O que ver em Amesterdão em 2 dias, o melhor itinerário
Vai fazer uma viagem de 2 dias a Amesterdão? Embora possa não parecer, 2 dias podem ser muito divertidos na capital holandesa. Eis como.
À primeira vista, pode parecer que uma escapadela de dois dias não é suficiente para conhecer tudo o que há para ver e fazer em Amesterdão. No entanto, a capital dos Países Baixos não é uma cidade enorme, mas bastante manejável.
É por isso que, durante 2 dias, apesar de não poder explorar tudo em profundidade, poderá ver o que é imperdível.
Dia 1: Conhecer o melhor de Amesterdão
No primeiro dia, vamos percorrer os monumentos, ruas, canais e bairros mais interessantes.
É uma boa oportunidade para passear e absorver a atmosfera da cidade. Vou mostrar-lhe como tirar o máximo partido da cidade a pé, mas é claro que podereservar um passeio de bicicleta por Amesterdão, que lhe revelará muitos dos encantos da cidade enquanto pedala.
Pequeno-almoço na Praça Dam e arredores
Este espaço histórico é dominado pelo Palácio Nacional barroco e pelo Monumento Nacional, um obelisco de 22 metros que comemora os holandeses mortos na Segunda Guerra Mundial. A Praça Dam é também um ponto de encontro para os habitantes locais, por isso não faltam lugares para se sentar e tomar uma bebida. Na verdade, talvez seja o melhor local para começar o dia com um pequeno-almoço.
Aconselho-o a pedir um pequeno-almoço típico holandês, que inclui torradas com manteiga, queijo e compota, bem como carnes frias, sumo e café. Perto está um dos monumentos mais notáveis da cidade: aNieuwe Werk, uma catedral gótica tardia em que se pode entrar por 10 € das 11:00 às 17:00 horas.
Passear ao longo dos canais
Amesterdão tem mais de 160 canais e apenas a 10 minutos a pé do Nieuwe Werk irá levá-lo à artéria Raadhuisstraat, que atravessa vários deles:
- Singel
- Herengracht
- Keizersgracht
- Prinsergracht
Um passeio ao longo dos canais demora apenas 20 minutos e é um plano muito satisfatório. No entanto, se essa é uma das suas coisas preferidas e não se quer contentar com a vista das pontes, pode fazer um cruzeiro pelos canais em Amesterdão.
Comer qualquer coisa no bairro Jordaan
Se já abriu o apetite, está muito perto de um dos bairros mais vibrantes da cidade: Jordaan. Fica logo a seguir ao canal Prinsergracht, pelo que não terá de se desviar do seu itinerário.
É um bairro cheio de opções gastronómicas e, se quiser aproveitar ao máximo o seu tempo, está num bairro cheio de atracções turísticas que não pode perder. Depois do almoço, pode continuar a sua exploração da cidade no Jordaan, com os pontos turísticos mais importantes deste bairro:
- O canal Browersgracht
- A Casa das Índias Ocidentais
- Mercado de Noordermarkt
- Mercado de Noordermarkt
Regresso à história dos Países Baixos na casa de Anne Frank
A Casa de Anne Frank situa-se a cerca de 6 minutos a pé da Rozengracht, uma das principais artérias do Jordaan.
É dedicada à famosa menina judia que escreveu no seu diário sobre a vida quotidiana da comunidade judaica durante a ocupação nazi dos Países Baixos. Aqui pode mergulhar na história de Anne Frank. Fotografias, arquivos, filmes e artefactos originaisajudam a compreender melhor o contexto político e de guerra que envolveu Anne Frank.
- Duração: cerca de uma hora.
- Para mais informações... Saiba tudo sobre os horários de abertura e a entrada na Casa de Anne Frank.
Se preferir, pode também efetuar uma visita guiada ao Bairro Judeu de Anne Frank, para que possa não só conhecer a história de Anne, mas também descobrir o bairro com um guia local.
Um pouco de vida nocturna na Leidseplein e no Red Light District
A cerca de 15 minutos a pé da Casa de Anne Frank fica a praça Leidseplein e as suas ruas circundantes.
É uma das zonas mais animadas da cidade, com os seus muitos restaurantes, lojas, bares e discotecas. Não seria ótimo passear pelas ruas e praças e depois jantar e sair um pouco? Além disso, durante o seu passeio, irá encontrar edifícios emblemáticos, como os seguintes
- Teatro Municipal
- Hotel Americano
- O Casino Holland
Quer continuar a festa? O Red Light District fica a cerca de 15 minutos de distância em direção ao centro da cidade. Um local controverso, mas também uma zona de festa com pubs e discotecas. De facto, existe uma visita guiada ao Red Light District que lhe mostrará tudo o que há para ver.
