Como se deslocar em Veneza (Gôndola, vaporetto, táxi aquático...)
Se está interessado em visitar Veneza, precisa de saber todos os pormenores sobre como se deslocar na cidade. Eu digo-lhe.
Uma das experiências mais incríveis em Itália é sair da estação de comboios de Santa Lucia e testemunhar a beleza de Veneza. É como viajar de volta a um tempo antes dos carros, onde a única maneira de viajar é de barco ou a pé.
Claro que os transportes de Veneza são únicos e muito diferentes da maioria das outras cidades, por isso conhecer os diferentes modos de transporte em Veneza é sinónimo de conhecer Veneza. Neste guia, explicarei todas as opções que tem para se deslocar neste arquipélago de sonho.
Percorrer Veneza a pé
Andar a pé continua a ser provavelmente a melhor forma de se deslocar pelos seis sestieri (distritos em que a cidade está dividida) de Veneza. A cidade da Lagoa é relativamente pequena (ir da estação de comboios de Santa Lucia até à Praça de São Marcos demora apenas cerca de trinta minutos a pé, e este é um dos passeios mais longos) e os seus principais pontos de interesse estão normalmente bem assinalados e são fáceis de encontrar.
Caminhar ao longo dos canais é, sem dúvida, uma experiência única e permite-lhe descobrir recantos e praças escondidos que, de outra forma, seriam impossíveis de alcançar. Na mesma linha, dá-lhe também a possibilidade de ver as pequenas pontes e canais de Veneza, de conhecer melhor a atmosfera de cada zona, a cultura dos venezianos e os hábitos de uma perspetiva mais próxima.
Também não tem de se preocupar com a água alta: a cidade dispõe de passadiços para o caso de as ruas ficarem inundadas, embora seja aconselhável levar umas botas de chuva prontas a usar, especialmente se for no outono ou no inverno a V eneza para Veneza. Em todo o caso, aqui ficam algumas dicas para a sua viagem a Veneza.
Getting around Veneza de vaporetto
Se não gosta de andar a pé, a melhor opção e a mais económica é deslocar-se de autocarro aquático ou vaporetto. O serviço público funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante todo o ano. Durante o dia, os autocarros aquáticos ao longo do Grande Canal circulam menos de 10 minutos por dia. No entanto, para chegar às ilhas de Murano e Burano, a frequência máxima é de 20 em 20 minutos. E, durante a noite, as frequências ou os tempos de espera são duplicados.
É possível comprar bilhetes para os autocarros aquáticos em muitos locais de Veneza:
- Nas máquinas de venda automática em frente a todas as paragens principais.
- Nas bilheteiras à porta da estação de comboios, tanto em Rialto como em S. Marcos.
- Nas bancas de jornais e tabacarias.
- A bordo do próprio autocarro aquático, desde que tenha dinheiro.
E se estiver a pensar nos preços:
- Um bilhete simples custa 7,50 euros e é válido durante 75 minutos.
- O bilhete de 1 dia tem uma duração de 24 horas após a validação e custa 20 euros.
- Existem também bilhetes de 2 dias, 3 dias e 7 dias.
Finalmente, uma opção altamente recomendada é a compra de um passe de transporte aquático que pode ser utilizado em qualquer uma das três linhas Alilaguna e é válido por 72 horas. O passe é ativado quando o utilizar pela primeira vez e permite-lhe entrar e sair do autocarro sem limites.
Autocarro em Veneza
Os autocarros não circulam na lagoa e a sua principal função é ligar Veneza a Mestre, e depois também se quiser circular por Mestre. Algumas linhas, no entanto, chegam a Veneza e param na Piazzale Roma, não muito longe da estação ferroviária de Santa Lucia. Os bilhetes simples custam 1,50 € e pode comprar um livrete de dez bilhetes por 14 €.
Em Veneza, o autocarro só o levará do aeroporto Marco Polo para a Piazzale Roma no autocarro 5 operado pela ACTV. Devo dizer-vos que esta é a última parte de Veneza navegável de carro; nesta altura, só é possível deslocar-se a pé ou por água.
Neste sentido, uma boa ideia é comprar um cartão de transporte, que lhe permite utilizar o autocarro e o vaporetto durante 75 minutos, 24 horas, 48 horas, 72 horas ou até 7 dias - a escolha é sua!
Do aeroporto para Veneza de autocarro
O autocarro demora cerca de 25 minutos entre o aeroporto e a Piazzale Roma e parte de 15 em 15 minutos. Existem porta-bagagens na zona lounge, pelo que terá de levar a sua bagagem a bordo.
Pode também apanhar os autocarros operados pela ATVO. Estes autocarros passam de 30 em 30 minutos e têm um depósito para que não tenha de se preocupar em transportar a sua bagagem a bordo do autocarro. Pode comprar os bilhetes no aeroporto à chegada, nas máquinas de venda automática, ou online, se souber a hora aproximada da sua chegada.
Para mais informações, consulte o nosso artigo sobre os transferes do aeroporto para Veneza.
Getting around Veneza de gôndola
Honestamente, mais do que um meio de deslocação na cidade, a gôndola é um meio de transporte, uma experiência e uma atração turística. Os percursos e os preços dos passeios de gôndola variam frequentemente e são acordados no local e com cada gondoleiro. Para não o deixar curioso, pode esperar pagar entre 60-80 euros por um passeio de meia hora durante o dia e cerca de 80-100 euros à noite.
Partilhar uma gôndola é sempre uma boa solução para baixar os preços, embora não se possa transportar tantas pessoas como num táxi aquático. Uma gôndola pode transportar até 6 pessoas, incluindo o gondoleiro.
