10 coisas para ver em Veneza em setembro

Viajar para Veneza em setembro? Apesar de já estarmos no início da época baixa, há muito para fazer - eu mostro-lhe tudo!

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver em Veneza em setembro

Pôr do sol em Veneza | ©Clay Banks

Veneza é uma cidade cujo encanto merece ser descoberto pouco a pouco, permanecendo em cada rua, em cada canal e em cada esquina. O bom tempo e as temperaturas agradáveis são uma grande ajuda para o fazer. É por isso que a época alta em Veneza coincide com o verão. A partir de setembro, no entanto, começa a época baixa e, com ela, o número de visitantes diminui.

No entanto, setembro oferece a oportunidade de conhecer Veneza de uma perspetiva diferente. A cidade está menos cheia e menos agitada. Para além disso, a cidade oferece também encantos que só podem ser desfrutados neste mês do ano. Eu conto-lhe tudo sobre eles.

1. Desfrutar do Festival Internacional de Cinema de Veneza

No Festival de Cinema| ©Igor Filippov
No Festival de Cinema| ©Igor Filippov

Se é um cinéfilo, não preciso de lhe lembrar que o Festival Internacional de Cinema de Veneza é um dos mais famosos do mundo. Todos os cineastas querem ser consagrados ao receber o famoso Leão de Ouro, uma prova do prestígio que este festival de cinema alcançou ao longo das décadas desde a sua fundação em 1932.

O evento realiza-se habitualmente na primeira quinzena de setembro, embora aconselhe a consulta do site do Festival de Cinema de Veneza para verificar eventuais alterações. Está localizado no Lido, ao qual se pode chegar de vaporetto das seguintes formas:

  • Da Estação Central de Veneza e da Estação de Autocarros.
  • Da Praça de São Marcos.
  • De Rialto.
  • De Punta Sabbioni.

A duração da viagem é de 15 a 30 minutos. Em qualquer caso, o melhor a fazer é informar-se sobre como se deslocar em Veneza. Será muito útil não só para chegar ao Festival, mas também para desfrutar de tudo o que há para ver e fazer em Veneza. Os bilhetes estão disponíveis a partir de 5 euros, embora o custo também dependa do local e do tipo de competição.

2. Visitar monumentos e museus sem filas de espera

Galeria da Accademia| ©Didier Descouens
Galeria da Accademia| ©Didier Descouens

A melhor coisa da época baixa veneziana é que não vai encontrar as filas e multidões que são tão irritantes quando visita monumentos e museus. No entanto, será mais claro na segunda quinzena de setembro, uma vez que a primeira quinzena de setembro é quando Veneza está no auge do seu Festival Internacional de Cinema. Recomendo especialmente uma visita ao Palácio Ducal, uma das maravilhas góticas da cidade.

É também uma boa oportunidade para visitar os seus melhores museus, os dois primeiros centrados na arte barroca e renascentista e o segundo na arte contemporânea:

Comprar bilhetes para o Palácio Ducal

3. Não perca a Regata de Burano

A Regata de Burano| ©Gary Houston
A Regata de Burano| ©Gary Houston

Esta regata tem lugar depois da famosa Regata Storica. Realiza-se no terceiro domingo de setembro, mas aconselho-o a confirmar as datas no sítio Web da cidade de Veneza.

A abordagem é muito semelhante à da Regata Storica, mas com um toque mais local. É possível ver competições masculinas a bordo de gôndolas e competições femininas noutros tipos de barcos, chamados mascarone.

Esta é definitivamente uma óptima oportunidade para visitar Burano e a vizinha Murano. Para mais pormenores, veja aqui como chegar a Burano e Murano ou a minha opção preferida é reservar uma excursão a Murano, Burano e Torcello a partir de Veneza, uma forma ideal de conhecer estes três locais em profundidade. E se quiser passar mais tempo nestes dois lugares, nada melhor do que saber o que ver e fazer em Burano e o que ver e fazer em Murano.

Reservar uma excursão a Murano e Burano

4.- Assistir à Bienal de Veneza

Entrada para a Bienal de Veneza| ©Naturpuur
Entrada para a Bienal de Veneza| ©Naturpuur

A Bienal é o nome popular da Exposição Internacional de Arte de Veneza. A sua alcunha também nos diz um facto importante: realiza-se de dois em dois anos. Por isso, basta consultar o sítio Web da Bienal de Veneza para saber se esta coincide com a sua visita à cidade. Artistas de todo o mundo participam neste evento e competem por um prémio nas seguintes disciplinas:

  • Arquitetura.
  • Dança.
  • Música.
  • Teatro.

