10 coisas para ver e fazer em Roma no inverno
Desfrute de uma das épocas mais mágicas do ano, marcada pelo Natal e pelas suas belas imagens. Aqui fica uma lista de planos para não passar frio.
O inverno é uma altura mágica para visitar Roma: terá toda a cidade só para si, desfrutará dos mercados de Natal e divertir-se-á atrás de uma bela máscara nos carnavais italianos.
Tome nota das 10 coisas que não pode perder na Cidade Eterna durante os meses mais frios e idílicos do ano. Não deixes que o tempo te impeça, homem corajoso!
1. Desfrutar do mercado de Natal da Piazza Navona
A majestosa Piazza Navona é a sede do principal mercado de Natal de Roma, perto das esplêndidas fontes criadas por Bernini. Como resistir a um chocolate quente ao ar livre com este panorama mágico?
Se quiser fazer uma visita guiada pela cidade durante a sua viagem, recomendo que reserve a visita às Fontes e Praças de Roma, que inclui a Piazza Navona.
O que é que posso encontrar nesta feira da ladra?
- Bancas gourmet especializadas em doces e chocolates italianos.
- Bancas com decorações para o presépio de Natal.
- Espaços para a venda de artesanato.
- Luzes de Natal e músicos de rua.
Se ficou com vontade de mais, tome nota dos melhores mercados de Natal para tornar única a sua experiência na Cidade Eterna. Vai querer vê-los todos!
2. Ver a oferenda floral do Papa à Virgem Maria
Se viajar para Roma durante o fim de semana prolongado de dezembro, uma das celebrações mais emocionantes e espirituais da cidade, juntamente com a Semana Santa de Roma, é a Festa da Imaculada Conceição, a 8 de dezembro.
Quer seja um crente fiel ou não, aconselho-o a não perder esta festa - vai ficar arrepiado! Neste ato, o Papa presta a tradicional homenagem pública à Imaculada Conceição na Praça de Espanha, com a colocação de uma coroa de flores junto à estátua da Virgem.
No entanto, são os bombeiros de Roma que depositam a coroa de flores, uma vez que a estátua tem... Nada menos do que 10 metros de altura! Se este plano lhe interessa, recomendo-lhe que reserve também bilhetes para a Audiência Papal.
3. Maravilhar-se com a ópera de Roma
Seja qual for a altura do ano em que visite Roma, nunca pode faltar um bom evento cultural na sua agenda, especialmente no inverno, uma altura em que as actividades ao ar livre não estão muito em voga. Sugiro que reserve bilhetes para um concerto de ópera em Roma parauma das noites da sua viagem.
Afine os seus ouvidos e prepare-se para apreciar a música clássica. E se é um amante da música, pode aproveitar o Natal para assistir aos concertos de música clássica que são organizados por toda a cidade, especialmente nas praças e igrejas. Os meus preferidos são os da:
- Chiesa di Sant'Antonio dei Portoghesi
- Santa Maria ai Monti
- Chiesa di Sant'Ignazio.
4. Celebrar o Dia dos Namorados mais especial
Não é Paris, mas não precisa de ser. Roma é uma das capitais mais românticas da Europa. Por isso, se vai fazer uma escapadela à Cidade Eterna com a sua cara-metade no Dia dos Namorados, aqui ficam algumas sugestões:
Contemplar o pôr do sol entre os aquedutos
Um dos melhores locais para passear de mãos dadas e declarar o amor eterno em Roma é o Parque dos Aquedutos, literalmente um cenário de filme (Sorrentino filmou aqui uma das cenas do filme "La Grande Bellezza").
Este enclave isolado e escondido tornou-se um dos locais secretos mais espectaculares da capital italiana para ver o pôr do sol.
E se estiver em Roma num dia que não seja o Dia dos Namorados, pode ver este parque quando reservar um passeio de bicicleta pelos aquedutos.
Desfrute de um jantar romântico e passeie ao longo do rio Tibre ao luar.
Haverá um bairro mais encantador do que o Trastevere? Se quiser mimar-se a si e à sua cara-metade no Dia dos Namorados, sugiro que faça um jantar à luz das velas com o seu parceiro numa das zonas mais boémias, artísticas e bonitas de Roma: Trastevere.
