11 coisas para ver em Veneza em agosto

Veneza em agosto, apesar da grande afluência de visitantes, continua a ser um ótimo local para passar alguns dias. Neste mês, a cidade oferece alguns planos interessantes para além das visitas mais típicas aos seus melhores monumentos.

Joaquín Montaño

Joaquín Montaño

leitura de 11 minutos

11 coisas para ver em Veneza em agosto

Veneza, Itália | ©Faith Crabtree

Muitos turistas têm de conciliar as suas viagens com as suas férias de trabalho ou de estudo. Isto faz com que agosto seja o mês mais movimentado do ano em quase todas as zonas turísticas da Europa. É preciso ter isto em conta quando se prepara a lista do que ver e fazer em Veneza, se se visitar durante estas datas.

Por outro lado, Veneza também oferece durante o mês de agosto algumas actividades interessantes para os seus visitantes, para além dos seus principais monumentos. É uma óptima altura para desfrutar das praias próximas, para ver filmes sob as estrelas ou para fugir para uma ilha próxima e viver as suas festas.

1. Passar um dia na praia perto de Veneza

Praia de Veneza| ©Linus Henning
Praia de Veneza| ©Linus Henning

Veneza tem uma variedade de óptimas praias à volta da cidade. De facto, algumas destas praias são consideradas algumas das melhores do norte de Itália. Exemplos incluem a praia de Lido, a praia de Jesolo e a praia de Caorle. Basta escolher a sua favorita, adquirir um passe de transporte que facilitará muito os seus transferes, informar-se sobre como utilizar o vaporetto para lá chegar e relaxar na areia.

Quase todas elas têm uma óptima infraestrutura hoteleira para que possa comer alguns dos pratos mais típicos do país. A ilha de Lido alberga algumas das melhores praias de Veneza, o único problema, que se agrava em agosto, é que são bastante concorridas e é preciso chegar cedo para encontrar um bom lugar.

Uma opção ligeiramente diferente são as praias de Caorle. Se optar por ir até lá (de autocarro a partir de Mestre ou de comboio a partir de Santa Lucia), recomendo que não se limite a apanhar sol e a nadar, pois a aldeia com o mesmo nome é uma visita muito interessante. É uma pequena cidade que conservou grande parte das suas ruas empedradas e casas com portadas coloridas, bem como uma maravilhosa catedral renascentista.

Passe de transporte de Veneza

2. Fuja das multidões e visite alguns dos bairros menos conhecidos

Torre e Basílica de San Giorgio| ©Dimitris Kamaras
Torre e Basílica de San Giorgio| ©Dimitris Kamaras

Há alguns bairros menos concorridos que têm lugares muito interessantes que valem a pena visitar, mas que muitas vezes são deixados de fora até das melhores visitas guiadas de Veneza. Alguns que recomendamos são:

  • O Bairro Judeu: é possível conhecer a interessante história deste bairro contratando uma visita guiada, onde se pode visitar os antigos locais de culto, apreciar a sua beleza arquitetónica, explorar as suas ruas estreitas e os locais mais emblemáticos do gueto e entrar nas Sinagogas Levantina e Espanhola. Sem dúvida, este é um bairro que vale a pena conhecer mais a fundo.
  • Castello: Se se cansar das multidões do centro da cidade, dirija-se ao sestiere de Castello, o maior sestiere de Veneza. Nele se escondem monumentos como a Basílica de San Giovanni e Paolo, a igreja de San Giorgio dei Greci (não perca o seu interior), o Arsenal de Veneza ou a famosa livraria Acqua Alta.
  • Cannaregio: embora um pouco mais frequentado do que o anterior, principalmente porque é onde se encontra a estação de Santa Lucia, o bairro não recebe toda a atenção que merece, lugares como o gueto judeu e o museu hebraico, a Ponte dei Tre Archi ( a única com três arcos na cidade), a igreja de Sant'Alvise ou a igreja da Madonna Dell'Orto.
  • Dorsoduro: este bairro estudantil esconde alguns dos museus mais interessantes de Veneza, especialmente a coleção Peggy Guggenheim de Veneza, para a qual se pode comprar os bilhetes com antecedência. É também o lar de uma das igrejas mais históricas de Veneza, a Madonna della Salute. Por fim, embora mais lugares pudessem ser destacados, aqui encontrará outra igreja que, na minha opinião, deve ser uma visita obrigatória na cidade dos canais, a de San Nicolò dei Mendicoli.

