10 coisas para fazer em Roma em agosto
agosto é um dos meses mais movimentados na capital italiana. Se está a planear ir a Roma em agosto, não deixe de ler sobre todas as coisas que pode fazer para o aproveitar ao máximo.
Quando viajar para Roma em agosto, saiba que é um mês muito quente, mas não se preocupe, há actividades que pode fazer para fugir ao calor.
A melhor coisa sobre os eventos que se realizam neste mês é que todos são bem-vindos, incluindo os turistas. Embora esta maravilhosa cidade ofereça muito para ver e fazer durante todo o ano. Não deixe de ler este guia para tirar o máximo partido das suas férias em Roma durante o mês de agosto.
1. Aproveite ao máximo o Ferragosto celebrado em todo o país
Durante anos, o Ferragosto apanhou os turistas desprevenidos, pois é uma altura em que os italianos aproveitam ao máximo as suas férias. Celebrado a partir de 15 de agosto, é uma altura em que são planeados grandes almoços e festas em vários pontos de Roma e em toda a Itália. Normalmente, os cidadãos preferem ir para as costas italianas, mas também há celebrações na capital.
Não se preocupe se for dar um passeio e algumas lojas estiverem fechadas ou não houver muitos romanos nas ruas. Durante o Ferragosto pode encontrar mercados em algumas praças ou grandes grupos de pessoas a aproveitar as férias de verão.
Uma das maiores vantagens para os turistas durante o Ferragosto é que muitos sítios famosos estão menos cheios. Por isso, é possível ir e evitar as longas filas que se encontram noutros dias de agosto.
O Gran Ballo é uma das melhores actividades durante o Ferragosto
Os turistas que não visitam as praças romanas ou não prestam atenção ao que se passa nas ruas da cidade estão a perder o Gran Ballo di Ferragosto. O seu nome deixa claro que se trata de um festival dentro de um festival, uma forma de os romanos celebrarem o Ferragosto.
O Gran Ballo é composto por diferentes eventos que têm lugar em diferentes partes da cidade, incluindo as melhores praças de Roma. Locais como a Piazza del Popolo acolhem grupos que realizam espectáculos de dança de diferentes géneros.
2. Desfrute de uma visita nocturna ao Castel Sant'Angelo em agosto
O Castel Sant'Angelo é um dos monumentos mais famosos de Roma e é possível visitá-lo durante todo o ano. A razão pela qual recomendo que vá em agosto é que durante este mês estão disponíveis visitas nocturnas. Para além de ter a oportunidade de ver o seu exterior iluminado por luzes, é possível entrar a partir das 19h30 até às 23h. Os bilhetes custam cerca de 12 €.
Existem muitos monumentos romanos que permitem visitar as suas instalações quando o sol já se pôs e a lua é a protagonista no céu. Recomendo que reserve os seus bilhetes para o Castel de Sant'Angelo para não perder este fantástico mausoléu.
No interior do castelo é comum ver as estruturas defensivas e as prisões onde estiveram encarceradas pessoas que marcaram a história. Há também salas decoradas, bibliotecas e muito mais. Visitar este edifício histórico à noite é uma óptima opção. Também é possível fazer um passeio noturno em junho, julho e setembro.
3. Veja cada detalhe dos Museus do Vaticano nas noites de agosto
Tal como acontece com o Castelo de Santo Ângelo, é também um bom plano reservar bilhetes para os Museus do Vaticano, uma vez que estes estão abertos à noite. Este tipo de visitas está disponível todos os dias em agosto. O horário noturno começa às 19h00 e termina às 23h00 (as galerias são desocupadas a partir das 22h30) e é válido de meados de abril a outubro.
Se quiser visitar os Museus em Roma, deve saber que durante o dia há muitas pessoas, pelo que não é possível detalhar todas as decorações no interior. No entanto, nas visitas nocturnas não há muita gente, o número de pessoas é inferior a 100.
Com muito menos visitantes nos corredores, tem a oportunidade de parar e olhar para as pinturas nos tectos e paredes, e para as decorações. Além disso, a Capela Sistina está incluída na visita nocturna.