Tome nota! Não há melhor plano para este dia do que um bom jantar na Enoteca Ferrara, na Piazza Trilussa, que vos fará apaixonar por várias razões: pelo seu agradável e romântico pátio interior, pelos pratos abundantes e pelos seus preços razoáveis.
Uma pequena porta sem sinais, no número 41 da Piazza Trilussa, dá-vos as boas-vindas a este lugar histórico: o antigo convento de Sant'Eufemia, agora convertido num restaurante-adega. Espero que chegue também com sede, porque a carta de vinhos vai deixá-lo de rastos.
5. Deslizar numa pista de gelo em Roma
No inverno, Roma fica branca graças às pistas artificiais, que transformam a cidade num cenário ideal para uma tarde divertida com o seu parceiro, amigos ou família.
As pistas de patinagem no gelo estão normalmente abertas de dezembro a fevereiro. E estas são as instalações que recomendo que visite em Roma.
O Ice Park Village, no centro comercial Euroma2
Embora não seja o meu favorito devido à sua pequena dimensão, a pista The Ice Park Village organiza um programa específico dedicado aos membros mais jovens da família com jogos lúdicos, espectáculos de palhaços e festas temáticas com o Pai Natal como personagem principal a deslizar no gelo.
As crianças mais velhas podem aquecer-se com um chocolate quente ou um café, enquanto desfrutam de música ao vivo e de espectáculos no gelo por desportistas nacionais e internacionais que costumam animar as noites de inverno.
- Onde: Junto ao centro comercial Euroma2, na Rua Océano Pacífico, 83.
- Horário de funcionamento? De segunda a domingo, incluindo feriados, das 10h às 22h.
- Preço: 8 euros nos dias úteis e 10 euros aos sábados e domingos.
Aldeia Grizing em Castel Sant Angelo
Esta pista de gelo localizada ao lado do Castel Sant Angelo na Piazza Adriana é a mais espetacular de todas as pistas de gelo da cidade. Na minha opinião, patinar aqui é incomparável, pois temos uma joia arquitetónica como pano de fundo.
Se patinares na pista de Castel Sant Angelo, não te esqueças de parar no mercado e provar os doces típicos italianos e o vinho quente - vais adorar!
6. Perder calorias na corrida romana de São Silvestre
"Onde fores, faz o que quiseres. Quantas vezes viu o Pai Natal na televisão a correr a São Silvestre na noite de Ano Novo ou a nadar no mar em pleno inverno? Não se preocupe, porque com este plano não vai congelar, vai aquecer: a cidade tem a sua própria corrida, a We run Rome.
Consegue imaginar o quão divertido pode ser correr com 2.000 outras pessoas com o seu gorro de Pai Natal? Todos os anos, pode escolher entre dez percursos possíveis através dos bairros romanos e também decidir se quer participar na corrida competitiva de 10 km ou na corrida não competitiva de 5 km.
Informações úteis
- Ponto de partida: Via delle Terme di Caracalla.
- Hora: cerca das 14 horas.
- Data: 31 de dezembro
7. Festejar a passagem de ano em Roma
Quem nunca sonhou em terminar o ano noutra cidade? Se é um desses felizardos que vai terminar os 365 dias em grande (especialmente porque vai pôr os pés na Cidade Eterna), posso dizer-lhe que a passagem de ano em Roma é fantástica.
Os italianos prepararam um banquete único de lentilhas e carne de porco, um prato que, segundo a tradição, traz sorte e abundância. Depois do jantar num restaurante, pode juntar-se ao costume de brindar à meia-noite com um bom vinho "spumante".
A partir da meia-noite, a cidade transforma-se num palco gigante e pode assistir a concertos gratuitos por toda a cidade. Os mais famosos são os que se realizam no Circus Maximus e nos Fóruns Imperiais. Além disso, o fogo de artifício dá as boas-vindas ao novo ano.
8. Aproveite os saldos de inverno!
Depois do Natal em Roma, começam os saldos, um dos eventos mais esperados do ano, onde as lojas oferecem descontos espectaculares que podem chegar aos 70%.
É definitivamente uma boa altura para fazer compras em Roma e para mostrar a moda italiana no seu regresso, por isso deixe algum espaço na sua mala!
