Melhores praias de Pisa
Pisa é mundialmente famosa pela Torre Inclinada, mas também tem algumas das melhores praias da Toscana, que pode descobrir na costa do Tirreno. Descubra-as
A Catedral de Santa Maria Assunta, a torre sineira da Torre Inclinada e os edifícios religiosos da pitoresca Piazza dei Miracoli são as atracções mais populares de Pisa e alguns dos edifícios mais fotografados do mundo, mas a costa de Pisa, no Mar Tirreno, também possui algumas das melhores praias da região.
De facto, entre as melhores coisas para ver e fazer em Pisa estão visitar a Praia da Marina, que é a mais famosa estância balnear da cidade, mas também dar um mergulho ou relaxar durante um passeio nas praias de Calambrone, Vecchiano, Tirrenia, Migliarino, Viperonia e Viareggio que, embora localizadas em Lucca, são as mais visitadas pelos turistas que vêm a Pisa.
1. Praia da Marina de Pisa
A Marina di Pisa é a principal e mais famosa zona balnear da cidade e está ligada ao centro de Pisa pela estrada SP224, mas também por uma ciclovia, pelo que uma das melhores alternativas para conhecer a Marina é fazer um passeio de bicicleta. Aí encontrará pequenas mas belas praias e algumas das melhores paisagens do Mar Tirreno.
A Marina de Pisa tem a sua própria fisionomia e para lá chegar é preciso atravessar uma estrada repleta de edifícios Art Nouveau, que recordam os melhores tempos da cidade, quando as estâncias balneares de Pisa eram tão ou mais populares do que as de Cinque Terre. Também está localizado na área próxima do Parque de Aventura Pineto, que oferece actividades para crianças e é ideal se planeia viajar com crianças.
Na Marina também se encontra a marina, uma das maiores da região. A área também tem muitos bares, pubs e restaurantes, por isso tem uma óptima vida nocturna. Embora não esteja localizada no circuito central das atracções da cidade, a Marina é frequentemente incluída nos itinerários das melhores excursões de Pisa. Por isso, pode ser uma paragem fundamental se reservar uma visita guiada a Pisa.
Detalhes de interesse
- Como chegar de transportes públicos: de autocarro nas linhas 10, 70, 80, 120 e 875 e de expresso na linha 21.
- Como chegar de carro: pela estrada SP224.
2. Praia de Calambrone
O caso de Calambrone é muito particular porque, apesar de ser uma das praias mais famosas de Pisa, é também uma das menos frequentadas pelos turistas e isso deve-se em parte ao facto de ser a última paragem na costa de Pisan antes de chegar a Livorno, por isso está um pouco longe do centro. No entanto, Calambrone, que é o segredo mais bem guardado dos habitantes locais, merece uma visita.
Esta praia é ideal se quiser desfrutar de um dia relaxante ou se planear visitá-la com a sua família, uma vez que é grande, com muitos serviços à sua volta e águas calmas. Calambrone também faz parte da história italiana, uma vez que se tornou conhecida durante o fascismo pela construção de colónias à beira-mar e por ser a estância de verão preferida da juventude da época.
Se é um entusiasta da vida selvagem, também pode desfrutar de actividades no exuberante pinhal próximo e almoçar ou jantar nos restaurantes próximos, muitos dos quais são famosos pelas suas vistas abertas para o mar e para a costa de Livorno, uma cidade que pode visitar nas melhores excursões a partir de Pisa.
Detalhes interessantes
- Como chegar de transportes públicos: nas linhas de autocarro 70, 80, 120 e 875.
- Como chegar de carro: pelas estradas SS67 e SP224.
3. Praia de Marina di Vecchiano
A Marina di Vecchiano, situada em Pisa, mas a meio caminho entre o centro da cidade e o início das Cinque Terre, é uma extensão de 4 quilómetros de costa de areia dourada que se estende desde a foz do Serchio até à Torre del Lago Puccini, pelo que, para além de desfrutar de um mergulho, pode apreciar algumas das melhores paisagens da região.
Vecchiano está rodeado pelo matagal Migliarino, que é uma das poucas áreas intactas da Toscana e tem o seu próprio ecossistema protegido por uma reserva natural selvagem. A norte de Vecchiano encontram-se também as primeiras falésias da Riviera italiana, pelo que poderá tirar as melhores fotografias da zona.
