11 dicas para visitar Marrakech
Marraquexe é uma das cidades mais fantásticas de Marrocos - tome nota destas dicas para desfrutar mais e melhor da sua viagem!
Está a pensar visitar Marraquexe? Se é a sua primeira vez em Marrocos, é possível que tenha algumas dúvidas sobre este destino. Para o ajudar a organizar a escapadela ideal e a aproveitar ao máximo cada momento, neste post encontrará 11 dicas para visitar Marraquexe. Vamos começar!
1. Viajar para Marraquexe na primavera e no outono e não no verão
A melhor altura para viajar para Mar raquexe é a primavera e o outono. Os dias são soalheiros e as temperaturas, embora quentes, são agradáveis. O clima não é sufocante, pelo que poderá fazer muitas actividades ao ar livre e aproveitar ao máximo a sua experiência marroquina.
A menos que seja resistente a ondas de calor, aconselho-o a evitar os meses de verão se quiser visitar Marraquexe, pois os termómetros podem facilmente atingir os 40°C e a atmosfera torna-se demasiado sufocante para fazer turismo em Marraquexe ou para uma viagem ao deserto de Agafay.
No entanto, se decidir visitar o deserto a partir de Marraquexe, aconselho-o a reservar uma excursão organizada. Estará mais confortável e descontraído, conhecerá todos os segredos e encantos da zona e, sobretudo, estará muito mais seguro.
2. Fazer um seguro médico para ir a Marraquexe
Marraquexe é uma cidade segura com um sistema de saúde aceitável, embora por vezes possa não ser suficiente, uma vez que não tem a qualidade do sistema de saúde que se pode encontrar, por exemplo, nos países europeus, pelo que, numa situação difícil, pode encontrar-se com muitos obstáculos que pode evitar a partir de casa, contratando um seguro de saúde para viajar para Marraquexe.
Se necessitar de um tratamento médico complexo, terá de se dirigir a clínicas privadas, onde os preços podem ser muito elevados se, infelizmente, sofrer um percalço durante a sua estadia na cidade e não tiver cobertura médica durante as suas férias.
No entanto, antes de começar a procurar um seguro médico de viagem, aconselho-o a verificar se as cláusulas do contrato dos seus cartões bancários incluem algum seguro de que possa beneficiar na sua viagem ao pagar esta viagem com eles.
3. Inscrição no Registo de Viajantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros
Se viajar para Marraquexe, é aconselhável inscrever-se no Registo de Viajantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros, fornecendo os seus dados pessoais e os da sua viagem, para que, em caso de emergência ou necessidade, as autoridades espanholas possam tentar localizá-lo.
Este procedimento é gratuito e voluntário, mas se procura segurança quando viaja para o estrangeiro, este pequeno gesto pode ser de grande importância no caso de uma situação de emergência, se precisar de assistência durante as suas férias e para informar o seu círculo próximo do seu paradeiro.
Para se registar, pode fazê-lo online ou preenchendo um formulário que terá de enviar por fax para o Consulado Geral de Marrocos ou, na sua falta, para a Embaixada de Espanha.
4. Vestir-se modestamente em público
Ao fazer a sua mala, não deve perder de vista o facto de Marrocos ser um país conservador com costumes muçulmanos profundamente enraizados. Para as mulheres, é preferível optar por roupas largas que cubram os ombros e as pernas. Não é aconselhável optar por roupas reveladoras ou justas, pois podem ofender susceptibilidades e atrair atenções indesejadas, conduzindo a situações inesperadas.
Quanto ao véu, não é obrigatório, mas é aconselhável levar um lenço leve na mala, para o caso de ser necessário cobrir o cabelo em algum momento durante uma visita a uma mesquita, por exemplo.
Por outro lado, dado o clima quente de Marraquexe, recomendo que leve na mala roupas leves e frescas de algodão, sapatos confortáveis para andar pela cidade, bem como óculos de sol e um chapéu para se proteger do sol intenso.
5. Getting around Marraquexe em transfer e a pé
Existem vários meios de transporte disponíveis para se deslocar em Marraquexe, embora o autocarro e o táxi sejam os mais populares. No entanto, se é a sua primeira vez na cidade, recomendo que reserve um transfer entre o aeroporto e o seu alojamento para chegar ao seu destino de forma rápida, confortável e segura.
Os autocarros em Marraquexe tendem a estar cheios de gente e, com o calor da cidade, pode não ser uma viagem muito confortável se estiver carregado de bagagem. Os táxis são o meio de transporte mais utilizado, mas alguns condutores esquecem-se de ligar o taxímetro e não é fácil determinar o custo real da tarifa. Neste sentido, os transferes simplificam muito as coisas e são, por isso, uma opção altamente recomendada para os turistas.
Para se deslocar na Medina de Marraquexe, terá de andar a pé, porque as ruas são tão estreitas e antigas que, à exceção das bicicletas, das motas e de um ou outro carro, não há espaço para qualquer outro meio de transporte. Por isso, lembre-se de usar sapatos confortáveis, porque vai andar muito!
