10 coisas para ver e fazer em Pisa à noite
Pisa é um dos destinos mais visitados da Toscana e, em qualquer altura do ano, oferece uma grande variedade de actividades nocturnas, muitas delas em torno dos seus principais edifícios. Eis o que se pode ver e fazer na cidade à noite.
Pisa está localizada no coração da Toscana e não só deve a sua fama mundial à Torre Inclinada do campanário da Catedral de Santa Maria Assunta, mas também tem outras atracções para oferecer, muitas das quais também pode desfrutar durante uma excursão nocturna.
Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Pisa à noite incluem fazer uma excursão nocturna para aprender sobre os mistérios e lendas da cidade, passear pelo pitoresco bairro medieval de Borgo Stretto, contemplar o horizonte de Pisa a partir da Ponte Mezzo e assistir a espectáculos no Teatro Verdi.
1. Maravilhe-se com as decorações luminosas da Torre Inclinada
A Torre Inclinada é a principal atração de Pisa e também um dos edifícios mais fotografados do mundo, pelo que uma visita à Torre Inclinada é obrigatória durante a sua estadia na cidade. Embora não esteja aberta ao público durante a noite, pode passear pela Piazza dei Miracoli, que é o espaço público que contém a torre sineira, a Catedral e o Batistério, e apreciar a sua iluminação exterior.
Ver a Torre Inclinada iluminada por luz artificial é uma das mais belas experiências em Pisa, pois durante as renovações da Idade Média muitas secções da construção incluíam mármore de Carrara, que é uma das pérolas da indústria regional e é considerado o ouro branco da Toscana. Este material brilhante, combinado com a luz artificial, forma um efeito refratário que não pode ser perdido à noite.
No seu passeio pela Piazza dei Miracoli pode também descobrir o perfil iluminado do Batistério, que é o maior edifício católico de baptismos do mundo e que também tem uma inclinação, embora muito mais impercetível do que a torre do sino, devido à fraca estabilidade do solo.
Pormenores interessantes
- Preço: A entrada na Torre Inclinada de Pisa custa, inicialmente, cerca de 25 euros por pessoa, embora durante a noite seja possível visitar a Piazza dei Miracoli e ver o exterior da torre sineira gratuitamente.
- Horário de funcionamento: diariamente das 9:00 às 18:00 horas.
- Localização: Piazza del Duomo, Pisa.
2. Fazer um passeio noturno para conhecer os mistérios e as lendas de Pisa
Pisa é mundialmente famosa pela Torre Inclinada e pelos principais edifícios da Piazza dei Miracoli, que é o centro turístico da cidade, mas também tem outras atracções para oferecer e muitas delas guardam segredos e mistérios que vale a pena descobrir e que estão diretamente relacionados com o glorioso passado guerreiro de Pisa.
Durante o seu passeio pela cidade, pode optar por uma excursão nocturna que o levará através da rica e milenar história de Pisa e dos mitos de muitas personagens lendárias que nasceram ou viveram em Pisa. Nestas excursões, visitará o bairro medieval de Borgo Stretto para conhecer as suas histórias trágicas, conhecerá as obsessões de Galileu Galilei e descobrirá o espírito guerreiro da cidade escondido na Ponte Mezzo.
Também visitará a obra do artista urbano Keith Haring, conhecerá as curiosidades que tornaram famoso o matemático Leonardo Fibonacci e conhecerá um lado diferente da cidade nestas excursões que estão entre os melhores passeios de Pisa.
3. Passeio pelo bairro medieval de Borgo Stretto.
Borgo Stretto é a artéria principal do centro histórico de Pisa e também o bairro com o mesmo nome que foi construído à sua volta e é também um dos mais antigos da cidade. Desde a Ponte del Mezzo até à Via San Francesco, este bairro torna-se popular à noite, pois é o lar de bares e cafés com alternativas mais calmas às discotecas.
Borgo Stretto é também o lar da Igreja de San Michele, que é iluminada à noite, e de algumas das melhores gelatarias artesanais da cidade, como Il Gelato di Toto e La Bottega del Gelato. Na área próxima ao bairro, também é possível visitar a Piazza dei Cavalieri.
Se planeia visitar Pisa durante o Natal, pode também apreciar Borgo Stretto e as decorações de Natal que são muito comuns nas ruas estreitas do bairro.