O Arsenal de Veneza e os Giardini della Bienale

Existem dois locais para ver de perto as obras de arte: o Arsenal e os Giardini. Para chegar ao Arsenal, é necessário apanhar um vaporetto. Aqui pode descobrir como se deslocar em Veneza de vaporetto. Para chegar aos Giardini della Biennale também se pode apanhar um vaporetto. Situa-se no extremo sul da mesma ilha que a Veneza mais histórica e a Praça de São Marcos.

A Bienal realiza-se normalmente entre abril e novembro de dois em dois anos. No entanto, setembro é o mês ideal, uma vez que se realizam frequentemente festivais específicos, como os de música contemporânea ou de teatro. De facto, setembro é a altura ideal para assistir a um concerto de I Musici Veneziani, onde se podem ouvir obras aclamadas como as Quatro Estações de Antonio Vivaldi, interpretadas por músicos e vocalistas cuidadosamente vestidos para a ocasião com trajes tradicionais venezianos.

Comprar bilhetes para o concerto de I Musici Veneziani

5. Viva o Festival do Triunfo da Cruz

Scuola Grande| ©G.dallorto
Scuola Grande| ©G.dallorto

Quer seja religioso ou não, assistir ao Festival do Triunfo da Cruz a 14 de setembro é uma excelente oportunidade para aprender sobre as tradições venezianas. Consiste numa celebração processional à volta da Scuola Grande, situada no lado norte da ilha principal de Veneza. Pode lá chegar apanhando o vaporetto e saindo na paragem de Santo Tomà.

Se estiver presente, recomendo que reserve um bilhete para a Scuola Grande dei Carmini em Veneza e visite o seu interior. Esta alberga obras de arte de valor inestimável, incluindo as intervenções de Pietro Lombardo, a Grande Escadaria de Mauro Codussi e o Oratório da Cruz. A visita pode ser efectuada entre as 9h30 e as 17h. Os bilhetes estão disponíveis a partir de 5 euros. Se você está interessado no lado histórico de Veneza, aqui estão alguns dos outros pontos turísticos imperdíveis em Veneza.

Reservar um bilhete para a Scuola Grande dei Carmini em Veneza

6. Experimente Veneza a um ritmo mais lento

Pôr do sol no Grande Canal, Veneza| ©Marco Secchi
Pôr do sol no Grande Canal, Veneza| ©Marco Secchi

A melhor coisa da época baixa em Veneza é que a cidade se torna mais visitável. Menos multidões, menos filas e um ambiente mais descontraído definem a cidade durante esta altura do ano. É, portanto, um bom incentivo para visitar a cidade em setembro. Eis alguns dos factores que lhe permitirão desfrutar de Veneza a um ritmo diferente.

Melhorar a sua experiência de gôndola

Se sonha em percorrer os canais numa gôndola, mas não quer ser sobrecarregado por longas esperas, setembro é uma boa opção. Mais uma vez, tenha em conta que a primeira metade do mês será mais concorrida devido ao Festival Internacional de Veneza.

Sugiro que, para evitar ao máximo as esperas, contrate um passeio de gôndola. Há muitas e são mais baratas do que parecem. Além disso, evitará os gondoleiros "piratas".

Transporte muito mais cómodo

Pode parecer um pouco estranho, mas sim: na época alta as multidões são tão grandes que muitas vezes só podemos viajar de vaporetto a pé. Um facto que, se estiver em forma e for maior de idade, não tem de ser um incómodo. Mas pode tornar difícil para as pessoas mais velhas terem uma boa experiência. Para não falar do incómodo que pode ser se estiver a viajar com crianças. De facto, se vai com os mais pequenos, leia este artigo sobre o que ver em Veneza com crianças.

Além disso, na época baixa, os vaporettos ainda estão em funcionamento, por isso, se viajar em setembro, poderá viajar de vaporetto sentado. Note-se que o Cartão de Transporte de Veneza inclui este meio de transporte. Mais uma vez, porém, preste muita atenção à altura do mês. Se viajar na primeira quinzena, a sua estadia coincidirá com o Festival Internacional de Cinema de Veneza. Isto reflecte-se num afluxo notável de visitantes.

No entanto, tudo tem uma solução. Se reservar um passeio de gôndola, poderá navegar mais confortavelmente.

Reservar um passeio de gôndola

7. Conheça a Regata Storica

A Regata Histórica| ©Dimitris Kamaras
A Regata Histórica| ©Dimitris Kamaras

A Itália é um país muito marítimo, especialmente Veneza, que alcançou a sua prosperidade graças ao comércio marítimo com o Mediterrâneo Oriental. E, como diz o ditado, quem teve, guardou. É por esta razão que a famosa Regata Storica tem lugar no primeiro domingo de setembro. Um evento em que participam barqueiros de Veneza, Pisa, Amalfi e Génova. Tem lugar nas imediações do Grande Canal e consiste nos seguintes eventos

  • Desfile em traje de época.
  • Regata dos jovens.
  • Regata feminina.
  • Regata masculina.

