11 coisas para fazer em Roma no Natal
O Natal faz de Roma uma cidade (ainda mais) mágica: não perca a seguinte lista de lugares imperdíveis para passar uns dias num filme.
Roma é um destino fantástico com tantas coisas para ver e fazer durante todo o ano, mas se tivesse de escolher apenas uma cidade na Europa para celebrar o Natal, seria sem dúvida a Cidade Eterna.
Para além de poder assistir a eventos típicos da celebração católica do Natal, pode desfrutar da bela iluminação da cidade, dos seus mercados de Natal, de presépios impressionantes... continue a ler e dir-lhe-ei 10 coisas a fazer para um Natal perfeito em Roma:
1. Passear pelos mercados de Natal de Roma
O mercado de Natal mais típico é o da Piazza Navona. Aqui, o mercado veste-se para o Natal desde o início de dezembro com bancas que vendem brinquedos, artesanato, castanhas assadas e doces típicos. A praça também tem um carrossel e um enorme presépio, bem como um trono onde o Pai Natal atende as crianças.
A praça está cheia de artistas de rua e pintores e pode admirar a bela iluminação da Fonte dos Quatro Rios, a igreja de Sant'Agnese in Agone e o Palazzo Pamphili, os melhores exemplos da arquitetura barroca romana. A Piazza Ankara acolhe também um mercado de Natal, cujos lucros revertem a favor de causas caritativas, com bancas que vendem produtos de comércio justo e antiguidades.
Para não perder os locais mais encantadores, o melhor é fazer uma das melhores visitas guiadas de Roma, sempre acompanhado por um guia especializado que lhe permitirá descobrir os recantos e as praças a não perder.
2. Explore o Vaticano e receba pessoalmente a urbi et orbi do Papa
Independentemente das suas crenças, se estiver de visita a Roma na altura do Natal, assistir à mensagem do Papa no Vaticano é uma experiência bela e pacífica. A urbi et orbi papal é proferida na Cidade do Vaticano ao meio-dia de 25 de dezembro e o discurso é gratuito, mas as multidões são tão grandes que terá de se levantar cedo se quiser arranjar um lugar na Praça da Santa Sé.
Outra opção, se estiver de visita ao Vaticano, é assistir à missa dentro da própria Basílica de São Pedro, para a qual terá de comprar um bilhete com bastante antecedência. É tão difícil chegar a este evento que eu quase diria que não vale a pena, mas para muitas pessoas é a principal razão para ir a Roma no Natal.
E já que está na zona, não pode deixar de entrar nos Museus do Vaticano para admirar, entre outras maravilhas da arte, a Capela Sistina. Para o fazer, pode comprar um bilhete para os Museus do Vaticano ou fazer uma visita guiada ao Vaticano.
3. Aprecie as luzes da cidade a bordo do autocarro turístico
Algumas cidades como Londres ou Paris podem orgulhar-se de ter decorações e iluminações de Natal muito elegantes, mas nenhuma transmite tanto o espírito de Natal como as de Roma. As luzes que decoram o centro histórico dão às suas ruas antigas uma aura especial, e simplesmente passear pela Via del Corso, Via Cola di Rienzo ou Via Ottaviano sob as cores do Natal é uma experiência que ficará para sempre na memória.
Os principais monumentos e edifícios da cidade são onde as luzes de Natal realmente brilham: as do Vaticano ou de Santa Maria Maggiore são algumas das que mais me impressionaram durante a minha visita.
A época das luzes de Natal começa oficialmente a 8 de dezembro e prolonga-se até 6 de janeiro, um dia muito especial em Itália em que os presentes são entregues pela Befana (a bruxa que substitui os Reis Magos). Uma boa maneira de descobrir as luzes da cidade é fazer um passeio de autocarro para percorrer confortavelmente a cidade e ver a iluminação especial de Natal. Se lhe apetecer este plano, pode verificar quais são os melhores autocarros turísticos de Roma.
4. Assistir à missa no Panteão
Se gostou da ideia de assistir a uma missa de Natal em Roma, recomendo-lhe que assista à missa celebrada na véspera de Natal no Panteão. A missa é celebrada à meia-noite em italiano, à luz das velas, com um pequeno coro, o que torna a experiência muito agradável.
Claro que recomendo que esteja lá às 23h ou até mais cedo para conseguir um lugar, pois o Panteão enche-se rapidamente. Está frio lá dentro, por isso não te esqueças de trazer um bom casaco para tornar a tua noite mais agradável.
Em geral, visitar o Panteão por dentro é uma maravilha: a sua majestosa cúpula, que bateu recordes, e a sua arquitetura impressionante vão deixar-te de boca aberta. Para tirar o máximo partido da visita, junte-se a uma visita guiada ao Panteão de Roma.
5. Provar o menu tradicional de Natal de Roma
Em Roma, na véspera de Natal, o jantar é tradicionalmente servido antes da missa da meia-noite, tipicamente conhecida como a "Festa dos Sete Peixes", quando se consome uma variedade de peixe e marisco, seguindo um costume medieval de jejum de carne vermelha e produtos lácteos. Algumas recomendações de restaurantes para reservar na véspera de Natal, embora a um preço ligeiramente mais elevado, seriam o Crispi 19 (junto à Fonte de Trevi) ou o L'Uliveto, no Waldorf Hotel Roma Cavalieri.
A refeição de Natal romana por excelência é o abbacchio, um prato de borrego assado com alho, alecrim e presunto, servido com batatas e legumes, e normalmente acompanhado por um primeiro prato de gnocchi alla romana, que é um pouco diferente de outros tipos de gnocchi. A sobremesa tradicional é o pangiallo, um pão doce recheado com nozes, tâmaras, chocolate e mel.
Tudo isto será melhor explicado (e saboreado muito melhor) se fizer uma visita gastronómica a Roma. Se vai estar na cidade durante alguns dias e não sabe onde ir almoçar ou jantar, aqui está uma lista dos meus favoritos neste artigo sobre 10 locais onde comer em Roma.
6. Tirar uma fotografia à árvore de Natal do Coliseu e visitar a sua arena.
As árvores de Natal que são colocadas junto a monumentos e edifícios importantes em Roma são normalmente apenas iluminadas, mas nem por isso são menos bonitas. Um bom exemplo é a árvore de 22 metros de altura que é colocada todos os anos junto ao Coliseu. A solenidade do local confere a esta decoração uma certa magia natalícia e pode tirar uma fotografia especial com o Coliseu como pano de fundo.
E já que está aqui, não pode perder o Coliseu por dentro e este tornar-se-á automaticamente o ponto alto da sua viagem (acredite, o Coliseu por dentro é muito mais majestoso do que pode imaginar). Recomendo que compre um bilhete online para o Coliseu ou que faça uma visita guiada ao Coliseu e ao Fórum Romano. Aqui está um link onde pode encontrar as melhores experiências que pode ter no Coliseu.
Outras árvores de Natal que vale a pena ver na sua viagem a Roma são as da Praça de São Pedro, imponentes e abundantes em decorações, e a minha favorita, a da Piazza Venezia.
7. Admire os presépios nas igrejas de Roma
A tradição de montar presépios nasceu, naturalmente, em Itália, pelas mãos dos "presepi" de S. Francisco de Assis, quando no Natal de 1223 criou o primeiro presépio para celebrar a missa, utilizando palha, feno, um burro e um boi. Este acontecimento tornou-se uma tradição à medida que outras vilas e cidades substituíram estes elementos por figuras, inicialmente criadas à mão.
Em Roma, a tradição é celebrada em grande estilo e é possível admirar alguns presépios verdadeiramente impressionantes. Um bom exemplo é o presépio da Basílica de Santa Maria Maggiore, onde se conserva uma cena esculpida em mármore pelo escultor Arnolfo di Cambio em 1290.
Uma ideia para um plano de Natal é fazer uma visita guiada a Roma para ver alguns dos muitos presépios expostos em igrejas e praças. Recomendo os da Praça de São Pedro, a Escadaria Espanhola na Piazza di Spagna, a Igreja de Santi Cosma e Damiano (na Via dei Fori Imperiali), a Igreja de San Carlo al Corso (na Via del Corso), a Igreja de Santa Maria del Popolo (Piazza del Popolo) e a da Piazza Navona.
8. Ir a um concerto de Natal
Ouvir música clássica no Natal é uma tradição em muitas famílias. Especialmente em Espanha, provavelmente já viu o concerto de Ano Novo da Orquestra Filarmónica de Viena na televisão.
Se acabou de ser magicamente transportado para as suas memórias do Natal passado, ficará encantado por saber que na sua viagem a Roma durante esta celebração pode ouvir música clássica ao vivo em algumas das igrejas da cidade. Recomendo especialmente os concertos na Chiesa di Sant'Antonio dei Portoghesi, Santa Maria ai Monti e Sant'Ignazio.
O Auditório da Conciliazione, perto do Vaticano, tem um programa de concertos de Natal, e na Piazza Navona há frequentemente concertos de coros que pode encontrar de improviso.
9. Perca-se na Galleria Borghese para não sentir o frio de dezembro
A Galeria Borghese é definitivamente uma das coisas para fazer e ver em Roma. Localizada no meio de um jardim idílico considerado o pulmão de Roma, não terá dificuldade em encontrar a sua espetacular fachada guardada por jardins de contos de fadas.
Aí poderá ver algumas das esculturas clássicas mais famosas da história, como a Violação de Prosérpina ou Apolo e Dafne. Porque é que é imperdível? As salas e o próprio Palácio são uma obra de arte. Além disso, sendo um ponto turístico muito menos popular, pode passear no seu interior praticamente sozinho (os lugares são extremamente limitados) e a experiência é única. Fazer uma visita guiada à Galeria Borghese é a melhor maneira de a ver por dentro.
Por outro lado, aproveite para passear pela Villa Borghese e pelo seu lago à saída e, se o tempo o permitir, alugue um barco para desfrutar de uma manhã solarenga de inverno.
10. Provar os doces típicos de Natal
Gosta de doces? Então escolheu o sítio certo para passar o Natal. Aqui está uma série de iguarias para experimentar:
- O pandoro, um pão doce em forma de estrela polvilhado com açúcar em pó, normalmente consumido ao pequeno-almoço mergulhado em café.
- O clássico panetone, outro pão doce recheado com nozes, sultanas ou chocolate, e coberto com amêndoas em flocos.
- Panforte, um bolo de fruta aromatizado com cravinho e outras especiarias, originário de Siena.
- Panpepato, semelhante ao panforte mas com um sabor mais forte a gengibre.
Ao passear pelos mercados medievais, verá todo o tipo de biscoitos de Natal, de todas as formas e cores, que encherão o seu estômago e o seu coração com o espírito natalício.
Lembre-se que para os paladares mais exigentes existe este passeio gastronómico pelo Trastevere que o aproximará dos sabores mais originais da cidade pela mão de um especialista e pode também experimentar o passeio gastronómico e a prova de vinhos no Vaticano.
11. Patinar no gelo num monumento emblemático de Roma
Embora as temperaturas em Roma raramente sejam suficientemente frias para ver neve no Natal, há pistas de patinagem por toda a cidade onde pode desfrutar de uma forma tradicional de passar a tarde.
A pista que achei mais bonita foi no Castel Sant'Angelo, o mausoléu da família do imperador Adriano, agora um museu. O castelo é o pano de fundo da sua patinagem no gelo. Se também quiseres visitar o interior do próprio castelo (o que recomendo a 100%) deixo-te aqui a informação sobre o Castelo. Bilhetes e visitas ao Castelo de Sant'Ângelo em Roma.
Outra opção é o ringue de patinagem do Auditorium Parco della Musica, instalado no exterior deste centro musical da cidade, ou o do mercado de Natal na Piazzale Ankara, onde se pode patinar depois de uma tarde de compras.