12 coisas para ver e fazer em Florença em setembro

setembro é um dos melhores meses para viajar para Florença e desfrutar da sua incomparável riqueza artística. Além disso, a cidade oferece uma série de actividades que farão da sua visita uma experiência ainda mais inesquecível.

Joaquín Montaño

Joaquín Montaño

leitura de 9 minutos

12 coisas para ver e fazer em Florença em setembro

Vista nocturna de Florença | ©Magic K

Se está a pesquisar o que ver e fazer em Florença em setembro, aconselho-o a não se concentrar apenas nas muitas atracções artísticas que o berço do Renascimento italiano tem para oferecer. Certamente, estas não podem ser ignoradas, mas a cidade também acolhe uma série de eventos culturais e festivos que podem tornar a sua estadia mais divertida.

Embora ainda seja considerada época alta, Florença começa a recuperar um pouco de calma a partir de setembro. A descida das temperaturas é acompanhada pelo regresso dos florentinos das suas férias e por uma diminuição do número de turistas, embora estes continuem a ser muito numerosos. Estas razões fazem deste mês um dos melhores para visitar a cidade toscana.

1. Participe na Festa della Rificolona, uma das preferidas dos florentinos

Festa della Rificolona| ©Char
Festa della Rificolona| ©Char

Se tiver a sorte de estar em Florença na noite de 7 de setembro, poderá participar numa das festas mais queridas entre os florentinos: a Festa della Rificolona. Embora haja eventos por toda a cidade, o local mais animado é a Piazza Santissima Annunziata, onde é montada uma grande feira com barracas de comida, artistas de rua e músicos.

Na noite de 7 de setembro, os florentinos reúnem-se na margem do rio com as suas lanternas de papel e fazem uma procissão até à praça. Aí, à noite, a Rificolona é benzida e é atribuído um prémio à lanterna mais bonita. Por fim, as lanternas são disparadas com zarabatanas até arderem. Para além destas actividades, a festa inclui um desfile de barcos no Arno, a 6 de setembro.

Subir ao terraço da catedral

Pode pensar que já viu tudo o que a Catedral de Florença tem para oferecer, mas se estiver na cidade a 8 de setembro, poderá descobrir um canto da catedral que normalmente está fechado. Por ocasião do festival, nesse dia é permitido entrar no terraço da catedral, de onde se tem as melhores vistas da cidade.

Compre os seus bilhetes para a catedral com acesso aos terraços

2. Desfrutar do Festival do Gelato (com moderação)

Gelato| ©JÉSHOOTS
Gelato| ©JÉSHOOTS

Se acabou de visitar as melhores pinturas da Galeria Uffizi e lhe apetece comer um dos fantásticos gelados italianos que existem em Florença, há um plano que vai adorar: ir até à Piazzale Michelangelo e deliciar-se com o Festival do Gelato.

Este festival, normalmente realizado em meados de setembro, mas sem data fixa, é uma verdadeira tentação para todos os que o visitam. O evento reúne os melhores gelados de cada região italiana, bem como alguns fabricantes de outros países europeus. Nas bancas, será possível provar os gelados expostos e ajudar a decidir quem ganha o primeiro prémio entre todos.

Enquanto estiveres lá, não percas as vistas da cidade

Se decidiu participar no festival, não se limitará a saborear os gelados. A Piazzale Michelangelo é considerada um dos melhores miradouros de Florença, pois está situada numa colina de onde se pode ver a cidade na perfeição. Uma réplica em bronze do David de Miguel Ângelo pode ser vista na própria praça.

Embora se possa ir a pé a partir da margem sul do rio Arno, a praça também pode ser alcançada pelas linhas de autocarro 12 e 13.

Reservar uma aula de culinária de pizza e gelato

3. Celebrar a vindima com o Carro Matto

Carro Matto em Florença| ©Sailko
Carro Matto em Florença| ©Sailko

Há vários passeios gastronómicos disponíveis em Florença onde, para além da comida, também se aprende algo sobre o vinho da região. Quem estiver na cidade no último sábado de setembro, assistirá também a uma tradição relacionada com este vinho que mostra a sua importância na vida dos toscanos: o Carro Matto.

Este evento celebra a chegada do primeiro vinho da época. Neste dia, uma carroça puxada por dois bois brancos e carregada com mais de 2000 jarros cheios de vinho percorre a cidade até chegar à Piazza della Signoria.

A carroça, que parte da Piazza del Duomo de Chianti Rufina, é acompanhada por numerosas pessoas vestidas com trajes históricos, bem como por lançadores de bandeiras e um canhão. A tradição foi estabelecida quando as garrafas vazias fabricadas em Florença eram enviadas para as vinhas e devolvidas cheias após a vindima. À chegada à igreja de San Carlo, o vinho é abençoado e depois provado pelas autoridades da cidade.

