O que ver e fazer em Pisa em 1 dia

Conhecer Pisa em 1 dia pode parecer uma missão impossível, mas com o itinerário certo e uma visita intensiva, será possível visitar os principais locais da cidade. Aqui está uma lista de coisas para fazer em apenas 24 horas no coração da Toscana.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 9 minutos

O que ver e fazer em Pisa em 1 dia

Personas caminando en calle de Pisa |©Jimmy Pierce

Pisa é mais conhecida pelos edifícios localizados na Piazza dei Miracoli, nomeadamente a Torre Inclinada e a Catedral de Santa Maria Assunta, mas também tem muitos outros sítios para oferecer, incluindo a zona da Marina, que tem algumas das melhores praias.

Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Pisa em 1 dia incluem passear pela Torre Inclinada, ver a Catedral, caminhar pelo Cemitério monumental, almoçar na Piazza Garibaldi, andar de bicicleta até à Marina, dar um passeio pelo bairro medieval Borgo Stretto e ver o pôr do sol sobre a Ponte del Mezzo, antes de encerrar a sua visita num restaurante na Piazza delle Vettovaglie.

1. Passeio à volta da Torre Inclinada de Pisa

Torre Inclinada de Pisa|©Lorenzo Pacifico
Torre Inclinada de Pisa|©Lorenzo Pacifico

A Torre Inclinada é, sem dúvida, a principal atração da cidade e um dos edifícios mais fotografados do mundo, por isso sugiro que comece a sua visita pelo campanário de 58 metros, que se caracteriza pela inclinação gerada pela instabilidade do solo desde a sua construção em 1173.

Na sua visita à Torre Inclinada, pode fazer a visita sozinho ou escolher, por um custo adicional, um guia local especializado para o acompanhar durante a sua visita. O acesso ao topo da torre sineira faz-se através de uma escadaria com mais de 200 degraus, que terá de subir a pé, uma vez que a torre não dispõe de elevadores para o público.

Se optar pelas visitas guiadas, ficará a conhecer não só a história da construção, mas também a relação que a torre sineira teve com algumas das figuras mais proeminentes da história de Pisa, como Galileu Galilei e Leonardo Fibonacci, o popular matemático que nasceu e viveu durante a construção da torre.

A Torre Inclinada de Pisa costuma estar muito cheia e o número de visitantes é limitado para favorecer a preservação do edifício, pelo que é aconselhável reservar os bilhetes com antecedência para garantir o seu lugar durante a visita.

Detalhes interessantes

  • Preço: O bilhete de entrada para a Torre Inclinada de Pisa tem um custo inicial de aproximadamente 25 euros por pessoa.
  • Horário: diariamente das 9:00 às 18:00 horas.
  • Localização: Piazza del Duomo, Pisa.

Comprar bilhetes para a Torre Inclinada

2. Ver a Catedral de Santa Maria Assunta e o Batistério

Batistério|©Javier Pereda
Batistério|©Javier Pereda

Se não fosse a Torre Inclinada, que absorveu a fama do resto dos edifícios de Pisa, a Catedral de Santa Maria Assunta seria o mais popular dos edifícios da cidade, não só porque está localizado no centro da Piazza dei Miracoli, mas também por causa de seu projeto arquitetônico que delicadamente combina estilos românico e gótico.

O Duomo demorou quase 300 anos a ser construído, pelo que o cruzamento de estilos é muito evidente, algo comum nos edifícios religiosos da época. No entanto, a Catedral sofreu extensas modificações durante o período do Renascimento, o que lhe conferiu uma riqueza de frescos, esculturas e obras de arte no seu interior, tornando-a numa das igrejas mais famosas da Toscana.

A Catedral está localizada em frente à torre sineira e pode entrar gratuitamente se comprar primeiro o bilhete para a Torre Inclinada, por isso não pode perder este edifício que marca um dos marcos culturais de Pisa. Se fores fã de turismo religioso, podes também visitar a pitoresca Igreja de Santa Maria della Spina.

Além disso, também pode visitar o Batistério, que normalmente está incluído no itinerário dos melhores passeios de Pisa e é reconhecido como o maior edifício católico de baptismos do mundo, com uma perspetiva famosa do exterior devido à construção circular da sua base. Tal como a torre do sino, mas em menor grau, o Batistério também se inclina devido à oscilação do terreno.

Pormenores interessantes

  • Preço: a entrada na Catedral e no Batistério custa cerca de 25 euros por pessoa inicialmente, embora possa entrar gratuitamente se comprar primeiro um bilhete para a Torre Inclinada.
  • Horário: diariamente das 10:00 às 18:00 horas.
  • Localização: Piazza del Duomo, Pisa.

