Florença em 2 dias: tudo o que precisas de saber

Se vai passar dois dias na cidade toscana, tem de estar preparado para dois dias de maratona. Mas eles serão inesquecíveis. Tome nota de como se pode organizar para tirar o máximo partido deles.

María Cano

María Cano

leitura de 12 minutos

Florença em 2 dias: tudo o que precisas de saber

Piazza Duomo Catedral | ©Kai Pilger

Florença tem muitos palácios para ver, museus para visitar, igrejas para entrar e sítios para descobrir. Se fores durante dois dias, será uma viagem expressa e muito apertada, mas poderás entrar no essencial e visitar os recantos mais bonitos da cidade. Aqui fica uma sugestão de itinerário para cada um dos dias. Acompanha-me?

E se quiser complementar estes planos com outras propostas, leia o post O que ver e fazer em Florença.

Dia 1: Duomo, Galeria da Accademia e Santa Croce

Entrada para a Galleria dell'Accademia| ©Mongolo1984
Entrada para a Galleria dell'Accademia| ©Mongolo1984

No primeiro dia da sua viagem, recomendo que veja a área em torno da Piazza del Duomo com a Catedral de Santa Maria del Fiore, a Cúpula de Brunelleschi, o Batistério... Continue pela área de San Lorenzo e Santissima Annunziata. E, claro, entre na Galleria dell'Accademia e em Santa Croce. Aproveite também a hora do almoço para saborear uma pizza taglio e o lanche da tarde para experimentar um delicioso gelato.

Comece a sua manhã na Piazza del Duomo

Se vai ficar dois dias em Florença, recomendo que comece o seu passeio logo pela manhã na Piazza del Duomo. É uma visita essencial e, ao mesmo tempo, é a área onde se concentra a maioria dos turistas. Por esta razão, é aconselhável fazer dela a primeira paragem do seu itinerário. Qualificada como um museu ao ar livre, na Piazza del Duomo pode visitar a Catedral de Florença, a Cúpula de Brunelleschi, o Campanário de Giotto, o Battistero di San Giovanni, a Cripta de Santa Reparata, o Museo dell'Opera del Duomo e a Loggia del Bigallo. Portanto, prepare-se para passar uma grande parte da manhã, porque há uma grande variedade de coisas para fazer na Piazza del Duomo.

Fazer uma visita à Catedral de Santa Maria del Fiore

Depois de passar alguns minutos a apreciar a beleza da Piazza del Duomo, não hesite em entrar na Catedral de Santa Maria del Fiore. Concebida pelo arquiteto Arnolfo di Cambio no início do século XV, a sua fachada de mármore branco e verde é verdadeiramente deslumbrante. Assim que entrar, verá o túmulo de Filippo Brunelleschi, o arquiteto da cúpula.

O Duomo tem o título de terceira maior catedral da Europa, depois da de São Pedro (Roma) e da de São Paulo (Londres). Não hesite em comprar os seus bilhetes para o Duomo de Florença com antecedência para evitar perder tempo desnecessário nas filas. Recordo-vos que têm muito para ver na Catedral de Florença e que cada minuto é ouro.

Reservar a visita ao Duomo de Florença

Deslumbre-se com a Cúpula de Brunelleschi

Decoração interior da cúpula do Duomo| ©John W. Schulze
Decoração interior da cúpula do Duomo| ©John W. Schulze

Outro ponto obrigatório na sua visita ao Duomo é subir à Cúpula de Brunelleschi, uma das obras mais impressionantes do Renascimento italiano. Com 46 metros de diâmetro e 114 metros de altura, a cúpula do Duomo foi um desafio de engenharia. A sua decoração interior é obra de Giorgio Vasari e Federico Zuccari e representa uma série de cenas do Juízo Final. Na subida, não hesite em dar uma olhadela ao pavimento da igreja, que o vai surpreender. Os 463 degraus têm um último troço ligeiramente estreito, porque a subida tem lugar entre as duas cúpulas, a interior e a exterior, mas vale a pena, pois é um dos melhores miradouros de Florença.

Contemplar as portas do Batistério.

O Battistero di San Giovanni é o edifício mais antigo da Piazza del Duomo. Projetado por Lorenzo Ghiberti, caracteriza-se pela sua planta octogonal. Situa-se em frente ao Duomo de Florença e é o local onde tradicionalmente se celebravam os baptismos. Tal como Santa Maria del Fiore, a sua fachada é decorada com mármore branco e verde.