Reservar uma prova de vinhos em Florença

4. Ver as vistas num passeio de balão de ar quente sobre a Toscânia

Passeio de balão| ©Clayton Shonkwiler
Passeio de balão| ©Clayton Shonkwiler

Uma experiência que nunca esquecerá é esta excursão que lhe propomos. Reservar um passeio de balão sobre a Toscana dar-lhe-á uma perspetiva completamente diferente e vistas panorâmicas de cortar a respiração sobre a região. Durante cerca de 1 hora, desfrutará de um passeio a mais de 600 metros de altura.

Na aterragem, terá também uma taça de champanhe para brindar a esta experiência única. Tudo o que tem a fazer é relaxar e apreciar as vistas deslumbrantes da paisagem italiana, porque uma tripulação totalmente equipada irá acompanhá-lo em todos os momentos e terá uma mini-instrução de segurança para aplicar durante o voo. Está pronto para isso?

Reserve um passeio de balão de ar quente sobre a Toscana

5. Visitar 'Cinque Terre' a partir de Florença

Cinque Terre| ©Clayton Shonkwiler
Cinque Terre| ©Clayton Shonkwiler

Reservar uma excursão a Cinque Terre a partir de Florença pode ser uma ideia muito boa se vai passar vários dias na cidade e quer aproveitar a oportunidade para visitar a área circundante. Cinque Terre, ou por outras palavras, Cinque Terre, é uma das áreas mais bonitas do Mediterrâneo que combina cinco aldeias: Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore.

As suas ruas estreitas, casas coloridas e encostas íngremes farão com que se apaixone por um grupo de pitorescas aldeias piscatórias que são consideradas Património Mundial pela Unesco e estão localizadas a apenas 200 km de Florença.

Desfrutará de todos os pormenores destas aldeias piscatórias acompanhado por um guia turístico e, além disso, para visitar uma delas, Monterosso, com as suas amplas praias de areia branca e águas cristalinas, pode optar por experimentar uma travessia do mar de quarenta e cinco minutos para lá chegar.

Reserve a sua excursão a 'Cinque Terre' a partir de Florença

6. Descobrir o vinho toscano

Degustação de vinho branco| ©Valeria Boltneva
Degustação de vinho branco| ©Valeria Boltneva

Aproveitando o facto de que no final de setembro começam a aparecer os novos vinhos de cada ano, proponho-lhe fazer uma excursão às vinhas da Toscana, mais concretamente à famosa cidade de Greve in Chianti.

Durante esta visita, poderá descobrir as cores da Toscana, bem como as suas vinhas e as suas belas paisagens. Durante a visita, serão efectuadas duas provas de vinho em duas adegas de Chianti para que possa aprender a apreciar melhor este tipo de vinho.

Outra opção diferente, mas também relacionada com o vinho, é fazer uma visita guiada durante o pôr do sol em Florença, onde poderá provar os vinhos da Toscânia, bem como os aperitivos mais populares da cidade.

7. Assistir a um espetáculo do Festival Fortissimissimo de Florença.

Participantes do Festival Fortissimissimo| ©SG
Participantes do Festival Fortissimissimo| ©SG

Os amantes da música clássica têm um encontro marcado em Florença durante o mês de setembro, como parte dos eventos culturais que a cidade oferece para todos os públicos, incluindo os turistas que estão na cidade e querem assistir a um destes concertos, como reservar bilhetes para um dos mais famosos concertos dos Três Tenores em Florença. Neste caso, trata-se do Festival Fortissimissimo, que se realiza habitualmente a partir de meados do mês.

O cartaz deste festival é composto por jovens e promissores músicos que oferecem concertos de piano, violino, quartetos e outras formas.

Os espectáculos das duas primeiras semanas realizam-se habitualmente no auditório da Fundação CR Firenze. No total, o programa é composto por 20 concertos, 14 dos quais são oferecidos na própria Florença e 6 nas cidades vizinhas de Empoli e Sesto Fiorentino.

8. Firenze Jazz Festival, um dos clássicos do verão florentino

Festival de Jazz de Florença| ©Festivals Florence
Festival de Jazz de Florença| ©Festivals Florence

Embora qualquer viajante que visite Florença tenha em mente visitar a Galeria Uffizi (aqui deixo-lhe informações sobre bilhetes para a Galeria U ffizi e visitas guiadas à Galeria Uffizi) e os melhores museus da cidade, na minha opinião não deve deixar de fora algumas outras actividades culturais que lhe possam interessar. Um bom exemplo é o Firenze Jazz Festival, um dos mais importantes festivais de jazz do país.

Durante cinco dias, normalmente na segunda semana de setembro, estão programados até 35 eventos ao vivo em cerca de 10 palcos diferentes. A maior parte destes palcos situa-se na zona de Oltrarno, perto do Palácio Pitti, e é acessível através do autocarro turístico de Florença.

