O que ver em Amesterdão em 4 dias: guia para não perderes nada
Uma pausa de quatro dias em Amesterdão dá-lhe tempo suficiente para conhecer a cidade em profundidade. Tome nota do que a capital holandesa tem para oferecer.
Amesterdão é conhecida pelas suas experiências excêntricas que poucos outros países têm para oferecer, como a extensa cena de marijuana e a sua prostituição legal no Red Light District. Todas as atracções de Amesterdão são ricas em história e cultura. Uma vez que há tanto para ver e fazer em Amesterdão, tentei incluir os melhores lugares para ver neste itinerário de 4 dias em Amesterdão.
Dia 1: Visitar as zonas de Grachtengordel e Negen Straatjes
Neste primeiro dia, a ideia seria visitar Begijnhof, apreciar as vistas oferecidas pelo Blue Amsterdam, percorrer as zonas importantes de *Munttroren, Pathé Tuschinski e Praça Rembrandt e desfrutar de algum tempo artístico na Casa de Anne Frank.
Begijnhof
Begijnhof é uma comunidade religiosa de mulheres que remonta ao século XIV. As mulheres da irmandade católica (Beguine) viveram nesta comunidade isolada e tranquila durante centenas de anos. A área é constituída por habitações, uma igreja e um grande pátio.
Esta comunidade privada está escondida das ruas movimentadas do centro da cidade de Amesterdão. Nunca se saberá onde fica, a não ser que se procure. Definitivamente um lugar que deve ser visitado, mas 30 minutos são mais do que suficientes.
A boa notícia é que algumas visitas guiadas de Amesterdão incluem esta visita, por isso mantenha-se atento porque pode querer fazer uma visita com um guia para saber tudo sobre a sua história.
- Horário de visita: das 9h às 16h (fechado aos sábados e domingos).
Blue Amsterdam: almoço com vista
Em frente ao Bloemenmarkt está o Blue Amsterdam, que fica um pouco escondido dentro do centro comercial. Este café/restaurante oferece uma bela vista do centro da cidade e está aberto das 10h00 às 18h30 todos os dias.
É um local acolhedor, rodeado de janelas a todo o comprimento, para que nada possa interferir com a sua vista. Cada lado da janela explica o que se está a ver, o que é útil para os visitantes de primeira viagem.
Munttroren - Pathé Tuschinski - Praça Rembrandt
Depois do almoço, desfrute de um passeio pelo bairro. Munttoren é uma torre sineira construída em 1620, que fazia parte da muralha da cidade. Conhecida como a Torre da Casa da Moeda, é um marco histórico com uma pequena loja de recordações.
Depois, caminhe até ao Teatro Pathé Tuschinski, um cinema histórico cuidadosamente decorado em estilo art déco e muito agradável pela sua arquitetura exterior.
Se continuar a caminhar, chegará à Praça Rembrandt, um ótimo local para tirar uma fotografia com as estátuas da Patrulha da Noite, inspiradas na obra-prima homónima de Rembrandt. Todos estes lugares também podem ser visitados quando se reserva uma visita guiada a Amesterdão.
Casa de Anne Frank
Uma visita a Amesterdão não pode estar completa sem uma visita à Casa de Anne Frank, onde a menina e a sua família se esconderam dos nazis durante a Segunda Guerra Mundial.
O edifício atual foi convertido numa casa-museu que está aberta diariamente das 9h às 17h. Se alguma vez leu o livro " O Diário de uma Jovem Rapariga" de Anne Frank, saberá muito bem como é interessante visitar este museu. Em todo o caso, não deixará de visitar um dos melhores museus de Amesterdão.
- Para mais informações... Leia o post Tudo sobre a Casa de Anne Frank.
Distrito do Canal Jordaan e as 9 ruas
O Jordaan Canal District é um bairro moderno e exclusivo no lado oeste do centro de Amesterdão. Esta zona é conhecida pelas suas belas casas, cafés da moda e lojas elegantes.
É definitivamente uma área perfeita para um passeio à tarde ou para fazer compras. As ruas mais populares incluem Prinsengracht, Westerstraat, Haarlemmerstraat e De 9 Straatjes (As 9 Ruas).
Enquanto passeia por esta área, também pode atravessar muitos dos canais mais bonitos de Amesterdão, decorados com flores e bicicletas estacionadas. É um ótimo local para tirar fotografias.
Dia 2: Do Bloemenmarkt ao Vondelpark
Neste segundo dia, o itinerário começa no Bloemenmarkt, depois visitará o Museu Van Gogh e terminará com um passeio pelo Vondelpark. Será também um dia para provar vários alimentos da cultura holandesa.
