Mais sobre: Bilhetes e visitas ao Castelo de Cracóvia
Se é apaixonado por história e está intrigado com o que está por detrás destes edifícios clássicos e reais, o Castelo de Cracóvia é uma visita obrigatória durante a sua visita a Cracóvia. Saiba mais sobre a história da sua construção, desde quando tudo começou durante o reinado de Casimiro, o Grande, até à sua última restauração por Bartolomeo Berrecci.
Se este lugar está na sua lista de coisas para ver e fazer em Cracóvia, e quer saber como visitá-lo, continue a ler, porque eu vou dizer-lhe tudo sobre como chegar lá, que visitas guiadas estão disponíveis e como obter os seus bilhetes facilmente para fazer desta uma das melhores experiências da sua visita a Cracóvia.
Visita guiada ao castelo de Wawel em Cracóvia
Descobrir o Castelo e a Catedral de Cracóvia
Nesta visita guiada, ficará a conhecer em pormenor o Castelo de Wawel e a Catedral de Wawel, a Cidade Velha e a Praça do Mercado de Cracóvia com um guia profissional.
Com esta visita guiada ao Castelo de Cracóvia, visitará em profundidade o Castelo de Wawel e a Catedral de Wawel, bem como os seus arredores. Além disso, terá acesso prioritário para evitar as filas de espera na entrada.
Nesta visita, será acompanhado por um guia profissional especializado que lhe contará tudo sobre a história e a arquitetura destes dois locais emblemáticos do Património Mundial da UNESCO. Também irá passear pela Cidade Velha e pela Praça do Mercado de Cracóvia, que está ligada ao Castelo de Wawel pela chamada Estrada Real.
Recomendado se... Se estiver em Cracóvia por pouco tempo, mas não quiser perder nada.
Como adquirir bilhetes para o Castelo de Cracóvia na bilheteira
Existem várias formas de comprar os seus bilhetes para o Castelo de Cracóvia, bem como a possibilidade de os comprar online e preparar a sua visita com antecedência. A minha recomendação será sempre a de comprar os seus bilhetes para a visita guiada online, uma vez que isso lhe permitirá não perder tempo e garantir a sua entrada para o dia e hora que planeou. Estes locais oficiais vendem bilhetes na bilheteira com um número limitado por dia, pelo que é melhor não correr riscos.
- No Centro de Visitantes, que está aberto às segundas-feiras das 9h às 12h e de terça a domingo das 9h às 16h20min.
- Na Porta de Herbowa, a entrada mais popular da Colina de Wawel. Está aberto de abril a outubro, das 9h00 às 12h00 (segundas-feiras) e das 9h00 às 16h00 (terças-feiras a domingos).
- Através do sítio Web oficial do Castelo, pode efetuar a sua compra online, com a possibilidade de a fazer até uma semana de antecedência ou mesmo no dia da sua visita.
Informações a ter em conta:
- Os bilhetes têm hora marcada e verá a hora impressa no seu bilhete.
- O número de bilhetes disponíveis é limitado por dia e o bilhete é válido apenas para o dia da visita.
- O Castelo não aceita pagamentos em moeda estrangeira (euro ou outra). O pagamento deve ser efectuado em zloty (PLN).
Há visitas guiadas ao Castelo de Cracóvia - vale a pena?
Sim, existem visitas guiadas e a minha recomendação é que não hesite em fazer uma, caso contrário perderá muitos pormenores interessantes. A minha opção preferida é esta visita guiada ao Castelo de Cracóvia, uma vez que inclui o Castelo de Wawel e a Catedral de Wawel e também irá percorrer a Cidade Velha de Cracóvia e a Praça do Mercado. Sem dúvida, é a opção mais completa.
Além disso, o Castelo de Cracóvia oferece também a possibilidade de adquirir um guia áudio no Centro de Visitantes (com um custo adicional) ou de reservar o seu próprio serviço de guia especializado. O número máximo de pessoas num grupo é de 15 pessoas.
Custo do serviço de guia para grupos de 15 pessoas no máximo:
- 1 exposição: 90 zloty (PLN) ou 19 euros aproximadamente.
- 2 exposições: 140 zloty (PLN) ou 30 euros aprox.
- 3 exposições: 190 zloty (PLN) ou 40 euros aprox.
- 4 exposições: 240 zloty (PLN) ou 50 euros aprox.
- 5 exposições: 290 zloty (PLN) ou 62 euros aprox.
- 6 exposições: 340 zloty (PLN) ou 73 euros aprox.
- 7 exposições: 390 zloty (PLN) ou 83 euros aprox.
Horário de abertura do Castelo de Cracóvia
O Castelo de Cracóvia está aberto todos os dias:
- Segunda-feira: das 9h30 às 13h.
