O que ver nas Minas de Sal de Wieliczka

Com uma profundidade de mais de 100 metros, as minas de sal de Wieliczka são o lar de alguns lugares invulgares - eis uma pequena amostra do que verá durante a sua visita!

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 6 minutos

O que ver nas Minas de Sal de Wieliczka

Relevo da Última Ceia | ©jhadow

A Mina de Sal de Wieliczka é uma das atracções turísticas mais famosas de Cracóvia. Desde que foram visitadas pela primeira vez no século XV, este lugar continua a surpreender turistas de todos os cantos do mundo. Gostaria de ser um deles?

Quer tenha bilhetes para as minas de sal de Wieliczka ou se junte a uma das excursões às minas de sal de Cracóvia, tome nota do que verá no percurso da excursão!

1. Poço Danilowicza

Entrada para o Poço Danilowicza| ©Karen Mardahl
Entrada para o Poço Danilowicza| ©Karen Mardahl

A excursão à mina de sal de Wieliczka começa no poço Danilowicza depois de descer 64 metros por um lance íngreme e aparentemente interminável de escadas de madeira.

À chegada ao ponto de partida, o guia turístico começará a contar-lhe as origens e a história desta mina única e ainda ativa, enquanto entra nas entranhas da terra, a 135 metros de profundidade, através de galerias labirínticas que conduzem a câmaras de sal espectaculares, onde verá esculturas incríveis e lagos subterrâneos.

Reserve a sua visita às Minas de Sal

2. Câmara de Copérnico

Câmara de Copérnico| ©Dennis Jarvis
Câmara de Copérnico| ©Dennis Jarvis

Uma das primeiras câmaras que verá durante a sua visita à Mina de Sal de Wieliczka é a dedicada ao astrónomo Nicolau Copérnico, que foi um dos primeiros turistas a visitar este local no século XV.

Aqui pode ver uma escultura de sal dedicada ao famoso cientista, autor da teoria heliocêntrica, com a qual os mineiros o homenagearam por ocasião do seu 500º aniversário.

Marque a sua visita às Minas de Sal

3. Capela de Santo António

Estátua de um mineiro no sal| ©Filip Maljković
Estátua de um mineiro no sal| ©Filip Maljković

A Capela de Santo António é uma das primeiras capelas a ser construída e pode ser vista na rota turística para as Minas de Sal de Wieliczka, uma vez que está localizada muito perto da entrada.

Parece que os mineiros costumavam construir capelas subterrâneas para celebrar missas matinais e pedir a Deus proteção contra os muitos perigos do seu trabalho.

Sabia que é considerado o mais antigo templo religioso subterrâneo do mundo? Data do século XVII e é de estilo barroco. No entanto, alguns dos elementos e esculturas originais da nave desvaneceram-se ou perderam a sua clareza devido ao processo natural de dissolução do sal, conhecido como lixiviação, que afecta esta câmara. Além disso, todo o complexo das Minas de Sal é considerado Património Mundial da UNESCO.

Marque a sua visita às Minas de Sal

4. As câmaras mais notáveis

Encenação da lenda da princesa Kinga| ©Dennis Jarvis
Encenação da lenda da princesa Kinga| ©Dennis Jarvis

Câmara de Santa Bárbara

Na Polónia existe um grande respeito pela profissão de mineiro e Santa Bárbara é a santa padroeira dos mineiros, pelo que não podia faltar uma câmara dedicada à santa na mina de sal de Wieliczka.

Câmara de Sielec

Esta câmara é muito interessante para se ter uma ideia do funcionamento da mina. Aqui pode ver-se como evoluiu o método de transporte de sal dentro da mina.

Câmara ardente

A Câmara Ardente é outra sala onde também podemos ver como era o trabalho na mina e os perigos que implicava. Aqui há várias figuras de mineiros a usar longas varas para tentar fazer explodir o metano que se acumulava no teto das escavações.

Câmara de Janowice

Na Câmara de Janowice, várias esculturas em sal representam uma passagem da lenda da princesa Kinga (que mais tarde se tornou rainha e santa da Polónia), aludindo à descoberta do seu anel de noivado nas minas de sal de Wieliczka.

É uma figura muito importante na história da Polónia e a Capela de Santa Kinga, a mais impressionante de toda a visita, foi-lhe dedicada.

A Câmara de Kazimierz ou Casimiro, o Grande

Esta câmara é dedicada ao Rei Casimiro, o Grande, um dos mais importantes reis polacos, que legislou sobre a administração da Mina de Sal de Wieliczka e a melhoria das condições de trabalho dos mineiros.

Para além de um grande busto em honra do monarca, nesta câmara podem ver-se várias máquinas utilizadas para o transporte de sal, bem como uma roda de água puxada por cavalos.

