A Praça de São Marcos em Veneza: guia prático para a descobrir na íntegra

Dê um passeio pela Praça de São Marcos e delicie-se com os seus incríveis edifícios, monumentos e história.

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 9 minutos

A Praça de São Marcos em Veneza: guia prático para a descobrir na íntegra

Praça de São Marcos, Veneza | ©Claudio Schwarz

A Praça de São Marcos (Piazza San Marco) é um espaço aberto que liga o lado sul da praça à lagoa. A praça está situada entre o Palazzo Ducale (Palácio Ducal) e a Biblioteca Marciana. A área é incrivelmente bonita e interessante, e é definitivamente imperdível, mesmo que passe apenas um dia em Veneza.

A Praça de São Marcos é a maior e mais importante praça de Veneza e uma das mais famosas de toda a Itália, inspirando até Napoleão, que acabou por lhe chamar o "Salão da Europa". No entanto, não é a superfície quadrada que dá à praça a sua merecida fama, mas sim os monumentos que a rodeiam e as coisas interessantes para fazer a partir da Piazza.

Visitar as colunas históricas da Praça de São Marcos

Colunas da Praça de São Marcos| ©Sean X Liu
Colunas da Praça de São Marcos| ©Sean X Liu

Na extremidade aberta da Praça de São Marcos estão duas grandes colunas de granito. No topo da primeira coluna está São Teodoro (o santo padroeiro da cidade antes de São Marcos), que segura uma lança com a qual se acredita ter matado um dragão (esta é uma cópia do original encontrado no Palácio Ducal), e na segunda coluna está um leão, o símbolo de São Marcos. Ambas as estátuas eram consideradas guardiãs da Praça de São Marcos e da cidade em geral.

A origem destas duas estátuas não é muito clara. A partir do século XII, começaram a tornar-se populares e, no século XVIII, realizaram-se execuções públicas entre as duas. Por este motivo, se quiser manter a tradição veneziana ao visitar a Praça de São Marcos, deve evitar passar entre as duas colunas. Ao longo da história, elas foram o centro de alguns julgamentos públicos e o cenário de vários milagres.

Se reservar uma visita guiada à Praça de São Marcos, será informado em pormenor sobre estas e outras histórias e anedotas que o irão cativar. Um passeio a pé de duas horas no qual descobrirá não só a praça mas também a Basílica sem a longa fila que se vê todos os dias às suas portas.

Reservar uma visita guiada à Praça de São Marcos

Entrar na Basílica de São Marcos

Entrada da Basílica de São Marcos| ©Mark Huguet
Entrada da Basílica de São Marcos| ©Mark Huguet

Incrivelmente bela e absolutamente imperdível, a Basílica de São Marcos é a joia da Praça de São Marcos e, sem dúvida, uma das mais belas igrejas de toda a Itália. Construída com toques bizantinos, está cheia de pormenores incríveis. Recomendo que veja os seus fantásticos mosaicos, as relíquias do próprio São Marcos e os quatro cavalos de bronze (estes têm uma história muito interessante).

A visita ao interior da igreja é gratuita. No entanto, a menos que apareça cedo, prepare-se para esperar muito tempo antes de entrar: os tempos de espera ultrapassam regularmente os 45 minutos! Para o evitar, recomendo que faça fila antes de a basílica abrir as portas de manhã. A Basílica de São Marcos abre às 9h30, por isso sugiro que esteja lá às 8h30, especialmente durante a época mais movimentada de julho e agosto.

Outra alternativa mais conveniente é reservar a entrada direta para a Basílica de São Marcos, que evita as filas e também inclui o acesso à Pala D'Oro e ao terraço, que é pago. Pode também optar por reservar uma visita guiada à Basílica de São Marcos. Verá como rapidamente entrará num dos monumentos mais importantes de Veneza.

Reserve o seu bilhete para a Basílica de São Marcos

Aprecie a vista da Torre do Sino de São Marcos

Torre do Sino de São Marcos| ©Elliott Brown
Torre do Sino de São Marcos| ©Elliott Brown

Para as vistas mais emblemáticas de Veneza, a partir da Praça de São Marcos, dirija-se diretamente ao Campanário de São Marcos, o edifício mais alto que verá a partir daí e "parte" da estrutura desta praça icónica.

A partir da torre, terá uma vista fantástica do Palácio Ducal, da Basílica de São Marcos, da Lagoa de Veneza, do Grande Canal, da Ponte de Rialto e da Ponte dos Suspiros.

