As melhores fotos que podes tirar nas Minas de Sal de Wieliczka
A Mina de Sal de Wieliczka é um monumento obrigatório na sua viagem a Cracóvia. Saiba como tirar as melhores fotografias de recordação.
A Mina de Sal de Wieliczka é uma das maiores e mais antigas minas de sal da Europa e uma das mais famosas atracções turísticas de Cracóvia. Durante a visita de 2 horas, verá paisagens espantosas: câmaras esculpidas em sal, lagos subterrâneos e formações rochosas espantosas que o deixarão sem palavras.
Agora já sabes, compra os teus bilhetes para as Minas de Sal de Wieliczka e carrega a tua máquina fotográfica com muita bateria, porque durante este passeio pelas profundezas da Terra não vais conseguir parar de tirar fotografias.
Neste post vou mostrar-lhe alguns locais onde pode tirar algumas das melhores imagens da sua viagem às minas de sal e também vai encontrar algumas dicas sobre como conseguir as melhores fotografias com a sua máquina fotográfica.Preparado?
1. Fotos da Capela de Santa Kinga
A Capela de Santa Kinga é a joia das Minas de Sal de Wieliczka. Só esta câmara já vale a visita.
As suas dimensões são impressionantes e, mais do que uma capela, este lugar faz lembrar uma catedral. Da sua balaustrada tem-se uma vista deslumbrante de todo o templo, por isso não hesite em tirar algumas fotografias lá em cima.
Este é um lugar muito especial que demorou quase 70 anos a ser construído, uma vez que o trabalho foi muito laborioso e foi feito um grande esforço em cada pormenor da sua decoração.
Ao descer as escadas que dão acesso à nave principal, é possível ver os enormes lustres e os relevos bíblicos que decoram as paredes e servem de retábulos. Uma menção especial deve ser feita à "Última Ceia", inspirada na famosa obra de Leonardo da Vinci - tire também algumas fotografias!
2. Foto do altar-mor de Santa Kinga
Como templo subterrâneo, o altar-mor da capela de Santa Kinga celebra missa todos os domingos e em ocasiões especiais, como a missa da meia-noite na véspera de Natal, aberta ao público e com capacidade para 400 pessoas!
Este local é dedicado a Santa Kinga (padroeira dos salineiros) e, desde 1994, as suas relíquias são conservadas no nicho do altar. No centro do altar, encontra-se uma estátua em sua honra, mas não é a única, pois nos lados encontram-se outras estátuas de São Clemente e de São José.
A secção inferior do púlpito representa a colina de Wawel e o castelo de Cracóvia, enquanto os altares laterais estão esculpidos com relevos que representam os episódios bíblicos do "Decreto de Herodes" e do "Massacre dos Inocentes". Há também uma estátua dedicada a Nossa Senhora de Lourdes.
Os principais artistas envolvidos na decoração da Capela de Santa Kinga foram os irmãos Markowski e Antoni Wyrodek, que, surpreendentemente, não tinham formação em belas-artes. A estátua em honra do Papa João Paulo II foi obra do artista Stanisław Aniof, o único monumento de sal dedicado ao Papa no mundo.
3. Foto da Câmara de Janowice
Esta é uma das câmaras mais interessantes do percurso turístico. Aqui, uma passagem da lenda da princesa húngara Kinga (que mais tarde se tornou santa e rainha da Polónia) é representada por várias esculturas de sal, referindo-se ao achado do seu anel de noivado nas minas de sal de Wieliczka.
Ela é uma figura muito importante na história do país, por isso não hesite em tirar algumas fotografias de recordação na Câmara Janowice, enquanto ouve o guia contar a lenda de Santa Kinga.
4. Foto do poço de Cunegunda
Esta é uma das paisagens mais fixes que verá durante a sua visita guiada às Minas de Sal de Wieliczka, por isso prepare a sua máquina fotográfica porque vai querer imortalizar tudo o que vir no Poço de Cunegunda.
