O que ver em Amesterdão em 5 dias; conheça a cidade em detalhe

Se a sua viagem a Amesterdão for de cinco dias, para além de explorar todos os cantos da cidade, terá também a oportunidade de fazer alguns passeios turísticos nos arredores para completar a sua viagem.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

O que ver em Amesterdão em 5 dias; conheça a cidade em detalhe

Luzes de Amesterdão | ©Andrew Hawkes

Viajar dentro e fora da cidade de Amesterdão é bastante fácil. Os eficientes transportes públicos podem levá-lo a qualquer ponto da cidade em menos de uma hora. Pode seguir o seu instinto e perder-se pela cidade, ou seguir este itinerário de 5 dias em Amesterdão para aproveitar ao máximo a sua viagem.

Neste itinerário de 5 dias, a ideia seria ver as zonas mais importantes do centro de Amesterdão e depois fazer um pequeno passeio pelo sul e norte da cidade. Para cada dia, haverá uma breve descrição do itinerário, pelo que não me vou alongar mais.

Dia 1: Visita da cidade a pé e de barco de cruzeiro

Cruzeiro nos canais de Amesterdão| ©DennisM2
Cruzeiro nos canais de Amesterdão| ©DennisM2

Para um primeiro dia, é sempre aconselhável explorar a cidade a pé, pelo menos os sítios mais interessantes. Para além disso, a natureza plana da cidade e as baixas temperaturas farão com que seja fácil cansar-se. Nesta excursão, visitará a Praça Dam, o Palácio Real, Begijnhof, e terminará o dia com um cruzeiro pelos canais.

Praça Dam

A sempre verde Praça Dam é o primeiro sítio a visitar. Pode ver eléctricos a passar a cada segundo, centenas de pessoas nas suas bicicletas e viajantes por todo o lado.

O Monumento Nacional fica de um lado e o Palácio Real do outro. Recomendo que passe algum tempo a apreciar os primeiros vislumbres de Amesterdão e depois dirija-se ao magnífico Palácio Real.

Palácio Real de Amesterdão

Maravilhe-se com a arquitetura, o mobiliário real e as obras de arte do Palácio Real de Amesterdão durante algumas horas. A entrada para o Palácio Real custa 10 euros e está disponível na bilheteira.

Certifique-se de que pergunta com antecedência se o Palácio Real está a aceitar visitantes nesse dia, uma vez que o palácio está fechado aos visitantes quando está a ser utilizado pela família real.

Reservar bilhetes para o Palácio Real em Amesterdão

Begijnhof

Pátio do Begijnhof| ©Christophe PINARD
Pátio do Begijnhof| ©Christophe PINARD

Esta é uma área caracterizada por um grupo de casas elegantes construídas no século XIV para mulheres solteiras que viviam como freiras e não tinham direito a voto. O local encerra um belo e bem cuidado pátio verde. As mulheres solteiras vivem nestas casas até aos dias de hoje. Os homens não podem entrar antes das 10 horas e depois das 18 horas.

Cruzeiro no canal

Depois de um bom passeio, recomendo terminar o dia com um cruzeiro noturno pelo canal. Eles são mais ou menos os mesmos e começam a cada meia hora no Damrak Pier. Recomendo este post de desenvolvimento sobre o preço destes cruzeiros.

O cruzeiro de uma hora pelos canais vai levá-lo através dos famosos e importantes canais, mostrando-lhe os destaques de Amesterdão a partir da água. O cruzeiro pelos canais é muito diferente do passeio de barco convencional e é uma atividade obrigatória no seu itinerário de cinco dias em Amesterdão.

Reservar um cruzeiro em Amesterdão

Dia 2: Dia de museu na cidade

Visita ao Rijksmuseum| ©Becky Houtman
Visita ao Rijksmuseum| ©Becky Houtman

Neste dia, vamos mergulhar na história, cultura e arte holandesas. Este dia será dedicado à visita dos melhores museus de Amesterdão: o Rijksmuseum e o Museu Van Gogh.