Bloemenmarkt (Mercado das Flores de Amesterdão)
Comece o seu segundo dia em Amesterdão com cores e cheiros! Embora uma visita aos jardins de tulipas de Keukenhof seja um plano espetacular, num itinerário de 4 dias, é aconselhável não se afastar muito da cidade. Assim, para este primeiro dia, terá de se contentar com o Mercado das Flores de Amesterdão (Bloemenmarkt).
Este mercado de flores é impressionante, pois uma fila de lojas de flores "flutua" ao longo do canal. As lojas aqui não vendem apenas tulipas e pode encontrar todos os tipos de flores e lembranças da Holanda. Caso esteja interessado, pode também comprar bolbos de tulipas para levar para casa.
- Horário de funcionamento: das 9:00 às 17:30 de segunda a sábado, domingo das 11:00 às 17:30 horas.
Museu Van Gogh
Vincent van Gogh é um dos artistas mais famosos do mundo. O Museu Van Gogh em Amesterdão é dedicado ao adorado pintor holandês e alberga a sua mais extensa coleção, incluindo
- Os Girassóis
- O quarto de dormir
- Amendoeira em flor
- A Íris
- Os Comedores de Batatas
O museu possui também uma vasta coleção de cartas trocadas com o seu irmão Theo e outros artistas. De certa forma, toda a experiência assemelha-se à leitura de uma biografia de Van Gogh com recursos visuais.
- Para saber mais... Visite o post Mais informações sobre os horários de abertura, preços, etc. do Museu Van Gogh
Almoço holandês
Coma arenque (Dutch Harings) no Frens Haringhandel, um dos locais mais especializados neste tipo de peixe, que fica perto e está aberto das 11h às 17h30m. Lembre-se que este é um dos pratos holandeses mais famosos.
Mas se o arenque não for do seu agrado, pode dirigir-se ao Vlaams Friteshuis Vleminckx e saborear batatas fritas belgas com um molho especial à sua escolha. Está aberto das 11:00 às 19:00 horas.
Vondelpark
O Vondelpark é um parque público perto da zona dos museus de Amesterdão. O parque urbano foi concebido e construído no século XIX e é um belo parque para passear, andar de bicicleta ou relaxar na relva num dia de sol.
Normalmente, demora cerca de uma hora a percorrer toda a volta. Há também uma casa de chá no centro do parque, se preferir desfrutar da natureza dentro de casa.
Se visitar Amesterdão no verão, é possível desfrutar de alguns concertos e espectáculos de dança gratuitos. O Vondelpark é também ideal para as famílias, pois tem muitos parques infantis para as crianças.
Jantar no Foodhallen
Dirija-se a Amsterdam Oud-West para uma refeição descontraída no Foodhallen, um mercado de comida de rua coberto onde os habitantes locais relaxam depois do trabalho e desfrutam de um momento de felicidade.
Os vendedores de comida e bebida aqui apresentam uma variedade de sabores internacionais. Mas o mais curioso é que o Foodhallen costumava ser uma zona de eléctricos antes de ser renovado e transformado numa requintada praça de alimentação. As paredes originais de tijolo vermelho e uma linha de comboio recordam a arquitetura original.
Chicken Masala, Fritto Misto, Fish & Chips são apenas algumas das comidas de rua que pode pedir.
- Horário de funcionamento: das 12h00 às 23h00 (sextas-feiras e sábados até à meia-noite).
Dia 3: Visitar o Sul Antigo de Amesterdão (Oud-Zuid)
Neste terceiro dia, visitará o enorme Rijksmuseum, o famoso bairro De Pijp e o mercado de rua mais famoso da cidade, o Mercado Albert Cuyp.
Rijksmuseum
Uma visita ao Rijksmuseum é um dos museus imperdíveis de Amesterdão. É dedicado à arte e história holandesa desde a Idade Média até aos dias de hoje e apresenta obras-primas de artistas holandeses da Idade de Ouro, como Rembrandt, Vermeer, Frans Hals e muitos outros.
- Localização: na Museumplein (Praça dos Museus).
- Horário: das 9h às 17h.
- Recomendação: visitar no início do dia para estar mais confortável.
- Para saber mais... Visite este post sobre o Rijkmuseum.
De Pijp
Uma caminhada de 10 minutos a partir do Rijksmuseum leva-o ao bairro De Pijp, em Amesterdão. De Pijp costumava ser uma área da classe trabalhadora, daí a sua importância histórica, mas agora muitos habitantes de Amesterdão reivindicam-no como o seu bairro favorito na cidade.
Este bairro atrai jovens profissionais, artistas, estudantes e famílias. Tal como Jordaan, De Pijp é abundante em cafés da moda, locais de pequeno-almoço e brunch e lojas chiques.