As gôndolas podem ser encontradas por toda a cidade. Os passeios oferecem belas vistas da paisagem circundante, passando ao longo do Grande Canal e sobre algumas das pontes e monumentos mais importantes de Veneza. A grande vantagem das gôndolas é o facto de lhe darem a oportunidade de explorar canais estreitos e zonas bonitas da cidade que de outra forma não veria. Podem não ser o melhor meio de transporte; no entanto, se estiver à procura de prazer e de passeios turísticos, então são recomendadas.
Traghetto
Os Traghetti são muito semelhantes às gôndolas, mas são utilizados apenas para atravessar o Grande Canal perpendicularmente em pontos onde não há nenhuma ponte por perto, pelo que os traghetti são mais úteis como meio de transporte do que as gôndolas. Os traghetti são, portanto, mais úteis como meio de transporte do que as gôndolas.
Lembrem-se de que existem apenas quatro pontes no Grande Canal, por isso, em vez de percorrerem uma longa distância à procura de uma ponte como tábua de salvação e depois repetirem a viagem em sentido inverso, recomendo que embarquem num traghetto, como fazem os venezianos, numa das sete paragens ao longo do Grande Canal. Os traghetti transportam os passageiros de uma margem para a outra continuamente e os seus condutores de gôndola não cantam nem usam camisas às riscas, pelo que é uma forma mais orientada para os transportes e menos artística ou turística de se deslocar em Veneza.
Pagará 2 euros em dinheiro quando entrar e verá como os habitantes locais ficam de pé em vez de se sentarem. Por isso, se quiser tirar fotografias, é melhor apressar-se, pois a viagem é bastante curta e rápida.
Getting around Veneza de táxi aquático
Os táxis são muito mais caros do que os transportes públicos, mas são também a única forma luxuosa e privada de se deslocar na água. Um táxi aquático fará com que a sua viagem demore muito menos tempo, e não apenas por causa da velocidade, mas porque vai diretamente para o destino.
Em termos de preço, uma viagem de táxi custará entre 100 e 130 euros por trajeto para um máximo de 4 pessoas. É possível acomodar até 10 pessoas num táxi; no entanto, a partir do quinto passageiro será cobrada uma tarifa adicional de cerca de 15 euros.
Em alternativa, pode contratar um táxi aquático para o levar do aeroporto para o centro de Veneza ou reservar uma viagem de regresso ao aeroporto Marco Polo quando terminar a sua estadia em Veneza.
Ferry de Veneza
O serviço de ferrytem duas linhas principais, a 17 e a 11, que ligam Veneza e param nas zonas mais importantes de cada distrito. A linha 11 começa no Lido e desloca-se para sul até Pellestrina, enquanto a linha 17 começa na zona da praia de Cavallino e dirige-se para norte.
O ferry é uma óptima opção se quiser ir de uma ponta à outra sem parar tanto. Os preços dependem um pouco do local de onde se quer ir e vir, embora se deva notar que são frequentemente actualizados ao longo do tempo. No entanto, como referência, o preço mínimo para entrar é de 8 euros por pessoa.
Bilhetes para os transportes públicos em Veneza
Os únicos barcos em Veneza para os quais se aplicam bilhetes são os vaporetti, uma vez que todos os outros barcos requerem um pagamento direto que varia de preço em função da duração ou distância da viagem. Se estiver interessado nos bilhetes dos vaporetti, pode comprar bilhetes diferentes consoante a sua estadia:
- Os bilhetes simples funcionam muito bem se só for a Veneza por um dia.
- Se vai estar em Veneza durante 3 dias ou mais, recomendo os passes diários.
- No caso de ficar em Veneza mais de 7 dias, os passes semanais podem ser melhores para si.
No entanto, a melhor opção é comprar um cartão de transporte que inclua não só o vaporetto, mas também os autocarros, para não ter de se preocupar com a forma de se deslocar e pensar apenas onde quer ir.
Depois de comprar um bilhete, deve validá-lo antes de entrar no vaporetto. As máquinas de validação estão normalmente localizadas na extremidade do passadiço que leva à paragem do vaporetto e, quando validar, verá um carimbo de tempo no seu bilhete. Recomendo que não faça batota e valide quando tiver de o fazer, independentemente de lhe ser pedido para mostrar o bilhete ou não.
Como é que os venezianos se deslocam em Veneza?
Na maior parte das vezes, os venezianos preferem deslocar-se a pé e só utilizam os transportes públicos quando necessário, por exemplo, quando precisam de atravessar a água.
Verá como os venezianos utilizam os barcos a remos principalmente para o desporto ou pelo simples prazer de remar, enquanto os barcos a motor são mais utilizados como meio de transporte, quer para se deslocarem, quer para movimentarem as suas mercadorias.
Deslocar-se a pé é o meio de transporte mais rápido e eficaz em Veneza, desde que saiba como chegar ao seu destino, claro!
Recomendações para se deslocar em Veneza
Sempre que possível, recomendo que se desloque a pé, como fazem os verdadeiros venezianos. Ao fazê-lo, poderá desfrutar das zonas e monumentos mais turísticos, como a Ponte Rialto, a Ponte dos Suspiros ou a própria Basílica de São Marcos. Além disso, evita as filas nas máquinas e as multidões em geral. Já para não falar que os locais mais interessantes para comer em Veneza não estão propriamente perto das paragens dos vaporetti.
Também recomendo que desfrutes de Veneza a partir da água, independentemente do meio de transporte que utilizes, sendo as gôndolas a opção mais confortável. Ver Veneza a partir da água dar-lhe-á uma perspetiva completamente diferente de como é a vida na cidade!
Além disso, caminhar e fazer um passeio num barco a remos não são apenas actividades bonitas e divertidas, mas também formas que lhe permitem descobrir a cidade, ajudando-o a reduzir a sua pegada de carbono.