Os 10 melhores museus de Cracóvia

Cracóvia é uma cidade cheia de sítios históricos, culturais e artísticos! Aqui está uma lista de museus imperdíveis para incluir no seu itinerário.
Os 10 melhores museus de Cracóvia

Outras atividades populares em Cracóvia

Mais sobre: Os 10 melhores museus de Cracóvia

Uma das principais razões para visitar Cracóvia são os seus maravilhosos museus, que recolhem artefactos antigos, séculos de história e anedotas da Segunda Guerra Mundial. Esta cidade leva-o a uma experiência sensorial e de viagem no tempo, por isso nunca sabe o que o espera. Por exemplo, terá a oportunidade de visitar uma antiga cidade medieval transformada em museu, que se encontra submersa nas passagens subterrâneas da Praça do Mercado, um local conhecido pelas suas actividades extraordinárias.

Não é segredo que a cena de entretenimento de Cracóvia é encabeçada pelas impressionantes actividades e locais da cidade, algo que é evidente na coleção de arte do Museu dos Príncipes Czartoryski. Também deve passar pelo Museu das Ilusões Ópticas, ou conhecer a história de um antigo refúgio judeu no Museu da antiga Fábrica de Oskar Schindler. Quer fazer uma visita guiada a um museu nesta cidade histórica? Aqui estão as opções mais interessantes.

1. Descubra os segredos da Idade Média no Museu Subterrâneo Rynek, em Cracóvia

Museu Subterrâneo Rynek de Cracóvia| ©Mariusz Cieszewski
Museu Subterrâneo Rynek de Cracóvia| ©Mariusz Cieszewski

Para aqueles que querem uma experiência diferente, não há nada melhor do que o Museu Subterrâneo Rynek em Cracóvia, que passará por cima sem sequer se aperceber. É uma joia escondida na parte subterrânea da Praça do Mercado, e foi construído sobre as ruínas da antiga cidade medieval.

Hoje, este espaço é mais do que ruínas e pode desfrutar de exposições interactivas, ver artefactos históricos e participar em actividades de aprendizagem divertidas. Naturalmente, encontrará exposições multimédia que utilizam tecnologia moderna, o que facilita a retenção de anedotas sobre a era comunista, a Segunda Guerra Mundial, a divisão da Polónia, entre outras.

Se desejar, pode deixar que um guia turístico profissional o leve numa viagem no tempo até à Idade Média na Polónia, enquanto percorre cerca de 4.000 metros, que captam a glória desta época. As visitas guiadas ocorrem normalmente em pequenos grupos, mas também pode optar por uma visita privada ao museu subterrâneo Rynek de Cracóvia para apreciar as lendas subterrâneas ao seu próprio ritmo.

Pormenores interessantes

  • Preço: A entrada custa cerca de 6 euros, mas pode encontrar visitas guiadas a partir de cerca de 25 euros por pessoa.
  • Localização: uma das melhores coisas para ver na Praça do Mercado, uma vez que está escondido a quatro metros de profundidade neste local. O endereço exato é Rynek Główny 1.
  • Horário de funcionamento: aberto diariamente das 10:00 às 19:00.
  • Como chegar lá: é fácil chegar de elétrico a partir do ZTP Kraków ou de autocarro a partir do MPK S.A. w Krakowie.

Reservar uma visita guiada ao Museu Subterrâneo Rynek

2. Explore o legado de Oskar Schindler numa antiga fábrica de Cracóvia

A fábrica de Oskar Schindler| ©Ian Rutherford
A fábrica de Oskar Schindler| ©Ian Rutherford

Uma visita ao Museu da antiga Fábrica de Oskar Schindler é obrigatória numa autêntica visita a um museu de Cracóvia. Aqui pode aprender sobre o legado do seu criador, que arriscou a sua vida para salvar centenas de judeus durante o Holocausto. De facto, o edifício está repleto de símbolos, testemunhos e objectos da época.

Terá a oportunidade de viajar até à época em que Cracóvia estava ocupada pelos nazis, ao percorrer os vestígios desta fábrica que desempenhou um papel fundamental na Segunda Guerra Mundial, sendo um refúgio secreto para judeus e outros perseguidos. Mantenha os olhos bem abertos e prepare-se para apreciar a secretária original de Oscar Schindler. Esta é uma visita que não recomendo a crianças pequenas, uma vez que envolve histórias sensíveis.

