Mais sobre: Excursões a Pompéia a partir de Nápoles
Entre as coisas para ver e fazer em Nápoles, Pompeia é uma visita obrigatória. Quem nunca ouviu falar da cidade enterrada pelas cinzas do vulcão e dos esplêndidos frescos de Pompeia?
A apenas meia hora de carro de Nápoles, Pompeia oferece muito para ver. É uma verdadeira lição de história graças à preservação proporcionada pelo evento fatídico que causou o desaparecimento da cidade.
1. Viagem de meio dia a Pompeia a partir de Nápoles

O plano ideal é dedicar pelo menos um dia inteiro às ruínas, mas nem sempre há tempo suficiente. Por esta razão, existem diferentes agências que oferecem excursões com uma duração de cerca de 4 horas.
Um pequeno autocarro com ar condicionado irá buscá-lo ao seu hotel ou a um local central em Nápoles por volta das 10:00. Algumas excursões têm o seu ponto de recolha no porto da cidade (Molo Beverello). Esta opção é perfeita para os viajantes que chegam de cruzeiro.
Quanto à visita ao sítio arqueológico, dura normalmente 2 horas e inclui as seguintes atracções:
- Fórum, o coração de todas as cidades romanas. Era aqui que se realizavam as principais funções civis, religiosas e comerciais. Ainda se podem ver várias bases que, no passado, foram decoradas com estátuas de imperadores e outras figuras proeminentes. Um templo dedicado a Júpiter encontrava-se aqui.
- Banhos termais, uma estrutura que data provavelmente do século II a.C., quando a cidade estava a atravessar um período de florescimento. Na parte central encontra-se o ginásio, enquanto na parte oriental estão as típicas termas romanas: frigidarium, tepidarium e calidarium.
- Lupanare, onde se praticava a prostituição divina. Na Roma antiga, a deusa Lupa era adorada e as sacerdotisas financiavam as actividades do templo entregando-se sexualmente. Este ambiente tem
- Macellum, o antigo mercado público. No centro havia uma sala elevada para o culto da família imperial.
O mais interessante, na minha opinião, são as explicações do guia que o fará descobrir a vida quotidiana da cidade. Para planear a sua visita em pormenor, recomendo que leia o post com dicas para visitar Pompeia.
- Duração: cerca de 4 horas
- Preço: cerca de 70 euros
2. Viagem de um dia a Pompeia e à Costa Amalfitana

Depois de o recolher em Nápoles e de uma curta viagem pela estrada, o autocarro deixá-lo-á à entrada do parque arqueológico. A partir daqui, terá duas horas para visitar as ruínas da cidade.
O percurso passa pelos principais pontos de referência do local: o Fórum, as termas, o templo dedicado a Júpiter e outras atracções "menores".
Estando localizado no sul de Nápoles, é fácil continuar a descer para chegar à Costa Amalfitana. Depois de uma viagem panorâmica ao longo da costa, chega-se à capital Amalfi. Foi declarada Património Mundial pela UNESCO e não é difícil perceber porquê. As montanhas terminam no mar e as casas coloridas sobem as encostas.
A parte mais evocativa é, sem dúvida, a Rione Vagliendola, o seu bairro mais pitoresco. Aqui encontram-se os chamados turrite, as antigas residências aristocráticas, a Piazza dello Spirito Santo e o Convento de San Pietro della Canonica. Se lhe apetecer respirar a brisa do mar, recomendo que desça os 400 degraus até à praia de Duoglio.
Por vezes, as excursões levam-no a Sorrento em vez de Amalfi. Em ambos os casos, terá muito tempo para explorar os centros urbanos. Estas excursões incluem normalmente o almoço. Para mais informações, recomendo a leitura do post sobre as melhores excursões a Sorrento e à Costa Amalfitana.
- Duração: cerca de 8 horas
- Preço: cerca de 120 euros
3. Excursão a Pompeia e Herculano com subida ao Vesúvio