A maior parte das praias de Vecchiano são gratuitas, mas existe um sector privado que combina instalações modernas com um ambiente natural protegido, onde se pode ficar ou utilizar os serviços do restaurante e do bar.
Pormenores interessantes
- Como chegar de transportes públicos: não há opções disponíveis, embora se possa optar por transportes privados.
- Como chegar de carro: pelas estradas SS1 e SP10.
4. Praia de Tirrenia
Depois da Marina de Pisa, Tirrenia é a praia mais famosa da cidade. Esta estância balnear, que foi fundada durante o século XX por um empresário pisano com a expetativa de se tornar a Hollywood italiana, é o local preferido dos jovensdevido aos muitos serviços que oferece, à sua proximidade da Marina e porque é também a praia ideal para a prática de desportos aquáticos.
O sector principal de Tirrenia, chamado Bagno Mistral, oferece águas cristalinas e areias brancas e as dunas circundantes, rodeadas pelo pinhal, dão ao local um cenário ideal para uma tarde relaxante, especialmente se planear visitar Pisa durante os meses de verão. Na zona urbana de Tirrenia encontra-se também o parque aquático Sunlight, ideal para quem planeia visitar a cidade com crianças.
A proximidade de Tirrenia ao centro de Pisa permitir-lhe-á desfrutar da praia, mesmo que esteja a planear uma estadia curta. Se este é o seu caso, aqui estão as melhores alternativas para conhecer Pisa em 1 dia
Detalhes interessantes
- Como chegar de transportes públicos: não existem opções disponíveis, embora se possa optar por transportes privados.
- Como chegar de carro: pela SS1, A12 e E80.
5. Praia de Migliarino
Perto da Marina de Vecchiano, as estâncias balneares de Migliarino têm praias amplas e uma zona arborizada com zimbros, pinheiros de Alepo e flores silvestres, tornando-a um local ideal para longos passeios, mesmo fora dos meses de verão ou da época alta.
Na praia de Migliarino, ao contrário das outras estâncias balneares de Pisa, é possível optar por excursões a pé ou a cavalo, onde se podem descobrir alguns dos locais mais populares da zona, como as falésias de pedra seca, os olivais e os pontos mais altos de onde se obtêm vistas panorâmicas sobre o mar, tornando Migliarino também ideal para assistir ao pôr do sol.
Durante a sua visita, pode também visitar o Parque Natural de Migliarino, San Rossoro, Massaciuccoli, que alberga a flora e a fauna locais, e também a cidade de Torre del Lago Puccini, uma aldeia pitoresca com arquitetura medieval.
Detalhes interessantes
- Como chegar de transportes públicos: de autocarro, nas linhas 10, 70, 80, 120 e 875 e nos serviços expresso da linha 21.
- Como chegar de carro: pela estrada SP224.
6. Praia de Bocca d'Arno
Bocca d'Arno é na realidade o sector norte da Marina de Pisa, mas distingue-se dela porque marca a foz do Arno (daí o seu nome) e o início do golfo arenoso que divide Pisa de um lado e do outro do rio. Aqui pode desfrutar das praias, que não são muito longas mas muito concorridas, e verá também a atividade dos pescadores, que circulam pela zona pescando com redes.
A linha do horizonte de Bocca d'Arno é muito variada, com a paisagem marítima de um lado e os Alpes Apuanos ao fundo como contraste, pelo que se pode ver um perfil diferente da cidade a poucos quilómetros da Torre Inclinada e da Catedral de Santa Maria Assunta. Na zona de Bocca d'Arno tambémse pode visitar um pequeno mercado para comprar peixe fresco do dia e passear ao longo do passeio que o levará até à marina, onde começa a Marina di Pisa.
Pormenores interessantes
- Como chegar de transportes públicos: de autocarro nas linhas 10, 70, 80, 120 e 875 e de expresso na linha 21.
- Como chegar de carro: pela estrada SP224.
7. Praia de Gombo
Se quiser visitar uma zona balnear mais selvagem e tranquila, pode optar pela praia do Gombo, um extenso areal a norte de Bocca d'Arno que se destaca pelas suas águas cristalinas e pelos arredores arborizados, mas também pelos serviços da Villa del Gombo, onde encontrará um restaurante, bem como alojamento.