Pormenores de interesse

  • Preço: a entrada no museu custa a partir de 8 euros; para maior comodidade, pode considerar um passe sem filas por cerca de 14 euros ouuma visita guiada a partir de 19 euros.
  • Localização: na ul. Lipowa 4, que está localizada no distrito de Zabłocie.
  • Horário de funcionamento: terça a domingo das 9:00 às 18:00, segundas-feiras das 10:00 às 14:00.
  • Como chegar lá: está muito bem ligado por elétrico, autocarro ou pelos comboios Koleje Małopolskie e Polregio. Outra opção é tirar partido das rotas dos autocarros turísticos de Cracóvia.

Reservar uma visita guiada ao Museu da Fábrica Schindler

3. Viajar no tempo no Museu Arqueológico de Cracóvia

Museu Arqueológico de Cracóvia| ©Robin
Museu Arqueológico de Cracóvia| ©Robin

Se estiver interessado na história de Cracóvia, considere uma paragem no Museu Arqueológico, onde encontrará uma experiência enriquecedora. A sua popularidade reside nos seus preços acessíveis que oferecem um passeio por 500.000 peças que datam do Paleolítico até à Era Moderna.

De facto, a própria fachada está impregnada de história, uma vez que era originalmente uma antiga fortaleza, que acabou por ser transformada num palácio medieval, num mosteiro carmelita e, por fim, numa prisão austríaca. Hoje em dia, chegou mesmo a recolher antiguidades do Egipto. Também se pode ver a estátua de pedra de Swiatowid Zbrucz, um monumento que em tempos pertenceu às tribos eslavas.

Pormenores interessantes

  • Preço: A partir de 2 euros, também está incluído no Cartão Krakov, um passe turístico que lhe dá acesso às melhores coisas para fazer em Cracóvia e lhe permite acesso ilimitado a museus, atracções e transportes públicos.
  • Localização: Rua Poselska, 3.
  • Horário de funcionamento: geralmente aberto de terça-feira a domingo das 9:00 às 16:00, em alguns dias o horário de funcionamento pode ser ligeiramente alargado. Note-se que está encerrado às segundas-feiras.
  • Como chegar lá: se estiver no centro da cidade, pode chegar lá a pé ou tirar partido dos transportes ilimitados com o Krakow Card.

Comprar o Cartão de Cracóvia

4. Maravilhe-se com autênticas jóias aeronáuticas no Museu da Aviação Polaca

Museu da Aviação Polaca| ©magro_kr
Museu da Aviação Polaca| ©magro_kr

Criado em 1964, o Museu da Aviação Polaca alberga uma importante coleção de aviões e motores, sendo, de facto, um dos maiores do seu género no mundo. É considerado uma das actividades imperdíveis em Cracóvia, uma vez que tem exposições sobre o desenvolvimento da aviação polaca desde o seu início.

É ideal se estiver à procura de coisas para fazer em Cracóvia com crianças, uma vez que juntos podem descobrir mais de 300 artefactos de aviação, bem como mergulhar na história dos pilotos e pioneiros. Os destaques incluem relíquias da Segunda Guerra Mundial, bem como o soviético Grigorovich M-15 de 1916, o único hidroavião russo sobrevivente.

Pode fazer a visita com um guia turístico, no entanto, a história da aviação é fácil de compreender, uma vez que cada exposição oferece informações úteis e pormenorizadas. A minha sugestão seria dar prioridade a um bilhete sem fila, uma vez que tende a estar muito cheio.

Pormenores de interesse

  • Preço: a partir de 7 euros.
  • Localização: onde estava localizado o antigo aeroporto de Cracóvia-Rakowice-Czyżyny, na al. Jana Pawła II 39, 31-864.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo das 9:00 às 17:00, fechado apenas às segundas-feiras.
  • Como chegar lá: Pode chegar lá de elétrico, autocarro ou táxi.

Comprar bilhetes para o Museu da Aviação Polaca

5. Aprenda sobre a história angustiante do Holocausto no Memorial de Auschwitz-Birkenau

Memorial de Auschwitz-Birkenau| ©Américo Aperta
Memorial de Auschwitz-Birkenau| ©Américo Aperta

Se quiser visitar o Museu Memorial de Auschwitz-Birkenau, deve saber que é um dos destaques da área em torno da cidade, que pode ser alcançada num curto espaço de tempo. A melhor opção é combinar esta visita com uma excursão ao memorial, para que tenha acesso à experiência completa. Prepare-se, pois aqui será transportado para histórias angustiantes que lhe ensinarão sobre os campos de concentração.

