Panteão de Roma: tudo o que deves saber antes de o visitar
Entre os edifícios da cidade de Roma, há um que foi construído há séculos, mas que continua a ser um dos mais bem conservados. Ir ao Panteão em Roma é uma experiência que o fará recuar cerca de 1.900 anos no tempo.
Quando viajar para Roma, lembre-se que há muitos edifícios antigos que ainda estão em bom estado e que pode visitar. É o caso do Panteão.
O Panteão foi danificado no incêndio de 80 d.C. Foi o imperador Adriano que se encarregou de o reconstruir no século II. Em 608, Bonifácio IV pediu para transformá-lo na Basílica de Santa Maria. Continue a ler para descobrir as melhores opções para visitar esta grande obra.
Visita com audioguia ao Panteão de Roma
Não perca um único detalhe do Panteão com esta visita auto-guiada.
Recomendo sempre que se opte por esta visita áudio-guiada para compreender e conhecer todos os pormenores do templo mais bem conservado de Roma e para descobrir todos os seus pontos de interesse.
Este templo é uma visita imprescindível na sua viagem a Roma, embora eu recomende que, se quiser aproveitar ao máximo a sua visita, opte por uma visita audioguiada ao Panteão de Roma, pois não perderá nenhum detalhe graças a um audioguia e a um mapa com 15 pontos de interesse, incluindo o túmulo de Rafael Sanzio, pintor e arquiteto do Renascimento em Itália; ou o óculo matematicamente perfeito da sua cúpula.
Saiba tudo sobre este monumento único do século II, que começou por ser um templo pagão dedicado a vários deuses e que mais tarde, no século VII, se tornou numa igreja cristã.
Recomendado se... não quiser perder nenhum pormenor do templo mais bem preservado de Roma, a um preço acessível e com uma visita flexível.
Como adquirir bilhetes para o Panteão em Roma
Por ser um local de culto religioso, a entrada no Panteão (atualmente uma Basílica) era anteriormente gratuita. No entanto, o Ministério da Cultura italiano decidiu introduzir uma taxa de entrada geral de 5 euros para dar acesso a qualquer pessoa que queira visitar o monumento.
Para o fazer, é necessário comprá-lo antecipadamente na bilheteira ou no sítio Web, mas terá de ser validado à chegada ao Panteão. Mas se estiver interessado na história romana e quiser ir mais fundo nos detalhes deste incrível monumento, também tem a opção de reservar esta visita audioguiada para conhecer os destaques do Panteão de Roma e aprender sobre a sua história.
Há visitas guiadas ao Panteão e vale a pena?
Como em todos os grandes monumentos, também é possível reservar uma visita guiada ao Panteão, o que garante uma grande experiência para todos os turistas. Esta inclui um guia turístico que obviamente conhece muito bem o edifício antigo, pelo que obterá informações fiáveis sobre a sua construção, arquitetura e história.
Além disso, se quiser aproveitar ao máximo a sua viagem a Roma, também pode adquirir uma visita guiada ao Panteão e a Santa Maria Sopra Minerva em Roma, que dura cerca de três horas, uma das mais belas igrejas da cidade e o local onde o cientista Galileu Galilei foi julgado. Além disso, a visita é feita num pequeno grupo de cerca de 10 pessoas, mas se quiser uma opção ainda mais personalizada, pode optar pela visita guiada privada.
O que ver no Panteão?
O Panteão, também conhecido pelo título cardinalício de Santa Maria dei Martiri, é um exemplo perfeito da arquitetura romana. A sua conceção caracteriza-se pela harmonia e pelo equilíbrio. A construção do edifício é impecável. Embora seja atualmente um centro religioso, no seu interior encontrará vários túmulos, como o do pintor renascentista Raphael Sanzio.
- Observe com atenção a cúpula: É feita de betão não armado e tem um diâmetro de 43,44 metros. O óculo tem 9 metros de altura. Além disso, a luz do sol entra através do óculo, de modo que, à medida que o dia avança, o interior do Panteão é um gigantesco relógio de sol. É como se a parede estivesse a dizer as horas. O que é mais notável é que, na altura, os edifícios foram concebidos para serem vistos do exterior. No entanto, o Panteão é um lugar que merece ser admirado por dentro.
- O Pentecostes: A forma como este dia é celebrado no Panteão é bem conhecida em Itália e noutros países. É feita uma chuva de pétalas. As pétalas são lançadas através do óculo com a ajuda do Corpo de Bombeiros. Este evento tem lugar após a missa, por volta das 10h30, cerca de 50 dias após a Semana Santa romana.
