Mais sobre: Melhores Coisas para Fazer em Pisa
Localizada na região da Toscana e a sul de Cinque Terre, Pisa é uma das cidades mais visitadas na área perto da Riviera Italiana e isso deve-se em grande parte à Torre Inclinada, que é a sua principal atração e também um dos edifícios mais fotografados do mundo, mas também porque a cidade tem muitas outras actividades para oferecer.
Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Pisa incluem passear pela pitoresca cidade velha, visitar a Piazza dei Miracoli, ver a Catedral e o Batistério, descobrir o pôr do sol na Ponte Mezzo, passear pelas cantinas de mármore de Carrara e visitar a Torre Inclinada, que faz parte dos melhores passeios de Pisa.
1. Visite a Torre Inclinada de Pisa, a principal atração da cidade
Pisa é mundialmente famosa pela Torre Inclinada, que é também um dos edifícios mais fotografados do mundo. A construção desta torre, que na verdade é a torre do sino da Catedral , mas pode ser visitada independentemente, começou em 1173 e um erro no cálculo da instabilidade do solo levou à inclinação original. Desde então, os arquitectos têm trabalhado para evitar o seu colapso.
Durante as visitas à Torre Inclinada, que podem ser feitas por conta própria ou com a assistência de um guia local especializado, é possível conhecer a sua história e visitar o seu interior. Também pode tirar a fotografia clássica segurando a torre do sino e aprender sobre os mitos e lendas da cidade, que estão escondidos por trás do edifício particular e envolvem pessoas famosas da cidade, como Galileu Galilei e Leonardo Fibonacci.
Tenha em mente que a Torre Inclinada de Pisa é a principal atração da cidade, por isso tende a ser muito lotada e também oferece um número limitado de bilhetes por dia para favorecer a preservação do edifício, por isso eu recomendo que você reserve o seu bilhete com antecedência, especialmente se você planeja visitar a Toscana durante a alta temporada.
Pormenores interessantes
- Preço: A entrada na Torre Inclinada de Pisa tem um custo inicial de aproximadamente 25 euros por pessoa.
- Horário: diariamente das 9:00 às 18:00 horas.
- Localização: Piazza del Duomo, Pisa.
2. Percorrer o centro histórico de Pisa numa visita guiada
A Torre Inclinada é a principal atração de Pisa, mas a cidade tem muito mais para mostrar, e um passeio pelo centro histórico da cidade, que esconde algumas das maravilhas milenares da região, é uma das melhores alternativas para sair do circuito principal formado pela Piazza dei Miracoli, a Catedral e a sua torre sineira.
Nestas excursões pode visitar o pitoresco bairro medieval de Borgo Stretto, que foi influenciado pela família Medici durante os anos do Renascimento, a Ponte Mezzo, a mais famosa ponte sobre o rio Arno, e também aprender sobre as histórias que fizeram de Pisa uma cidade guerreira corajosa e um local chave na reunificação italiana promovida por Giuseppe Garibaldi no século XIX.
Durante os passeios, visitará também a Igreja de São Miguel, que foi uma das principais sedes católicas durante os papados medievais, as casas onde viveu o inventor pisano do telescópio Galileu Galilei e a Piazza dei Cavalieri, que é uma das mais belas praças de Pisa.
Como estas excursões, que duram cerca de 4 horas, começam ou terminam normalmente na Piazza dei Miracoli, onde se pode visitar a Catedral e a Torre Inclinada, são ideais para um perfil alternativo da cidade, mesmo que esteja a planear uma estadia curta. Se esse é o seu caso, aqui estão as melhores alternativas para conhecer Pisa em 1 dia.
3. Visitar a Piazza dei Miracoli, a praça mais famosa de Pisa
A Piazza dei Miracoli é o centro turístico de Pisa e o espaço aberto que reúne as principais atracções da cidade, incluindo a Catedral, a torre sineira da Torre Inclinada, o Batistério e o Cemitério monumental, tornando-a um dos locais mais famosos da região da Toscana.
Na Piazza dei Miracoli encontra-se também o monumento à Lupa Capitolina, a loba que salvou e alimentou Rómulo e Remo, os irmãos que mitologicamente se diz serem os fundadores de Roma. De qualquer canto da praça, também se pode ver o brilho dos edifícios, a maioria dos quais foi construída com mármore de Carrara, que é o emblema da indústria regional.