Cracóvia é uma das cidades europeias que testemunhou um dos mais terríveis massacres da história, especificamente durante o Holocausto. Aqui poderá compreender a magnitude dos crimes cometidos e explorar as ruínas das torres de vigia, o bloco e o muro da morte, o crematório, entre outros. Poderá ainda ver testemunhos, fotografias e objectos da época, relevantes para a cronologia deste acontecimento.

Detalhes de interesse

  • Preço: a partir de 20 euros, mas recomendo que considere um passeio com entrada sem fila e transferências de Cracóvia incluídas, que podem ser encontradas por cerca de 37 euros.
  • Localização: na periferia da cidade, em Więźniów Oświęcimia.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 7h30 às 18h.
  • Como chegar lá: pode considerar excursões a Auschwitz a partir de Cracóvia, que normalmente incluem transporte, ou viajar de comboio, táxi ou autocarro.

Reservar uma excursão ao Memorial de Auschwitz-Birkenau

6. Aprenda a fazer vitrais polacos ou divirta-se a explorar bonecos de cera

Museu de Cera Polonia| ©Maks Manual
Museu de Cera Polonia| ©Maks Manual

Cracóvia é uma cidade cheia de actividades imersivas, e eu recomendo particularmente uma paragem num dos meus museus favoritos, que é o mais parecido com o Madame Tussauds na Polónia. É o Museu de Cera Polonia, uma atração onde se podem ver exposições de cera de pessoas famosas. É ideal para pessoas de todas as idades e tem secções sobre cultura, entretenimento, política, desporto e muito mais.

Enquanto passeia, pode tirar uma fotografia com Marilyn Monroe, John Lennon, Beyonce e outras figuras famosas. Há também figuras polacas proeminentes, como o Papa João Paulo II, bem como personagens de ficção, incluindo o Bob Esponja.

Esta visita não demora muito tempo, pelo que pode combiná-la com uma opção menos conhecida e menos concorrida, como o muWi Stained Glass Workshop and Museum, um museu onde pode participar em workshops de vitrais polacos. Este é um ótimo lugar para aprender sobre o funcionamento da arte desde 1902, conhecer os principais artesãos e ver algumas das peças em exposição.

Pormenores interessantes

  • Preço: A entrada no Museu de Cera Polonia começa em 10 euros, tal como no muWi Stained Glass Workshop and Museum. A diferença é que este último oferece workshops de vitrais a partir de 58 euros e pacotes familiares.
  • Localização: O Museu de Cera Polonia está localizado na Floriańska 32, enquanto o muWi Stained Glass Workshop and Museum fica na Aleja Zygmunta Krasińskiego 23.
  • Horário de funcionamento: O Museu de Cera Polonia está aberto diariamente das 10:00 às 22:00, com horários alargados aos fins-de-semana. O Museu e Oficina de Vitrais muWi está aberto de terça-feira a sábado, das 11:30 às 16:30, com ligeiras variações em alguns dias.
  • Como chegar lá: Ambos são acessíveis por autocarro ou elétrico.

7. Desafie os seus sentidos no Museu das Ilusões de Ótica

Museu das Ilusões de Ótica| ©Snuffy
Museu das Ilusões de Ótica| ©Snuffy

Um espaço lúdico perfeito para visitar com a família é o Museu das Ilusões Ópticas, que é liderado por experiências que desafiam os sentidos. Tem mais de 60 exposições com hologramas, salas rotativas, labirintos, puzzles, zonas de fuga com obstáculos e miragens que lhe permitirão divertir-se, enquanto tenta diferenciar o real do fictício.

Também tem fotografias 3D que são realmente impressionantes, recomendo especialmente um passeio pela sala de jogos inteligentes, que oferece desafios e desafios mentais. É uma experiência divertida e educativa, ideal se estiveres à procura de coisas para fazer em Cracóvia com crianças, que irão apreciar uma alternativa adequada à idade.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 11 euros
  • Localização: em Floriana Straszewskiego.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 10:00 às 19:00.
  • Como chegar lá: de elétrico ou autocarro.