Destacam-se as suas três portas:

  • A porta sul: da autoria de Andrea Pisano, representa várias cenas da vida de São João Batista, as quatro virtudes teologais e as quatro virtudes cardeais.
  • Aporta norte: de Lorenzo Ghiberti, está decorada com cenas da vida de Jesus e dos quatro evangelistas.
  • A Porta do Paraíso: É a mais popular de todas e tem 10 painéis de bronze que representam cenas do Antigo Testamento. Recomendo que passe por cada uma das cenas e que tire uma fotografia em frente a elas. É uma verdadeira maravilha.

A entrada custa 5 euros para adultos e 3 euros para crianças dos 7 aos 14 anos.

Reservar a visita guiada ao Batistério e à Cúpula de Brunelleschi

Tirar uma selfie junto ao Campanário de Giotto

No Duomo, além de escalar a Cúpula de Brunelleschi, você tem a possibilidade de escalar o Campanário de Giotto. Esta obra data de 1359 e foi iniciada por Giotto e terminada por Andrea Pisano.

Em princípio, não recomendo subir ao Campanile, especialmente se estiver em Florença apenas por dois dias, uma vez que terá de subir mais de 400 degraus e terá uma vista semelhante à da cúpula.

Passear na Piazza della Repubblica

Na sua viagem a Florença, não pode perder a Piazza della Repubblica, que é imponente para o seu tamanho. Tem sido um ponto focal da cidade desde a época romana. Atualmente, é uma zona de topo com cafés elegantes e lojas de marcas de topo como Louis Vuitton, Dior e Dolce & Gabbana.

Mergulhar nos arredores de Santa Maria Novella

Um ponto obrigatório na sua viagem a Florença é visitar a área em torno da Piazza Santa Maria Nouvella, onde se encontra a Basílica de Santa Maria Novella, com as suas características góticas e renascentistas. Não perca também a Farmácia Santa Maria Novella, na Via della Scala, que vende remédios e perfumes feitos com fórmulas tradicionais. Uma viagem no tempo.

Reservar bilhetes para a Basílica de Santa Maria Novella

Visitar a Basílica de San Lorenzo

Basílica de San Lorenzo| ©Sailko
Basílica de San Lorenzo| ©Sailko

E depois de ver o Duomo, não hesite em dirigir-se ao que foi a primeira catedral da cidade de Florença durante três séculos, a Basílica de San Lorenzo. O templo atual foi construído sobre o original em meados do século XV e foi concebido por Filippo Brunelleschi. Destaca-se a sua grande fachada de pedra, bem como a Capela dos Médicis, onde repousam os restos mortais de alguns dos membros proeminentes da família. O horário de visita é de segunda a sábado das 10 às 17 horas e domingo das 13:30 às 17:30 horas. A taxa de entrada é de cerca de 7 euros.

Reservar uma visita guiada ao Renascimento e aos Médicis

Fazer compras no Mercado de San Lorenzo

O Mercado de San Lorenzo é um dos mercados mais populares da cidade de Florença. Além das bancas de comida interior, centenas de bancas ao ar livre alinham-se nas ruas circundantes vendendo tudo, desde roupas, artigos de couro, artesanato... É uma área movimentada e é um lugar maravilhoso para passear e absorver a atmosfera e a azáfama deste lugar onde turistas e locais se misturam.

Visitar os arredores de Santissima Annunziata

A Piazza Santissima Annunziata é uma bela praça com arcadas onde, para além da igreja com o mesmo nome, se encontra também o Museu Arqueológico Nacional e o Hospital dos Inocentes. No centro da praça encontra-se uma estátua de Fernando I.

Na sua visita de dois dias, não hesite em entrar na Basílica de Santissima Annunziata. A entrada é gratuita e é uma das mais belas da cidade de Florença. O seu interior, em estilo barroco, destaca-se pelos seus tons dourados e pela marca de artistas como Andrea del Sarto, Michelozzo, Andrea del Castagno e Leon Battista Alberti. O horário de funcionamento é das 7h30 às 12h30 e das 16h às 18h30.

E depois da visita à Santissima Annunziata, e antes de começar o próximo plano do dia, a visita à Galleria dell'Accademia, recomendo uma paragem rápida para almoçar. Pode optar por uma pizza taglio numa das várias pizzarias do centro.

Contemplar o David de Miguel Ângelo na Galleria dell'Accademia

O David de Miguel Ângelo na Galeria da Academia| ©Elias Rovielo
O David de Miguel Ângelo na Galeria da Academia| ©Elias Rovielo

Juntamente com os Uffizi, a Galleria dell'Accademia é o museu florentino que atrai mais turistas. Alberga a obra por excelência de Miguel Ângelo, o "David", bem como outras esculturas do artista, como "San Matteo" e a "Paletina". A Academia também alberga obras de artistas de renome como Botticelli, Andrea Orcagna e Fra Filippo Lippi, bem como uma exposição de instrumentos musicais de diferentes períodos. A entrada na Galeria da Accademia custa a partir de 12 euros para adultos e 2 euros para jovens entre os 18 e os 25 anos. Em relação ao horário de funcionamento, a Galeria Accademia está aberta de terça a domingo, das 9h às 18h45min.

