em Reiquiavique
Época alta é igual a preços altos, e isso não é diferente em Reiquiavique. Se até agora ficou convencido de que o verão é provavelmente a melhor altura para visitar Reiquiavique, deve saber que uma das desvantagens de visitar durante esta época do ano é o elevado custo das excursões, hotéis, restaurantes e outros serviços turísticos.
Uma boa maneira de poupar dinheiro e conseguir melhores preços para visitar Reiquiavique no verão é fazer reservas para hotéis, restaurantes e excursões com bastante antecedência em relação à data em que planeia a sua viagem, para que possa garantir o seu lugar nas excursões que quer fazer, nos hotéis em que quer ficar e nos restaurantes que quer visitar.
Eis o que deve levar na mala para a sua viagem de verão a Reiquiavique
Como sabe, Reiquiavique e a Islândia como um todo é um país que fica suficientemente a norte para ter temperaturas frias durante todo o ano. Por isso, neste país, o verão não é sinónimo de óculos de sol, fatos de banho e protetor solar.
Recomendo que leve muitas roupas quentes, calças térmicas para ajudar a manter as pernas quentes, meias grossas, sapatos fechados, casacos de inverno, entre outras coisas que o podem ajudar a manter uma temperatura corporal quente durante um clima tão hostil.