10 coisas para fazer em Cracóvia no verão
Com o bom tempo e as muitas horas de luz do dia, o verão é uma das melhores alturas para visitar Cracóvia. Eis uma lista de algumas actividades interessantes
Cracóvia é muito mais do que os seus muitos monumentos. A cidade polaca oferece uma riqueza de eventos culturais, variedade gastronómica e, claro, entretenimento. Isto é verdade em qualquer altura do ano, mas ainda mais durante os meses de verão.
Com o frio do inverno há muito esquecido, a época de verão permite aos visitantes e habitantes de Cracóvia sair e desfrutar da área em redor do rio Vístula, aproveitar a noite ao máximo nas suas inúmeras discotecas ou assistir a festivais interessantes como o que celebra o pierogi ou o que celebra a cultura judaica.
1. Passeio pelo Parque Planty
Uma das actividades de verão preferidas dos habitantes de Cracóvia é um passeio sem pressas por um dos seus parques mais famosos: o Planty Park. Aconselho-o a seguir uma das máximas mais famosas entre os viajantes, "onde fores, faz o que vires", e a juntar-se a jovens e idosos num passeio pelos mais de 4 quilómetros deste espaço verde.
Nos tempos antigos, toda a cidade medieval de Cracóvia estava rodeada por muralhas defensivas. A partir do século XVIII, começou a ser construída uma cintura verde chamada Planty. Atualmente, ao percorrer os seus caminhos, ainda é possível ver alguns vestígios das antigas muralhas da cidade. Entre os pontos de interesse mais notáveis encontram-se os seguintes:
- Porta de Floriano: Na parte norte, é um dos pontos mais impressionantes do parque e uma das entradas originais da cidade amuralhada. É o local perfeito para começar um itinerário de 2 dias em Cracóvia.
- Estátuas: Ao passear pelo parque, poderá ver várias esculturas que representam figuras importantes da história polaca, como Nicolau Copérnico, que frequentou o famoso Collegium Maius em Cracóvia.
- Perto do Castelo de Wawel: Esta é a parte mais popular e mais visitada desta área. Ali, numa avenida que corre ao longo da margem do rio, muitas pessoas reúnem-se sentadas no relvado, a passear ou a apreciar a vista.
Pode valer a pena reservar uma visita guiada ao centro histórico para conhecer este e outros locais de interesse da cidade.
2. Não perca o Festival da Cultura Judaica em Kazimierz
Não tenho dúvidas de que , durante a sua estadia em Cracóvia, terá reservado uma visita ao bairro judeu, Kazimierz. O bairro judeu alberga muitos locais que vale a pena visitar. É precisamente este bairro que acolhe um dos eventos culturais mais famosos do país: o Festival da Cultura Judaica. Se as datas coincidirem, não deve perder os eventos aí organizados.
O festival realiza-se todos os anos durante 10 dias, no final de junho ou início de julho. Originalmente, em 1988, foi concebido como uma série de eventos para recordar a importância da comunidade judaica na cidade, bem como para reconhecer as suas contribuições históricas e culturais.
Desde essa primeira edição, o festival consolidou-se e hoje atrai quase 30.000 pessoas todos os anos. Há muitas actividades à escolha: conferências, workshops, visitas guiadas e concertos de música tradicional que se realizam em vários locais do bairro. Outras actividades durante estes dias incluem projecções de filmes, aulas de culinária judaica e apresentações de livros.
3. Fazer um cruzeiro no rio Vístula
Embora o verão seja normalmente considerado a melhor altura para visitar Cracóvia, tem um pequeno inconveniente: as multidões de turistas em muitas ruas. Uma opção possível para as evitar durante algum tempo é reservar um cruzeiro no rio Vístula.
Esta viagem permitir-lhe-á visitar parte da cidade de uma forma mais relaxada e tranquila, algo que lhe será grato depois de visitar a movimentada Praça do Mercado, por exemplo.
A viagem dura aproximadamente uma hora. Os pontos mais marcantes, para além das vistas do castelo, são as pontes Pilsudski ou Dębnicki, por onde se passa a pé. O ponto final da maioria das viagens é o interessante mosteiro beneditino. Outra forma de cruzeiro fluvial, concebida para os mais aptos, é alugar um caiaque e passear nele durante algum tempo.