Reservar uma visita guiada à Galeria da Academia

Deixe-se deslumbrar pela maior igreja franciscana do mundo, Santa Croce.

E depois da Galeria da Academia, não hesite em terminar o seu itinerário do primeiro dia com uma visita à Igreja de Santa Croce. Um templo que se destaca pelo seu tamanho, sendo o maior de Florença depois da Catedral, com um comprimento de 115 metros e uma largura de 38 metros. Destacam-se as suas pinturas, esculturas e frescos de grande valor artístico, incluindo obras de Brunelleschi, Donatello e Giotto. O panteão é muito popular, com quase 300 túmulos de personalidades como Maquiavel, Galileu Galiei, Miguel Ângelo e Lorenzo Ghiberti.

O horário de abertura de Santa Croce é às segundas, quartas, quintas e sábados das 9h30 às 17h30 e aos domingos e feriados das 13h00 às 17h30. A taxa de entrada é de aproximadamente 8 euros.

Saborear um delicioso gelado em La Carraia

No final da sua visita a Santa Croce, dirija-se à Gelateria La Carraia, que está localizada muito perto da igreja, na Via dei Benci, a pouco mais de cinco minutos a pé. Aqui pode desfrutar de alguns dos melhores gelados de Florença. Têm uma grande variedade de sabores para escolher e os preços são muito baratos.

La Carraia está aberta todos os dias da semana, das 11h à meia-noite, e tem outro estabelecimento junto à Ponte Carraia, na Piazza Nazario Sauro. A minha recomendação: vá todos os dias que estiver em Florença.

2. Dia Um dia de sonho: Galeria Uffizi, Palazzo Vecchio, Palazzo Pitti e Piazzale Michelangelo.

Palazzo Vecchio| ©Hannes Hiller
Palazzo Vecchio| ©Hannes Hiller

No segundo dia, tem de visitar a Galeria Uffizi, a Ponte Vecchio, o Palazzo Vecchio e o Palácio Pitti. Não deixe também de explorar os Jardins de Boboli, apreciar a vista da Piazzale Michelangelo e descobrir San Miniato al Monte.

Dica de viajante

Se for a Florença por dois dias, terá de se preparar para dois dias intensos. No entanto, serão inesquecíveis e terás a oportunidade de descobrir uma das mais belas cidades do mundo.

Começar a manhã na Piazza della Signoria

O roteiro do segundo dia pela cidade de Florença começa na Piazza della Signoria, que fica entre o Rio Arno e a Piazza del Duomo. É um dos locais mais bonitos da cidade e recomendo que, assim que chegar, se sente junto à Loggia della Signoria, uma galeria com pórticos, e deixe o seu olhar vaguear por todos e cada um dos belos recantos da praça, bem como pelas suas esculturas. Um dos elementos mais característicos da praça é a Fonte de Neptuno, do século XVI.

Um pormenor histórico: a Plaza de la Señoría era a sede do poder civil e o lugar onde se realizavam as execuções públicas. De facto, mesmo em frente à Fonte de Neptuno existe uma placa comemorativa da condenação de Girolamo Savonarola, que foi enforcado e queimado por heresia.

Visitar o Palazzo Vecchio

O edifício mais importante da Piazza della Signoria é o Palazzo Vecchio, projetado pelo arquiteto Arnolfo di Cambio no início do século XIV. No seu interior podem encontrar-se obras de vários artistas, como Domenico Ghirlandaio, Bronzino e Giorgio Vasari. A sala mais popular do palácio é a Sala dei Cinquecento.

Está aberta todos os dias da semana das 9 às 19 horas, exceto às quintas-feiras em que o horário de abertura é reduzido das 9 às 14 horas.

Reservar uma visita aos Jardins de Boboli e ao Palácio Pitti

Visita à Galeria Uffizi

No interior da Galeria Uffizi| ©DO Travel
No interior da Galeria Uffizi| ©DO Travel

Depois de visitar o Palazzo Vecchio, é hora de visitar a Galeria Uffizi, o museu mais visitado de Florença, ao lado da Galleria dell'Accademia, e uma visita obrigatória na sua viagem a Florença. A visita tem uma duração estimada de três a quatro horas. Se quiser acelerar a visita, não hesite em consultar as melhores obras da Galeria Uffizi antes da sua visita. A "primavera" e o "Nascimento de Vénus" de Botticelli, a "Madona do pintassilgo" de Rafael, o "Tondo Doni" de Miguel Ângelo, a "Madona e o Menino com dois Anjos" de Filippo Lippi, "La Maestà di Ognissanti" de Giotto... são algumas das pinturas mais famosas da galeria.

