O que ver e fazer em Cancún em julho

julho é um dos melhores meses para viajar para Cancún. As temperaturas são agradáveis e permitem-lhe desfrutar de todas as atracções que este paraíso mexicano tem para oferecer.

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 9 minutos

O que ver e fazer em Cancún em julho

Cancún | ©John Hull

julho é considerado a época alta em Cancún, pelo que a cidade é bastante animada. Embora julho seja um dos meses com maior probabilidade de chuva, nem sempre é esse o caso, pelo que não tem de pôr em causa os seus planos.

Sendo um dos destinos de férias mais populares do mundo, Cancún recebe visitantes em qualquer altura do ano, uma vez que goza de um clima semi-tropical. Dito isto, a cidade é também conhecida pela sua vibrante vida nocturna e pelas suas praias idílicas. Mas há muitas outras coisas para fazer em Cancun em julho que não deve perder.

Para o ajudar a planear as suas férias em Cancun, compilei este artigo com tudo o que o espera nesta cidade da Riviera Maya durante o mês de julho. A seguir, conto-lhe tudo.

1. não perca as festas da Virgen del Carmen

Festas da Virgem do Carmo| ©Meredith D
Festas da Virgem do Carmo| ©Meredith D

Em meados de julho, Cancún celebra as festas em honra da padroeira de Playa del Carmen, a Virgen del Carmen. Aproveite a sua estadia em Cancún em julho para conhecer e viver em primeira mão esta tradição colorida.

É uma oportunidade perfeita para experimentar a comida típica mexicana, devido à grande variedade de pratos oferecidos. Também há desfiles pelas ruas, jogos e festas em bares e restaurantes de toda a zona.

São dias em que as ruas se enchem de gente com espírito festivo. De facto, são quase 10 dias de festa, com concertos gratuitos, exposições de arte, atracções e, claro, as procissões com a imagem da Virgen del Carmen. Sem dúvida, uma boa oportunidade para sentir a essência de Playa del Carmen, uma das melhores praias de Cancun.

Reserve uma excursão para as melhores praias de Cancún

2. festejar o Ano Novo Maia em Cancún

Sítios arqueológicos| ©Silvia J
Sítios arqueológicos| ©Silvia J

O calendário gregoriano, herdado dos romanos, começa a 1 de janeiro de cada ano. No entanto, a cultura Maia utilizava diferentes calendários que mediam o tempo de formas diferentes.

De acordo com algumas crenças, no calendário maia Haab, o ano começa a 26 de julho de cada ano. No dia 25 de julho (O Dia Fora do Tempo), era altura de considerar o ano que tinha passado e as lições que tinham sido aprendidas.

Embora se acredite que esta ideia esteja errada, há muitos festivais celebrados em Cancún durante estes dias para comemorar o Ano Novo Maia. Se visitar Cancun durante estes dias de julho, faça algumas das excursões e passeios a alguns dos principais sítios arqueológicos da região, pois poderá assistir aos rituais festivos.

Reserve um dos passeios ou excursões em Cancún

3. nadar com os tubarões-baleia em Cancún

Nadar com os tubarões na ilha Holbox| ©Edier Rosario
Nadar com os tubarões na ilha Holbox| ©Edier Rosario

Se quiser ver tubarões-baleia em Cancún, o melhor mês do ano é julho. Também é possível avistar outros animais marinhos, como tartarugas marinhas e até golfinhos.

Os tubarões-baleia não são perigosos, mas você ficará surpreso com seu enorme tamanho. São os maiores peixes do mar, medindo entre 12 e 15 metros de comprimento.

A temporada de tubarões-baleia em Cancun decorre de 17 de maio a 17 de setembro, mas a melhor altura para os ver em Cancun é em julho e agosto. De facto, entre junho e julho realiza-se um festival em Isla Mujeres com muitas actividades.

O principal objetivo é sensibilizar os visitantes e os habitantes locais para os desafios que este animal enfrenta para sobreviver, bem como destacar a sua relevância para o ecossistema local no seu conjunto.

Reservar uma excursão a Isla Mujeres a partir de Cancun

4. aproveite a vida nocturna de Cancún durante o mês de julho

Aldeia de compras| ©Leon Yaakov
Aldeia de compras| ©Leon Yaakov

Além de visitar Cancun para desfrutar das belas praias e relaxar nos luxuosos resorts, Cancun está a atrair cada vez mais pessoas pela sua vibrante vida nocturna. Cancun é famosa pelas suas noites de festa e vida nocturna animada.