Reservar uma visita guiada a Veneza

3. Aproveite o bom tempo para fazer um passeio noturno de gôndola com serenata e jantar

Desfrutar da noite nas gôndolas| ©Šarūnas Burdulis
Desfrutar da noite nas gôndolas| ©Šarūnas Burdulis

Nenhuma viagem a Veneza, seja qual for a data, pode terminar sem reservar um passeio de gôndola nesta cidade, o verdadeiro símbolo de Veneza. agosto, com as suas tardes e noites quentes, é talvez uma das melhores alturas para completar a experiência com uma serenata e um bom jantar.

O número de turistas que visitam Veneza em agosto faz com que os canais estejam cheios de barcos durante todo o dia. Por essa razão, a noite pode ser uma óptima altura para fazer este passeio romântico com um pouco mais de conforto e absorver a beleza das luzes que se reflectem na água.

Durante cerca de 35 minutos, pode percorrer o Grande Canal e alguns dos canais mais pequenos da cidade, enquanto ouve uma serenata. Finalmente, se tiver escolhido esta opção, é altura de desfrutar de um bom jantar com alguns pratos típicos da zona.

4. Ir ao cinema sob as estrelas

Cinema em Campo San Polo| ©Martin Pettitt
Cinema em Campo San Polo| ©Martin Pettitt

Depois de passar o dia a visitar tudo o que há para ver no Palácio Ducal, para dar apenas um exemplo, é bem possível que lhe apeteça uma forma mais relaxante de terminar o dia. Em agosto, Veneza oferece aos venezianos e aos visitantes a possibilidade de desfrutar de sessões de cinema ao ar livre sob as estrelas, que se realizam em várias praças da cidade, e não há melhor lugar do que o Campo San Polo para ver um filme.

Encontrará informações sobre os filmes (maioritariamente em italiano, mas também alguns em inglês) em várias zonas da cidade. É melhor chegar ao Campo San Polo a tempo de comprar o seu bilhete na bilheteira e garantir um lugar, uma vez que os habitantes locais tendem a afluir aqui todos os dias.

Reservar uma visita guiada a Veneza

5. A Assunção ou Ferragosto, o auge da época estival

Entrada da Basílica de São Marcos| ©Mark Huguet
Entrada da Basílica de São Marcos| ©Mark Huguet

Uma boa altura para visitar alguns dos monumentos de Veneza, como a Basílica de São Marcos, com um pouco mais de calma durante o mês de agosto é durante a celebração do Ferragosto, a 15 de agosto. Este dia é celebrado em toda a Itália como o Dia da Assunção (il Giorno dell'Assunta), um feriado religioso com uma forte adesão em Veneza.

Aproveitando o feriado, muitos venezianos deixam a cidade para passar algum tempo na praia ou nas montanhas, embora a grande maioria dos estabelecimentos turísticos da cidade permaneça aberta. Esta saída em massa de venezianos é algo percetível nas ruas da cidade, já que as multidões habituais são um pouco reduzidas. E na vizinha Jesolo, por exemplo, há um espetáculo de fogo de artifício extraordinariamente belo sobre o mar.

Torcello é outro local a visitar durante o Ferragosto. Por ocasião da festa religiosa, é possível visitar gratuitamente o museu da cidade e a catedral de Santa Maria Assunta.

6. Conhecer Murano e o seu vidro

Murano| ©Eleonora Bellini
Murano| ©Eleonora Bellini

Murano é a ilha mais próxima de Veneza, mundialmente famosa pelo seu vidro. Esta cidade tornou-se conhecida em todo o mundo pela sua técnica de sopro de vidro, que os artesãos aplicam em todo o tipo de produtos, quer se trate de jóias, decoração, artigos para o lar, etc. Mas também vale a pena visitá-la pela sua beleza e porque alberga duas das mais antigas igrejas da chamada lagoa de Veneza, a Basílica de Santa Maria e a de San Donato.