Os bilhetes para a Galeria Uffizi custam a partir de 12 euros e podem ser comprados com antecedência. O horário de abertura é de terça-feira a domingo, das 8h15 às 18h30.

Comprar bilhetes para a Galeria Uffizi

Fazer uma pausa para o almoço junto ao Mercato Nuovo

Uma vez terminada a visita à Galeria Uffizi, não hesite em ir tocar no nariz do porcellino no Mercato Nuovo. Desta forma, terás a certeza de regressar à cidade de Florença e terás boa sorte. E depois de ver este símbolo da cidade, não hesite em passear pelas diferentes bancas do Mercado Novo, comprar alguns petiscos e, claro, fazer uma pausa para almoçar nos arredores. Mas não se esqueça de o fazer rapidamente, porque o tempo está a esgotar-se e ainda há um longo caminho a percorrer.

Passeio pela Ponte Vecchio

A próxima paragem do passeio é a Ponte Vecchio, um dos pontos turísticos mais bonitos de Florença. Esta ponte suspensa de pedra data de meados do século XIV e é a mais antiga da Europa. É notável pelas suas casas e lojas suspensas, atualmente ocupadas por joalheiros e ourives, mas onde antigamente se concentravam os talhos. Uma curiosidade: sobreviveu à Segunda Guerra Mundial e diz-se que foi porque Hitler pediu expressamente que fosse respeitada.

Explorar o Palácio Pitti

Do outro lado da Ponte Vecchio, a sul do rio Arno, encontra-se o Palácio Pitti, que se destaca pela sua dimensão e estilo renascentista. Abriga uma série de museus: a Galeria Palatina, a Galeria de Arte Moderna, o Museu da Prata, o Museu do Traje e o Museu da Porcelana e, ao longo da história, foi a residência de famílias como as famílias Pitti e Medici, que tiveram grande influência na cidade.

Os bilhetes custam a partir de 10 euros e o horário de abertura é de terça a domingo, das 8h15 às 18h30.

Descobrir os Jardins de Boboli

Jardins de Boboli| ©Andrey O!
Jardins de Boboli| ©Andrey O!

Dentro do Palácio Pitti é possível fugir da agitação de Florença nos Jardins de Boboli, um refúgio de paz onde se pode perder e descobrir as várias estátuas, fontes, grutas e até parar para um lanche.

Ocupam uma área de 4,5 quilómetros quadrados e estão abertos todos os dias da semana a partir das 8h15. O horário de fecho é entre as 16h30 e as 19h00, dependendo da época do ano em que se visita e a entrada custa a partir de 6 euros para adultos.

Marcar uma visita aos Jardins de Boboli e ao Palazzo Pitti

Desfrute das melhores vistas da cidade a partir da Piazzale Michelangelo

Depois de ter explorado os Jardins de Boboli, dirija-se à Piazzale Michelangelo para obter as melhores vistas de Florença a sul do rio Arno. Para lá chegar, pode apanhar o autocarro. As linhas de autocarro que vão até ao miradouro são a 12 e a 13.

Deslumbrar-se com San Miniato al Monte

Se estiver na Piazzale Michelangelo, não perca a Basílica de San Miniato al Monte, um dos meus lugares favoritos em Florença. Esta igreja de estilo românico é uma verdadeira maravilha. Além disso, se tiveres a sorte de a visitar durante um concerto de órgão, viverás um momento inesquecível.

Recomendações para visitar Florença em dois dias

Tirar fotografias de Florença| ©Jackie Jabson
Tirar fotografias de Florença| ©Jackie Jabson

Se só vai passar dois dias na cidade de Florença, terá de seguir um itinerário muito apertado. A cidade tem muito para oferecer.

  • É aconselhável usar sapatos confortáveis, pois vai passar muitas horas a pé e os dias serão intensos.
  • É essencial que leve a sua máquina fotográfica para captar a beleza da cidade.
  • Desfrute de um gelato sempre que puder e faça um ranking de sabores.
  • Dois dias não são suficientes para ver Florença, pelo que os dois dias serão muito intensos. Por esta razão, recomendo que não se sente para comer num restaurante à hora do almoço. Faça um almoço rápido para não perder tempo e desfrute de um jantar mais descontraído.