4. Viver a noite de Pisa na Piazza delle Vettovaglie
A Piazza delle Vettovaglie, nos arredores do bairro de Borgo Stretto, é um dos principais lugares para a vida nocturna em Pisa, pois é o lar do mercado local, que está aberto até à meia-noite, mas também de alguns dos melhores bares e discotecas da cidade, tornando-se uma das áreas animadas ideais para visitar se estiver à procura de entretenimento em Pisa.
Na Piazza delle Vettovaglie, também ficará impressionado com a arquitetura histórica dos edifícios próximos, que se destacam pelas suas fachadas medievais, como a Torre dei Gualandi, da qual se podem ver atualmente os restos localizados no Palazzo dell'Oro (Palácio do Relógio).
De notar também que na Piazza delle Vettovaglie se encontram alguns dos restaurantes mais notáveis de Pisa, pelo que recomendo que não deixem de visitar o bairro, especialmente à noite para jantar, mesmo que estejam a planear uma estadia curta na cidade. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de coisas que pode fazer para descobrir Pisa em 2 dias.
5. Apreciar a vista panorâmica da cidade a partir da Ponte Mezzo.
A Ponte Mezzo, também conhecida como Ponte Vecchio em Pisa, é a mais antiga das pontes que cruzavam o Arno e não é apenas uma das testemunhas do agitado comércio fluvial que fez da cidade uma potência comercial na época medieval, mas também o lugar ideal para descobrir alguns dos melhores pores-do-sol da Toscana e desfrutar de uma vista panorâmica de Pisa à noite.
Situada numa área ampla e aberta, a Ponte Mezzo oferece as melhores vistas da cidade através do seu vão de 90 metros de comprimento, coroado por uma arcada principal e favorecido pelo facto de não existirem edifícios altos nas imediações. Na Ponte Mezzo, à noite, é possível tirar algumas das melhores fotografias de Pisa.
Também se pode visitar a ponte na maioria das excursões que incluem uma visita guiada à cidade, uma vez que tem sido historicamente um marco para a cidade, pois foi o local onde os exércitos do norte e do sul se encontraram durante as convocações para as guerras da Toscana.
6. Apreciar a brisa nocturna na Marina de Pisa
Enquanto o centro turístico de Pisa é construído em torno da Piazza dei Miracoli e da Torre Inclinada e grande parte da atmosfera festiva da cidade se encontra na Piazza delle Vettovaglie e no bairro de Borgo Stretto, o principal protagonista das noites animadas é a Marina di Pisa, o local das discotecas mais exclusivas da cidade.
A Marina, situada ao longo da costa da cidade em direção ao mar Tirreno, é a faixa que contém algumas das melhores praias de Pisa e também algumas das mais belas paisagens costeiras da Toscana, muitas vezes ofuscadas pela fama das paradisíacas estâncias balneares das Cinque Terre.
A Marina de Pisa é a estrela da vida nocturna da cidade durante o verão, mas também durante o resto do ano, uma vez que se pode caminhar ao longo da costa e desfrutar da brisa fresca do mar, bem como das discotecas.
Outras praias próximas para visitar incluem Tirrenia, Bocca d'Arno e Calambrone, que é a última das estâncias balneares antes do início de Livorno, que é um dos melhores lugares para descobrir a partir de Pisa e é o lar de um dos portos mais notáveis da Riviera Italiana, especialmente pela sua história.
7. Passeio ao longo das margens do rio Arno
O Arno foi um dos pilares do desenvolvimento económico e industrial da cidade durante a Idade Média, tornando-se o epicentro do comércio fluvial da Toscana, mas é também um rio largo, limpo e de grande beleza, por isso uma das melhores coisas para fazer em Pisa à noite é dar um passeio ao longo da margem do rio.
Os passeios à beira-rio, chamados lungarni, estão repletos de barracas de comida e bebida e de concertos de música de rua, frequentados sobretudo por jovens. Estes passeios estão situados nas margens do Arno, na foz das principais ruas laterais que atravessam o coração de Pisa e estão no espírito da Riviera italiana.