Compre a sua visita guiada à Catedral de Pisa

3. Passeio pelo Cemitério Monumental

Pisa Itália
Pisa Itália "Piazza dei Miracoli".|©David Aloisio

A próxima paragem vai mantê-lo na Piazza dei Miracoli, pois vai conhecer o Cemitério Monumental, que é o menos conhecido dos edifícios religiosos no epicentro turístico de Pisa. Este cemitério, que foi declarado Património Mundial pela UNESCO, alberga mais de 600 lápides e sarcófagos de algumas das personalidades pisanas mais proeminentes da época greco-romana.

O preço da visita ao Cemitério Monumental inclui também a visita a 3 capelas, um pátio central e extensos jardins, que servem para compreender a arquitetura da época em que foi construído e a importância das pessoas que aí foram sepultadas durante os mais de 200 anos em que o cemitério esteve em construção.

Note-se que terá de visitar o Cemitério Monumental de forma independente, uma vez que não está incluído nos bilhetes de entrada para a Catedral, o Batistério e a Torre Inclinada, nem consta de nenhum dos cartões turísticos da região.

Se planeia visitar Pisa na época do Natal, pode seguir a tradição de que, depois da véspera de Natal, deve visitar o cemitério para invocar a boa sorte e afastar a morte.

Pormenores interessantes

  • Preço: a entrada no Cemitério Monumental custa cerca de 5 euros.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 9.00 às 18.00 horas.
  • Localização: Piazza del Duomo, Pisa.

Reservar uma visita guiada a Pisa

4. Almoçar na Piazza Garibaldi

Pessoas a passear na praça|©Dimitris Kamaras
Pessoas a passear na praça|©Dimitris Kamaras

Uma vez terminado o passeio na Piazza del Miracoli, sugiro que faça uma pausa para almoçar na Piazza Garibaldi, que é um dos principais centros das excursões gastronómicas de Pisa. É possível chegar à praça a pé por 8 ruas ou de autocarro na linha 5.

Na Piazza Garibaldi encontra rapidamente alguns dos melhores restaurantes e bares da cidade, onde pode experimentar pratos tradicionais locais, como a sopa toscana, o guisado de raças, pizzas, massas e feijão branco com salsichas, que é um prato muito famoso da região porque é preparado com salsichas Pisan.

Baptizada com o nome de Giuseppe Garibaldi, o pacificador do século XX e unificador de Itália, a praça é também o ponto de partida para muitas das melhores excursões gastronómicas da cidade e é um dos epicentros locais da vida nocturna de Pisa.

A Piazza Garibaldi é também o ponto de partida da grande maioria das visitas guiadas a Pisa, pelo que, mais cedo ou mais tarde, a menos que opte por fazer uma visita completa por conta própria, terá de passar por esta praça para se encontrar com o seu guia ou para iniciar algumas das melhores excursões da cidade.

Reservar uma visita guiada a Pisa

5. Fazer um passeio de bicicleta até à Marina de Pisa

Mulher numa bicicleta na praia|©Oleksandr Pidvalnyi
Mulher numa bicicleta na praia|©Oleksandr Pidvalnyi

Pisa, no coração da Toscana, destaca-se pelos seus edifícios de mármore branco e granito, pelo que as restantes atracções são um pouco esquecidas, mas a Marina di Pisa é um local que vale a pena visitar, mesmo que muitas das suas praias sejam ofuscadas pelas paradisíacas estâncias balneares das Cinque Terre.

A melhor maneira de visitar a Marina di Pisa é fazer um passeio de bicicleta, sozinho ou com a assistência de um guia local especializado, que o levará ao longo do passeio do canal Navicelli, que foi concebido especialmente para os ciclistas. Durante este passeio, conhecerá algumas das mais belas paisagens da cidade e as melhores praias de Pisa.

Estes passeios duram cerca de 4 horas e, para além das principais secções de praia da Marina de Pisa, pode também visitar Bocca d'Arno, Tirrenia e Calambrone, que é um dos últimos locais pisanos antes do início de Livorno, muitas vezes incluído entre os melhores destinos para visitar a partir de Pisa.

Note-se que se planeia visitar Pisa no verão, pode reservar algum tempo livre para dar um mergulho, mas se planeia viajar no inverno, pode dar um passeio para obter um perfil diferente da cidade, localizada na costa do Mar Tirreno.

6. Passeio pelo bairro de Borgo Stretto

Pessoas a passear em Borgo Stretto|©Brian Aslak
Pessoas a passear em Borgo Stretto|©Brian Aslak

Para além da Torre Inclinada e dos edifícios da Piazza dei Miracoli, o centro histórico de Pisa é um dos locais mais visitados da cidade, especialmente ao longo do troço da artéria principal chamado Borgo Stretto, que dá origem ao bairro com o mesmo nome.