Na Piazza dei Miracoli, também pode tirar algumas das melhores fotografias da sua viagem e, se quiser encontrar vistas nocturnas imperdíveis da cidade, pode dar um passeio depois do pôr do sol para descobrir os edifícios iluminados, que é uma das melhores coisas para fazer em Pisa à noite.
4. Ver a Catedral de Pisa e o Batistério.
A fama absoluta e repentina da torre inclinada ofuscou completamente outras construções da cidade, mas na realidade a atração mais famosa de Pisa é apenas a torre do sino de um edifício muito maior, que é a Catedral, localizada no coração da Piazza dei Miracoli e que é o Duomo românico mais representativo deste estilo arquitetônico no mundo.
A construção da Catedral demorou quase 300 anos, pelo que o cruzamento de estilos no exterior e no interior é muito percetível. Durante a Idade Média e o Renascimento, o Duomo acrescentou frescos e obras de arte que servem para demonstrar o poder económico medieval que Pisa tinha e que se manifesta nas pinturas, mosaicos, esculturas e tectos em caixotões que fundem os estilos bizantino, islâmico e europeu.
Durante a sua visita à Catedral, pode também visitar o Batistério, que é o maior edifício católico de baptismos do mundo e é famoso do exterior por ser a construção circular que adorna o horizonte de Pisa. Ficará também surpreendido com o facto de, tal como a torre sineira, o Batistério ser também ligeiramente inclinado, uma vez que também sofreu com as oscilações do terreno.
Pode visitar a Catedral e o Batistério sozinho ou como parte de uma visita guiada e pode também optar por incluir a torre inclinada na visita, embora possam ser visitados independentemente.
Pormenores interessantes
- Preço: a entrada na Catedral e no Batistério custa aproximadamente 25 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: diariamente das 10.00 às 18.00 horas.
- Localização: Piazza del Duomo, Pisa.
5. Descubra o pôr do sol sobre a Ponte Mezzo
Grande parte do poder económico de Pisa na Idade Média deveu-se ao facto de ser uma importante República Marítima, que geria o controlo do Arno, o rio navegável que atravessa a cidade e que não só dá origem a um agitado comércio fluvial, como também fornece alguns dos melhores postais da cidade. A partir da Ponte Mezzo, a mais importante de Pisa, é possível descobrir estas paisagens.
Uma das melhores maneiras de ver o melhor lado do Arno é descer até ao rio para ver o pôr do sol. A Ponte Mezzo é ideal para assistir ao pôr do sol, uma vez que os seus quase 90 metros de comprimento são coroados por uma arcada gigante e uma vista aberta sem edifícios altos nas proximidades, o que não só evitará a poluição visual, como também lhe permitirá tirar algumas das melhores fotografias de Pisa.
A Ponte Mezzo também tem uma função cultural na cidade, uma vez que foi o local onde os exércitos do norte e do sul se encontraram antes de cada batalha e é, portanto, um marco histórico. Se planear visitar Pisa durante o Natal, pode ver a ponte iluminada à noite com decorações e luzes de Natal, que são automaticamente ligadas após o pôr do sol.
6. Passeie pelas cantinas de mármore de Carrara, o ouro branco de Pisa.
Se é um apreciador de arquitetura ou apenas um observador treinado, em Pisa ficará surpreendido com a estrutura e textura da maioria dos edifícios principais, especialmente os da Piazza dei Miracoli, que são diferentes do resto das fachadas. Isto deve-se em grande parte ao material utilizado em Pisa na Idade Média, que era maioritariamente o mármore de San Giuliano e o mármore de Carrara, a pérola da indústria regional.
Se quiser conhecer a história das pedreiras de mármore, que é considerado o ouro branco de Pisa, pode fazer uma excursão fora da cidade para visitar as pedreiras dos Alpes Apuanos, onde o mármore é extraído das grutas e transportado para Cinque Terre, Lucca, Siena, Florença e muitos outros locais próximos.
Nestas excursões, normalmente também se pode aprender sobre a história da economia local e a importância do ouro branco no desenvolvimento industrial da Riviera Italiana.
Estas excursões, embora incluam um transfer para os arredores da cidade, duram cerca de 5-6 horas, pelo que são ideais para conhecer um local alternativo, mesmo que esteja a planear uma estadia curta. Se este é o seu caso, aqui está uma lista de actividades que pode fazer para descobrir Pisa em 2 dias.