Alguns destes locais são também espectaculares, como o da Piazzale Michelangelo, um dos melhores pontos de vista da cidade.

9. Veja a Mostra Mercato Internazionale dell'Antiquariato

Mostra Mostra Mercato Internazionale dell'Antiquariato Festival| ©Ryan Tocker
Mostra Mostra Mercato Internazionale dell'Antiquariato Festival| ©Ryan Tocker

Numa cidade onde se pode ver as maravilhas da Galleria dell'Accademia e os interiores dos palácios, não se pode perder uma grande feira de antiguidades. Embora uma grande parte da feira seja apenas para coleccionadores, durante a feira poderá encontrar alguns espectáculos musicais e galas.

La Mostra Mercato Internazionale dell'Antiquariato, o nome do evento, realiza-se de dois em dois anos no final de setembro. O local vale por si só uma visita, o Palazzo Corsini, um edifício espetacular nas margens do Arno.

10. Venha a Sesto Fiorentino para o Settembre Sestese

Sesto Fiorentino| ©Bestholidaysitaly
Sesto Fiorentino| ©Bestholidaysitaly

Se estiver em Florença durante quatro dias ou mais em setembro, recomendo que apanhe o comboio para a vizinha Sesto Fiorentino (é apenas uma viagem de 15 minutos) para participar num dos muitos eventos que se realizam durante a Settembre Sestete.

Embora algumas actividades também sejam organizadas em agosto, é em setembro que se realizam a maioria dos 150 eventos nesta pequena cidade. Alguns deles têm lugar no recinto da feira na Piazza Lavagnini, onde se podem assistir a concertos ou participar em eventos gastronómicos.

Há também alguns eventos na Piazza Vittorio Veneto, em particular os que pertencem ao Sesto Sound. Todas as noites há música ao vivo acompanhada pela melhor comida da zona.

Por último, no jardim do Palazzo Comunale há habitualmente o Fuori Dal Comune, uma espécie de bar onde se realizam concertos e sessões de DJ.

11. Aproveite o bom tempo para desfrutar da noite nos terraços de Florença.

Terraço Flò Firenze| ©mandy944
Terraço Flò Firenze| ©mandy944

Embora o tempo esteja a ficar mais ameno em setembro, ainda atinge facilmente os 30°C durante o dia. Isto significa que, depois de passear para ver todas as atracções da cidade, é bem possível que acabe por ficar suado e com vontade de relaxar com uma bebida. Se lhe apetecer, a melhor coisa a fazer é imitar os florentinos e dirigir-se a uma das esplanadas da cidade.

setembro é também o último mês em que muitas delas estão abertas e é frequente haver festas ou concertos para se despedir da estação. Por último, mas não menos importante, a maioria oferece vistas de cortar a respiração, comparáveis às que se podem ter ao subir à cúpula do Duomo.

poderá contemplar vistas de luxo, com a Piazza Santa Maria Novella, o Duomo e as colinas ao seu alcance. É o local perfeito para tomar um aperitivo.

  • La Rinascente: o café situado no telhado da loja La Rinascente é outro local onde as vistas o farão esquecer o cansaço do dia. Além disso, a hora de fecho prolonga-se até ao fim da tarde.
  • Café La Terrazza: este é talvez um dos melhores sítios em Florença para ver o pôr do sol na cidade. No coração da Piazza della Repubblica, este sítio é também ideal para descansar entre duas visitas enquanto se toma um excelente café.
  • Biblioteca delle Oblate: esta pequena joia da cidade alberga atualmente um interessante centro cultural. No seu primeiro andar há um maravilhoso terraço com uma cafetaria onde pode passar o seu tempo da melhor maneira possível.

12. Dançar no Decibel Open Air

Festival Decibel ao Ar Livre| ©festicket
Festival Decibel ao Ar Livre| ©festicket

Se estiver em Florença nesta altura do ano, por volta do dia 10 aproximadamente, o seu plano é ir a um evento que atrai todos os anos milhares de jovens de toda a Europa: o Decibel Open Air.

Este grande festival de música eletrónica tornou-se um dos eventos mais importantes em todo o país para os amantes deste tipo de música. Os concertos têm lugar na Arena Visarno e são acompanhados por uma intensa festa de dança.

Tempo em Florença em setembro

Florença em setembro| ©DannyM8
Florença em setembro| ©DannyM8

Embora não tão elevadas como em julho e agosto, as temperaturas em Florença em setembro continuam a ser caracterizadas por temperaturas elevadas. Assim, a temperatura máxima média atinge os 27°C, enquanto a temperatura mínima média não desce abaixo dos 16°C.

Por outro lado, a chuva está presente, em média, durante cerca de 9 dias neste mês, pelo que é sempre aconselhável verificar o estado do tempo antes de viajar.