A melhor opção para os apaixonados pelo mundo antigo. Esta excursão combina as duas cidades destruídas pelo vulcão e uma subida ao pico mais emblemático da cidade. Uma carrinha irá normalmente buscá-lo ao seu hotel ou a um local próximo entre as 7:30 e as 9:30.
Embora à primeira vista possa parecer excessivo visitar dois locais soterrados pelo vulcão, as diferenças são consideráveis. Herculano é muito mais pequeno e a maior parte das habitações conserva o primeiro andar. É mais fácil ter uma ideia do traçado urbano. É também menos frequentada por turistas, o que facilita a sua visita.
Em contrapartida, Pompeia destaca-se pelos seus extraordinários frescos que, surpreendentemente, sobreviveram à fúria da erupção. É mais conhecido e estende-se por uma área muito grande. Se é um apaixonado pela arte antiga e vai ficar 5 dias em Nápoles, talvez queira considerar passar dois dias em Nápoles.
Depois da visita, o autocarro acompanha-o até ao início do percurso natural 5 "Il Gran Cono". Este percurso percorre a borda inferior da cratera e tem vista para o Golfo de Nápoles. É a oportunidade perfeita para mergulhar na natureza e tirar fotografias sensacionais. Será sempre acompanhado por um guia especializado que lhe explicará algumas anedotas interessantes sobre o vulcão.
- Duração: cerca de 9 horas
- Preço: cerca de 90 euros.
Excursão a Pompeia e subida do Vesúvio
Este é muito semelhante ao anterior, a única diferença é que se centra em Pompeia. Após a visita à cidade enterrada sob as cinzas, o autocarro leva-o até à cratera do vulcão. Para mais informações, recomendo a leitura do post sobre como visitar o Vesúvio e Pompeia.
- Duração: 7 horas
- Preço: mais ou menos 120 euros.
Porquê escolher uma visita guiada em vez de uma visita auto-guiada?

Uma visita guiada é a opção perfeita se tiver pouco tempo e não quiser preocupar-se com a organização. O autocarro vai buscá-lo ao seu hotel ou a um local central e leva-o até ao sítio arqueológico.
Entretanto, o guia explicar-lhe-á o essencial para compreender a visita e estará à sua disposição durante toda a excursão. Além disso, na maioria dos casos, incluem as entradas nos monumentos e o almoço.
Se preferir deslocar-se ao seu próprio ritmo e à hora que preferir, recomendo que leia o post que detalha como visitar Pompeia por conta própria. A opção mais cómoda e popular é o comboio Circumvesuviana, que se pode apanhar no centro de Nápoles (estação Garibaldi, mesmo por baixo da estação central). Basta sair na paragem Pompei Scavi Villa Dei Misteri.
É possível visitar o sítio arqueológico com crianças?

Sim, é claro! Em primeiro lugar, as crianças com menos de 18 anos têm entrada gratuita. Em segundo lugar, dentro da área terá à sua disposição o baby point onde poderá amamentar e mudar fraldas com total privacidade. Para mais informações sobre este tema, recomendo a leitura do post sobre como visitar Pompeia com crianças.
É aconselhável visitar Pompeia no verão?

É possível, mas não é a opção mais aconselhável. Não há muita vegetação e as temperaturas são quase sempre superiores a 30 graus. O melhor seria visitar Pompeia no inverno ou na primavera, mas se já reservou o seu bilhete, tenha em conta as seguintes dicas:
- Dentro da zona arqueológica, existe apenas um bar/restaurante situado perto do Templo de Júpiter. Traga pelo menos uma garrafa de água e alguns snacks para o caso de ter fome.
- Usar protetor solar! Uma queimadura solar pode estragar as suas férias.
- Se só puder ir a Nápoles no verão, tente evitar julho e agosto. Em junho, as temperaturas são geralmente um pouco mais frescas
- Uma boa razão para escolher o mês de junho é o facto de o dia 21 ser o solstício de verão. Nesse dia, os raios iluminam as ruas - em particular a Via delle Terme, a Via di Nola e a Via dell'Abbondanza - iluminando a arquitetura romana.
As excursões em Pompeia são adequadas para pessoas em cadeiras de rodas?

Sim, os veículos utilizados são adaptados para cadeiras de rodas. Para além disso, no interior das escavações existe um caminho chamado Pompei per tutti. Tem cerca de 3 quilómetros de comprimento e passa pelos edifícios mais famosos.
No entanto, tenha em mente que ainda é um sítio arqueológico: as ruas não estão em tão boas condições como as de uma cidade.
Onde comer perto de Pompeia

Se não lhe apetecer almoçar no bar/restaurante das escavações, pode ir a um restaurante nos arredores. Pompeia é também uma cidade moderna e o seu núcleo desenvolveu-se à volta do Santuário da Madonna del Rosario. Para não ter de esperar pelo regresso a Nápoles, pode reservar uma mesa nos seguintes estabelecimentos:
- La Bettola del Gusto (Via Sacra 50)
- Hostaria Plinio (Via Plinio 12)
- Todisco (Piazzale Schettini 19)
- Add'ù Mimì (Via Roma 61)
Em todo o caso, recomendo que dêem uma vista de olhos no post que explica onde comer durante a vossa excursão em Pompeia.