10 coisas para ver e fazer em Pisa no Natal

Embora as temperaturas desçam significativamente em dezembro, a cidade é banhada pelo espírito natalício e oferece muitas atracções para descobrir. Aqui estão as melhores coisas para fazer em Pisa no Natal.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer em Pisa no Natal

Calle con luces navideñas |©Bri_J

Pisa é um dos destinos mais visitados em Itália e na Toscana durante todo o ano, embora a beleza das suas praias e a proximidade de outras estâncias de verão, como Cinque Terre, a tornem um dos destinos mais populares durante a época estival. No entanto, em dezembro, a cidade recebe um grande número de visitantes para as actividades oferecidas durante a época natalícia.

Algumas das melhores coisas para ver e fazer para descobrir Pisa durante a época natalícia incluem visitar os mercados de Natal, apreciar as decorações da Torre Inclinada, assistir aos concertos musicais na Piazza Carrara, tirar uma fotografia com a árvore gigante na Piazza dei Miracoli e cumprir a tradição de visitar o Cemitério monumental.

1. Visitar os mercados de Natal de Pisa

Mercado de Natal|©Bri_J
Mercado de Natal|©Bri_J

A época natalícia de Pisa arranca formalmente no final de novembro, quando os mercados de Natal começam a desdobrar-se em vários pontos da cidade, oferecendo normalmente artesanato local, brinquedos para crianças, doces sazonais e uma vasta gama de produtos gastronómicos.

Os principais mercados de Pisa, que, ao contrário dos de outras cidades, não estão abertos durante todo o ano, mas são organizados diretamente em novembro, situam-se em Borgo Stretto, o bairro medieval no coração do centro histórico, no Largo San Zeno e no Corso Italia.

Além disso, enquanto estes mercados estão abertos, costumam estar incluídos nos itinerários das melhores excursões a Pisa e costumam oferecer actividades para crianças, pelo que é uma das melhores alternativas a considerar se planeia visitar a cidade com crianças.

Lembre-se também que os mercados de pulgas são muitas vezes incluídos nos passeios gastronómicos de Pisa e que, durante a época de Natal, as ofertas destes passeios podem ser condicionadas pelas receitas de pratos e doces de Natal.

Reservar uma visita guiada a Pisa

2. Apreciar as decorações de Natal na Torre Inclinada de Pisa

Pessoas que visitam a Torre Inclinada|©Petr Ganaj
Pessoas que visitam a Torre Inclinada|©Petr Ganaj

Se visitar Pisa, não pode deixar de fora da lista a Torre Inclinada, que é a torre sineira da Catedral de Santa Maria Assunta e é também o emblema da cidade e um dos edifícios mais fotografados do mundo. Durante a época natalícia, a torre exibe as decorações iluminadas que combinam com as árvores de Natal gigantes da Piazza dei Miracoli, criando uma atmosfera ideal para desfrutar da véspera.

A Torre Inclinada mantém as suas actividades diárias durante o dia e, após o pôr do sol , a iluminação liga-se automaticamente, tornando-a também uma das melhores coisas para fazer em Pisa à noite. Alguns dos edifícios próximos, como o Batistério, também são decorados durante o Natal, embora nenhum seja tão apelativo como a famosa torre sineira.

O Natal também oferece a oportunidade perfeita para tirar um tipo diferente de fotografia da torre, que tem estado inclinada devido a um erro de cálculo do solo instável desde o início da sua construção em 1173.

Note-se que, para apreciar as decorações de Natal, não é necessário comprar bilhetes, mas basta ir à Piazza dei Miracoli depois do pôr do sol e apreciar as atracções.

Detalhes interessantes

  • Preço: A entrada na Torre Inclinada de Pisa tem um custo inicial de aproximadamente 25 euros por pessoa.
  • Horário: diariamente das 9:00 às 18:00 horas.
  • Localização: Piazza del Duomo, Pisa.

Comprar bilhetes para a Torre Inclinada e a Catedral

3. Tirar uma foto com a árvore de Natal gigante na Piazza dei Miracoli

Piazza Vittorio Emanuele II, Pisa, Itália.|©Bri_J
Piazza Vittorio Emanuele II, Pisa, Itália.|©Bri_J

A Piazza dei Miracoli é o centro turístico de Pisa e será uma visita obrigatória durante a sua viagem, uma vez que encontrará a Torre Inclinada, o Batistério e o Cemitério monumental, mas é também um dos principais locais da cidade durante o Natal, uma vez que algumas das maiores árvores de Natal da Toscana estão ali instaladas, onde poderá tirar uma fotografia e apreciar as decorações.

