10 coisas para fazer em Amesterdão no inverno

Dizem que viajar para Amesterdão no inverno não é uma boa ideia por causa do frio, mas deixe-me provar-lhe que esta cidade tem muito para oferecer também durante esta época do ano. Não vai querer perder!

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 10 minutos

10 coisas para fazer em Amesterdão no inverno

Amesterdão | ©Luis Villa del Campo

Apesar das baixas temperaturas, entre novembro e março, há muitas actividades organizadas na cidade, algumas das quais fazem o frio desaparecer durante algumas horas. Apesar das baixas temperaturas, entre novembro e março, há muitas actividades organizadas na cidade, algumas das quais fazem o frio desaparecer durante algumas horas.

Além disso, a época natalícia começa cedo, o que faz de Amesterdão, no inverno, um lugar brilhante e colorido. Aqui estão algumas das melhores coisas para fazer na capital holandesa durante o inverno, por isso, o que vai colocar na sua agenda de viagens?

1. Celebrar o Natal em Amesterdão

Árvore de Natal em frente à Estação Central de Amesterdão| ©Kitty Terwolbeck
Árvore de Natal em frente à Estação Central de Amesterdão| ©Kitty Terwolbeck

Não é segredo que a celebração de inverno por excelência é o Natal. Amesterdão não fica atrás, pois é uma cidade que desfruta da época festiva em grande estilo. Desde o final de novembro até janeiro, a capital holandesa enche-se de luzes, espectáculos, pinheiros decorados e muitos planos de Natal.

O tempo frio passa para segundo plano quando o calor, os cheiros e os sabores do Natal chegam a Amesterdão. Eis o que não pode perder durante esta época festiva na capital holandesa.

Admirar a grande árvore de Natal

A Praça Dam é o centro de Amesterdão e alberga a maior árvore de Natal da cidade. Tem mais de 20 metros de altura e são necessários cerca de 4 quilómetros de luzes para a iluminar. Além disso, esta pode ser uma boa altura para visitar o Palácio Real de Amesterdão, que fica mesmo em frente.

Comprar presentes nos mercados de Natal de Amesterdão

Se tiver fome, sede ou quiser comprar algumas decorações ou presentes durante a sua viagem a Amesterdão, não perca a oportunidade de visitar os mercados de Natal. Normalmente, estão instalados ao longo das praças centrais, como a Leidseplein e a Koningsplein. Aproveite a oportunidade para provar o Oliebollen, um donut de Natal típico holandês.

Reservar bilhetes para o Palácio Real em Amesterdão

2. Ilumine a sua viagem com o Festival das Luzes

Festival das Luzes de Amesterdão| ©Elena Giglia
Festival das Luzes de Amesterdão| ©Elena Giglia

Durante todo o mês de dezembro e parte de janeiro, o inverno parece menos rigoroso graças ao Festival das Luzes de Amesterdão. Há vários anos que os artistas da cidade (e de outros países) querem dar vida a um novo modo de expressão através da luz.

Com este objetivo, cada vez mais instituições e particulares se juntam a este evento. O mais especial desta exposição não é apenas o facto de a tela ser a própria cidade, o que servirá de desculpa para a percorrer, mas também o facto de a maioria das obras e projecções serem criadas apenas para este festival. Para não perder nada, recomendo que siga um dos dois "caminhos" propostos pelos organizadores:

  • Vaaroute: as obras que fazem parte deste percurso são projectadas nas pontes, pelo que também se reflectem na água dos canais, o que é muito agradável de ver ao vivo! Para ver melhor, recomendo que reserve um cruzeiro fluvial por Amesterdão.
  • Illuminade: tem quase 3 quilómetros de comprimento, mas é muito divertido porque as criações de luz são interactivas.