Rijksmuseum

O Rijksmuseum está situado na Museumplein, no centro de Amesterdão. Para sua localização, fica perto dos canais e lojas históricas da cidade.

O museu mais popular de Amesterdão, o Museu Rijk, levá-lo-á numa viagem através da Idade Média holandesa, exibindo artefactos e pinturas de séculos atrás. O museu tem uma secção inteira dedicada à vida e às pinturas de Rembrandt, um notável artista da Idade de Ouro holandesa.

Se é um aficionado por história, irá apreciar este museu como nenhum outro. O museu abre às 9h00, e é melhor chegar cedo para evitar a pressa e as filas. Os bilhetes para o Museu Rijk custam 17,50 euros e também estão disponíveis na bilheteira. Aqui tem mais informações sobre o Museu Rijk (bilhetes, visitas guiadas, preços...).

Reservar uma visita guiada ao Rijksmuseum

Museu Van Gogh

Fora do Museu Van Gogh| ©Marcelo Campi
Fora do Museu Van Gogh| ©Marcelo Campi

O Museu Van Gogh situa-se a 300 metros do museu anterior, o que corresponde a uma caminhada de cerca de 4 minutos.

Neste museu pode ver as obras-primas criadas pelo mundialmente famoso Vincent van Gogh. Além disso, este museu vai ensinar-te muito sobre a vida de Vincent van Gogh e as suas pinturas.

Recomendo-te que compres os teus bilhetes online, com um preço de 18 euros. Isso se deve ao fato de que só é permitida a entrada de um número específico de pessoas, e para esclarecer qualquer dúvida, recomendo este post completo sobre o Museu Van Gogh. Continuando com o roteiro, dá para passar facilmente umas duas horas aqui.

Reserve sua visita guiada ao Museu Van Gogh

Mercado Albert Cuyp

A esta hora do dia, é altura de comer e de fazer compras na rua. Uma iguaria imperdível no Mercado Albert Cuyp é o Stroopwafel, uma espécie de waffle fino e recheado de caramelo.

Por outro lado, no Mercado Albert Cuyp tem a oportunidade de usar as suas capacidades de negociação comprando roupas, acessórios e lembranças. Pode também aproveitar para comprar alguns frutos secos e nozes.

Vondelpark

Desfrute da viagem de Westerkerk a Vondelpark, pedalando ou desfrutando de um agradável passeio pelas populares zonas de Nine Streets e Jordaan. Encontrará boutiques da moda e cafés acolhedores para passar algum tempo de qualidade.

O Vondelpark é enorme e explorá-lo é uma bênção. O ambiente tranquilo do Vondelpark torna-o um local relaxante para uma sesta à tarde. Desfrute do pôr do sol no Vondelpark lendo um livro ou observando os interessantes espectáculos de rua.

Dia 3: Explore e descubra os mistérios de Amesterdão

O esconderijo de Anne Frank| ©Dennis Jarvis
O esconderijo de Anne Frank| ©Dennis Jarvis

O terceiro dia do itinerário de cinco dias em Amesterdão centrar-se-á na famosa Casa de Anne Frank e no Red Light District. A primeira é o estabelecimento emblemático para compreender a cultura judaica e o seu desenvolvimento durante a Segunda Guerra Mundial e o segundo é a zona que relata a cultura da prostituição na capital holandesa.

Casa de Anne Frank

Uma das figuras mais recordadas dos tempos negros da história alemã é a jovem e ousada Anne Frank. Era apenas uma adolescente quando começou a escrever sobre o sofrimento das vítimas judias do Holocausto. A sua família escondeu-se num armazém em Amesterdão e aí permaneceu durante dois anos, antes de ser presa pelos nazis em 1944.

Esta casa está agora convertida num museu dedicado a Anne Frank, e a visita guiada ao museu leva-o numa viagem pela sua vida. Os bilhetes para a Casa de Anne Frank custam 10 euros e esgotam-se muito facilmente. Normalmente, também há alguns bilhetes disponíveis à entrada; no entanto, não recomendo que se arrisque. Para mais informações sobre bilhetes, horários de abertura e preços, recomendo este post sobre o Museu Anne Frank.