Por um lado, os simpáticos anõezinhos iluminados com luzes coloridas que representam as várias profissões dos mineiros dentro das minas (o triturador, o carregador, o carpinteiro e o carpinteiro). Por outro lado, as curiosas formações rochosas como as estalagmites e estalactites que rodeiam o lago dos desejos.
O Poço Cunegunda é o melhor lugar para observar o fenómeno da cristalização do sal, e ficará maravilhado!
5. Foto da Capela de San Juan
Se descer ao terceiro nível da mina de sal de Wieliczka, no ponto mais profundo do percurso, a 135 metros, pode visitar a capela de São João. Um santuário belo e colorido, presidido por um Cristo crucificado, com uma atmosfera que convida à meditação.
A capela de S. João é um dos 40 locais de culto que os mineiros polacos construíram no interior das minas de sal de Wieliczka para rezar durante o dia. A ameaça constante de desabamentos durante o trabalho fez com que os mineiros confiassem suas vidas a Deus e fossem muito devotos.
Se quiser saber mais sobre esses lugares e outros que compõem a mina, recomendo que dê uma olhada no post O que ver nas Minas de Sal de Wieliczka.
6. Foto da Câmara de Michalowice
A Câmara de Michalowice não é tão artística como as anteriores, pois não tem ornamentos ou esculturas, mas também vai querer tirar algumas fotografias quando chegar aqui, porque este lugar causa impacto devido ao seu andaime de madeira, que se eleva a 35 metros de altura e onde está pendurado um candelabro ainda maior do que os da Capela de Santa Kinga.
7. Foto da Câmara de Weimar
Quando se entra nesta câmara, nota-se que esta parte da Mina de Sal de Wieliczka tem uma atmosfera encantadora e única. De facto, há casais apaixonados que a escolhem como local para ficarem noivos.
Há um belo lago de sal iluminado a adornar a câmara, que provavelmente vai querer fotografar enquanto ouve as melodias do compositor Frédéric Chopin, que frequentava as minas para tratar a sua asma.
Na Câmara de Weimar pode ver uma escultura dedicada ao escritor Goethe, que gostava muito de espeleologia e visitou as minas numa ocasião.
Conselhos para tirar fotografias nas minas de sal de Wieliczka
A primeira coisa que deve saber quando tirar fotografias no interior das Minas de Sal de Wieliczka é que terá de pagar uma pequena taxa de entrada de cerca de 2,50 euros. Caso contrário, poderá ser notado durante o itinerário.
Dito isto, o percurso turístico das Minas de Sal de Wieliczka está totalmente iluminado para que os turistas possam caminhar mais confortavelmente pelas várias galerias e passagens subterrâneas. No entanto, em certas zonas, as condições de iluminação não são as melhores para tirar fotografias e pode acontecer que as imagens fiquem desfocadas.
As Minas de Sal de Wieliczka são um local tão fantástico que não vai querer ir embora sem tirar muitas fotografias. Tome nota destas dicas para tirar fotografias fantásticas!
- Liga omodo HDR: esta funcionalidade ajuda-te a tirar fotografias em áreas com pouca luz e consegue diferenciar as áreas mais brilhantes das partes mais escuras da cena.
- Utilize o temporizador automático: ajuda a evitar imagens desfocadas e dá-lhe tempo suficiente para encontrar o melhor ângulo. Recomendo a opção de 5 ou 10 segundos.
- Pense se o flash é a melhor opção: Ligar o flash em condições de pouca luz torna por vezes o motivo demasiado claro e o fundo demasiado escuro. Para obter um resultado mais natural, tente aproximar-se de qualquer luz que esteja disponível para tirar a fotografia.
- Aumentar o ISO para 400: Nas câmaras, quanto maior for o ISO, mais brilhante será a imagem. Para evitar ter de utilizar o flash, defina o ISO do seu telemóvel para 400 para tentar obter a melhor fotografia com o nível de luz disponível.
- Utilizaroutro telemóvel para iluminar: Utilize as lanternas dos telemóveis dos seus companheiros para iluminar o objeto ou a pessoa que pretende que apareça na fotografia num ângulo mais favorável. É um truque útil!