Borgo Stretto, que começa na Ponte di Mezzo e termina na Via San Francesco, é um dos bairros medievais mais antigos da cidade, mas também uma óptima opção para visitar alguns dos melhores bares e restaurantes da cidade, por isso vai adorar conhecê-lo, passear pelas suas ruas estreitas e percorrer os pequenos cafés escondidos entre as suas casas.

Em Borgo Stretto, também poderás visitar a popular Igreja de San Michele, provar alguns dos melhores gelados artesanais da cidade, como Il Gelato di Toto e La Bottega del Gelato, e se planeares visitar Pisa durante o Natal, poderás admirar as decorações de Natal nas ruas.

Note-se que pode chegar a Borgo Stretto através de transportes públicos na linha de autocarros LAM Rossa ou de carro, embora haja muito pouco estacionamento e, como é um bairro histórico com ruas muito estreitas, será difícil circular livremente num carro.

7. Visitar a Igreja de Santa Maria della Spina

Igreja de Santa Maria della Spina|©Enrique Fernandez Marcote
Igreja de Santa Maria della Spina|©Enrique Fernandez Marcote

De um lado do Borgo Stretto e a poucas ruas da Ponte Mezzo, pode-se fazer uma breve visita à Igreja de Santa Maria della Spina, que não tem a tradição da Catedral, mas guarda uma das relíquias mais importantes do catolicismo, que é um dos espinhos da coroa de Jesus de Nazaré.

A Igreja de Santa Maria della Spina, que está localizada nas margens do Arno, pode ser alcançada após um passeio tranquilo ao longo das margens do rio. No interior da igreja, encontra-se uma escultura renascentista da popular Madonna della Rosa.

A Igreja de Santa Maria della Spina é considerada uma pequena catedral gótica e a entrada é gratuita. A igreja é mais movimentada durante a Semana Santa.

Pormenores interessantes

  • Preço: A entrada na igreja é gratuita.
  • Horário de abertura: diariamente das 9:00 às 18:00 horas.
  • Localização: Lungarno Gambacorti, Pisa.

8. Ver o pôr do sol a partir da Ponte Mezzo

Rio Arno - Pisa|©Neil Howard
Rio Arno - Pisa|©Neil Howard

Não se pode deixar Pisa sem assistir ao pôr do sol a partir da Ponte Mezzo, no início do bairro Borgo Stretto. Esta ponte, que historicamente marcou a fronteira entre o norte e o sul da cidade e foi o ponto de encontro dos exércitos de toda a República antes de cada batalha, serve também como testemunha da idade de ouro do comércio fluvial da cidade ao longo do Arno.

A Ponte Mezzo está localizada numa área ampla e aberta e não há edifícios altos nas proximidades, pelo que se pode desfrutar de uma excelente vista panorâmica do horizonte da cidade, especialmente durante o verão, quando o céu está limpo e o tempo está mais agradável, favorecendo o espetáculo do pôr do sol toscano.

Esta ponte , com mais de 90 metros de comprimento, está normalmente incluída nas melhores excursões da cidade, pelo que pode visitá-la com a assistência de um guia local especializado ou por conta própria.

Seja qual for a forma de visita, ver a Ponte Mezzo ao pôr do sol é uma das melhores coisas para fazer em Pisa fora do epicentro turístico principal.

9. Desfrute das discotecas e bares da cidade na Piazza delle Vettovaglie

Pessoas numa discoteca escura|©Maor Attias
Pessoas numa discoteca escura|©Maor Attias

Para fechar o dia do seu passeio intensivo pela cidade, sugiro que volte à zona de Borgo Stretto e visite a Piazza delle Vettovaglie, que é o principal local que reúne as festas nocturnas da cidade e onde deve ir se quiser encontrar actividades para fazer em Pisa durante a noite.

Aí encontrará bares e discotecas, mas também restaurantes onde pode optar por um plano mais calmo se não quiser festejar ou preferir jantar e ir dormir, embora durante a sua última noite na cidade não queira perder as actividades do mercado local e das bancas de comida.

Em todo o caso, pode escolher despedir-se de Pisa apreciando os seus pratos e sabores e também o bom serviço prestado pelos pisanos, mesmo que esteja demasiado exausto para festejar, porque na Piazza delle Vettovaglie encontrará opções para todos.

  • Amanhã
  • Torre inclinada
  • Catedral
  • Batistério
  • Cemitério monumental
  • Meio-dia
  • Praça Garibaldi
  • Excursão à Marina de Pisa
  • Calambrone
  • Tirrenia
  • Tarde
  • Borgo Stretto
  • Igreja de Santa Maria della Spina
  • Passeio pelas margens do Arno
  • Ponte Mezzo
  • Noite
  • Pôr do sol no Arno
  • Passeio ao centro histórico
  • Praça dos Vettovaglie
  • Jantar num restaurante local