Em julho, muitas pessoas visitam Cancun durante as férias de verão, pelo que encontrará muito ambiente nas praias e discotecas cheias à noite.

Se a festa está no topo da sua lista de prioridades quando procura um destino de férias, viaje para Cancun durante julho ou qualquer outro mês de verão. De certeza que não vai ficar desiludido.

5) Mergulhe nos cenotes, as piscinas naturais de calcário

Cenote em Cancún| ©Viviane Kermeci
Cenote em Cancún| ©Viviane Kermeci

Uma visita a Cancun ou a qualquer outro local da Riviera Maya não estará completa sem um mergulho nos melhores cenotes de Cancun. Os cenotes são como sumidouros naturais ou piscinas formadas por calcário onde se pode nadar e mergulhar, e que contêm água fresca de um rio.

julho é um bom mês para visitar os cenotes, pois é considerado um mês chuvoso e há menos turistas. É a melhor altura para nadar em paz e sossego e desfrutar das águas cristalinas do cenote.

Toda a costa da Riviera Maya está repleta de cenotes. Alguns são ao ar livre e rodeados de vegetação, enquanto outros fazem parte de vastos sistemas de cavernas e rios subterrâneos, que podem ser percorridos com mergulho ou snorkel numa visita guiada.

Existem cerca de 6000 cenotes em Yucatan. Perto de Puerto Morelos fica a Ruta de Cenotes, onde se encontram o Cenote Sol y Luna, o Cenote Verde Lucero, o Cenote Zapote e o Cenote La Noria. O Cenote Dos Ojos e o Gran Cenote ficam perto das ruínas de Tulum. Normalmente, é cobrada uma pequena taxa para entrar e é possível alugar coletes salva-vidas e máscaras de mergulho.

Reserve uma excursão ao cenote a partir de Cancún

6) Explore as ruínas maias de Chichen Itza

Chichen Itza| ©Leosprspctive
Chichen Itza| ©Leosprspctive

As ruínas maias de Chichen It za ficam a cerca de 2,5 horas de Cancun, mas é uma visita a não perder, seja qual for a altura do ano em que viaje. Em julho, as ruínas são altamente recomendadas, uma vez que o tempo é bom e torna a visita mais confortável e agradável.

A antiga cidade maia de Chichen Itza, famosa pelas suas ruínas piramidais, é Património Mundial da UNESCO e uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.

A cidade antiga data do século V, embora as suas estruturas mais impressionantes tenham sido construídas mais tarde, entre os séculos IX e XII, e sejam uma mistura de estilos Maia, Tolteca e Puuc. O Templo de Kukulkan é a pirâmide mais conhecida e foi concebido para que, durante os equinócios, a luz do sol crie a visão de uma serpente emplumada.

Reservar uma excursão às ruínas maias de Chichen Itza

7. visitar o Museu Maia de Cancún

Museu Maia de Cancún| ©David Stanley
Museu Maia de Cancún| ©David Stanley

Se chover durante a sua viagem a Cancun em julho, pode aproveitar esse dia para visitar locais cobertos. A cidade oferece muitas opções para quando cho ve. Um dos melhores lugares para visitar é o Museu Maia de Cancun.

É um dos mais importantes museus de arte e antropologia da cidade, com quase 400 exposições para conhecer mais sobre a cultura maia.

Este antigo império foi um dos mais avançados do seu tempo, pelo que uma visita a este museu será útil para ter um conhecimento alargado da sua história e cultura.

8. fazer uma visita refrescante ao Museu Subaquático

Museu Subaquático de Arte| ©GoMéxico
Museu Subaquático de Arte| ©GoMéxico

Outra visita que pode fazer em julho, se estiver a chover, é ao Museu Subaquático, ou MUSA. É um museu de arte subaquática localizado entre Cancun e Isla Mujeres. Tem mais de 500 esculturas que foram concebidas e instaladas para incentivar o crescimento dos corais e reabastecer o habitat da vida marinha tropical.

O museu é o maior recife artificial do mundo e continua a expandir-se à medida que as obras mais antigas são escondidas pela fauna. Aqui é possível ver minas navais e esculturas de pessoas em tamanho real.

Há várias formas de visitar o MUSA, como num barco com fundo de vidro ou numa excursão de snorkelling. Este artigo diz-lhe como: Visitar o museu subaquático de Cancun. Sem dúvida, é um museu muito inovador que o deixará de boca aberta.