- De terça-feira a domingo: das 9h30 às 17h.
Note-se, no entanto, que o horário de entrada em certas áreas é entre 30 minutos e uma hora mais cedo.
Quanto custam os bilhetes para o Castelo de Cracóvia?
O Castelo de Cracóvia não oferece um bilhete de grupo para ver tudo. Os bilhetes são vendidos separadamente para cada exposição individual. Dependendo da exposição que escolher visitar, pode encontrar bilhetes de 2,50 euros a 6,50 euros. Pode incluir várias exposições na sua visita se tiver tempo e interesse suficientes.
As categorias de bilhetes no Castelo Real de Wawel são: normal, reduzido e de cortesia. No sítio Web oficial do Castelo Real de Wawel encontrará todos os pormenores sobre quem pode beneficiar de bilhetes reduzidos e de cortesia.
Durante a sua visita, poderá ver exposições permanentes sobre as quais falarei mais tarde. Para além disso, o Castelo também realiza exposições temporárias ao longo do ano. Os preços dos bilhetes e os horários de abertura podem mudar consoante a época do ano.
Os bilhetes para o Castelo de Cracóvia estão incluídos em algum dos passes turísticos da cidade?
Existe um Cartão de Turismo de Cracóvia ou Cartão Tur ístico de Cracóvia que inclui entrada gratuita numa variedade de museus e atracções turísticas da cidade. Infelizmente, o Castelo de Cracóvia não faz parte desta lista. Alguns dos locais que pode visitar com o Cartão Turístico de Cracóvia são:
- Basílica de Santa Maria
- Fábrica de Oskar Schindler.
- Antiga Sinagoga (Stara).
- Museu de Arte Contemporânea de Cracóvia.
Alguns destes locais estão situados no interessante bairro judeu de Cracóvia. Um lugar onde há muito para ver e fazer.
Como chegar ao Castelo de Cracóvia
O Castelo Real de Wawel está localizado na colina com o mesmo nome. Fica apenas a 10 minutos a pé da Praça do Mercado e a 20 minutos a pé da estação de comboios e autocarros de Cracóvia.
- Transportes públicos: paragens de elétrico Wawel e Stradom e paragens de autocarro Jubilat e Stradom.
- Bicicleta: Encontrará lugares para estacionar a sua bicicleta no portão de entrada do Castelo, uma vez que as bicicletas não são permitidas na Colina Wawel.
Pergunte sobre o estacionamento disponível perto do Castelo
Muitos viajantes, especialmente os europeus, viajam de carro. Se for esse o seu caso, encontrará parques de estacionamento disponíveis muito perto. O mais próximo fica em Plac na Groblach, a apenas 5 minutos a pé do Castelo. Também pode encontrar um junto ao Museu Nacional, que fica a 20 minutos a pé do Castelo ou com a rota de autocarro Muzeum-Narowowe.
É aconselhável ir ao Castelo de Cracóvia com crianças?
As crianças são sempre bem-vindas em lugares como este. Não há nada melhor do que incutir o amor pela história, cultura e arte numa idade jovem. Embora o Castelo de Cracóvia não ofereça bilhetes familiares com desconto, as crianças com menos de 7 anos têm entrada gratuita, independentemente da época do ano.
O Castelo também organiza actividades especiais para crianças ao longo do ano. Recomendo que consulte o calendário na altura da sua viagem para ver quais as opções disponíveis. E se estiver à procura de mais actividades para os mais pequenos em casa, aqui estão 10 coisas para fazer em Cracóvia com crianças.
Quanto tempo precisa para visitar o Castelo de Cracóvia
A duração da sua visita ao Castelo de Cracóvia ou ao Castelo de Wawel depende do número de exposições que escolher ver. Lembre-se que para cada exposição deve comprar um bilhete separado que é válido apenas para o dia e hora indicados no bilhete.
As exposições mais longas são as Salas de Estado que duram até 1 hora, e a visita aos jardins exteriores, pátios e Igreja de São Gereon que dura 70 minutos. Depois, há outras que duram entre 20 e 40 minutos, sendo a mais curta a visita à Caverna do Dragão ou ao Covil do Dragão, que demora apenas cerca de 10 minutos.
Melhor altura do ano para visitar o Castelo de Cracóvia
Dependerá obviamente da sua disponibilidade. Como se trata de um sítio fechado, o tempo pouco importa, na minha opinião. Mas a estação do ano influencia o número de pessoas que irá encontrar. Se decidir visitar o Castelo no verão, é provável que esteja um pouco cheio ou que tenha mais dificuldade em obter bilhetes.