8. Admire uma impressionante coleção de arte no Museu dos Príncipes Czartoryski

Museu dos Príncipes Czartoryski| ©Henk Bekker
Museu dos Príncipes Czartoryski| ©Henk Bekker

Manter vivo o passado de Cracóvia é o principal objetivo do Museu dos Príncipes Czartoryski, que o leva numa viagem através de três edifícios históricos, onde foram recolhidas peças de grande valor para o continente europeu. É considerado um local de visita obrigatória e uma das melhores coisas para fazer na cidade, uma vez que alberga porcelana, jóias e artigos de vidro.

Aqui pode ver a Dama de Arminho de Leonardo da Vinci, bem como decifrar antiguidades da Grécia, Roma e Egipto. Encontrará muitos fãs de arte colecionável, que vêm apreciar o piano do Príncipe Adam Karol. Está pronto para desvendar os mistérios da arte polaca?

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 13 euros, entrada gratuita às terças-feiras.
  • Localização: ul. Jana 19.
  • Horário de abertura: Terça-feira a domingo: 10:00 - 18:00, fechado às segundas-feiras.
  • Como chegar lá: de autocarro ou elétrico.

9. Visite o Museu Manggha e aprecie as vistas espectaculares do Castelo de Cracóvia

Castelo de Cracóvia| ©Sergei Gussev
Castelo de Cracóvia| ©Sergei Gussev

Uma boa escolha é o Museu Manggha de Arte e Tecnologia Japonesa, que oferece um vislumbre da cultura japonesa com exposições de xilogravuras, artesanato asiático, trajes japoneses e armaduras profissionais. Por exemplo, é possível ver espadas de samurai, capas, escudos, máscaras, quimonos, cachimbos e tapetes.

Para além das exposições que misturam a antiguidade com uma perspetiva moderna, esta experiência oferece actividades educativas, como aprender palavras japonesas ou preparar chá autêntico da região. O mais impressionante é que está localizado nas margens do rio Vístula e pode ser combinado com uma visita ao Castelo de Wawel, que, a propósito, é perfeitamente visível a partir da localização do museu.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 3 euros.
  • Localização: na antiga sucursal do Museu Nacional de Cracóvia.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10:00 às 18:00, fechado às segundas-feiras.
  • Como chegar lá: a melhor opção é de autocarro ou elétrico.

10. Deixe-se levar pela nostalgia das máquinas retro no Museu Pinball, escondido num pequeno beco

Museu do Pinball| ©Ryan Somma
Museu do Pinball| ©Ryan Somma

Há muitas opções para uma visita a um museu em Cracóvia, uma das mais especiais e divertidas está escondida no Museu Pinball, onde encontrará mais de 60 máquinas de pinball retro e jogos de arcada. Este lugar evoca nostalgia e recorda a diversão de há alguns anos atrás, de facto, pode partilhar o espaço com outras pessoas que vêm aqui atraídas pela vasta gama de entretenimento oferecida neste museu.

É a oportunidade perfeita para aprender sobre a história das máquinas, que tiveram origem entre os anos 1920 e 1930, mas atingiram o seu auge entre os anos 1950 e 1970. Este museu fez com que elas não ficassem paradas no tempo, dando-lhes uso e preservando as mais antigas. Tem também um bar onde pode fazer uma pausa para se refrescar ou beber uma cerveja. Note-se que se trata de uma atividade quase clandestina, uma vez que se situa numa cave, ao fundo de uma pequena viela na rua Stradomska.

Pormenores interessantes

  • Preço: a partir de 10 euros.
  • Localização: numa cave na Rua Stradomska, no coração da Cidade Velha.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 2:00 às 21:00, sábados e domingos pode visitar das 12:00 às 22:00.
  • Como chegar lá: de autocarro ou de elétrico.

Avaliações de outros viajantes

4.7
· 57 Avaliações
  • A
    A.
    5
    (0 Avaliações)
    Visitei o Museu da Fábrica Schindler em Cracóvia com a minha irmã. Uma viagem emocionante e educativa que nos deixou sem palavras.
  • E
    E.
    5
    (0 Avaliações)
    Uma experiência comovente e informativa que o mergulha num importante capítulo da história. Guias apaixonados e conhecedores fazem deste passeio uma experiência imperdível.
  • S
    S.
    5
    (0 Avaliações)
    Muito pesado tudo o que dizem
  • B
    B.
    5
    (0 Avaliações)
    Gostei muito da visita ao museu, aprendi sobre a história da cidade e foi muito interessante. O guia era simpático e explicou tudo muito bem.
  • M
    M.
    5
    (0 Avaliações)
    Adorei o mergulho profundo na história que a visita oferecia, mas a visita pareceu-me um pouco apressada.