E, ao contrário da maioria das vistas do topo, esta torre não inclui o esforço na equação. Em vez de subir centenas de escadas até ao topo, pode simplesmente apanhar o elevador. Para mais informações sobre a Torre do Sino de São Marcos, visite o seguinte sítio Web.

Reserve uma visita guiada à Basílica de São Marcos

Desfrutar de um café num dos belos cafés da Piazza San Marco

Entrada do Caffe Florian| ©CF
Entrada do Caffe Florian| ©CF

Há vários cafés bonitos espalhados ao longo das margens da Praça de São Marcos, onde pode relaxar depois da sua visita à Praça de São Marcos. Recomendo que experimente tanto o café veneziano como os bolos servidos à parte. Além disso, é certo que ouvirá música ao vivo enquanto desfruta das vistas espectaculares da praça. Os preços são um pouco apelativos, uma vez que incluem a localização no preço. O pequeno-almoço no Salon d'Europe (nome dado por Napoleão à Praça de São Marcos) tem um custo.

O Caffe Florian é, de longe, o café mais famoso da praça. Abriu as suas portas em 1720 e é considerado o café mais antigo de toda a Europa.

Desfrutar de um café italiano num café com 300 anos de idade, enquanto se contempla a basílica com quase 1000 anos e se reflecte sobre todos os pontos de referência da zona é algo que recomendo vivamente.

Reservar uma visita guiada à Praça de São Marcos

Visitar o Museu Correr na Praça de São Marcos

Museu Correr| ©Maria Codina
Museu Correr| ©Maria Codina

Situado na Praça de São Marcos, o belo Museu Correr tem tendência a esconder-se à vista de todos (em grande parte devido à vastidão da praça e aos muitos edifícios históricos que rodeiam o local). No entanto, se reservar uma visita guiada à Praça de São Marcos, ser-lhe-á indicado em pormenor onde se encontra para que possa visitá-lo a seguir.

Se aprecia arte, este magnífico museu de arte e história irá certamente saciar a sua sede artística. Apesar da sua dimensão relativamente pequena, inclui algumas das obras de arte mais curiosas e procuradas da Europa. Para mais informações, visite o sítio oficial do museu.

Reserve o seu bilhete para a Basílica de São Marcos

Não deixe de ver os cavalos que guardam a Basílica de São Marcos

Os cavalos de São Marcos| ©Alistair Young
Os cavalos de São Marcos| ©Alistair Young

Se olhar de perto para a fachada da Basílica de São Marcos, verá quatro das estátuas mais famosas de Veneza: os Cavalos de São Marcos. Recomendo que pare e olhe com atenção para eles, pois no passado eram um dos mais apreciados, simbolizando poder e status.

Em 1797, Napoleão levou os cavalos e colocou-os no topo do Arco do Triunfo em Paris, até que em 1814 foram devolvidos a Veneza, onde pertenciam.

Vale a pena notar que, atualmente, os cavalos que estão virados para a Praça de São Marcos são réplicas; no entanto, também é possível ver os originais se reservar uma visita guiada à Basílica de São Marcos.

Reservar uma visita guiada à Basílica de São Marcos

Não se esqueça da impressionante Torre do Relógio de São Marcos.

Torre do Relógio de São Marcos| ©Jean-Pol GRANDMONT
Torre do Relógio de São Marcos| ©Jean-Pol GRANDMONT

É difícil olhar para cima ao caminhar pela Praça de São Marcos e não ver a impressionante Torre do Relógio de São Marcos (ou em italiano, Torre dell'Orologio), com a sua bela face azul adornada com símbolos dourados do zodíaco. Com 500 anos de idade, a sua fachada ainda está intacta e tão impressionante como quando foi inaugurada.

Embora possa não parecer que tenha muito para oferecer a partir do interior, acredita que a visita guiada ao interior da Torre do Relógio de São Marcos te vai mostrar um lado fascinante e secreto deste belo edifício. Por isso, recomendo-o vivamente depois de ter gostado de reservar uma visita à Praça de São Marcos.

As visitas só podem ser guiadas, por isso não tem outra opção senão reservar um bilhete no site oficial da torre.

Reservar uma visita à Praça de São Marcos

Cuidado com as águas altas na Praça de São Marcos

Acqua alta na Praça de São Marcos| ©Javier Valero Iglesias
Acqua alta na Praça de São Marcos| ©Javier Valero Iglesias

Acqua Alta é um fenómeno que ocorre periodicamente em Veneza quando o Mar Adriático sobe de nível. Quando isso acontece, a cidade fica ligeiramente inundada, especialmente nas zonas mais baixas.

