7 conselhos para visitar as Minas de Sal de Wieliczka

Uma visita à Mina de Sal de Wieliczka é obrigatória numa viagem a Cracóvia. Estas dicas vão ajudá-lo a ter uma experiência fantástica, por isso não se esqueça de as anotar!

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 5 minutos

7 conselhos para visitar as Minas de Sal de Wieliczka

Contrafortes de madeira para minas | ©Alexander Johmann

A Mina de Sal de Wieliczka é uma das atracções turísticas mais populares nos arredores de Cracóvia e uma das mais antigas do mundo, que impressiona pela sua longevidade, tamanho e dimensão artística. Tanto assim é que a UNESCO escolheu este monumento como um dos primeiros sítios do Património Mundial, em 1978.

Reserve uma viagem às minas de sal de Wieliczka a partir de Cracóvia e verá coisas incríveis: desde a maquinaria utilizada para extrair o sal até às galerias subterrâneas que albergam curiosas formações rochosas, belos lagos e até capelas religiosas.

1. Uma excursão organizada é sempre melhor do que uma visita por conta própria

Visita organizada| ©Andrew Milligan sumo
Visita organizada| ©Andrew Milligan sumo

Embora seja possível visitar as Minas de Sal de Wieliczka por conta própria, se quiser simplificar as coisas no que diz respeito ao transporte e aos percursos até ao monumento, aos serviços de um guia ou às taxas de entrada, o meu conselho é que opte por uma excursão organizada às Minas de Sal de Wieliczka a partir de Cracóvia, onde não terá de se preocupar com nenhuma destas questões, uma vez que tudo está concebido para que se deixe levar e desfrute da experiência ao máximo.

Existem várias opções para uma viagem organizada à Mina de Sal de Wieliczka a partir de Cracóvia, mas a maioria delas inclui normalmente o transporte de ida e volta num veículo privado com conforto, taxas de entrada e um guia.

Se estiver interessado em fazer uma excursão organizada a este magnífico monumento, recomendo que dê uma vista de olhos no post Excursões às Minas de Sal a partir de Cracóvia para obter informações mais detalhadas.

Reservar uma viagem às Minas de Sal

2. Reserve os seus bilhetes ou a sua excursão com antecedência

Decoração da Capela de Santa Kinga| ©puffin11k
Decoração da Capela de Santa Kinga| ©puffin11k

Seja qual for a forma como decidir visitar este monumento, reserve os seus bilhetes o mais cedo possível. Quase 2 milhões de pessoas visitam-no todos os anos, por isso, se não quiser ficar sem bilhetes depois da sua viagem e não quiser fazer filas intermináveis na bilheteira para conseguir um lugar nas visitas guiadas em polaco ou inglês, o meu conselho é que compre os seus bilhetes online.

Reservar os seus bilhetes para as Minas de Sal de Wieliczka online permite-lhe comparar horários, disponibilidade, preços e tipos de itinerários (há algumas excursões que combinam a visita às minas com Auschwithz, um mercado de Natal ou a fábrica de Oskar Schindler). No Hellotickets terá muitas opções por onde escolher!

No entanto, uma excursão organizada que inclua a viagem de regresso simplificará muito mais a logística e ajudá-lo-á a desfrutar muito mais da experiência por não ter de se preocupar com nada.

Reservar uma viagem às Minas de Sal

3. Calçado confortável e roupa quente são imprescindíveis neste passeio

Vista-se para a sua visita| ©NH53
Vista-se para a sua visita| ©NH53

Quer visite as minas de sal de Wieliczka sozinho ou numa visita organizada, a visita dura cerca de 2 horas e pode ser prolongada até 3 horas se acrescentar uma visita à exposição subterrânea no Museu das Minas de Sal em Cracóvia.

Como pode ver, a visita é longa e em algumas secções tem de descer umas escadas de madeira íngremes com muitos degraus, por isso aconselho-o a usar sapatos confortáveis com solas antiderrapantes para evitar quedas.

Não se esqueça também de levar roupa quente para usar durante a visita, independentemente da temperatura exterior. Devido à humidade no interior das minas, é bastante fresco mesmo no verão e as temperaturas variam entre os 17ºC e os 18ºC.