Reservar um cruzeiro pelos canais em Amesterdão

3. Provar os melhores queijos de Amesterdão

Diferentes tipos de queijo em Amesterdão| ©pigeonpie
Diferentes tipos de queijo em Amesterdão| ©pigeonpie

Dizem que para manter o corpo a uma boa temperatura, mesmo quando o frio é insuportável, o melhor é comer. O inverno em Amesterdão pode ser um pouco rigoroso, com temperaturas a rondar os zero graus mesmo durante o dia. Se não sabe o que fazer para se aquecer, a minha sugestão é encher o estômago com uma das comidas mais típicas da cidade: o queijo.

Não pense que só vai provar queijos "normais", porque Amesterdão dá largas à imaginação quando se trata de fazer queijo. Pode encontrar alguns com sabores de pesto, salsicha e até marijuana.

Embora possa sempre pagar por uma visita guiada gastronómica, não é necessário. Quer saber um segredo? Muitas lojas especializadas em queijo e instalações de marcas de queijo oferecem experiências de degustação de queijo. Desta forma, pode fazer uma degustação e depois escolher as variedades que quer levar para casa.

Reservar uma prova de queijo em Amesterdão

4. Passar a sua própria noite no museu

Museu Allard Pierson| ©Jenifer K
Museu Allard Pierson| ©Jenifer K

As noites de inverno em Amesterdão tendem a ser escuras e frias, pelo que é necessário procurar abrigo dentro de casa. Onde? Os museus são sempre uma opção, mas nem sempre estão abertos à noite. No entanto, em novembro celebra-se a Museumnacht, altura em que pode comprar um bilhete único e visitar os melhores museus de Amesterdão após a hora normal de encerramento.

Vai sentir-se como se estivesse num filme ao passear à noite pelas incríveis colecções dos museus de Amesterdão. Por ser uma data tão especial, são também organizados concertos, workshops ou visitas guiadas especiais. Há mais de 50 museus a participar, por isso deixem-me recomendar os meus favoritos:

  • Allard Pierson Museum: contém objectos arqueológicos, como cerâmica grega e utensílios romanos, bem como múmias egípcias. Pessoalmente, fiquei fascinada com as salas do Antigo Egipto e da Grécia, onde há reconstruções de templos e processos de mumificação.
  • EYE Amsterdam ou Museu do Cinema: ideal se quiser ver algo mais moderno e interativo. Pode aprender sobre a história do mundo cinematográfico, desde o cinema mudo até às grandes produções actuais, bem como ver os objectos aí guardados.
  • Hermitage Amsterdam: é a sede da cidade russa na Holanda. Existem duas colecções permanentes no total. A principal centra-se nas relações entre os dois países e a outra é dedicada à história do próprio edifício Amstelhof, que foi uma importante casa de repouso para mulheres no século XVII.

Reservar bilhetes para os museus de Amesterdão

5. Abrigar-se do frio num Bruin Café

Dentro de um Bruin Café| ©Michyv00
Dentro de um Bruin Café| ©Michyv00

Nos dias de inverno em Amesterdão, quando o sol não aparece um único segundo e só cai chuva do céu, a melhor decisão é entrar num Bruin Café. Não sabe o que são? São pubs muito tradicionais da cidade, construídos em madeira, o que torna o ambiente ainda mais acolhedor, perfeito para os dias de inverno!

Quando começares a aquecer, recomendo-te que dês uma vista de olhos ao menu de cervejas, pois têm muitas variedades. Embora também haja algumas cervejas internacionais, não se esqueça que a Holanda é um grande produtor desta bebida, por isso aproveite a oportunidade para experimentar as cervejas feitas no próprio bar ou numa empresa próxima.

Se as cervejas mais locais não lhe agradam tanto e quer conhecer a marca holandesa por excelência, inscreva-se numa visita guiada à fábrica de cerveja Heineken; estará protegido do frio e não faltará cerveja.