Dia 2: Os museus, o Bairro Judeu e alguns coffeeshops
O segundo dia será passado a concentrar-se em alguns locais que valem a pena ver mais de perto, uma vez que Amesterdão tem uma impressionante oferta de arte.
Visitar o Museu Van Gogh
Uma das visitas essenciais em Amesterdão, onde se pode conhecer a obra do famoso pintor holandês, precursor de muitas das vanguardas do século XX.
No seu interior podem ver-se algumas das obras mais famosas do pintor, como "Os Girassóis" e "Os Comedores de Batatas", entre outras. Tem um total de 3 pisos, mas aconselho-o a não ver absolutamente tudo. Pode sair atordoado e a ideia é tornar a experiência o mais agradável possível. Para evitar isso, o melhor éfazer uma visita guiada ao Museu Van Gogh com um guia que saiba exatamente quais são as partes mais importantes.
- Horário de abertura: das 09:00 às 19:00.
- Duração da visita completa: 2 horas.
- Taxa de entrada: a partir de 19 euros.
- Duração da visita guiada: 2 horas e meia.
- Preço da visita guiada: 79 euros.
- Para saber mais... Visite o post sobre horários de abertura, bilhetes e outras informações práticas para visitar o Museu Van Gogh em Amesterdão.
O esplendor barroco do Rijksmuseum
A escola holandesa de pintura é uma das mais conhecidas e populares do mundo. Dela nasceram algumas das obras de arte mais notáveis, bem como autores irrepetíveis como Rembrandt, Rubens ou Vermeer. O Rijksmuseum é o Museu Nacional de Pintura, pelo que pode ver os destaques da pintura holandesa.
Alberga obras como "A Vigília Nocturna" de Rembrandt e "A Leiteira" de Vermeer.
- Duração: 3 horas (se não for um entusiasta da pintura, menos).
- Horário de abertura: das 09:00 às 17:00 horas.
- Preço do bilhete: a partir de 28 euros. Exceto para crianças com menos de 19 anos, que entram de graça.
- Para saber mais... Visite o post sobre bilhetes e visitas guiadas ao Rijksmuseum.
Comer algo no Bairro Judeu
Amesterdão tinha uma das maiores comunidades judaicas da Europa Ocidental no século XVII, em grande parte devido à expulsão dos judeus de Espanha e Portugal. Se optou porfazer a visita guiada ao Bairro Judeu de Amesterdão no dia anterior, estará de volta para satisfazer a sua fome, e se não, terá também a oportunidade de o ver novamente.
De facto, pode ser a oportunidade perfeita para fazer a visita guiada, caso a tenha perdido. Aí encontrará uma grande variedade de restaurantes, incluindoestabelecimentos de comida kosher.
A relação qualidade/preço é bastante boa e pode comer a partir de apenas 6 euros.
Acabar o dia num café
Os coffeeshops são estabelecimentos onde é possível fumar marijuana e haxixe. Isto é permitido por lei, mas apenas nestes estabelecimentos.
Longe de serem semi-clandestinos ou de reputação duvidosa , são totalmente aceites. São bares em todos os aspectos, por isso,se quiser apenas tomar uma bebida ou mesmo jantar, também o pode fazer. Existem mais de 200 coffeeshops em Amesterdão, por isso é fácil encontrar um. A maior parte deles fecha às 00:00 ou 01:00. Se estiveres curioso, aqui estão alguns dos mais populares:
- Dampkring: localizado na Handboogstraat 29.
- Bulldog Leidseplein: localizado em Leidseplein 17.
- The Grasshopper: encontra-o em Oudebrugsteeg 16.
Se não tiver muito tempo, opte por um autocarro turístico!
Se acha que dois dias não lhe dão tempo suficiente para ver todos os pontos turísticos, pode sempre apanhar um autocarro turístico. Esta é uma boa alternativa se quiser ver o essencial sem demorar mais do que o necessário.
Isto dá-lhe mais tempo para relaxar num parque ou, porque não, acrescentar alguns museus à sua visita. As visitas duram geralmente cerca de 7 horas e são acompanhadas de explicações.
E se quiser parar num local particularmente interessante, basta sair e aproveitar! Mais tarde, apanhará outro autocarro turístico para continuar a sua exploração.