6. Aprecie a deliciosa gastronomia local com atenção ao que come
Marraquexe é um ótimo lugar para comer. Durante a sua estadia, pode provar pratos deliciosos da cozinha tradicional marroquina com influências ocidentais, especialmente da cozinha francesa. A comida marroquina é muito picante e, se não estiver habituado a ela, vai adorar experimentar novos pratos e alargar os seus horizontes culinários.
Aproveite a sua viagem a Marraquexe para fazer um pequeno passeio gastronómico pelos restaurantes de Marraquexe e descobrir novos sabores e aromas. No entanto, se quiser comer onde os habitantes locais o fazem, dirija-se às bancas do mercado Jamaa el Fna à noite - os preços são muito baratos e pode comer coisas muito curiosas!
No entanto, se decidir experimentar a comida de rua em Marraquexe, mantenha os olhos bem abertos e certifique-se de que o que come está em boas condições para não apanhar uma intoxicação alimentar.
7. Informe-se sobre os feriados para ir a Marraquexe
Tal como acontece com outras cidades muçulmanas, como o Dubai, Istambul ou Cairo, ao planear uma viagem a estes destinos é sempre boa ideia verificar quando são os seus feriados.
Muitos dos feriados em Marrocos são determinados de acordo com o calendário lunar, o que torna um pouco difícil descobrir a data exacta em que ocorrem celebrações como o Ano Novo muçulmano, o Ramadão ou o Eid al-Adha (Festa do Cordeiro), uma vez que variam de ano para ano.
Durante estas datas, é provável que a cidade seja demasiado calma e movimentada e, como turista, pode preferir esperar por outra altura para ver o lado mais animado e vibrante da cidade. Procure na Internet algumas estimativas para facilitar a organização da sua viagem a Marraquexe.
8. Respeite o Ramadão
Se a sua visita a Marraquexe coincidir com o Ramadão, esta é uma boa altura para mergulhar na cultura islâmica e aprender mais sobre os seus costumes.
O Ramadão é o mês mais sagrado do calendário islâmico. Durante esta altura do ano, os muçulmanos celebram a altura em que Alá revelou o Alcorão ao Profeta Maomé e as famílias rezam e jejuam do nascer ao pôr do sol.
Em Marrocos, este feriado é estritamente observado e o país pára para se adaptar à época, pelo que é comum as lojas fecharem durante o dia, mas à noite as ruas enchem-se de pessoas e de alegria. Ver Marraquexe nesta altura do ano tem um encanto especial, mas como turista tem de se habituar à ideia de que as coisas são diferentes do resto do ano. Durante o período de jejum, tente não comer nem beber em público. É considerado um gesto de cortesia e respeito.
9. Aprenda a regatear nos souks
Nos souks e lojas de Marraquexe há coisas muito curiosas para levar para casa como recordação: doces, cosméticos, artesanato, artigos de couro... mas se quiser comprar , terá de aprender a regatear. Faz parte da cultura e os marraquequinos adoram!
Não aceite o primeiro preço que lhe oferecerem ou estragará a festa. Um truque para fechar um bom negócio é regatear primeiro o preço de um produto em que não está muito interessado e fingir que o preço que o vendedor lhe está a oferecer é demasiado elevado e que não está interessado. Quando ele o vir partir e sugerir outro preço, peça-lhe o produto que realmente quer. É provável que ele lhe dê um preço mais razoável depois de ver um cliente quase a escapar-lhe por entre os dedos.
Aproveite a oportunidade para praticar algumas palavras árabes e não tenha pressa em terminar a negociação o mais depressa possível - adicione um pouco de tempero! É como uma arte que se aprende com o tempo e será uma experiência cultural muito interessante.
10. Seja simpático com os vendedores de rua
Nas zonas turísticas de Marraquexe, é provável que se depare com vendedores insistentes que farão o possível para o convencer a comprar algo. Eles não desistem à primeira recusa!
Mesmo que seja a vigésima vez que recusa uma oferta de um vendedor durante o seu percurso, não perca a paciência nem responda de forma rude.
Respondaa um simples "não, obrigado" com um sorriso e siga o seu caminho. Afinal de contas, eles estão a tentar ganhar a vida e a ganhar algum dinheiro.
11. Seja respeitoso ao tirar fotografias na rua
Como turistas, por vezes, quando viajamos, ficamos curiosos com o que é diferente e experimentamos um choque cultural que nos leva a tirar fotografias de tudo o que nos surpreende.
Quando tirar fotografias da paisagem urbana, tenha cuidado com quem fotografa. Em Marrocos, é proibido tirar fotografias a agentes da autoridade e outras pessoas podem sentir-se desconfortáveis por estarem sob o foco das objectivas dos turistas.
Se quiser tirar uma fotografia a alguém , peça autorização primeiro para evitar problemas. Respeitar os outros é também uma forma de viajar de forma responsável.