Adquira os seus bilhetes para a Heineken Experience

6. Patinagem no gelo no meio da cidade

Pista de patinagem do Museumplein| ©R Boed
Pista de patinagem do Museumplein| ©R Boed

Haverá algo mais invernal do que patinar no gelo? Claro que não, e é por isso que Amesterdão não tem falta de pistas de gelo de novembro a janeiro. Para mim, as melhores são:

  • Praça Rembrandt: toda a área está decorada para a ocasião. Os patinadores profissionais vêm aqui.
  • A de Museumplein: perfeita se quiser algo mais "amador". O lago de água entre os museus congela e transforma-se numa grande pista de gelo.
  • Estádio Olímpico: recomendo os outros, mas se preferir um estádio coberto, este é o melhor.

O preço é bastante acessível; a entrada custa cerca de 3 euros e o aluguer de patins custa mais 5 euros.

Carmen's Traveller Tip

Outro local muito especial para patinar (e sempre gratuito) é o anel de canais de Amesterdão. Quando a temperatura desce o suficiente, toda aquela água se transforma numa enorme pista de gelo. Mas evite patinar debaixo das pontes, onde o gelo é mais fino e pode partir-se.

7. Desfrute da neve no Paraíso de inverno

Desfile de inverno em Amesterdão| ©RAI Amsterdam
Desfile de inverno em Amesterdão| ©RAI Amsterdam

Se é um amante do inverno, é uma boa ideia ir a Amesterdão nesta altura do ano para um festival de inverno. O Winter Paradise abre em meados de dezembro e decorre até ao início de janeiro, coincidindo com a época natalícia.

No entanto, tudo o que lá se encontra vai para além do Natal:

  • Concertos de bandas holandesas.
  • Pistas de esqui artificiais.
  • Uma roda gigante.
  • Zonas de neve artificial e real para organizar uma luta de bolas ou andar de tobogã nos escorregas.

O paraíso dos amantes do inverno chega à capital dos Países Baixos, para que, mesmo quando o tempo está bom na cidade, se possa desfrutar da neve.

8. Saborear as delícias de inverno

Prato de Poffertjes| ©Illustratedjc
Prato de Poffertjes| ©Illustratedjc

Qual é o sabor de Amesterdão? Terá de ir para descobrir, mas digo-lhe que é bastante doce. Não vai querer perder esta oportunidade de provar as iguarias holandesas que são tão tradicionais entre dezembro e fevereiro.

A comida de Amesterdão é boa durante todo o ano, mas no inverno diria que a sua cozinha está a um nível completamente diferente, especialmente no que diz respeito à pastelaria. De facto, há alguns pratos que só se comem nesta altura do ano, o que é algo que irá apreciar porque, quando está frio, não há nada como comer algo acabado de sair do forno para nos aquecer, não acha?

Poffertjes

Parecem pequenas panquecas, e têm um sabor semelhante, mas as Poffertjes destacam-se por serem mais fofas, doces e fritas. Tente comer apenas uma, embora eu o avise que é quase impossível, elas são deliciosas!

Normalmente são servidos com açúcar em pó e manteiga, mas por vezes também são servidos com morangos ou natas.

Prepará-los não é fácil, por isso não tente fazê-lo em casa. Porquê? Porque precisa de uma frigideira ou de um prato especial, como os que se usam nos restaurantes de Amesterdão, para obter a forma correcta e evitar que a massa se pegue.

Tarte de maçã

A típica tarte de maçã de Amesterdão, independentemente do local onde a provar, tem sempre um aspeto muito caseiro, pois tentam respeitar a receita tradicional das avós.

Em holandês, são conhecidas como Appeltaart, e a massa espessa que cobre o recheio de maçã assada e canela é sempre surpreendente. O mais recomendado é o do restaurante Winkel 43; o sabor é inconfundível e não conheço ninguém que não tenha gostado, e penso que não será o primeiro!

Oliebollen

Ainda gosta de doces? Se estiver em Amesterdão na véspera de Ano Novo, pode experimentar a sobremesa tradicional de Ano Novo: Oliebollen. Estes pãezinhos fritos fazem lembrar os donuts e as rosquinhas, embora sejam ligeiramente mais macios.

A história desta sobremesa remonta aos tempos germânicos, quando os povos tribais comiam Oliebollen para celebrar o solstício de inverno.