Estas árvores de Natal, que se distribuem pelos espaços verdes da praça, fundem-se com as decorações da Torre Inclinada e do Batistério, formando um dos locais preferidos das crianças.

Além disso, debaixo das árvores, pode encontrar artistas de rua, concertos improvisados de canções de Natal e outras actividades infantis, se o tempo o permitir. Não se surpreenderá se vir o Pai Natal e até mesmo a rena Rudolph, pois tal como em Cinque Terre, as celebrações de Natal em Pisa estão bem desenvolvidas.

As decorações nos edifícios da Piazza dei Miracoli e as árvores de Natal gigantes são normalmente colocadas a partir de dezembro e continuam até à Epifania, incluindo um espetáculo de fogo de artifício na véspera de Natal que também se repete nas primeiras horas da véspera de Ano Novo.

Reservar uma visita privada a Pisa

4. Assistir aos concertos musicais na Piazza Carrara

Cantor em palco|©Raph_PH
Cantor em palco|©Raph_PH

A Piazza Carrara é uma das principais praças de Pisa e também o epicentro dos concertos de Natal que se realizam na cidade no período que antecede a véspera de Natal. Estes concertos, originalmente animados por artistas locais auto-organizados, são agora uma das principais atracções, com a participação de tenores regionais e da Orquestra e Coro da Toscânia.

Os concertos da Piazza Carrara criam uma das raras e invulgares circunstâncias em que a atenção de Pisa se desvia dos edifícios da Piazza dei Miracoli, uma vez que , no dia 24 de dezembro, muitos habitantes locais e turistas acorrem à praça para assistir aos espectáculos musicais, que incluem desde artistas gospel a tenores clássicos.

Estes espectáculos, de entrada livre, duram entre 30 minutos e uma hora cada, o que os torna uma opção ideal mesmo que esteja a planear uma estadia curta na cidade. Se é esse o seu caso, aqui estão as melhores alternativas para conhecer Pisa num só dia.

5. Participar na missa da véspera de Natal na Catedral de Pisa

Pisa - Catedral - Interior|©José Manuel García
Pisa - Catedral - Interior|©José Manuel García

A Catedral de Santa Maria Assunta, cuja construção demorou quase 300 anos, é um dos edifícios mais bonitos e marcantes da cidade devido ao cruzamento entre os estilos bizantino, islâmico e europeu da sua fachada e do seu interior. Só a fama repentina da Torre Inclinada do campanário impediu que se tornasse a principal atração de Pisa, mas durante a noite de Natal ganha destaque com a tradicional missa.

Se estiver a planear visitar a cidade durante o Natal e quiser assistir à missa na Catedral, basta vir e participar. Tenha em conta que esta celebração religiosa é muito famosa na Toscana, pelo que poderá não conseguir um lugar sentado, embora possa seguir a missa de pé e mesmo do exterior, uma vez que as portas permanecerão abertas enquanto o tempo o permitir.

Esta missa é também uma desculpa ideal para ver o belo interior da Catedral, que se destaca pelos frescos e obras de arte renascentistas que decoram a estrutura românica, e também para ver as esculturas e os tectos em caixotões que combinam com as decorações do Batistério, que é o maior recinto batismal do mundo.

Embora o acesso de turistas à Catedral seja pago, durante a missa da véspera de Natal a entrada é gratuita.

Detalhes interessantes

  • Preço: A entrada na Catedral e no Batistério custa aproximadamente 25 euros por pessoa inicialmente, embora possa assistir à missa gratuitamente.
  • Horário de abertura: Todos os dias das 10:00 às 18:00 horas para turistas, embora os serviços religiosos tenham o seu próprio horário de abertura.
  • Localização: Piazza del Duomo, Pisa.

Reserve a sua visita guiada à Catedral de Pisa

6. Desfrutar das actividades para crianças na Piazza dei Cavalieri

Luzes de Natal|©Bri_J
Luzes de Natal|©Bri_J

Para além das feiras de Borgo Stretto, das árvores gigantes da Piazza dei Miracoli, das decorações da Torre Inclinada e dos concertos na Piazza Carrara, há também actividades para crianças na Piazza dei Cavalieri, uma das praças mais famosas da cidade.

Nestas actividades, as crianças podem tirar fotografias com o Pai Natal, participar em workshops e actividades, aprender de forma divertida e interactiva sobre a história da cidade e personagens locais, como Leonardo Fibonacci e Galileu Galilei, e assistir a concertos de canções de rua.

Estas actividades estão disponíveis durante todo o mês de dezembro até à Epifania, pelo que pode visitá-las em qualquer altura, mesmo que esteja a planear uma estadia curta na cidade. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de coisas que pode fazer para descobrir Pisa em 2 dias.