4. Apreciar a neve em pleno verão junto à Basílica de Santa Maria Maggiore
Uma das basílicas de Roma é a Basílica de Santa Maria Maggiore ou Santa Maria Maggiore, também conhecida como Santa Maria della Neve. Todos os anos, a 5 de agosto, celebra um milagre que se diz ter sido realizado pela Virgem, depois de ter aparecido no sonho do Papa Libério. Reza a lenda que, nos dias 4 e 5 de agosto de 358 d.C., a Virgem pediu ao Papa que lhe erguesse uma igreja e, na manhã de 5 de agosto, nevou no local onde mais tarde foi erguida a Basílica.
Por este motivo, os crentes recordam o milagre da neve em agosto na praça em frente à Basílica. Durante a celebração, é organizado um espetáculo de som e luz e os presentes assistem a uma queda de neve artificial, pelo que não é necessário visitar Roma no inverno para ver neve.
5. Celebrar o dia da Assunção da Virgem Maria
De acordo com a tradição católica, Maria ascendeu ao céu no dia 15 de agosto e por isso este dia é celebrado pelos crentes. Como muitas pessoas em Roma são católicas e o Vaticano está localizado lá, as celebrações são realizadas em toda a cidade.
Uma das actividades mais conhecidas em Roma para a Assunção é a missa que tem lugar na mesma basílica onde o milagre da neve é comemorado. Um cardeal enviado pelo próprio Papa vem à Basílica de Santa Maria Maggiore para fazer uma oferenda floral e rezar.
Uma vez que o Ferragosto coincide com esta celebração religiosa, é normal que muitos romanos aproveitem o feriado para começar as suas férias. Se é religioso, tem a oportunidade de assistir a uma das celebrações nas igrejas de Roma.
6. Assistir a espectáculos de ópera num cenário único
Imagine isto: um palco como nenhum outro e actuações de especialistas em ópera e ballet. Se está de visita a Roma em agosto, não tem de se contentar com a imaginação, porque os espectáculos do Teatro dell'Opera di Roma têm lugar nas Termas de Caracalla no início de agosto.
Durante o espetáculo é normal encontrar outros turistas estrangeiros que decidem participar nesta atividade. Estes espectáculos garantem a qualidade que caracteriza o famoso teatro romano. As ruínas dos banhos termais complementam os espectáculos e tornam a sua experiência única.
Todos os dias actua um artista diferente, os espectáculos são anunciados no sítio Web do Teatro dell'Opera di Roma. Os preços dos bilhetes começam nos 25 euros e alguns ultrapassam os 135 euros.
Outras propostas
Mas não é só no Terme di Caralla que se pode desfrutar de um espetáculo de ópera, também se pode ver um espetáculo de ópera ao ar livre no Borromini Terrace, um terraço no telhado localizado no maravilhoso cenário da Piazza Navona.
Outras opções mais económicas são o concerto de ópera no Palazzo Santa Chiara de Roma ou o concerto de ópera na Igreja Valdens.
7. Assistir a um filme italiano ou internacional na Ilha do Tibre
O verão é a altura ideal para fazer coisas ao ar livre, especialmente se for num local fresco, como perto de um rio. A Ilha Tiberina fica no rio Tibre, a menos de 5 quilómetros de Roma, e todos os Verões é aí realizado um festival de cinema. Apresenta curtas e longas-metragens de Itália e de outros países.
Este evento conta com dezenas de projecções e até está previsto um concurso de curtas-metragens italianas. Se quiser desfrutar de cinema de qualidade com temas interessantes, esta é uma atividade original para fazer em Roma em agosto. E se é um amante da sétima arte, não se esqueça que também pode reservar os seus bilhetes para o Cinecittà World em Roma.
8. Desfrute da música no festival Villa Ada Roma
A origem deste festival de música remonta há mais de duas décadas e meia e decorre até meados de agosto. Durante as duas primeiras semanas do mês, tem a oportunidade de assistir e ouvir géneros musicais que vão da composição ao indie italiano.