9. Celebrar o Dia das Tulipas em Amesterdão

Tulipas, Dia das Tulipas| ©Boudewijn Huysmans
Tulipas, Dia das Tulipas| ©Boudewijn Huysmans

Não pensaria em deixar Amesterdão sem uma tulipa, pois não? É a flor mais emblemática da cidade e muitas bancas de rua e lojas encorajam-no a levar um ramo. No entanto, se estiver em Amesterdão durante o mês de janeiro, pode assistir à abertura da época das tulipas, que começa a 21 de janeiro, e obter uma (ou mais) de graça.

É verdade, janeiro é o mês em que as tulipas e as suas cores começam a florescer. Para celebrar, todos os anos milhares de pessoas reúnem-se na Praça Dam à volta do jardim das tulipas. Se aparecer, pode receber uma flor grátis, bem como assistir a um dos eventos que são organizados em paralelo. No entanto, tenha em conta que se junta ali uma grande multidão de pessoas, pelo que terá de fazer fila e esperar.

Se ficar sem tulipas, não se preocupe, porque a partir desse momento, dezenas de lojas, mercados e bancas começam a vendê-las na cidade. De facto, do inverno à primavera, vendem-se milhões de flores e sementes todos os anos.

10. Dê a conhecer o seu lado doce no Festival do Chocolate

Festival do Chocoa no Beurs Van Berlage em Amesterdão| ©Pavol Cevicela
Festival do Chocoa no Beurs Van Berlage em Amesterdão| ©Pavol Cevicela

Quantos tipos de chocolate conhece? Durante a sua viagem a Amesterdão no inverno, poderá conhecer mais de 700 graças ao Festival do Chocolate, que todos os anos, em fevereiro, reúne os melhores artesãos e também gourmands que querem provar cada barra.

O evento tem lugar no edifício Beurs van Berlage, que fica no centro de Amesterdão. Nele participam profissionais do mundo do chocolate (chefs, agricultores, produtores, etc.), embora também esteja aberto ao público por um preço de cerca de 13 euros para dar a conhecer este produto e tudo o que o rodeia.

Claro que recomendo que vá às provas, mas também o encorajo a ouvir as palestras ou a assistir aos workshops, muitos dos quais se centram na sustentabilidade da produção de chocolate e no respeito pelas áreas onde é cultivado.

Como é o tempo em Amesterdão no inverno?

inverno em Amesterdão| ©Amsterdamming
inverno em Amesterdão| ©Amsterdamming

Aqui vai uma dica que certamente já esperas: prepara-te para o frio. Amesterdão é uma cidade com temperaturas bastante baixas no inverno (as máximas rondam os 7°C), especialmente à noite, quando pode chegar aos 0°C. A chuva é muito comum, mas a neve não. A chuva é comum, mas a neve não. Em todo o caso, consulte sempre a previsão do tempo.

Para além do frio, há que ter em conta que as horas de luz do dia são muito mais curtas entre novembro e março. Às quatro da tarde, quase não há luz solar, o que limita algumas visitas. No entanto, Amesterdão é uma cidade muito moderna e cosmopolita, com muitas coisas para fazer, mesmo nos dias mais escuros e frios.

O que devo levar na mala se vou para Amesterdão?

Fazer a mala| ©Craig Adderley
Fazer a mala| ©Craig Adderley

Como as temperaturas podem descer até ao congelamento, é necessário fazer uma mala bem quente. Não pode faltar na sua mala:

  • Camisolas e um casaco, que também o protegerão do vento, pois vai chover muito e um guarda-chuva nem sempre é confortável.
  • Calçado fechado e estável, pois pode gelar e o chão pode ser escorregadio.
  • Luvas, gorro e cachecol, que de certeza vai gostar de ter à noite, quando as temperaturas descem ainda mais e qualquer camada extra de calor dá jeito.

Está pronto para os seus planos de inverno em Amesterdão? Não se esqueça do seu casaco, mas não se esqueça de estar preparado - irá certamente divertir-se imenso!