4. Pedalar até Tyniec
Uma atividade muito interessante para fazer no verão, quando o tempo o permite, é reservar um passeio de bicicleta por Cracóvia e dirigir-se ao Mosteiro de Tyniec.
A partir do centro de Cracóvia há uma ciclovia que o leva com segurança e conforto ao longo do percurso de 12 quilómetros, bem como a outros locais da cidade.
Tyniec era uma aldeia independente, mas atualmente faz parte de Cracóvia. Ali, nas margens do Vístula, foi construída uma abadia beneditina numa colina no século XI. Se quiser completar o seu passeio com uma visita à abadia, deve ter em conta que está aberta das 10 às 18 horas.
5. Fazer um passeio a pé em Zakopane
Embora Zakopane seja conhecida como a "capital de inverno", no verão há uma série de actividades que valem a pena reservar uma excursão, por conta própria ou organizada.
A coisa mais popular a fazer nesta cidade no sopé das Montanhas Tatra (a cerca de duas horas de Cracóvia) é o trilho para caminhadas que leva ao espetacular Lago Morskie Oko. Se quiser fazer este trilho, deve saber que começa longe da cidade.
Se tiver ido sozinho, terá de apanhar um dos mini-autocarros que partem continuamente da estação de autocarros e comboios da cidade e o deixam no início do trilho. Existem muitos outros percursos na zona, alguns deles com atracções como igrejas, pequenas cascatas ou miradouros extraordinários. Se tiver sorte, pode até ver um veado pelo caminho.
6. Assistir a um espetáculo no Festival de Ópera de verão
Se gosta de ópera ou apenas quer desfrutar de um espetáculo num cenário mágico, o Festival de Ópera de verão de Cracóvia é uma excelente oportunidade.
Normalmente realizado em julho, este festival é considerado um dos eventos mais esperados de toda a época artística. As actuações têm lugar em diferentes pontos da cidade, tanto nas muitas salas de concertos de Cracóvia como em alguns locais menos formais.
Embora os bilhetes não sejam fáceis de obter, o evento a que todos querem assistir tem lugar no pátio do Castelo de Wawel. Neste belo cenário, rodeado de edifícios como o Palácio Real e a Catedral de Wawel, é montado um palco para os amantes da ópera assistirem aos espectáculos.
Informações práticas
Antes de mais, recomendo que comece a procurar os seus bilhetes o mais cedo possível. A popularidade do festival, especialmente os espectáculos que têm lugar no pátio do castelo, faz com que os bilhetes se esgotem rapidamente.
Para os comprar, partindo do princípio de que não os consegue comprar na bilheteira, o melhor é procurar no sítio Web oficial dedicado a este tipo de eventos em Cracóvia. Outra opção, se for um amante de música clássica, é reservar um bilhete para um concerto de piano de Chopin.
7. Viver a noite de Cracóvia
A presença de milhares de estudantes na cidade, tanto locais como estrangeiros, e os muitos turistas que viajam no verão fazem da vida nocturna de Cracóvia a mais animada da Polónia. Não hesite em reservar um pub crawl em Cracóvia e viva a experiência ao máximo.
A vida nocturna em Cracóvia está concentrada em duas áreas diferentes. Por um lado, na Cidade Velha, onde os turistas da cidade tendem a reunir-se. Por outro lado, no bairro judeu, cheio de bares e pubs e com uma atmosfera incrível em cada uma das suas ruas.
O meu conselho é começar com uma boa zapiekanka na Praça Nova (Plac Nowy). Este prato é basicamente uma baguete com cogumelos e outros ingredientes que é grelhada no forno. Na mesma praça encontrará também outras bancas de comida com carne grelhada ou salsichas. Depois do almoço, é tempo de passear pelas ruas animadas do bairro até encontrar um sítio onde se queira passar a noite.
Mais paz e sossego no Fórum
Se a noite não é a sua praia, mas quer beber uma cerveja em paz e sossego, um dos melhores locais da cidade é o Fórum. É um antigo hotel da era comunista convertido em bar e, para o encontrar, tem de atravessar o rio a partir do bairro judeu. O verão é definitivamente a melhor altura para ir aqui, pois há redes onde se pode desfrutar de uma bebida com vista para o rio e para o Castelo de Wawel.