Reservar uma visita guiada a Anne Frank no Bairro Judeu

Westerkerk

Igreja de Westerkerk| ©RoofG
Igreja de Westerkerk| ©RoofG

A uma curta caminhada da Casa de Anne Frank está a maior igreja de Amesterdão. A Westerkerk é uma das igrejas mais antigas da cidade, e a torre do sino é um verdadeiro chamariz. Normalmente, toca de hora a hora.

Se visitar Amesterdão em junho ou em setembro, recomendo que participe numa das visitas de grupo organizadas pela igreja e centradas no seu miradouro, que são organizadas de meia em meia hora e lhe darão a oportunidade de obter uma espetacular vista de 360 graus do centro da cidade. Para mais informações, visite o sítio Web.

Bairro da Luz Vermelha

Prepare-se para descobrir a história da prostituição em Amesterdão no Red Light District. É natural ter um pouco de receio de andar pelo Red Light District, mas poderá ficar surpreendido com a segurança do local.

O bairro é um lugar mágico que se destaca pela sua luz, atmosfera e todas as histórias e lendas que giram à sua volta. Para além disso, o bairro tem vários pontos de venda de comida e até restaurantes. Sem dúvida, uma boa maneira e um lugar emblemático para terminar o dia.

Reserve uma visita guiada ao Red Light District

Dia 4: Excursão a Zaanse Schans

Campo de Zaanse Schans| ©Gabriel Bermejo
Campo de Zaanse Schans| ©Gabriel Bermejo

Depois de passar os primeiros três dias no centro de Amesterdão, seria bom usar este quarto dia para explorar a serena zona rural da região de Amesterdão. Uma viagem aos moinhos de vento de Zaanse Schans.

Como chegar a Zaanse Schans a partir de Amesterdão

  • De autocarro: Apanhe o autocarro (# 391) da Estação Central de Amesterdão , de duas em duas horas, da paragem E para Zandaam / Zaanse Schans. A viagem completa demora menos de uma hora e os bilhetes podem ser comprados por 7 euros e incluem uma viagem de ida e volta.

  • De comboio: Da Estação Central de Amesterdão, apanhe um comboio para Koog-Zaandijk, que demora apenas 17 minutos. Depois, siga a placa de direção e caminhe durante cerca de 15 minutos até Zaanse Schans. É uma estrada reta, por isso não se perderá.

Recomendo vivamente que apanhe o autocarro para Zaanse Schans, pois é a opção mais económica e não terá de andar.

Reservar uma excursão a Zaanse Schans

Visitar os moinhos de vento históricos

Os tamancos da loja| ©Daryl Mitchell
Os tamancos da loja| ©Daryl Mitchell

A verdadeira atração de Zaanse Schans são os moinhos de vento históricos. Assim que entrar na aldeia, será recebido por uma bela vegetação, incluindo estufas e moinhos de vento antigos ao longo do rio. Costumava haver muitos mais ao longo do rio, mas agora só restam 13 moinhos de vento, que estão espalhados por toda a estância.

Todos estes moinhos de vento proporcionam uma óptima visão de como era a vida no século XVII-XVIII. Alguns foram convertidos em lojas, outros têm agora plataformas para subir e ver a cidade de cima.

Cada moinho de vento tem o seu próprio bilhete de entrada e custa normalmente 3 euros cada. No entanto, se estiver interessado em visitá-los a todos, recomendo que compre um cartão Zaanse Schans por 10 euros.

Visitar a grande loja de tamancos de todo o país

Logo à entrada do Zaanse Schans, há uma loja de recordações com vários pares de tamancos de madeira pintados com cores vivas, expostos na parede exterior.

Esta loja faz parte da Zaanse Schans Clog Workshop, uma espécie de museu do calçado onde se podem ver tamancos de patins e muitos outros tamancos únicos. É simplesmente a maior seleção de tamancos de todas as cores e tamanhos nos Países Baixos.