Cada edição do festival tem um título diferente, o que lhe dá uma ideia do que pode desfrutar. Trata-se de um grande evento cultural que normalmente apresenta mais de 60 concertos, debates culturais e encontros. O programa muda todos os dias, pelo que há opções para todos os gostos.
Os bilhetes para os concertos não têm o mesmo preço todos os dias, variam consoante o artista que actua e vão desde 10 euros. O festival Villa Ada Roma tem lugar na Via di Ponte Salario, a cerca de 5 quilómetros do centro de Roma.
9. Vencer o calor com um bom gelato e aprender a fazê-lo
Roma é o local perfeito para saborear o melhor gel ado e o que é melhor do que em pleno verão? Na capital italiana existem muitas gelatarias, recomendo que aprecie a sua sobremesa num parque, nos parques desta cidade há várias coisas para fazer.
No verão, as gelatarias romanas têm sabores preparados com frutas típicas desta época do ano, como o melão, o morango e a cereja. Depois de terminar a sua corrida diária (ou noutra altura do dia), tem a oportunidade de deliciar o seu paladar com um gelato italiano. Também pode inscrever-se numa aula de fabrico de gelado e massa, onde aprenderá a técnica autêntica de fazer um delicioso gelado italiano.
10. Não perca os eventos culturais em toda a cidade!
AEstate Romana é um festival de verão criado para atrair turistas para a cidade. Como os meses de junho, julho e agosto são muito quentes, as pessoas preferem ir para as costas italianas. No entanto, este festival é uma excelente razão para ficar na capital.
Estate Romana inclui uma grande variedade de actividades, desde teatro a leituras e visitas a museus. Todos os eventos são gratuitos e o programa é muito variado, pelo que há opções para crianças, jovens e adultos.
Se estiver em Roma em agosto, visite o sítio Web do Estate Romana e consulte o programa cultural. Também se realizam actividades durante os meses de junho e julho.
Temperaturas de verão em Roma
Note-se que julho e agosto em Roma são os meses mais quentes, com uma temperatura média diária superior a 30°C. Além disso, se o nível de humidade for elevado, a sensação térmica torna-se muito mais elevada, a ponto de nos fazer sentir esgotados.
Além do Ferragosto, uma das razões pelas quais algumas empresas fecham é o calor. Os seus proprietários querem manter-se frescos e, por isso, mantêm as suas lojas fechadas até que as temperaturas comecem a descer.
Há muitos turistas em Roma durante o mês de agosto?
Roma é uma cidade que tem muito para ver e fazer durante todo o ano e, por isso, há sempre muito turismo. Em particular, julho e agosto são os meses mais movimentados para os turistas, pelo que é normal ver as ruas cheias de gente e longas filas de espera. Os italianos também optam por viajar nesta altura do ano, vão para a costa para aproveitar o verão.
O facto de haver muitos turistas não significa que não haja coisas para fazer, pois todas as actividades acima referidas estão disponíveis. Assim como os museus e outros sítios a que se pode ir em qualquer mês do ano.
Os preços em Roma são demasiado elevados em agosto?
Como Roma é uma cidade muito visitada em agosto, não se surpreenda se encontrar um hotel com um preço mais elevado do que noutras estações, como a primavera e o outono. Além disso, alguns restaurantes e lojas também decidem aumentar os seus preços durante este mês.
Se for no final do mês, há uma hipótese de os preços terem baixado, mas apenas ligeiramente.
O que levar na mala para uma visita de verão a Roma
Para responder a esta pergunta é preciso ter em conta a estação do ano, como é verão, o que eu recomendo que traga na sua viagem:
- Roupas leves.
- Roupa para proteger a cabeça, como um chapéu.
- Óculos de sol.
- Protetor solar.
- Calçado confortável, mas não demasiado quente para os pés.
Além disso, não se esqueça de levar uma garrafa de água para ter água à mão durante as suas actividades. Hidrate-se constantemente para que o calor não o afecte, e lembre-se de se sentar e descansar em determinados momentos. Este último pode ser feito num parque, numa praça ou perto de uma fonte romana.
Espero que aproveite alguns dos eventos acima na sua viagem a Roma em agosto. Boa viagem!