Os saldos de inverno começam no início de janeiro e terminam em meados de fevereiro. Se gosta muito de fazer compras, esta é a melhor altura do ano para encontrar pechinchas, uma vez que as lojas, ao contrário dos saldos de verão, não estão sobrelotadas de turistas.
9. Conheça a simpática rainha italiana Maga
Sabia que, em Itália, é a jovial bruxa Befana que se encarrega de distribuir os presentes na madrugada de 5 de janeiro? Esta velha lendária, na sua vassoura voadora, roubou a tarefa ao Pai Natal e aos Reis Magos. Quer conhecê-la?
Não perca as festividades de 5 e 6 de janeiro. Na noite anterior à entrada da bruxa Befana nos lares romanos, a Piazza Navona enfeita-se para lhe dar as boas-vindas num carnaval improvisado, com pessoas vestidas a rigor ao luar. A praça está também repleta de carrosséis, lojas de brinquedos artesanais e bancas de doces.
Na manhã de 6 de janeiro, pode assistir ao desfile da Via della Conciliazione até à Praça de S. Pedro, que envolve mais de uma centena de pessoas vestidas com trajes da época, montadas em cavalos e, claro, protagonizadas pela Befana.
10. Usar a máscara no Carnaval de Roma
Se quiser viver uma experiência inesquecível e mergulhar no carnaval de Roma, uma das tradições mais centenárias do país que conserva intacta a estética elegante, barroca e ornamentada do século XVII.
Aconselho-o a arranjar uma máscara para se camuflar neste traje tão divertido entre os italianos.
O carnaval romano realiza-se antes da Páscoa. O grande desfile começa na Piazza del Popolo e continua pela Escadaria Espanhola e pela Piazza Navon, repleta de carruagens puxadas por cavalos, trupes, artistas de rua e cavaleiros e damas vestidos com as suas máscaras coloridas. Conte-se entre eles!
Algumas ideias para o teu traje original
Se tiver dúvidas sobre o que vestir, sugiro que se vista como uma das personagens tradicionais de Roma, como o "Rugantino", um malandro arrogante de Trastevere que usa sempre calças velhas, ou o nobre "Cassandrino".
Qual é a temperatura no inverno em Roma?
- dezembro: a temperatura mínima é de 4°C e a máxima de 13°C. Traga o seu guarda-chuva porque costuma chover em média 8 dias durante este mês!
- janeiro: o termómetro regista temperaturas entre os 12°C e os 3°C. As temperaturas descem ainda mais!
- fevereiro: o termómetro regista mínimas de cerca de 3º C e máximas de 14º C.
Nuria's Traveller Tip
O café é um símbolo em Itália. Refugie-se do frio numa das suas emblemáticas cafetarias, algumas com mais de um século de tradição... E que tal uma dose de cafeína!
O que vestir quando se viaja para Roma no inverno?
Antes de viajar para a capital italiana no inverno, recomendo que verifique as previsões meteorológicas para a sua estadia. Nos últimos anos, estas tendem a ser bastante exactas.
No entanto, no inverno, as temperaturas são bastante baixas, pelo que recomendo que leve na mala camisolas e roupas quentes. Tenha cuidado para não se esquecer de um guarda-chuva e de um mackintosh, pois a chuva é comum durante estes meses.
Resumindo... O que não deve faltar na sua mala?
- Um gorro de lã.
- Um cachecol grosso.
- Luvas quentes e térmicas.
- Uma camisola de lã ou um casaco de lã, o que for mais confortável para si.
- Um colete térmico. É melhor prevenir do que remediar!
- Calças grossas.
- Casaco ou casaco de penas.
- Guarda-chuva e mackintosh
Comparar as diferentes estações do ano para visitar Roma
- inverno
- dezembro - março
- Clima: gelado
- Máximo 16º C
- Mínima 2º C
Ideal para visitar museus
- primavera
- março - junho
- Clima: Temperado
- Alta 27º C
- Baixa 4º C
Ideal para actividades ao ar livre
- verão
- junho - setembro
- Clima: Quente e húmido
- Máxima 31º C
- Mínima 14º C
Ideal para actividades ao ar livre
- outono
- setembro - dezembro
- Clima: Temperado
- Máxima 27º C
- Baixa 6º C
Ideal para actividades ao ar livre