Câmara de Pieskowa Skała

Esta é uma das câmaras da Mina de Sal de Wieliczka que mais o vai impressionar durante a sua visita. É uma enorme câmara do século XVII com uma longa escadaria que liga o primeiro e o segundo níveis.

Reserve a sua visita às Minas de Sal

5. Poço de Cunegunda

Anões mineiros de sal| ©Aleksandr Zykov
Anões mineiros de sal| ©Aleksandr Zykov

Este é um dos sítios mais fixes que verá durante a sua visita às Minas de Sal de Wieliczka. Aqui encontrará pequenas figuras de anões iluminados com luzes coloridas, representando as diferentes tarefas dos mineiros nas minas (o triturador, o carregador, o carroceiro e o carpinteiro) e fazendo lembrar, de certa forma, as personagens fofas do conto de fadas "Branca de Neve".

Além disso, é no poço de Cunegunda que se observa melhor o fenómeno da cristalização do sal no interior da mina, pelo que existem muitas formações rochosas curiosas, como estalagmites e estalactites, que rodeiam o lago dos desejos. Vai ficar maravilhado!

6. Capela de Santa Kinga

Capela de Santa Kinga| ©G. Weston
Capela de Santa Kinga| ©G. Weston

Ter a oportunidade de ver a espetacular Capela de Santa Kinga com os seus próprios olhos é razão suficiente para descer mais de 100 metros na Mina de Sal de Wieliczka.

Se as outras câmaras o surpreenderam, esta vai superar todas as suas expectativas. As suas dimensões são espantosas e, mais do que uma capela, este lugar assemelha-se a uma catedral.

É um lugar muito especial que demorou quase 70 anos a ser construído, pois o trabalho foi muito laborioso e foi realizado por apenas três trabalhadores (os irmãos Markowski e Antoni Wyrodek) que estão aqui enterrados. Impressionante, não é?

A Capela de Santa Kinga é particularmente impressionante pela sua bela decoração em sal e pela atenção aos pormenores. Desde os enormes lustres e os relevos bíblicos que servem de retábulos, até às estátuas dedicadas a Santa Kinga, à Virgem de Lourdes e ao Papa João Paulo II, entre outros. Não é por acaso que é considerada a "Capela Sistina do sal".

Marque a sua visita às Minas de Sal

7. Outras câmaras

Câmara de Michalowice| ©G. Weston
Câmara de Michalowice| ©G. Weston

Câmara de Michalowice

A Câmara de Michalowice não é tão artística como as câmaras anteriores, pois não tem decorações nem esculturas, mas impressiona pelo seu andaime de madeira que se eleva a uma altura de 35 metros e onde está pendurado um candelabro ainda maior do que os da Capela de Santa Kinga.

Câmara de Drozdowice

A caraterística mais notável desta câmara é uma escultura em sal de dois mineiros. Este local é frequentemente utilizado como sala de exposições e de concertos.

Câmara de Weimar

Na Câmara de Weimar somos recebidos por uma escultura de Goethe, outro turista famoso que gostava muito de espeleologia e que visitou a Mina de Sal de Wieliczka na companhia do Príncipe de Weimar, que deu o nome à câmara.

Nesta câmara nota-se uma atmosfera única e encantadora. Talvez seja o lago de sal maravilhosamente iluminado ou a música de fundo tocada pelo compositor Frédéric Chopin, que frequentava as minas para tratar a sua asma.

Em qualquer caso, é um lugar mágico que não passou despercebido a muitos casais apaixonados, que aproveitam a sua visita para ficarem noivos na Câmara de Weimar.

Câmara Stanisław Staszic

A Câmara Stanisław Staszic, a uma profundidade de 124 metros, é a maior sala de todo o passeio com uma altura de 36 metros e é dedicada ao famoso geólogo polaco. A loja de recordações está localizada aqui.

Câmara de Varsóvia

Atualmente, esta câmara tem um restaurante e acolhe grandes eventos, como casamentos e reuniões de negócios, mas, no passado, foram aqui extraídas cerca de 20 000 toneladas de sal.

Aqui termina a visita às minas de sal de Wieliczka e o guia conduzirá o grupo de volta à base do poço Danilowicz, onde um elevador o levará muito rapidamente à superfície das minas.

Reserve a sua visita às minas de sal

8. Outras capelas

Capela de São João| ©Dennis Jarvis
Capela de São João| ©Dennis Jarvis

Capela da Santa Cruz

Os mineiros polacos eram muito devotos e, nas minas de sal de Wieliczka, criaram cerca de 40 locais de culto onde podiam parar e rezar durante o dia.

Capela de São João

Se descer até ao terceiro nível da Mina de Sal de Wieliczka, no ponto mais profundo do percurso, a 135 metros, pode visitar a Capela de São João. Não se esqueça de levar a sua máquina fotográfica ao longo do percurso para tirar as melhores fotografias das Minas de Sal.

Reserve a sua visita às Minas de Sal