A Playa del Gombo é um local de eleição para os barcos desportivos, que costumam atracar nos quebra-mares que marcam os limites da estância, pelo que, se decidir visitá-la, irá deparar-se com um grande número de veleiros e pequenas embarcações a navegar pela Riviera italiana. Tenha em conta que o acesso à Playa del Gombo é algo complicado por terra e quefica longe do centro da cidade, pelo que pode ser uma opção inconveniente se estiver a planear uma estadia curta. Se este é o seu caso, aqui está uma lista de coisas que pode fazer para descobrir Pisa em 2 dias
Detalhes interessantes
- Como chegar de transportes públicos: não existem opções disponíveis, embora se possa optar por transportes privados.
- Como chegar de carro: pela Viale delle Cascine.
8. Praia de Viperonia
Viperonia está localizada ao norte de Calambrone e é uma escolha ainda mais exclusiva, pois é raramente visitada por turistas e nem sequer é bem conhecida pelos habitantes locais, embora tenha muitos serviços e uma área menos acidentada do que os resorts do sul, que marca a fronteira entre Pisa e Livorno.
Viperonia é o local ideal para escapar às multidões de Tirrenia, que depois da Marina di Pisa é a praia mais famosa da cidade e, por isso, recebe um grande fluxo de visitantes para desfrutar das águas quentes e cristalinas e das areias brancas.
A única coisa a ter em conta é que existe um grande sector de aluguer de chapéus-de-sol, pelo que a praia é substancialmente reduzida. Se planearvisitar Pisa durante o Natal, descobrirá que em Viperonia e Calambrone há celebrações e espectáculos de fogo de artifício, tal como na Marina na véspera de Ano Novo.
Detalhes interessantes
- Como chegar de transportes públicos: de autocarro nas linhas 10, 70, 80, 120 e 875 e nos serviços expresso da linha 21.
- Como chegar de carro: pela Viale Mezzapiaggia.
9. Praia de Fortino Gaspa
Fortino Gaspa é uma pequena zona balnear situada entre a Bocca d'Arno e a Marina de Pisa, que formalmente pertence a esta última, mas que na prática é independente, uma vez que está separada da Marina por dois quebra-mares que marcam os limites de uma das praias mais tranquilas da cidade e um dos locais ideais para visitar com a família e as crianças.
A principal virtude do Fortino Gaspa é que se encontra a poucos quilómetros do epicentro turístico da Piazza dei Miracoli, pelo que é ideal para ir depois de desfrutar das entradas da Torre Inclinada e da Catedral ou da visita ao Batistério e ao monumental Cemitério. É de fácil acesso e é também uma opção muito cómoda para não alterar o itinerário do seu passeio pela cidade.
Precisamente por esta razão, é uma praia muito popular entre os turistas no verão, que faz parte da época alta da região, embora também possa ser visitada durante os meses de inverno ou outono, uma vez que oferece paisagens limpas e amplas em direção ao Mar Tirreno e o passeio marítimo da Marina di Pisa passa perto da descida para a praia.
Pormenores interessantes
- Como chegar de transportes públicos: de autocarro nas linhas 10, 70, 80, 120, 875, E3 e E25 e nos serviços expresso da linha 21.
- Como chegar de carro: pela estrada SP224.
10. Praia de Viareggio
Embora não pertença a Pisa, mas sim a Lucca, Viareggio é uma das praias mais visitadas pelos turistas que vêm à cidade, pois oferece uma ampla gama de serviços e algumas das melhores paisagens da Toscana, especialmente na área do farol e da marina, onde também se pode saborear o peixe fresco nos restaurantes locais.
E se quiser aproveitar ao máximo a sua visita, pode combinar o seu passeio pela estância balnear de Viareggio com um passeio por Lucca, que é considerada a irmã mais nova de Pisa devido à semelhança arquitetónica de alguns dos seus edifícios e também devido à sua proximidade geográfica. Aí pode visitar a Torre delle Ore, a Catedral gótica de São Martinho, a Basílica românica de San Frediano, a Piazza dell'Anfiteatro e também as muralhas medievais da cidade.
Viareggio é um local ideal para visitar durante o verão para um mergulho no Mar da Ligúria, mas na época baixa também se pode desfrutar dos restaurantes e das vistas.
Pormenores interessantes
- Como chegar de transportes públicos: de autocarro, nas linhas 10, 70, 80, 120, 875 e E3, nos serviços expresso da linha 21 e no serviço de comboios da Trenitalia.
- Como chegar de carro: pelas estradas SS1 e SP9.