A minha recomendação é visitar entre abril e junho, quando o tempo está agradável e ainda não se sente o caos do verão.
O que não perder no Castelo de Cracóvia? Exposições permanentes
Tem uma variedade de possibilidades ao visitar o Castelo de Cracóvia. O que confirma que este é um dos melhores passeios e excursões de Cracóvia. Deixe-me contar-lhe um pouco mais sobre as exposições permanentes que não pode perder:
Salas de Estado
As Salas de Estado do Castelo de Wawel são as minhas favoritas. Esta entrada é ideal para quem quer se conectar com a história, apreciar detalhes arquitetônicos, arte e aprender um pouco mais sobre a história da realeza polonesa.
Esta é também uma das opções de entrada mais completas e ideais, pois dá acesso a vários dos quartos e apartamentos usados pela monarquia para receber seus convidados. Aqui pode ver uma coleção completa de arte gótica, retratos da monarquia, mobiliário renascentista italiano requintado e muito mais.
Informações úteis
- Este bilhete inclui o acesso direto às exposições permanentes e temporárias de cada salão real. Existem 4 salões no primeiro andar e 14 salas no primeiro andar do Castelo.
- A última entrada para esta exposição é às 16 horas, de terça-feira a domingo.
- A visita aos salões reais dura aproximadamente 1 hora.
- A taxa de entrada normal para esta exposição é de 30 zloty (PLN), aproximadamente 6,50 euros.
Arte do Oriente: Tendas turcas otomanas
Esta exposição sobre a Arte do Oriente está localizada no primeiro andar do Castelo e apresenta tapetes, sedas, tapeçarias, armas e armaduras e muito mais. Os destaques incluem uma coleção de troféus obtidos durante a Batalha de Viena e uma coleção de porcelana do Leste Asiático, que reflecte o fascínio da Europa do século XVIII pelas culturas chinesa e japonesa.
Informações úteis
- A última entrada para esta exposição é às 16:20 horas, de terça-feira a domingo.
- A visita dura aproximadamente 40 minutos.
- A taxa de entrada normal para esta exposição é de 20 zloty (PLN), aproximadamente 4,30 euros.
A Wawel Perdida
Esta exposição foi inaugurada oficialmente em 1975 e tem por objetivo levar os visitantes numa viagem pela história completa do Castelo de Cracóvia. Inclui uma área de vídeo multimédia para tornar a visita mais interactiva. Recomendo-a definitivamente para quem aprecia o tema da arquitetura e da engenharia. Há uma estação na visita dedicada exclusivamente à extensa coleção de azulejos renascentistas do castelo.
Informações úteis
- Esta exposição está aberta às segundas-feiras, das 9h30 às 13h. De terça-feira a domingo, está aberta até às 17 horas, sendo a última entrada às 16h30m.
- A duração aproximada da visita é de 30 minutos.
- A taxa de entrada normal para esta exposição é de 15 zloty (PLN), aproximadamente 3,20 euros.
Wawel Recuperado ou Wawel Restaurado
Esta exposição também é altamente recomendada, uma vez que é uma exposição interactiva que utiliza tecnologia de ponta para lhe mostrar obras tradicionais, modelos arquitectónicos e reproduções iluminadas em grande escala do arquivo histórico da Colina de Wawel desde o final do século XVIII até ao século XX.
Informações úteis
- A exposição também está aberta às segundas-feiras, das 9h30 às 13h00. De terça-feira a domingo, está aberta até às 17 horas, sendo a última entrada às 16h30m.
- A duração da visita é de cerca de 30 minutos.
- A taxa de entrada normal para esta exposição é de 10 zloty (PLN), aproximadamente 2,15 euros.
Dicas para visitar o Castelo de Cracóvia
Antes de mais, tente planear a sua visita com antecedência. Sobretudo, porque pode aproveitar e no mesmo dia visitar outros locais de interesse muito próximos do Castelo de Cracóvia, tais como:
- Catedral de Wawel.
- Museu Arquidiocesano.
- Igreja de Santo André.
- Museu Arqueológico de Cracóvia.
Se está a planear a sua visita e sabe quais as exposições a visitar no Castelo, recomendo que compre os seus bilhetes online para evitar filas e poder fazer a sua visita da forma mais confortável.
Espero que possa desfrutar deste lugar encantador e histórico que tem de incluir na sua visita. Cracóvia é uma cidade para ser desfrutada pouco a pouco, e é sempre uma boa ideia voltar. Se tiver pelo menos uma semana para passar em Cracóvia, pode visitar este e muitos outros lugares, como as Minas de Sal de Cracóvia ou desfrutar dos melhores passeios gastronómicos em Cracóvia.