8. Descubra um dos pratos tradicionais do país no Festival Pierogi
Em agosto, a Cracóvia acolhe um festival dedicado a um tema bastante apetitoso: o pierogi, que é semelhante a um ravioli recheado. Qualquer pessoa que tenha reservado uma visita gastronómica a Cracóvia, ou simplesmente entrado num restaurante em Cracóvia, terá provado este que é, por direito próprio, um dos pratos tradicionais da Polónia.
Durante os dias do festival, todos os restaurantes apresentam as suas melhores criações com este tipo de massa como prato principal. Alguns deles experimentam novos recheios que vão para além do típico pierogi ruskie ou pierogi kirniki (com frango). Pode experimentar alguns feitos com carne de veado, queijo fumado ou borrego.
Talvez o ponto alto do festival seja o concurso para o melhor prato de pierogi de todo o festival. Este evento realiza-se em Maly Rynek e durante o mesmo pode ouvir música ao vivo e, claro, experimentar uma receita por um preço muito baixo.
9. Encontre uma coroa de flores e torne-se parte do Wianki
Quem viaja para Cracóvia na altura do solstício de verão pode testemunhar uma das tradições mais queridas da cidade: o Wianki, um festival de origem pagã que celebra a chegada da estação do verão.
A tradição em Cracóvia é atirar coroas de flores ao rio, algo que se relaciona com uma lenda local: a princesa Wanda, filha do lendário fundador da cidade, preferiu atirar-se ao Vístula a aceitar casar com Rydygier, um líder alemão que tinha invadido a cidade.
Mas o momento imperdível deste festival tem lugar durante a noite. Na base da colina de Wawel, uma grande multidão junta-se todos os anos para ouvir os concertos e saborear a comida. À meia-noite, as pessoas lançam as suas coroas de flores à água, seguindo-se um espetáculo de fogo de artifício verdadeiramente incrível. Também é possível assistir a concertos e festas noutras praças onde também se realizam mercados medievais.
10. Não deixe a cidade sem provar um dos gelados típicos de Cracóvia
Provavelmente não associa a Cracóvia (ou a Polónia em geral) ao gelado. No entanto, os polacos adoram este doce e encontrará muitos locais para o comprar na cidade. Basta aprender a palavra lody e apontar para o sabor para desfrutar de uma deliciosa dentada.
Embora as lojas estejam abertas durante todo o ano, o verão é a época alta dos gelados. As melhores gelatarias têm longas filas de espera, o que o ajudará a saber onde ir.
Para ter a certeza de que acerta à primeira, aqui ficam duas recomendações para comprar o seu gelado:
- Good Lood: só de olhar para as filas de espera, percebe-se que este é um dos locais preferidos dos habitantes de Cracóvia. A título de curiosidade, todas as noites, às 20h00, publicam na sua aplicação os sabores que vão acrescentar no dia seguinte aos quatro habituais (chocolate, creme, framboesa e caramelo salgado).
- Lody na Starowislnej: localizada na rua Starowislna, perto do bairro judeu, esta é uma das gelatarias mais tradicionais e populares de Cracóvia.
Como é o tempo em Cracóvia no verão?
O verão em Cracóvia é uma época muito agradável, mas não chega a ser um calor abrasador. Os meses de julho e agosto registam uma temperatura máxima média de 23,4°C, enquanto a temperatura mínima média ronda os 12,7°C.
setembro é um pouco diferente, com temperaturas mais baixas. Nos últimos dias do verão, as temperaturas máximas já atingem uns agradáveis 19°C, mas as mínimas podem descer até uma média de 8°C.
É preciso ter em conta que a possibilidade de chuva está sempre presente, pois a média de precipitação é de 8 dias por mês. A melhor maneira de garantir que pode realizar os seus planos é verificar a previsão do tempo pouco antes de viajar.
Fluxo turístico de Cracóvia no verão
O verão é a época alta do turismo em Cracóvia, pelo que as multidões são comuns nas zonas mais turísticas da cidade. No entanto, se se sair um pouco do centro histórico (mesmo no bairro judeu), a situação é um pouco mais calma.
Este grande afluxo de turistas tem um impacto no preço do alojamento e dos voos. Felizmente, os preços baixos da alimentação, dos transportes e das entradas compensam este facto.