Reservar uma viagem às Minas de Sal

4. Ir à casa de banho antes do início da visita

Poço de Daniłowicza| ©Aleksandr Zykov
Poço de Daniłowicza| ©Aleksandr Zykov

Embora durante a excursão às Minas de Sal de Wieliczka haja uma pequena pausa de 5 minutos para ir à casa de banho (40 e 90 minutos após o início da excursão), para não ter pressa no caminho, recomendo que vá antes do início da excursão para o hotel ou para as casas de banho que estão localizadas ao lado do Poço Daniłowicza. Especialmente se estiver a visitar as minas com crianças, que são frequentemente surpreendidas pelo apelo da natureza no momento mais inesperado.

Reservar uma viagem para as Minas de Sal

5. O passeio dentro das minas é difícil?

Escadas de acesso à mina| ©Aleksandr Zykov
Escadas de acesso à mina| ©Aleksandr Zykov

O percurso da visita às minas de sal de Wieliczka começa no poço Danilowicza, onde terá de descer muitas escadas para chegar ao ponto de partida nas galerias subterrâneas. O percurso percorre 3,5 km de galerias labirínticas, poços e câmaras, com terreno maioritariamente plano, pelo que não é difícil para uma pessoa com uma condição física normal.

O bom é que, no final do percurso, não terá de voltar a subir os 800 degraus para sair, mas sim um elevador como o utilizado pelos mineiros, que o levará à superfície.

Quanto à sensação de claustrofobia durante a visita, algumas secções podem parecer um pouco mais fechadas, mas há espaço suficiente para se deslocar sem problemas. Além disso, será sempre acompanhado por um guia profissional que tem conhecimentos de primeiros socorros e segurança, por isso, se em algum momento se sentir claustrofóbico e ficar nervoso, não se preocupe porque os guias têm um protocolo para o acompanhar e ajudar.

Reservar uma viagem às Minas de Sal

6. Aproveite ao máximo a sua visita às minas se for com crianças

Crianças a visitar as minas| ©Lars Plougmann
Crianças a visitar as minas| ©Lars Plougmann

Embora o interior de uma mina possa parecer um local invulgar para visitar em família durante as férias, é na realidade uma excursão muito original onde as crianças podem dar largas à sua imaginação. Será algo que irão recordar para sempre!

A visita às minas de sal de Wieliczka está aberta a crianças de todas as idades**(a entrada é gratuita para crianças até aos 4 anos** de idade), mas como todas as excursões com crianças, esta tem os seus truques:

  • Calce-lhes sapatos confortáveis, porque vão andar muito.
  • Agasalhe-os bem, pois o interior das minas é um pouco frio.
  • Não seesqueça de levar na mochila alguns aperitivos e água, para o caso de as crianças terem vontade de comer durante a excursão. Na Câmara de Drozdowice, haverá uma pequena pausa para uma bebida e também é possível comprar comida e bebida.

Estas são apenas algumas dicas sobre como ver este monumento em família, mas pode encontrar mais informações no post Visitar as Minas de Sal com crianças.

Reservar uma viagem às Minas de Sal

7. É possível tirar fotografias?

Gosto de tirar fotografias| ©Andriyko Podilnyk
Gosto de tirar fotografias| ©Andriyko Podilnyk

Sim, mas para tirar fotografias no interior das Minas de Sal de Wieliczka terá de pagar uma pequena taxa de entrada de cerca de 2,50 euros ou então poderá ser advertido se for apanhado durante a visita guiada.

Dito isto, o percurso da visita guiada às Minas de Sal de Wieliczka está bem iluminado para que os visitantes possam caminhar confortavelmente e não tropeçar nos seus pés. No entanto, em alguns locais, as condições de iluminação não são as melhores para tirar fotografias, pelo que pode acontecer que, ao tentar tirar fotografias, as imagens obtidas sejam pouco definidas.

No post As melhores fotografias que pode tirar das Minas de Sal de Wieliczka a partir de Cracóvia, encontrará algumas dicas sobre como tirar boas fotografias e alguns locais de onde não pode sair sem tirar várias fotografias.

Reservar uma viagem às Minas de Sal