Mais sobre: Bilhetes e visitas ao Palácio Pitti de Florença
Entre as melhores coisas para fazer em Florença durante umas curtas férias está o Palácio Pitti. Embora inicialmente construído no século XV pelo banqueiro florentino Luca Pitti, o palácio foi mais tarde adquirido pela importante família Medici.
Os Medici foram uma família de banqueiros muito influente durante o Renascimento, responsável pelo patrocínio das obras de vários mestres e artistas italianos, cujas obras podem ser apreciadas atualmente no interior do palácio.
Bilhetes para o Palácio Pitti em Florença
Descubra o edifício mais espetacular da cidade italiana de Florença.
Descubra uma das jóias mais importantes da arte e da arquitetura toscana. Com estes bilhetes sem filas, descobrirá a beleza do Palácio Pitti, a sua impressionante Galeria Palatina e os espantosos Jardins de Boboli.
Recomendado se... estiver de férias em Florença e quiser conhecer em profundidade uma das jóias da arquitetura renascentista.
Quanto custam os bilhetes para o Palácio Pitti?
Ao organizar uma visita ao Palácio Pitti em Florença, deve ter em conta que os bilhetes para o monumento estão divididos em categorias. Eis os preços aproximados para que possa orçamentar a sua viagem.
- Um bilhete para visitar o Palácio Pitti e os seus museus interiores custa aproximadamente 16 euros.
- Um bilhete para visitar os Jardins de Boboli custa aproximadamente 10 euros.
- Um bilhete combinado para o Palácio Pitti e os Jardins de Boboli custa cerca de 22 euros.
- Um bilhete combinado para os bilhetes do Palácio Pitti, dos Jardins Boboli e da Galeria Uffizi custa aproximadamente 38 euros. Este bilhete especial é válido por 5 dias após a primeira utilização.
Estes preços correspondem à época alta do turismo na região da Toscânia. Se for a Florença em março, outubro ou em qualquer data intermédia, poderá encontrar tarifas mais elevadas do que no resto do ano.
Ao procurar bilhetes para este icónico palácio florentino, vale também a pena comprar bilhetes para a Galeria Accademia como forma de complementar a sua experiência dos melhores espaços de exposição de Florença.
Como adquirir bilhetes para o Palácio Pitti na bilheteira
O Palácio Pitti dispõe de um serviço de venda de bilhetes na bilheteira. Entrando pela Piazza de' Pitti, a bilheteira fica do lado direito. Os preços são idênticos aos da bilheteira virtual, mas o processo de compra é muito mais lento.
Classificado como um dos melhores museus de Florença, a melhor maneira de comprar os seus bilhetes para o Palácio Pitti é online, dias antes da sua chegada. Ao reservar os seus bilhetes online, pode evitar as longas filas que são típicas durante as épocas turísticas altas, como agosto em Florença.
Além disso, se a sua viagem for curta e só tiver, por exemplo, 3 dias para visitar Florença ou menos, não vai querer esperar longas horas.
Os bilhetes para o Palácio Pitti estão incluídos em algum dos passes turísticos da cidade?
Sim, os bilhetes para o Palácio Pitti e também para os belos Jardins de Boboli estão incluídos num passe turístico muito popular conhecido como o Florence Pass Card.
Com um preço superior a 85 euros por pessoa e válido apenas por três dias, o cartão só é recomendado se ficar em Florença durante 5 dias ou mais. Desta forma, poderá ver todos os museus, mas também desfrutar dos outros encantos da cidade.
Se o seu itinerário o levar a Florença durante vários dias, pode tirar o máximo partido deste passe turístico. Cobre a entrada em 70 atracções e museus de Florença, incluindo o Palácio Pitti, a Galeria Uffizi, bilhetes para a Cúpula do Duomo e muitos mais.
Note-se que, tanto para o Duomo da Catedral de Florença como para os museus do Palácio Pitti, terá de reservar a sua visita com antecedência para garantir a disponibilidade.
Existem bilhetes especiais para crianças?
Sim, o Palácio Pitti tem bilhetes especiais para crianças e menores em geral. As crianças com menos de 18 anos de idade, de qualquer nacionalidade, entram gratuitamente no museu em qualquer altura do ano. A única condição é a apresentação de um passaporte ou de um bilhete de identidade que comprove a sua idade.
As crianças com menos de 12 anos devem ser acompanhadas por um adulto para entrar no museu.
Na minha opinião, visitar o Palácio Pitti é uma das melhores coisas para fazer com crianças em Florença, pois é uma excelente oportunidade para despertar o seu interesse pela arte e pela história ou simplesmente pelo fascinante período do Renascimento italiano.
Há visitas guiadas ao Palácio Pitti em Florença e vale a pena?