7. Ver o espetáculo de fogo de artifício na Marina di Pisa

fogo de artifício no céu noturno|©Akil Mazumder
fogo de artifício no céu noturno|©Akil Mazumder

Se você quiser participar de um espetáculo diferente durante o dia de Natal e também conhecer uma das melhores praias de Pisa, que é uma das principais atracções da cidade, você pode assistir ao fogo de artifício no passeio da Marina, no que é anualmente um dos eventos mais esperados da temporada para a magnificência da pirotecnia utilizada.

O espetáculo de fogo de artifício, que começa pontualmente à meia-noite, ilumina o céu e a costa do Tirreno e transforma o horizonte da cidade numa festa de luzes e cores. Além disso, após o espetáculo, são organizadas celebrações em torno da Marina di Pisa, que atrai um grande número de habitantes locais e turistas, numa festa que se estende também às praias de Calambrone, Tirrenia e Bocca d'Arno.

O espetáculo de fogo de artifício é também uma desculpa ideal para ver as praias da cidade, muitas vezes ofuscadas pela beleza dos principais edifícios da Piazza dei Miracoli e das falésias vizinhas de Cinque Terre.

8. Jantar de Natal num dos restaurantes do centro histórico de Pisa.

Mesa em estilo natalício|©Marcia Salido
Mesa em estilo natalício|©Marcia Salido

Uma das melhores maneiras de descobrir Pisa é através da sua gastronomia toscana e, durante o Natal e o Ano Novo, pode combinar as festividades com um jantar num dos restaurantes do centro histórico, especialmente na zona de Borgo Stretto, onde se encontram os melhores locais gastronómicos da cidade, como Branzo ou La Ghiotteria.

Se quiser manter a tradição, tanto no Natal como no Ano Novo, pode comer um prato de lentilhas ou optar por opções mais tradicionais, como pizza e massa, salsichas Pisan, sopa toscana e guisado de raças ou o popular feijão branco com salsichas regionais.

Não se esqueça que tanto o Natal como o Ano Novo fazem parte de uma das épocas mais visitadas da cidade, por isso, se quiser garantir o seu lugar para o jantar, recomendo que reserve com antecedência.

9. Siga a tradição e visite o Cemitério Monumental de Pisa

Pessoas no cemitério|©Laura
Pessoas no cemitério|©Laura

A Itália é uma terra de tradições, e Pisa não é exceção à regra. Há milhares de anos que se mantém uma lenda local que diz que depois da véspera de Natal é sinal de bom augúrio visitar o Cemitério Monumental, que é o menos conhecido dos edifícios da Piazza dei Miracoli, mas nem por isso menos interessante.

O Cemitério Monumental é um cemitério que alberga mais de 600 lápides e sarcófagos greco-romanos e foi não só uma das primeiras necrópoles formais de Pisa, mas também o local de enterro de algumas das personalidades mais proeminentes do seu tempo. A tradição diz que se visitar o Cemitério, tal como outros cemitérios em Itália, no dia a seguir à véspera de Natal, atrairá boa saúde e afastará a morte.

Pode visitar o monumental Cemitério separadamente do resto dos edifícios da Piazza dei Miracoli e também pode incluir uma visita ao Batistério no passeio, uma vez que uma das entradas oferece a opção de comprar bilhetes para ambas as atracções.

Detalhes de interesse

  • Preço: a entrada no Cemitério Monumental custa cerca de 5 euros.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 9.00 às 18.00 horas.
  • Localização: Piazza del Duomo, Pisa.

10. Visitar o mercado de pulgas medieval em Lucca

Mercado de Antiguidades de Lucca|©adele collins
Mercado de Antiguidades de Lucca|©adele collins

Se planeia visitar Pisa no Natal e quer ver um local alternativo, pode visitar o mercado medieval em Lucca, uma cidade próxima que, devido à semelhança de alguns dos seus edifícios principais e ao seu tamanho, é considerada a irmã mais nova de Pisa. Este pitoresco mercado é organizado sob o lema de Natale nel Medioevo, ou Natal na Idade Média.

Neste mercado pode visitar as bancas, comprar produtos e provar a gastronomia, como em qualquer outro mercado, mas com o pequeno detalhe de que o de Lucca não contém bancas modernas, mas todos os artigos a que pode aceder serão medievais, com alimentos com receitas do seu tempo e as limitações da tecnologia da época para a elaboração de cada objeto ou prato.

A arquitetura de Lucca colabora com o preceito da feira da ladra, pois é uma cidade construída dentro das muralhas, atrás de uma muralha que se mantém inalterada desde o século XVI, dado que, ao contrário das cidades vizinhas, não teve guerras após o Renascimento nem foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial.