Mais sobre: Excursões à Costa Amalfitana a partir de Roma
Com uma grande atração turística, praias imbatíveis e vistas extraordinárias, a Costa Amalfitana e todos os seus municípios foram declarados Património Mundial pela UNESCO em 1997.
Aqui estão as melhores excursões para fazer na Costa Amalfitana a partir de Roma e aproveito a oportunidade para convidá-lo a ler o post o que ver e fazer em Roma, para projetar os melhores planos para sua viagem.
1. Descobrir a Costa Amalfitana a partir de Roma num navio de cruzeiro
A cidade de Amalfi está localizada no sul da Itália, mais precisamente na província de Salerno. Esta pequena e pitoresca cidade deu o nome à famosa Costa Amalfitana, que lhe proponho descobrir com esta excursão à Costa Amalfitana a partir de Roma.
Nesta viagem dupla que combina a experiência de uma viagem de comboio de alta velocidade a partir de Roma com um cruzeiro ao longo da costa num pequeno grupo, poderá maravilhar-se com as praias paradisíacas do sul de Itália. A viagem de Roma é feita no conforto de um comboio e, em seguida, um cruzeiro pelas águas do Mediterrâneo para explorar Amalfi e Positano.
Esta é uma das melhores excursões a partir de Roma, que também lhe dará a oportunidade de provar o limoncello, o licor feito a partir dos limões produzidos nestas terras, visitando um pomar na área.
Além disso, um guia especializado irá contar-lhe a história destas belas cidades num percurso de cerca de 13 horas. Ficará a conhecer não só a bela costa, mas também a história, a cultura e a gastronomia de Amalfi e Positano.
Detalhes interessantes
- Preço: A partir de 180 €.
- Duração: Cerca de 13 horas
- Meio de transporte: Comboio de Roma para chegar até lá e barco para percorrer a Costa Amalfitana. Tudo incluído no preço.
- Vantagens desta opção: Com esta excursão esquece-se de encontrar o caminho para a zona e desfrutará das melhores vistas da costa. E, claro, não se esqueça da sua degustação de limoncello, um extra muito saboroso!
- Desvantagens desta opção: Para aqueles que podem ter problemas de enjoo a bordo de um barco, esta pode não ser a opção mais aconselhável.
2. Passeio por Positano e Amalfi num confortável minibus
Amalfi é indiscutivelmente um dos lugares mais incríveis para visitar na costa italiana. As suas águas azuis profundas e cristalinas não o deixarão indiferente, nem as suas ruas estreitas e pitorescas. Nem Positano, outra aldeia de postal. É por isso que proponho esta dupla excursão a Amalfi e Positano em miniautocarro.
Mais uma vez, esta excursão partirá de Roma de comboio e continuará por Positano e Amalfi num miniautocarro, num grupo de 15 pessoas no máximo, para desfrutar de vistas espectaculares ao longo do caminho. O motorista-guia dar-lhe-á tempo suficiente para imortalizar o momento com fotografias. É claro que a vista que se tem será inesquecível!
O conforto de viajar num monovolume com motorista permitir-lhe-á explorar a zona sem o incómodo de procurar estacionamento ou outros meios de transporte. É uma viagem perfeitamente planeada para que possa apenas apreciar as vistas.
Detalhes interessantes
- Preço: A partir de 200 euros.
- Duração: Cerca de 13 horas
- Meio de transporte: Comboio até à costa e depois minibus para as duas aldeias com um máximo de 15 pessoas.
- Vantagens desta opção: Depois de uma viagem confortável de comboio de alta velocidade incluída no preço, pode desfrutar confortavelmente das vistas espectaculares da costa de Amalfi a partir do seu minibus.
- Desvantagens desta opção: Tem o mesmo custo que a excursão anterior e esta não inclui a prova de limoncello.
3. Aproveite ao máximo uma viagem à costa e veja a espetacular Pompeia
Partindo de Positano, pode fazer uma excursão à cidade de Pompeia que é mundialmente famosa pelo seu valor arqueológico.
Em 79 a.C. a cidade foi devorada pelo vulcão Vesúvio e ficou completamente arruinada sob as cinzas vulcânicas. Era uma cidade com grande potencial de desenvolvimento e crescimento.
Se tiver pouco tempo em Roma, mas não quiser perder as maravilhas da costa sul de Itália, aproveite ao máximo a sua viagem à Costa Amalfitana, fazendo uma viagem a Pompeia, juntamente com Amalfi e Positano. Terá acesso sem fila à cidade extinta do Império Romano.
Um autocarro privado levá-lo-á a ver os destaques dos três locais, enquanto um guia especializado lhe contará as histórias dos vestígios arqueológicos de Pompeia. Naturalmente, terá tempo para apreciar as vistas da costa.
Uma grande vantagem desta excursão é que, se viajar para Roma no inverno, a maioria das lojas e restaurantes de Positano estão fechados, pelo que pode trocar com a cidade de Amalfi. Se, por outro lado, visitar Roma no verão, para que o trânsito na cidade que dá o nome à costa sul não seja um problema, a excursão permite-lhe substituir Sorrento por Positano.
Detalhes interessantes
- Preço: A partir de 243 €.
- Duração: Cerca de 10 horas
- Meio de transporte: Autocarro com um máximo de 24 passageiros.
- Vantagens desta opção: Durante uma viagem de um dia inteiro, ficará a conhecer três dos locais imperdíveis de Roma e arredores, Pompeia não o deixará indiferente!
- Desvantagens desta opção: Como Pompeia está incluída nesta excursão de um dia, e há tanto para contar sobre as suas ruínas arqueológicas, pode achar que o tempo passado nos diferentes locais é demasiado curto.
4. Recrie-se em Pompeia e na Costa Amalfitana em pequenos grupos
Se já viu algumas imagens das espectaculares vistas das aldeias que banham o Mar Mediterrâneo e quer incluí-las nas suas excursões a partir de Roma, mas um passeio por cada uma destas aldeias não é suficiente para si, recomendo-lhe outra opção para desfrutar de cada uma delas à sua vontade.
A excursão a Pompeia e à Costa Amalfitana em pequenos grupos é, sem dúvida, a opção mais completa, pois inclui o pick-up e o drop-off no hotel e um passeio com um guia especializado por Pompeia, Amalfi e Positano. Não perderá nenhuma das maravilhosas paisagens!
O facto de poder ir em pequenos grupos de, no máximo, 8 pessoas, permitir-lhe-á desfrutar de uma experiência inesquecível com todos os pormenores. Poderão relaxar e apreciar a deslumbrante costa e terão tempo suficiente para conhecer em profundidade os restos da Pompeia soterrada.
O passeio inclui uma visita aos locais mais importantes de Pompeia, como as termas, o Fórum, a Basílica, as casas residenciais da época e muitos outros locais de grande interesse. No entanto, para mais informações sobre a cidade histórica, não deixe de ler este post sobre as melhores excursões para Pompéia a partir de Roma.
Detalhes interessantes
- Preço: A partir de 242 euros.
- Duração: Cerca de 14 horas
- Meio de transporte: Carro
- Vantagens desta opção: Esqueça o caminho para a estação de comboios ou qualquer outro ponto de encontro com o seu guia; este passeio vai buscá-lo à porta do seu hotel. Além disso, a duração da excursão permite-lhe visitar os três locais à sua vontade.
- Desvantagens desta opção: O preço aumenta para incluir três visitas guiadas e os transferes.
Que cidades pertencem à Costa Amalfitana?
- Amalfi
- Positano
- Ravello
- Conca dei Marini
- Praiano
- Scala
- Tramonti
- Vietri sul Mare
Há ainda mais cidades que pertencem à Costa Amalfitana, mas Amalfi, Positano e Ravello são as que recebem todas as atenções e atracções turísticas.
Sorrento, apesar de ser uma cidade situada ao largo da costa, é imperdível, pois tem muitos hotéis (muitas vezes a preços muito razoáveis), está repleta de bares e restaurantes e tem transportes públicos que o levam para onde quer ir em minutos.
Um pouco de história
A história da Costa de Amalfi parece remontar ao século I d.C., embora os primeiros registos escritos datem do século VI. A região prosperou graças ao seu poder marítimo, nomeadamente através do comércio de cereais, sal e escravos, onde se realizaram muitas trocas comerciais com o Oriente, especialmente com o Império Bizantino.
As famosas portas da catedral de Amalfi foram fundidas em Constantinopla, e a arquitetura oriental é visível na cidade, desde a catedral, passando pelo claustro e por muitos outros edifícios que fazem lembrar essa origem.
Apesar da sua modesta dimensão, foi um dos principais portos da Europa entre os séculos IX e XII. Desde a época romana, a costa foi considerada um local ideal para passar férias e tomar banho ao sol do Tirreno.
Atualmente, toda a Costa Amalfitana é um ponto de encontro entre os habitantes locais que desejam passar alguns dias longe do caos da cidade, desfrutando das margens do Mar Tirreno, e milhares de turistas internacionais que vêm de todo o mundo para se deixarem cativar pela beleza da região.
Como chegar à Costa Amalfitana a partir de Roma via Salerno
Se decidir ir por conta própria ou se as excursões que reservou não incluírem uma viagem à costa, continue a ler e dir-lhe-ei como gerir a sua viagem de e para a região, continue a ler e dir-lhe-ei as melhores formas de lá chegar.
Partindo de comboio da estação ferroviária Termini de Roma, pode apanhar um comboio para Salerno. A empresa que presta este serviço é aTrenitalia e a viagem demora duas horas.
Os preços podem variar e oscilam entre os 30 euros e os 70 euros, dependendo da altura da reserva.
Uma vez em Salerno, chegar à Costa Amalfitana é muito fácil. A partir da Piazza Concordia, em Salerno, pode encontrar barcos que o levarão a Amalfi em 35 minutos por um custo de aproximadamente 8 euros. Normalmente, há uma partida de hora a hora, mas o horário pode mudar,
. Também pode optar por ir de Salerno para a Costa Amalfitana de autocarro.
De Roma para a Costa Amalfitana de carro
Outra opção é alugar um carro em Roma e ir diretamente para a Costa Amalfitana.
Os preços dos carros variam muito consoante o modelo do veículo, o tamanho, etc. Geralmente, quanto maior for a antecedência com que se aluga um carro, mais barato será.
A viagem é direta, bem sinalizada e demora pouco mais de três horas a chegar à costa.
Dica de viajante
Como as estradas ao longo da Costa Amalfitana são bastante pequenas e estreitas, estacionar pode ser um problema. Escolha com antecedência onde poderá estacionar sem perder tempo a conduzir.
Melhor altura para visitar a Costa Amalfitana
Apesar de encontrar muitas opiniões diferentes sobre a melhor altura para visitar a Costa Amalfitana, é impossível encontrar a resposta certa.
Como já vos disse, cada aldeia da Costa Amalfitana é um tesouro à espera de ser descoberto, com belas vistas para o Mar Tirreno, comida deliciosa e fachadas de postal. Por outras palavras, não se arrependerá de visitar a costa em qualquer altura do ano que possa.
No verão italiano, que decorre de junho a agosto, pode desfrutar da praia, do sol e de grandes pores-do-sol no seu bar de cocktails preferido.
Há também eventos nas diferentes cidades, artistas de rua e um ambiente animado e divertido.
A única coisa que deve ter em conta é que estes meses são também os mais movimentados e cheios de turistas locais e internacionais, pelo que é aconselhável reservar com antecedência e habituar-se à azáfama das multidões.
Nas duas estações intermédias italianas (abril a maio e setembro a outubro). primavera e outono, respetivamente, o clima é ainda muito quente e agradável, com um ambiente mais calmo e menos multidões de turistas.
A Costa Amalfitana tem sempre algo para encantar os seus visitantes, com a possível exceção do inverno (por volta de novembro a março), quando é muitas vezes fria, húmida e sem a sua atmosfera habitual, mas ainda assim vale a pena uma visita fugaz para ver as grandes atracções.
setembro e outubro são os meses ideais para visitar a costa, uma vez que o calor ainda é ótimo, mas não extremo (tornando-o mais adequado para actividades ao ar livre, como caminhadas), e as cidades ainda estão animadas, mas com preços muito mais baixos.