Mais sobre: Excursões a Bruxelas e Bruges a partir de Amesterdão
Apenas 300 quilómetros ou 3 horas separam as cidades de Amesterdão, Bruxelas e Bruges. É por isso que, devido à atração turística de ambas as cidades e às suas boas ligações de transportes, é muito comum visitar as três cidades na mesma viagem.
Saber quais são as melhores opções para se deslocar entre estas três capitais e como organizar este percurso é altamente recomendável se quiser embarcar numa viagem deste tipo. Neste post, encontrará toda a informação necessária para desfrutar do circuito Amesterdão-Bruxelas-Bruxelas.
Qual é a melhor rota
Não existe um roteiro pré-estabelecido ou uma ordem fixa para visitar essas cidades. Mas há opções melhores do que outras. O melhor é começar a sua viagem com uma visita a Amesterdão. Amesterdão é a cidade mais a norte dos Países Baixos e é o melhor ponto de partida, pois tem ligações directas a Bruxelas. Por exemplo, pode viajar de Amesterdão para Bruxelas reservando uma excursão organizada para a capital belga.
A distância entre as duas cidades é a mais longa do circuito. É sempre preferível terminar em Bruxelas, uma vez que a distância dos voos da cidade belga de regresso à Europa Ocidental é mais curta e o preço é mais baixo.
A alternativa é começar em Bruxelas, uma vez que é o ponto central e o único com ligações directas para as outras duas cidades. A partir da capital belga, pode visitar Bruges num dia e viajar diretamente para Amesterdão. No entanto, se estiver a viajar da Europa Ocidental, os voos de Amesterdão são sempre mais caros, pelo que não é a melhor opção para terminar a sua viagem.
Viagem de comboio Amesterdão-Bruxelas-Bruges
O comboio é a melhor forma de viajar entre estas três cidades devido à sua relação conforto-velocidade-preço. Existe uma ligação direta entre Amesterdão e Bruxelas, mas não entre Amesterdão e Bruges, embora existam comboios regionais de Amesterdão para Bruges. A duração da viagem entre Amesterdão e Bruxelas é de cerca de duas horas em viagem direta e o preço do bilhete começa em 25 euros se o comprar no próprio dia, mas é possível encontrar melhores ofertas se reservar com antecedência.
De Bruxelas a Bruges, existem comboios regionais que demoram cerca de 1 hora a ir de uma cidade para a outra e os preços começam a partir de 15 euros. A única desvantagem do comboio é que não existe uma ligação direta entre Amesterdão e Bruges, mas esta não é uma grande desvantagem, uma vez que Bruges pode ser visitada em apenas um dia e pode ir e voltar a partir de Bruxelas. Também é possível reservar uma excursão a Bruges a partir de Bruxelas, o que lhe poupará muitos problemas, embora estas excursões sejam normalmente feitas de autocarro.
Amesterdão-Bruxelas-Bruges de autocarro
O autocarro é a alternativa barata ao comboio. A sua grande vantagem é que há viagens entre as três cidades em todas as combinações possíveis. Os preços para a rota Amesterdão-Bruxelas são mais baratos do que o comboio, começando numa média de 12 euros, embora existam opções mais baratas se reservar com antecedência.
A grande desvantagem em relação ao comboio é o tempo de viagem. Demora cerca de três horas de Amesterdão a Bruxelas, e pouco mais de uma hora de Bruxelas a Bruges. A diferença de preço em relação ao comboio não é muito grande, por isso cabe-lhe a si decidir se prefere o conforto e a rapidez do comboio ou o preço do autocarro. Existem também excursões organizadas para Bruges a partir de Amesterdão, normalmente num autocarro com ar condicionado.
Excursão de carro Amesterdão-Bruxelas-Bruges
Se tiver o seu próprio carro ou um carro alugado, é muito fácil deslocar-se entre Amesterdão, Bruxelas e Bruges. As três cidades estão muito bem ligadas por estrada e a viagem de Amesterdão a Bruges, cerca de 300 quilómetros, demora menos de 4 horas. Da cidade dos canais à capital belga são 210 quilómetros pela estrada mais rápida e demora cerca de 2,5 horas.
Conduzir um automóvel dá-lhe uma liberdade de movimentos absoluta, mas somando o combustível, as portagens e, se necessário, o aluguer do carro, o preço será sempre mais elevado do que viajar de comboio ou de autocarro. E, como é óbvio, a organização da viagem também demora tempo. Por isso, recomendo-lhe que reserve algumas das excursões organizadas entre as três cidades.
Qual é a melhor altura para fazer a excursão?