É um espetáculo ver as águas do Grande Canal encherem-se de pitorescos barcos multicoloridos. Se quiser vê-lo em todo o seu esplendor, aconselho-o a ir até à Ponte de Rialto.

8. Saborear a melhor gastronomia na Sagra del Pesce

Na Sagra del Pesce| ©Carlo M
Na Sagra del Pesce| ©Carlo M

No terceiro domingo de setembro, em paralelo com a Regata de Burano, a Sagra del Pesce tem lugar no mesmo local. Um evento gastronómico que lhe dará a oportunidade de provar peixe frito com outras especialidades, como o vinho branco. Sem dúvida, uma forma de abordar a gastronomia veneziana de um ponto de vista diferente e mais colorido do que o habitual.

Se quiserem continuar a explorar Veneza através da sua gastronomia, recomendo que visitem também alguns dos melhores restaurantes de Veneza para uma refeição a bom preço.

9. Escape to Florence: Festival Rificolona

Festa da Rificolona| ©Tuttosesto.net
Festa da Rificolona| ©Tuttosesto.net

Pode ser uma boa ideia aproveitar a proximidade de Veneza a outras grandes cidades para uma escapadela citadina. Florença, a capital do Renascimento, fica a 3 horas de carro. Além disso, no dia 7 de setembro, véspera da Natividade da Virgem Maria, Florença acolhe um dos seus eventos anuais mais significativos: a Festa da Rificolona. Neste dia, as crianças saem às ruas com lanternas coloridas.

Em suma, uma boa maneira de conhecer Florença de uma perspetiva muito cultural e colorida. Se quiseres mais ideias sobre como aproveitar ao máximo a tua visita, recomendo-te que vejas as melhores excursões a Florença a partir de Veneza.

10. Conhecer Bolonha

Visitar Bolonha.| ©Szs
Visitar Bolonha.| ©Szs

Se queres outra escapadela original, estás com sorte, porque na primeira semana de setembro tem lugar em Bolonha o Festival de Danças Urbanas de Bolonha. Um evento que reúne artistas internacionais que mostram o seu talento nas ruas e praças desta bela cidade. Os espectáculos que pode apreciar são:

  • Espectáculos.
  • Produções audiovisuais.
  • Masterclasses nas ruas e praças.

Como se pode ver, um evento muito animado e festivo. Além disso, Bolonha fica apenas a 1 hora e 30 minutos de Veneza, pelo que não será muito incómodo tornar este interessante plano uma realidade.

Temperatura e tempo em setembro em Veneza

Gôndolas em Veneza| ©whatleydude
Gôndolas em Veneza| ©whatleydude

O tempo em Veneza em setembro é geralmente bom. As temperaturas variam, em média, entre os 16 e os 24 graus Celsius. Um clima geralmente muito agradável. No entanto, há sempre um elemento extra que tem uma forte influência: a humidade dos canais. Isto pode fazer com que o frio do vento seja um pouco mais baixo, mas nada que não possa ser evitado levando alguns agasalhos extras na bagagem.

Reservar uma visita guiada à Praça de São Marcos

Veneza em setembro

Por Murano, Veneza| ©Vanessa Lee
Por Murano, Veneza| ©Vanessa Lee

setembro é considerado um mês de época baixa em Veneza. Por conseguinte, não encontrará grandes multidões. No entanto, tenha em atenção dois factores:

  • O Festival Internacional de Cinema de Veneza: geralmente realizado na primeira metade do mês.
  • A Bienal de Veneza: decorre durante todo o mês até novembro, de dois em dois anos.

Estes dois eventos de relevância internacional podem levar a mais pessoas. Especialmente se visitar Veneza num ano em que se realiza a Bienal. No entanto, não atinge níveis de saturação comparáveis aos encontrados em Veneza no verão.

Reservar uma excursão gastronómica

Preços de Veneza em setembro

Dinheiro em euros| ©cottonbro
Dinheiro em euros| ©cottonbro

Os preços de Veneza em setembro, apesar de a cidade estar em época baixa, não descem de forma notória. Isto deve-se sobretudo ao Festival Internacional de Cinema, que prolonga um pouco a inércia da época alta. Assim, pelo menos na primeira metade do mês, pode esperar que os preços de alojamento e hotelaria sejam muito semelhantes aos da época alta.

Reservar uma visita guiada a Veneza