- Admirar o exterior: Tal como outros locais construídos na Roma antiga, o Panteão tem uma construção imponente. Aconselho-o a dedicar alguns minutos a ver a sua estrutura exterior e a forma como este local consegue complementar os edifícios modernos que o rodeiam. Quando a noite cai sobre Roma, o Panteão fica iluminado, o que o torna ainda mais imponente. Além disso, na Piazza della Rotonda, uma das melhores praças de Roma, há sempre algo para o entreter.
- Visitar a única igreja gótica de Roma: recomendo que, depois de visitar o Panteão, vá a Santa Maria sopra Minerva, o único edifício gótico e religioso de Roma. Está localizado na Piazza della Minerva, a cerca de 230 metros da Piazza della Rotonda. Se fores a pé de uma praça para a outra, terás de andar menos de 10 minutos. Quando foi construído, o edifício era um templo pagão dedicado a Minerva, considerada a padroeira dos artesãos e a protetora de Roma. Algumas das esculturas que se destacam são o "Cristo abraçado a uma cruz" e "Um elefante com um obelisco egípcio".
Como chegar ao Panteão em Roma
O Panteão está localizado a sul da Piazza della Rotonda e existem várias formas de lá chegar, independentemente da zona da cidade em que se encontre. Os transportes disponíveis são: táxi, autocarro, elétrico e metro. Eis o que fazer em cada um deles:
- Táxi: se quiser chegar rapidamente ao edifício, o melhor é escolher esta opção. Basta dizer ao taxista para o levar até à Piazza della Rotonda e, a partir daí, caminhar até ao Panteão. O preço começa em 9 euros.
- Autocarro: linhas 30, 40, 62, 64, 81, 87 e 492, sai na paragem Largo di Torre Argentina que fica a cerca de 400 metros do Panteão de Roma.
- Elétrico: esta é a forma mais barata de chegar ao Panteão, custa cerca de 3 euros e apanha-se a linha 40 na estação Roma Termini. A viagem demora aproximadamente 15 minutos.
- Metro de Roma: apanhe a linha A até à paragem Barberini, que fica a cerca de 700 metros do famoso edifício romano.
É aconselhável ir ao Panteão de Marco Agripa com crianças?
Sim, tenho certeza de que muitas crianças acham divertido ir a um lugar que existe há séculos e está muito bem preservado. Claro que recomendo que lhes diga que dentro do Panteão não devem correr, falar muito alto e, muito menos, gritar.
Além disso, recomendo que faça actividades específicas para crianças, para que elas também tenham experiências divertidas nas suas férias. Num outro artigo, dir-lhe-ei o que pode fazer em Roma com crianças.
Quanto tempo é necessário para visitar o Panteão em Roma?
Para determinar quanto tempo precisa de passar no Panteão em Roma, é necessário considerar o seguinte:
- Onde está localizado: isto depende do tempo que vai demorar a chegar ao famoso Panteão Romano.
- Quantas pessoas estarão à espera para entrar: lembre-se que durante a semana a entrada é gratuita, por isso é normal que haja vários grupos de pessoas à espera da sua vez para a visita guiada. Se fizer uma reserva para um fim de semana ou feriado, isto não é um problema, uma vez que a hora a que pode ir está indicada na reserva.
- Duração da visita: 30-40 minutos. A última entrada é às 18:45.
Tem uma reserva para visitar este Panteão? Nesse caso, é melhor ser pontual, se possível, chegar 30 minutos a 1 hora antes do início da visita. Desta forma, terá a oportunidade de visitar a Piazza della Rotonda e os seus arredores.
Horário de abertura do Panteão
A Basílica de Santa Maria está aberta diariamente das 9 às 19 horas. No caso de estar previsto um evento religioso, este horário de abertura pode ser alterado, se assim for, será informado à chegada ou aquando da reserva online.
Os únicos dias do ano em que a Basílica está fechada são: 1 de janeiro e 25 de dezembro. Os visitantes de Roma na época do Natal não precisam de se preocupar, ainda há muito para ver na cidade.
Dicas para visitar o Panteão
Como se trata de um edifício religioso, é normal que os visitantes tenham cuidado com o seu comportamento no seu interior. Por isso, aconselho-o a evitar o seguinte quando visitar o Panteão:
- Falar em voz alta.
- Sentar-se no chão.
- Apoiar-se nas paredes.
- Usar chapéus, bonés ou vestuário inadequado para a Basílica (blusas sem mangas, coletes e calções).
- Entrar com animais.
O Panteão é também chamado de "Panteão de Marco Agripa" e está na lista dos melhores monumentos de Roma e das melhores coisas para fazer em Roma. É um dos lugares mais famosos da cidade, admirar a sua arquitetura do exterior é incrível, mas ver o interior é espetacular. Neste artigo expliquei tudo sobre este edifício, espero que aproveites ao máximo a tua viagem, buon viaggio!