Antigamente, os tamancos eram feitos à mão e podiam produzir até sete pares por dia. Atualmente, são utilizadas máquinas para o efeito, mas os fabricantes de tamancos continuam a fabricá-los à mão na oficina. A Oficina de Tamancos de Zaanse Schans está aberta diariamente das 8h30 às 17h00 e a entrada é gratuita.

As demonstrações gratuitas de fabrico de tamancos decorrem continuamente ao longo do dia. Pode assistir ao fabrico de um sapato do início ao fim. As apresentações deste tipo duram cerca de 15 minutos.

Visitar a quinta Catharina Hoeve

Para além da fábrica de sapatos, existe uma loja de queijos com amostras aparentemente intermináveis que pode provar enquanto passeia pela loja acima.

A variedade de gouda nesta quinta de queijos é admirável. Há gouda normal, gouda fumado com ervas, gouda com malagueta e até um gouda verde néon com pesto. Se o gouda não for a sua praia, existem também muitos outros tipos de queijo holandês. A Quinta de Catharina Hoeve está aberta diariamente das 08:00 às 18:00 horas.

Apreciar a paisagem em Amesterdão

Para terminar a sua visita, pode também dar um passeio pela aldeia e admirar a paisagem holandesa. A partir da margem leste do rio Zaan, pode ver as típicas casas de madeira verdes alinhadas. Há uma quinta em frente aos moinhos de vento, onde se podem ver vacas a pastar livremente na zona. Para além disso, existe também um museu de destilaria e uma fábrica de sabão.

Reservar uma excursão a Zaanse Schans

Dia 5: Despedir-se de Amesterdão a partir do coração da cidade

Bloemenmarkt| ©zak mc
Bloemenmarkt| ©zak mc

No último dia do itinerário de cinco dias em Amesterdão, não nos afastaremos muito do centro de Amesterdão e visitaremos o museu da cidade, o famoso mercado Bloemenmarkt e o animado bairro de Leidseplein.

Museu de Amesterdão

O museu de história de Amesterdão conta a história da cidade ao longo do último milénio através de exposições multimédia, artefactos religiosos, porcelana e pinturas. As exposições também incluem o motivo pelo qual o ciclismo está a crescer.

A sua Galeria inclui retratos de grupo de guardas e cidadãos medievais e fotografias de Anne Frank e Alfred Heineken. O museu está aberto das 10:00 às 17:00, e a entrada é gratuita.

Reservar uma excursão a Zaanse Schans

Bloemenmarkt

Localizado na cidade de Amesterdão, o Bloemenmarkt é um mercado de flores famoso pelos seus aromas e aparência agradável. Historicamente, as flores eram trazidas para cá de barco, vindas do campo. O Bloemenmarkt vende tudo, desde flores cortadas de todos os tipos, a sementes, plantas e outros artigos essenciais de jardinagem. No entanto, não se trata apenas de uma visita obrigatória para os amantes da vegetação, pois este é um estabelecimento com muita história e muita atmosfera. O Bloemenmarkt está aberto das 9:00 às 17:30 no inverno e no outono; e das 8:30 às 19:30 na primavera e no verão.

Há muitas razões para visitar o Bloemenmarkt de Amesterdão, sobretudo porque ilustra como Amesterdão funcionava antigamente. Há 15 bancas de mercado para visitar, cada uma oferecendo algo ligeiramente diferente da anterior. O Bloemenmarkt é o local perfeito para comprar flores e outras bugigangas, e está aberto todo o ano. Recomendo uma visita ao Bloemenmarkt, especialmente se visitar Amesterdão na primavera.

Bairro Leidseplein

Quando se trata de ambiente de festa, nenhum outro bairro de Amesterdão o resume melhor do que a Leidseplein. Este tornou-se um paraíso para os frequentadores de bares e pubs. Assistir a um espetáculo de rua aqui dar-lhe-á a oportunidade de mergulhar na atmosfera local. A partir do momento em que o sol se põe, a Leidseplein torna-se o palco perfeito para dizer adeus a Amesterdão com música e alegria.