As visitas guiadas ao Palácio Pitti são extremamente populares e valem totalmente a pena. Tal como acontece com as visitas guiadas à Galeria Uffizi ou a outros monumentos, juntamente com a taxa de entrada, receberá atenção pessoal e um guia especializado que conduz o grupo através dos elementos ou locais de maior interesse.
Embora muitas vezes ofuscado por outros monumentos importantes, o Palácio Pitti continua a ser um dos maiores museus de Itália, o que torna o acompanhamento de um guia especializado inestimável.
Dependendo da empresa que contratar para a sua visita, esta pode incluir a entrada sem filas no Palácio Pitti, uma visita à majestosa Galeria Palatina e um passeio pelos belos Jardins de Boboli.
Finalmente, as visitas guiadas incluem na experiência algum tempo livre em que pode explorar o local por si próprio ou simplesmente sentar-se e admirar a beleza do lugar.
Informações úteis.
- Duração: As visitas ao Palácio Pitti levam aproximadamente 2 horas para serem concluídas. Se for incluída também uma visita aos jardins, é necessário reservar 3 horas para a experiência.
- Número de participantes: Para as visitas em grupo, o número de participantes varia consoante a empresa. Espera-se um mínimo de 8 pessoas e um máximo de 15.
Como chegar ao Palácio Pitti
Florença é uma cidade com excelentes transportes públicos, o que, juntamente com a localização geográfica do palácio, torna o acesso a este destino bastante fácil. Aqui estão as opções mais populares.
Chegar ao Palácio Pitti de autocarro.
O autocarro é o melhor sistema de transportes públicos para chegar a esta popular atração. As paragens mais próximas, Bardi e Pitti, ficam apenas a 6 minutos a pé.
Várias linhas de autocarro param nas proximidades do palácio, incluindo a linha 11, a linha 370-A, a linha C3 e a linha C4.
Chegar ao Palácio Pitti de elétrico
A paragem de elétrico mais próxima do Palácio Pitti é Firenze Santa Maria Novella, que fica a 20 minutos a pé. É possível chegar a esta zona da cidade apanhando a linha R do elétrico de Florença.
Como chegar ao Palácio Pitti de carro
O Palácio Pitti está localizado na rua Piazza de Pitti, a sul da Ponte Vecchio. Tenha em mente que o bairro antigo de Florença é bastante pequeno, por isso, para conhecer melhor a cidade, recomendo caminhar entre as diferentes atracções.
Se for à atração de carro, deve ter em conta que não existem parques de estacionamento para visitantes no palácio. No entanto, pode utilizar alguns dos parques de estacionamento próximos, como o Garage Fosi ou o Garage Lungarno.
Principais museus e obras no interior do Palácio Pitti em Florença
O Palácio Pitti está atualmente dividido em quatro grandes museus. No entanto, em tempos idos, as salas que compõem o espaço estavam divididas em 140 quartos de um luxo impressionante para a época.
Numa visita ao Palácio Pitti, poderá desfrutar dos seguintes espaços de exposição permanente.
A Galeria Palatina e os Apartamentos Reais
Localizada no primeiro andar, a Galeria Palatina é, sem dúvida, o espaço de exposição mais famoso de todo o complexo.
Ainda hoje mantém a disposição típica de uma coleção privada de um palácio renascentista: uma sumptuosa combinação de decoração interior luxuosa e molduras originais ricamente preservadas.
Tal como as pinturas da Galeria Uffizi, este espaço alberga uma impressionante coleção de obras-primas onde é possível apreciar obras originais de artistas famosos como Rafael, Ticiano e Rubens.
Também pode desfrutar dos ApartamentosReais e Imperiais, 14 grandes salas localizadas no lado sul do palácio e com vista para a fachada principal. A decoração é espetacular, combinando diferentes períodos históricos.
Encontrará quartos como: O Quarto e a Sala de Estar da Rainha, a Sala de Estar Oval, a Sala Redonda, o Estudo e a Sala Vermelha do Rei e muitas outras.
O Tesouro dos Grão-Duques
Este espaço foi outrora conhecido como o Museu da Prata. Situado no rés do chão do Palácio Pitti, compreende os espaços que foram outrora os apartamentos de verão da família Medici.
Ao percorrer as diferentes salas, encontrará frescos impressionantes que narram acontecimentos históricos importantes para a família, como o casamento entre o Duque Fernando II e Victoria della Rovere em 1637.
Aqui encontra-se também o tesouro da família, composto por numerosos objectos curiosos, pedras semi-preciosas e cristais de rocha, âmbar e marfim. Encontrará também uma impressionante coleção de pratas do Tesouro de Salzburgo.
A Galeria de Arte Moderna
Situada no primeiro andar, a Galeria de Arte Moderna está alojada nas salas outrora habitadas pela família Habsburgo-Lorena. Daqui tem-se uma das melhores vistas do conjunto dos Jardins de Boboli.