Se quiser apenas desfrutar de um passeio ao longo das margens do Arno, pode optar por caminhar ao longo da Tramontana, que marca a parte norte da cidade, ou ao longo do Mezzogiorno, que indica o sector sul de Pisa, mas em ambos os casos encontrará um ambiente festivo, paisagens imperdíveis e um grande número de serviços.
Note-se que também pode caminhar pelas margens do Arno por conta própria ou optar por uma das visitas guiadas à cidade, que geralmente incluem um passeio pelo rio e pelas suas principais pontes, embora eu recomende que opte por uma visita livre para que possa gerir o ritmo a seu critério.
8. Fazer uma prova de vinhos na Piazza Garibaldi
Se quiser conhecer a vida nocturna de Pisa, mas preferir uma opção mais tranquila, pode visitar a Piazza Garibaldi, que se situa a poucas ruas da Torre Inclinada e serve de ponto de referência para alguns dos melhores bares, pubs e restaurantes que servem comida típica local, onde pode provar a cozinha tradicional e degustar vinho toscano.
Estes locais são ideais para jantar e provar opções tradicionais como pizza, massa e carnes curadas, mas também sopa toscana, guisado de raça, feijão branco com salsichas regionais, pappa al pomodoro e filete de mucco, que oferece algumas das carnes vermelhas mais tenras da região. Em qualquer caso, seja qual for o prato que escolher, ficará surpreendido com a qualidade da comida e das bebidas.
Além disso, se planear visitar Pisa durante o Natal, poderá provar os doces e sobremesas típicos da Toscana e assistir aos concertos noturnos organizados em torno da estátua de Giuseppe Garibaldi que dá nome à praça.
Durante a sua visita a Pisa, pode também optar por um passeio gastronómico pela cidade e, na maioria dos casos, estes passeios costumam incluir uma paragem para degustação na Piazza Garibaldi, especialmente aqueles que se realizam durante a noite, embora deva estar ciente de que, nesses casos, terá pouco tempo para desfrutar da sua comida e bebidas antes da próxima paragem.
9. Assistir a um espetáculo no Teatro Verdi
Pisa é conhecida pela sua história e pelos seus edifícios em mármore de Carrara, mas é também um importante centro cultural da Toscânia, pelo que uma das melhores coisas a fazer durante a sua visita nocturna à cidade é assistir a um espetáculo no Teatro Verdi, que é um dos principais teatros da região e acolhe algumas das melhores orquestras e coros da música clássica italiana.
O Teatro Verdi está aberto todo o ano e, para além de espectáculos sinfónicos, também acolhe frequentemente peças de teatro, espectáculos musicais e concertos de beneficência, por isso, seja qual for a altura do ano que escolher para visitar Pisa, encontrará actividades culturais no teatro.
A temporada permanente de espectáculos abre todos os anos em março e encerra em novembro, mas a programação inclui espectáculos temporários, convidados especiais e outros festivais organizados no Teatro Verdi que apresentam a cidade.
Detalhes interessantes
- Preço: Os bilhetes para os espectáculos no Teatro Verdi começam em cerca de 35 euros por pessoa, embora em alguns casos haja tarifas reduzidas para crianças com menos de 12 anos de idade.
- Horário de funcionamento: diariamente das 10:00 às 16:00 horas.
- Localização: Via Palestro 40, Pisa.
10. Desfrutar de concertos de rua na Piazza Carrara
A Piazza Carrara é o centro do entretenimento alternativo em Pisa e todas as noites os artistas de rua reúnem-se aqui para espectáculos musicais e de variedades, por isso, se quiser conhecer um lado diferente da cidade, fora dos circuitos habituais, pode dar um passeio pela praça e assistir aos espectáculos improvisados.
Os espectáculos noturnos na Piazza Carrara são de entrada livre e duram cerca de 30 minutos a uma hora, pelo que pode apreciá-los mesmo que esteja a planear uma estadia curta na cidade. Se for esse o seu caso, aqui estão as melhores alternativas para conhecer Pisa em 1 dia.
Além disso, se planear visitar Pisa durante a véspera de Natal, verá que a Piazza Carrara reúne, no período que antecede a véspera de Natal, os concertos de rua de canções de Natal que se tornaram uma marca registada na Toscana e que atraem um grande número de público local e visitante. Aí se podem encontrar espectáculos de gospel e até tenores clássicos.