A melhor altura para fazer a viagem Amesterdão-Bruxelas-Bruxelas é na primavera, especialmente em março e abril. Para determinar porque é que esta é a melhor altura para fazer esta excursão, há que ter em conta dois factores: o clima e a procura.
No inverno e no outono, o frio é intenso nestas três capitais do norte da Europa, enquanto no verão, embora o tempo seja muito mais agradável, é a época alta do turismo e a procura e a afluência são muito elevadas, o que faz aumentar os preços. A primavera é, portanto, a época do ano mais equilibrada em termos de clima e de procura, o que a torna a melhor altura para fazer a viagem Amesterdão-Bruges-Bruxelas.
Quantos dias devo passar em cada cidade?
Amesterdão é talvez a cidade com mais pontos turísticos e atracções das três cidades da viagem. São necessários pelo menos 3 dias para visitar Amesterdão sem perder nada. Por outro lado, a recomendação geral é dedicar um mínimo de 2 dias a Bruxelas, enquanto em Bruges um único dia pode ser suficiente, embora seja sempre melhor vê-la ao seu próprio ritmo e dedicar 2 dias.
No total, o tempo recomendado para completar o circuito e visitar as três cidades em condições é uma viagem de uma semana para ir sem stress. 3 dias em Amesterdão, 2 em Bruxelas e entre 1 e 2 em Bruges.
O que ver em Amesterdão
As três cidades têm muito para oferecer e um número infindável de monumentos, museus e pontos de interesse que devem fazer parte do seu itinerário. Em jeito de resumo, eis os principais locais e monumentos que deve visitar em cada uma destas três cidades:
O que ver em Amesterdão
Amesterdão é uma cidade famosa pelos seus canais e com um grande número de museus que estão entre os mais importantes do mundo, entre muitos outros locais que vale a pena visitar. Os destaques incluem:
- Um cruzeiro nos canais de Amesterdão.
- Museu Casa de Anne Frank
- Museu Van Gogh
- Mercado das flores
- Bairro judeu Jordaan
- Museu Rijksmuseum
- Begijnhof
- O Bairro da Luz Vermelha
- Praça Dam e Leidseplein
O que ver em Bruxelas
Bruxelas não é uma cidade muito grande, pelo que a maior parte das atracções turísticas podem ser visitadas a pé e estão concentradas no centro da cidade de Bruxelas. A sede da União Europeia oferece aos visitantes uma grande coleção de belos edifícios combinados com monumentos modernos e uma rica gastronomia, famosa pelas suas provas de chocolate belga. Se for a Bruxelas, os locais a não perder são:
- Bolsa de Valores de Bruxelas
- O Jeanneke Pis e o Manneken Pis
- As Galerias Saint Hubert
- A Grand Place
- Catedral de São Miguel e Santa Gudula
- O Palácio Real de Bruxelas
- O bairro do Sablon
- O Palácio da Justiça
- O Atomium
- O Bairro Europeu
O que ver em Bruges
Bruges partilha com Amesterdão o título de Veneza do Norte graças aos seus famosos canais. Esta cidade, Património Mundial, tem muitos pontos de interesse, embora possa ser visitada num só dia. Os pontos turísticos mais famosos e bonitos de Bruges são:
- Passeio pelos canais
- Mercado Grote Markt
- O Cais do Rosário
- Parque Minnewater
- Praça Burg
- Torre Belfort
- Catedral de São Salvador
- Praça Jan Van Eyck
Dicas para a viagem Amesterdão-Bruges-Bruxelas
Se decidir fazer a excursão Amesterdão-Bruxelas-Bruxelas depois de ver tudo o que a excursão Amesterdão-Bruges-Bruxelas tem para oferecer, o que recomendo vivamente, há algumas dicas e pontos a ter em conta para tirar o máximo partido da sua viagem:
- Se viajar nos meses de outono ou inverno, vista-se bem e use roupa impermeável, pois as três cidades têm tempo frio e chuvoso durante estes meses.
- Reserve alojamento com antecedência para poupar dinheiro e evitar ficar sem opções, especialmente nos meses de época alta, de maio a setembro.
- O comboio é também o melhor meio de transporte, uma vez que as estações de comboio das três cidades são facilmente acessíveis a partir do centro das cidades.
- Informe-se sobre os cartões turísticos, como o cartão I Amsterdam, para visitar os museus das cidades sem filas e para obter benefícios nos transportes públicos.
- As três cidades são muito acessíveis de bicicleta, o que faz da bicicleta uma das melhores formas de deslocação.
- Se tiver mais de uma semana e liberdade de movimentos, recomendo que faça paragens intermédias entre as três cidades em algumas cidades que valha a pena visitar, como Roterdão, se viajar de comboio a partir de Amesterdão, ou Ghent, entre Bruxelas e Bruges.