Quanto à coleção de arte, pode desfrutar de uma grande variedade de pinturas e esculturas que vão desde o final do século XVII até às primeiras décadas do século XX. A melhor parte é que a coleção continua a aumentar ano após ano como resultado de doações.
Algumas das obras aqui expostas incluem Una Pastura de Serafino De Tivoli; La mattina del 27 aprile 1859 de Enrico Alessandro Fanfani; ou L 'entrata di Carlo VIII a Firenze de Giuseppe Bezzuoli.
Museu do Traje e da Moda
Anteriormente conhecido como "A Galeria do Traje", este espaço está localizado no segundo nível, na ala sul do Palácio, e abriga uma grande coleção de trajes de época.
Os amantes da história ou da moda em geral vão adorar ver os pormenores impressionantes com que os trajes foram construídos.
A coleção é verdadeiramente abrangente, desde fatos formais para homens; vestidos de dia para senhoras, vestidos de noite de fabrico francês e até roupas funerárias.
Os Jardins de Boboli
Localizados mesmo atrás do Palácio Pitti, os Jardins de Boboli têm um design formal e são muitas vezes referidos como um museu ao ar livre.
Ao longo do caminho encontrará uma paisagem povoada de estátuas e fontes de estilo renascentista intercaladas com plantas e árvores.
Os destaques incluem a Fonte de Neptuno e o Isolotto, uma pequena ilha oval num lago rodeado de árvores e estátuas.
Quanto tempo é necessário para visitar o Palácio Pitti?
Se visitar o Palácio Pitti por conta própria, recomendo que reserve cerca de 2 horas e 30 minutos para procurar e apreciar as melhores obras. Por seu lado, os Jardins de Boboli são muito extensos, pelo que são necessárias pelo menos mais2 horas do seu tempo para os visitar.
Se for numa visita organizada, não tem de se preocupar, pois o guia responsável pela visita organiza um plano de visita detalhado que lhe permite percorrer as instalações no menor tempo possível sem perder nenhuma obra ou pormenor importante.
Recomendo que planeie a sua visita ao Palácio Pitti com antecedência, especialmente em viagens curtas a Florença ou à Toscana. No dia marcado, tente chegar ao local à hora de abertura e dedique a maior parte do seu tempo e energia a percorrer as instalações.
Horário de funcionamento do Palácio Pitti
O horário oficial de funcionamento do Palácio Pitti é de terça a domingo, das 08:15 às 18:30 horas. Às segundas-feiras a atração está fechada, por isso tente não marcar visitas para este dia da semana.
A última entrada oficial é às 17:30h, para que os visitantes tenham tempo de visitar as instalações antes do fecho. A atração está aberta durante todo o ano, exceto a 1 de janeiro e a 25 de dezembro. Lembre-se deles se fora Florença no Natal.
Dicas para visitar o Palácio Pitti
Se está a planear a sua visita ao Palácio Pitti, tenha em mente as seguintes dicas importantes.
O outono é a melhor altura.
O outono é a melhor altura para visitar a região da Toscânia e os muitos museus da sua capital. Se for a Florença em setembro ou em outubro, poderá desfrutar do local com menos turistas, mas também com um clima espetacular.
Comprar o passe completo.
Os bilhetes para o Palácio Pitti são normalmente divididos em bilhetes para o palácio e bilhetes para o jardim. Embora possa sentir-se tentado a comprar apenas o passe para o palácio e poupar tempo, pessoalmente não o recomendo.
A visita aos Jardins de Boboli é uma parte importante da experiência que não deve ser ignorada.
Se for no verão ou na primavera, reserve com antecedência.
Tanto a primavera como o verão atraem um grande afluxo de turistas às principais cidades italianas. Se a sua viagem está planeada para estas datas, a reserva antecipada é a opção mais inteligente.
Entre os meses de maio e outubro, poderá desfrutar de um clima espetacular, mas também de longas filas de espera para entrar.
Onde comer perto do Palácio Pitti.
O Palácio Pitti está localizado na Cidade Velha de Florença, também conhecida como Distrito 1, no lado sul do Rio Arno.
Como é uma das zonas mais bonitas da cidade, recomendo que reserve algum tempo do seu itinerário para passear pelas suas ruas e desfrutar dos seus muitos restaurantes tradicionais. Aqui estão algumas recomendações de qualidade localizadas perto do Palazzo.
- Osteria Santo Spirito: Situado a 4 minutos a pé do Palácio, este local oferece comida tradicional italiana num ambiente rústico e excelentes vistas para uma praça histórica.
- Gustapizza: Situada a 2 minutos a pé do Palácio, a especialidade da casa é a pizza em forno de lenha. Famosa pela sua massa macia.
- Tameró: O Tameró fica a apenas 3 minutos a pé do Palácio. Encontrará uma bela área de estar no telhado e um menu especializado em massas italianas feitas à mão a partir do zero.