Existem várias excursões organizadas a Murano, para as quais pode fazer um passeio a pé ou mesmo contratar uma oficina de sopro de vidro para criar as suas próprias peças de vidro de Murano.

Reserve a sua excursão a Murano, Burano e Torcello

7. Experimente a arte contemporânea na Bienal de Veneza

Bilhete da Bienal de Veneza| ©Naturpuur
Bilhete da Bienal de Veneza| ©Naturpuur

Se estiver em Veneza em agosto, encontrará uma cidade que vive um dos melhores eventos culturais do mundo: a Bienal. Se não bastassem todos os atraentes monumentos de Veneza, com a celebração deste evento a cidade enche-se de exposições de arte, instalações e vários tipos de eventos para desfrutar a cada momento.

Apesar do nome, o evento realiza-se todos os anos, embora com o foco em diferentes géneros artísticos. Em geral, as actividades dividem-se entre os pavilhões nacionais nos Jardins da Bienal, a sede internacional e vários edifícios históricos, palácios e igrejas antigas espalhados pela cidade. Outro centro a não perder é o Arsenale, uma antiga fábrica pré-industrial que acolhe exposições e peças de teatro.

Por último, para os amantes das artes cénicas, o Teatro delle Tese é outro local ideal para apreciar a dança, o teatro e a música.

8. Assistir à procissão e ao concerto da festa de San Rocco.

Igreja de San Rocco em Veneza| ©Abxbay
Igreja de San Rocco em Veneza| ©Abxbay

Embora agosto não seja o mês mais festivo em Veneza, se estiver na cidade no dia 16, pode aproveitar para ir ao Campo San Rocco (no sestiere de San Polo) para ver os eventos que prestam homenagem ao santo que lhe dá o nome.

San Rocco é, entre outras coisas, o santo padroeiro das vítimas da peste, numa cidade que sofreu várias vagas mortais da doença. No dia 16, há eventos religiosos (incluindo uma missa na igreja de San Rocco, onde são guardadas as relíquias do santo), procissões e um concerto de música clássica num cenário difícil de bater, a Escola Grande.

A praça da igreja é muito bonita e, para quem gosta de história, esconde o local onde Lorenzo de Medici foi assassinado em 1548. Quanto à Scuola Grande di San Rocco, onde se realiza o concerto, pode dizer-se que é uma daquelas pequenas jóias venezianas escondidas por detrás das atracções do Grande Canal e das suas pontes. Construído no século XVI para cuidar dos doentes de peste, o edifício abriga algumas grandes pinturas de Tintoretto, como a Crucificação perante Pilatos e a Anunciação.

Entrada da Scuola

  • Taxa deentrada: os adultos pagam cerca de 10 euros, enquanto os jovens (até aos 26 anos) e as pessoas com mais de 65 anos têm um desconto de cerca de 2 euros.
  • Horário de abertura: embora deva confirmar em caso de alterações, é normalmente possível visitar entre as 09:30 e as 17:30.

9. Não perca nenhuma das actuações do Festival de Jazz de Veneza

Festival de Jazz de Veneza| ©Matteo De Fina
Festival de Jazz de Veneza| ©Matteo De Fina

Uma das actividades mais conhecidas do verão veneziano é o seu festival de jazz. De junho até ao final de agosto, há actuações de músicos de jazz de todo o mundo, bem como apresentações de livros e outros eventos. Se gosta deste género musical ou simplesmente quer assistir a um espetáculo em lugares mágicos, Veneza é o local ideal.

Embora em anos anteriores os espectáculos tenham sido organizados na própria Praça de São Marcos, nos últimos anos têm-se concentrado noutros locais.

Entre outros locais, pode dirigir-se à Sala Apollinee do extraordinário Teatro La Fenice, ao Palazzo Grimani ou ao terraço do Hotel Splendid. Este último, em particular, oferece uma vista inigualável do Grande Canal enquanto ouve os artistas.