Reserve os seus bilhetes para o Museu Subaquático de Cancún

9. aproximar-se das tartarugas marinhas

Snorkelling com observação de tartarugas| ©Karolina Grabowska
Snorkelling com observação de tartarugas| ©Karolina Grabowska

As praias que rodeiam a Riviera Maya são alguns dos melhores locais do mundo para ver tartarugas marinhas. Poderá ver as tartarugas de couro gigantes (a maior tartaruga do mundo), embora as mais comuns sejam as tartarugas cabeçuda, verde e de pente.

De maio a outubro, as tartarugas marinhas fêmeas vêm a terra todas as noites para cavar ninhos e pôr dezenas de ovos cada. Os ovos eclodem e as crias nadam para o mar entre julho e dezembro.

Em Cancún, as estâncias participam nos esforços de conservação das tartarugas marinhas e permitem que os hóspedes participem ou observem todas as fases, incluindo a recolha dos ovos num recinto de proteção.

10. Desfrute de uma excursão às ruínas maias de Tulum

Antiga cidade maia murada de Tulum| ©ironypoisoning
Antiga cidade maia murada de Tulum| ©ironypoisoning

As excursões a Tulum a partir de Cancún estão entre as mais populares da região. julho, sendo um mês mais calmo, é uma boa altura para visitar a zona sem pressas. Estas excursões oferecem uma escapadela única onde encontrará um pouco de tudo: cenotes, ruínas maias e praias paradisíacas.

A magia de Tulum, e a razão pela qual se tornou um destino tão popular na Península de Yucatán, reside não só na história das ruínas maias, mas também na atração energética que a cidade e o mar exercem sobre aqueles que a visitam.

Depois de ver as ruínas, aproveite a sua visita e visite um dos três principais cenotes da zona. O Gran Cenote, como o próprio nome indica, é o maior e mais movimentado, sendo constituído por vários pequenos cenotes repletos de peixes e tartarugas.

Dos Ojos são dois cenotes interligados, um azul brilhante e o outro uma caverna profunda e escura (têm lanternas para alugar). Finalmente, Yal Ku é mais uma lagoa, com uma mistura de água doce e salgada e peixes tropicais coloridos.

Clima em Cancún durante o mês de julho

Tarde em Cancún| ©Bill Claxton
Tarde em Cancún| ©Bill Claxton

Talvez tenha ouvido dizer que julho é um mês de chuvas fortes ou mesmo de furacões. Não é raro que isto faça com que muitas pessoas desistam de planear as suas férias por pensarem que não é a melhor altura para visitar Cancun. Mas não tenha medo, o tempo em julho pode ser soalheiro e quente, ou chuvoso ou nublado, mas isso não o deve dissuadir de viajar para Cancún em julho.

julho é considerado como estando dentro da estação das chuvas, embora não seja o mês mais chuvoso. De facto, outubro é o mês mais chuvoso. No entanto, há sempre alguma probabilidade de chuva nos trópicos, independentemente do mês em que se viaje. Não chove necessariamente em julho e, se chover, é provável que seja de curta duração.

Quanto às temperaturas, as temperaturas de julho rondam os 31 ou 32°C em Cancún. Quando o sol se põe, as temperaturas em Cancún descem, mas não muito. As temperaturas nocturnas em Cancún rondam, em média, os 26 ou 27°C, embora a humidade também não seja tão elevada como durante o dia.

julho é uma boa altura para visitar Cancún?

A praia paradisíaca de Isla Mujeres| ©dronepicr
A praia paradisíaca de Isla Mujeres| ©dronepicr

Se quiser poupar dinheiro nas despesas mais importantes, como voos, hotéis e estadias em estâncias, poderá encontrar algumas pechinchas em julho. Devido à possibilidade de aguaceiros, alguns viajantes não querem viajar durante este período.

Por outro lado, se não se importar com o aumento do calor e da humidade ou com alguns dias de aguaceiros, então Cancún em julho seria uma altura perfeita para visitar. Embora seja provável que haja dias com tempestades tropicais, também há muitos dias de sol. As hipóteses de enfrentar um furacão são muito reduzidas.

julho é também uma excelente altura para visitar a ilha se quiser ver a vida marinha de perto, quer seja a nadar ou a fazer snorkelling. Poderá ver tubarões-baleia e é também o mês em que as tartarugas marinhas bebés saem para o mar.

Quer viaje com o seu parceiro, em família ou sozinho, julho é a melhor altura para desfrutar das melhores actividades em Cancún. Não deixe que a ameaça de chuva estrague os seus planos. Nesta cidade vibrante, a festa continua mesmo quando o tempo está mau.