7. Descobrir a Marina de Pisa num passeio de bicicleta
A Marina de Pisa é o segredo mais bem guardado da cidade, pois aqui encontram-se algumas das melhores praias da Toscana, normalmente ofuscadas pela fama da Torre Inclinada ou das praias paradisíacas de Cinque Terre. No entanto, esta secção do litoral de Pisa tem algumas belas paisagens para oferecer e a melhor maneira de as ver é num passeio de bicicleta.
Durante o seu passeio pode optar por um passeio com a assistência de um guia local especializado ou por um passeio auto-guiado, mas em qualquer caso pode facilmente chegar à Marina de Pisa através de um passeio de bicicleta especialmente concebido ao longo do canal Navicelli que o levará às margens do Mar Tirreno
. Estes passeios panorâmicos duram cerca de 4 horas, mas também pode descobrir a Marina de Pisa por conta própria ou por outros meios de transporte. Entre as melhores praias da cidade estão também Calambrone, Tirrenia e Bocca d'Arno.
8. Visitar a Igreja de Santa Maria della Spina
Fora do circuito tradicional de Pisa, encontra-se a Igreja de Santa Maria della Spina, um pequeno mas muito bonito edifício gótico que não só tem uma decoração religiosa particular no interior, mas também guarda uma história fascinante, uma vez que entre as suas relíquias guarda um dos espinhos da coroa de Jesus de Nazaré que a Igreja Católica reconhece como autêntico.
Outro pormenor interessante sobre a Igreja de Santa Maria della Spina é o facto de estar situada nas margens do Arno, pelo que se pode chegar a ela através de um passeio tranquilo ao longo da margem do rio até ao exterior do edifício, que alberga uma escultura gótica da Virgem da Rosa, que também a torna um local de culto durante a Semana Santa.
A entrada neste edifício, que é considerado uma pequena catedral gótica, é gratuita. Esta igreja está aberta todos os dias, alterando o seu horário apenas durante as datas das festas dos santos padroeiros ou durante os dias de culto religioso.
Detalhes interessantes
- Preço: a entrada na igreja é gratuita.
- Horário de abertura: todos os dias das 9:00 às 18:00 horas.
- Localização: Lungarno Gambacorti, Pisa.
9. Visita ao Cemitério Monumental
O Cemitério Monumental é o menos conhecido dos edifícios da Piazza dei Miracoli, mas nem por isso é menos interessante. Este cemitério, que foi declarado Património Mundial pela Unesco juntamente com todo o complexo, alberga 600 lápides e sarcófagos do período greco-romano. O interior está decorado com frescos de artistas italianos do Renascimento, o que reforça a importância do edifício principal.
O complexo é ainda composto por três capelas e um pátio central, uma grande área ajardinada e uma muralha com 43 arcos e dois enormes portões de entrada, o que testemunha não só a sua idade, mas também a importância das personalidades que aí foram sepultadas durante a sua lenta construção, que demorou quase 200 anos.
O Cemitério Monumental deve ser visitado de forma independente, uma vez que não está incluído nos bilhetes de entrada para a Catedral, o Batistério e a Torre Inclinada.
Detalhes interessantes
- Preço: a entrada no Cemitério Monumental custa aproximadamente 5 euros.
- Horário de funcionamento: diariamente das 9.00 às 18.00 horas.
- Localização: Piazza del Duomo, Pisa.
10. Faça um passeio gastronómico para descobrir os sabores da cidade
As cidades italianas destacam-se por muitos aspectos, mas um dos principais é a gastronomia, pelo que uma das melhores alternativas para conhecer Pisa é fazer uma excursão para conhecer os sabores locais e regionais, que se caracterizam pela variedade e riqueza das suas preparações.
Durante estas excursões, poderá saborear os enchidos, os vinhos regionais, a sopa toscana e a ribollita, o guisado de raças, os feijões com enchidos e o gelado gourmet, que tem grande destaque na Riviera italiana, especialmente em Vernazza, em Cinque Terre. Também pode descobrir todos estes pratos por si próprio, embora eu recomende uma excursão gastronómica para que possa ver os melhores locais que o guia local lhe aconselhará.
Os passeios gastronómicos são populares durante toda a temporada, mas em certas épocas do ano pode combinar a sua experiência com uma visita aos mercados de Natal na véspera de Natal ou às vinhas, especialmente em setembro e outubro, que é a época das vindimas, quando as adegas são o foco dos melhores passeios a partir de Pisa.