10. Tentar vislumbrar uma estrela no Festival de Cinema de Veneza

Visitar o Lido| ©Gary Houston
Visitar o Lido| ©Gary Houston

Se estiver em Veneza no final de agosto ou no início de setembro, é provável que veja uma estrela de cinema nas ruas. É nesta altura que se realiza o famoso Festival Internacional de Cinema, cujo principal prémio é o prestigiado Leão de Ouro.

O festival tem lugar no Lido de Veneza, onde se pode ir tentar assistir à chegada dos actores e realizadores por água, bem como às passadeiras vermelhas tão características de qualquer estreia cinematográfica.

Durante estes dias, também se pode tentar assistir a algumas das projecções, embora eu avise que é bastante difícil conseguir bilhetes.

Cinema em Marghera

No caso de não conseguir um bilhete para os filmes do festival, há ainda uma opção para ver bom cinema. Se estiver na zona de Marghera, na parte continental da cidade, dirija-se à Piazza Mercato. Aqui, durante todo o mês de agosto, são projectados filmes ao ar livre, alguns dos quais fazem parte do festival veneziano.

11. Escapar às grandes festas da Ilha Pellestrina.

Murano| ©Kevin Charit
Murano| ©Kevin Charit

Embora a sua fama não esteja à altura das atracções de Murano, a Ilha Pellestrina deve estar na lista de todos os que viajam para Veneza em agosto. Se gosta de boa comida, música, vinho e companhia alegre, o melhor sítio para passar as noites de verão é nas ruas da aldeia que dá o nome à ilha.

As suas casas, tal como em Burano, são lindamente pintadas com cores vivas, mas com a vantagem de haver menos turistas nas ruas. Esta tendência só é quebrada durante os seus festivais de verão:

  • Festa da Madonna dell'Apparizione: geralmente realizada nos primeiros dias de agosto, comemora a aparição da Madonna na ilha. Para a celebrar, toda a área está repleta de celebrações, tanto religiosas como recreativas. A gastronomia tradicional vendida em numerosas bancas também é imperdível.
  • Festa de Santo Stefano Portosecco: esta festa, com a duração de uma semana, realiza-se a 15 de agosto. Os numerosos eventos vão desde uma competição de caiaque a espectáculos infantis, perfeitos se viajar para Veneza com crianças. À noite, há festas com música ao vivo e dança. Há também barracas de comida com pratos tradicionais e, finalmente, uma regata espetacular ao estilo da Regatta Storica veneziana tem lugar por ocasião das festividades.

Como lá chegar

A forma mais fácil de chegar ao Lido é através do vaporetto e, a partir do porto de Santa Elisabetta, apanhar o autocarro número 11.

Tempo em Veneza em agosto

verão no Grande Canal, Veneza| ©Trish Hartmann
verão no Grande Canal, Veneza| ©Trish Hartmann

O grande problema de Veneza neste mês não são tanto as temperaturas, que atingem em média 29°C nas máximas e 18°C nas mínimas, mas sim o arrefecimento provocado pelo elevado nível de humidade da cidade.

Isto torna o dia e a noite muito quentes, algo que se notará mais quando estiver ao ar livre em locais como a Praça de São Marcos. Verifique a previsão do tempo antes de viajar e não se esqueça de levar água e de procurar sombra de vez em quando.

A importância de comprar bilhetes sem filas em Veneza em agosto

Fachada do Palácio Ducal, Veneza| ©Son of Groucho
Fachada do Palácio Ducal, Veneza| ©Son of Groucho

Assim que se chega a Veneza em agosto, começam as filas. A afluência de turistas já se nota quando chega a hora de apanhar o vaporetto, pelo que terá de ser paciente para qualquer atividade.

Embora haja alguns aspectos que não podem ser resolvidos, como as multidões nas ruas ou nos locais típicos para tirar as melhores fotografias, em agosto torna-se especialmente importante comprar bilhetes sem filas.

Felizmente, pode fazê-lo com as informações sobre como comprar bilhetes para a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal e outros monumentos importantes da cidade.

Compre o seu bilhete para a Basílica de São Marcos