A famosa acqua alta de Veneza toca frequentemente a Praça de São Marcos. Se for a Veneza de novembro a fevereiro, poderá ver a Praça de S. Marcos sob uma luz diferente.

Como a Praça de S. Marcos é o ponto mais baixo de Veneza, quando há acqua alta, é o primeiro local a ficar inundado. Quando isso acontece, as autoridades instalam passadiços de madeira para os habitantes locais e turistas. Várias vezes por ano, a praça fica completamente inundada, mas não há motivo para preocupações, pois não há perigo. De facto, muitos visitantes querem ver Veneza no seu estado inundado e passear pela praça nos passadiços.

Reservar uma visita guiada à Praça de São Marcos

Desfrutar da vida nocturna na Praça de São Marcos

Praça de São Marcos à noite| ©Sean X Liu
Praça de São Marcos à noite| ©Sean X Liu

A praça ganha vida à noite, quando o tempo não está tão quente. Vale a pena passear pela praça entre os famosos cafés e ouvir as várias bandas que tocam música ao vivo.

Além disso, a Praça de São Marcos é de longe o melhor lugar para se estar à noite em Veneza. Digo isto não só pelas luzes, pelos monumentos e pelas temperaturas agradáveis, mas também pela atmosfera, pelo ambiente e pela alegria que contagia a essa hora do dia. Parece que toda a gente está feliz!

Reservar uma visita guiada à Praça de São Marcos

Siga estas dicas para visitar a Praça de São Marcos

Praça de São Marcos| ©Toa Herftiba
Praça de São Marcos| ©Toa Herftiba

Aqui estão algumas dicas que o ajudarão a aproveitar ao máximo esta praça icónica e a garantir que não perde nada pelo caminho. Tenha em mente que é imperdível, mesmo que esteja em Veneza apenas por um dia, e preste muita atenção aos melhores horários para desfrutar da área e às regras que se aplicam a este Património Mundial da UNESCO.

Comece o seu passeio por Veneza na Praça de São Marcos

Embora haja muito para fazer na cidade, como ver as pontes de Veneza ou dar um passeio de gôndola tradicional, não se esqueça que a Praça de São Marcos é a área mais famosa da cidade e a mais densamente povoada de monumentos históricos para ver e visitar por metro quadrado.

Começar com um passeio pela Praça de São Marcos permitir-lhe-á passar o resto do seu tempo a passear por Veneza para apreciar os outros pontos turísticos. Além disso, começar com uma visita guiada à praça é uma jogada inteligente, uma vez que pode evitar as multidões a horas tardias em alguns dos monumentos da praça, como a Basílica de São Marcos e a Torre do Sino de São Marcos.

Apareça muito cedo ou muito tarde

Pessoalmente, recomendo visitar a Piazza San Marco a partir das 20h00, independentemente de estar em Veneza na primavera ou no inverno. Isto porque poderá desfrutar de uma praça totalmente iluminada, mais bonita do que o habitual e com muito menos agitação.

Se procura a mesma sensação indo a Veneza no verão, a sua melhor aposta será visitá-la cedo (entre as 7 e as 8 da manhã). Não só poderá apreciar todos os pormenores da praça de forma mais precisa e confortável, como as temperaturas nas primeiras horas da manhã são também mais agradáveis.

Não se esqueça de dar um passeio pela Praça de São Marcos à noite

A Praça de São Marcos à noite é de outro nível, não só porque os seus monumentos icónicos estão iluminados para cativar ainda mais turistas, mas simplesmente por causa da sua atmosfera nocturna.

À noite pode apreciar como a música começa a ressoar em quase todos os cantos da praça, os artistas de rua farão com que desfrute de música agradável mesmo sem pagar nada. O melhor de tudo é que também podes recuperar as tuas energias num dos muitos lugares para comer perto da Basílica de São Marcos (na própria praça).

Regras a respeitar na Praça de São Marcos

É proibido comer e beber na Praça de São Marcos. Não é permitido deitar lixo no chão e alimentar pombos. Se estiver a carregar comida e precisar de recarregar as baterias, sugiro que vá ao Giardini ex Reali, um antigo jardim público real perto da Praça de São Marcos.

Reserve o seu bilhete de entrada para a Basílica de São Marcos