Mercado Albert Cuyp
Este bonito mercado de rua em De Pijp é o lar de muitas bancas que vendem comida local, roupas, sapatos, lembranças, flores e muito mais. O ponto alto do mercado, no entanto, são os petiscos locais que vendem.
Se é fã de petiscos holandeses ou de comida de rua em geral, este é o sítio ideal para si. O mercado está aberto das 9h às 17h e fecha todos os domingos.
Jantar: Pratos clássicos com um toque moderno no De Wijnkaart
Para um bom jantar, recomendo o De Wijnkaart, que está localizado a sul do Vondelpark. Este restaurante local serve clássicos holandeses como o stamppot (panela de puré de legumes) ou o hachee (guisado de carne e cebola), etc.
O ambiente é alegre e animado, e o pessoal é muito simpático, fazendo-o sentir-se em casa.
- Horário de funcionamento: das 17h00 às 23h00 (aberto até à meia-noite aos sábados e domingos).
- Recomendação: reservar com antecedência, pois é habitualmente muito concorrido.
Dia 4: Visitar a zona de Wallen
Neste último dia, começará a manhã com panquecas holandesas de sabor energético e visitará a Igreja de Nosso Senhor no Sótão, o Museu da Prostituição de Amesterdão e a vida nocturna do Red Light District.
Pequeno-almoço: panquecas holandesas
Se tiver a oportunidade de tomar o pequeno-almoço fora do seu hotel, experimente as panquecas holandesas no Pancakes Amsterdam Centraal. É um café movimentado, por isso pode ser difícil conseguir um lugar sem reserva.
Além disso, o restaurante está convenientemente localizado para começar o nosso itinerário do dia 4, uma vez que o seu horário de funcionamento é das 8h00 às 15h30.
Igreja de Nosso Senhor do Sótão
Esta é uma antiga igreja do século XVII que foi convertida num museu religioso. É uma das igrejas escondidas em Amesterdão, onde os católicos frequentavam secretamente os serviços durante a reforma religiosa holandesa.
Recomendo vivamente a visita a este museu da igreja. Não só pode ver a histórica casa burguesa do século XVII, como também pode aprender muito sobre a sua história. O museu exibe mobiliário da casa holandesa, cozinhas, aposentos dos empregados, bem como o belo órgão de tubos, a coleção de prata da igreja, pinturas e artefactos religiosos.
Lembre-se que pode ser interessante comprar o I Amsterdam City Card, porque com ele pode entrar gratuitamente em mais de 60 museus da cidade, bem como andar de transportes públicos, alugar bicicletas ou fazer um cruzeiro, poupando-lhe muito dinheiro pelo caminho.
- Preço do museu: 15,5 euros.
- Preço docartão: 60 euros.
- Horário de abertura: de terça a sexta-feira (das 10 às 17 horas) e sábado e domingo (das 13 às 18 horas).
Museu da Prostituição de Amesterdão
A poucos metros da última paragem, pode ir ao famoso Museu da Luz Vermelha, também conhecido como o Museu da Prostituição de Amesterdão.
Este é o primeiro museu da prostituição do mundo e pode ver o interior dos quartos das prostitutas, ouvir as suas histórias e aprender tudo sobre os segredos da profissão mais antiga do mundo.
O museu está localizado num famoso bordel em Amesterdão que ainda se encontra no seu estado original. Terá até a oportunidade de se sentar atrás de uma das janelas para sentir como é realmente ser observado das ruas.
Bairro da Luz Vermelha (De Wallen)
O Red Light District, também conhecido como De Wallen, é único em Amesterdão e, como já deve saber, a prostituição é legal neste bairro de Amesterdão. Mas se for à zona antes de as luzes se acenderem à noite, não é nada do que possa imaginar.
Verá algumas lojas de brinquedos sexuais e cafés nas lojas. Ir à noite é uma experiência e tanto, pois as luzes vermelhas e a atmosfera desta zona de Amesterdão são totalmente únicas. Mas recomendo que faças uma visita guiada ao bairro da luz vermelha para conheceres toda a história e aproveitares mais o passeio.
- Dica profissional: não tire fotografias no Red Light District. As trabalhadoras do sexo aqui não gostam de ser fotografadas e a sua privacidade é protegida.
Jantar no Amsterdam Bellezza
Para terminar este 4º dia, recomendo que jante no restaurante Amsterdam Bellezza, situado no próprio bairro da luz vermelha. É um restaurante que tem um toque muito de acordo com a sua localização, com luzes de néon, um ambiente tranquilo e confortável e um menu muito variado.
- Horário de funcionamento: das 18h00 às 00h00
- Recomendação: reservar com bastante antecedência, pois costuma ser muito procurado.
- Para mais informações... Visite o sítio Web do restaurante.