O que ver na Madeira em 7 dias

Visitar a Madeira, um paraíso tropical a apenas 2 horas de voo do continente europeu, é uma ideia fantástica. Quer saber como passar 7 dias de diversão neste destino idílico? Aqui estão os pormenores.

Katherine Betances

Katherine Betances

leitura de 11 minutos

O que ver na Madeira em 7 dias

Madeira | ©Arnd Herte

Situada no meio do Oceano Atlântico, a cerca de 100 km de Portugal Continental, a ilha da Madeira é conhecida por muitos como o Havai da Europa e, para dizer a verdade, não faltam razões para isso! A sua combinação de vegetação luxuriante, clima subtropical e paisagem vulcânica fazem da Madeira um destino com muito para ver, fazer e desfrutar.

Se está determinado a ter as férias perfeitas na Madeira, hoje partilho consigo o meu itinerário ideal para uma semana inteira de férias. A minha seleção de actividades tem em conta um pouco de tudo o que a Madeira tem para oferecer, para que um viajante de primeira viagem possa experimentar pelo menos um pouco de tudo.

DIA 1: Explorar os pontos altos da ilha do Funchal

Zona Velha do Funchal| ©Frank Rump
Zona Velha do Funchal| ©Frank Rump

No seu primeiro dia de exploração da Madeira, recomendo que vá com calma e que passe o dia a descobrir a encantadora capital da ilha: a cidade velha do Funchal.

É nesta zona que se situa a grande maioria dos hotéis, pelo que não precisa de se deslocar muito.

Faça uma visita guiada para conhecer a cidade velha do Funchal

Se é um amante de história, cidades antigas e arquitetura, não pode perder uma visita guiada para conhecer a cidade velha do Funchal, conhecida pelos locais como Zona Velha.

Esta é também uma aventura que recomendo vivamente aos meus amigos que visitam a Madeira pela primeira vez, pois ficará a conhecer muito sobre a ilha num curto passeio conduzido por um guia local especializado.

Os passeios têm diferentes formatos, dependendo da empresa que contratar para a experiência. Por isso, recomendo estudar detalhadamente as opções disponíveis.

  • Horário: Esse passeio é oferecido em diferentes horários, mas eu recomendo fazê-lo no primeiro grupo da manhã para aproveitar melhor o dia.
  • Preço: As excursões em grupo estão disponíveis a partir de aproximadamente 15 euros por viajante.
  • Duração: Em média, terá de reservar cerca de 2 horas.

Reservar uma visita guiada ao Funchal

Fazer uma pausa para almoço no coração do Funchal

A zona velha do Funchal tornou-se num paraíso gastronómico, pois é a área com a maior concentração de restaurantes da ilha.

  • Restaurante Do Forte Um restaurante que combina o melhor da cozinha tradicional madeirense com um toque moderno. O preço é realmente acessível e a sua localização no coração da cidade velha torna-o numa das melhores alternativas.
  • Restaurante Taberna Ruel A fachada amarela caraterística é inconfundível. A oferta gastronómica é uma boa mistura entre a gastronomia madeirense e a mais tradicional cozinha mediterrânica.
  • Barreirinha Bar Café Uma excelente opção para um almoço ligeiro e informal enquanto desfruta das mais encantadoras vistas sobre a baía do Funchal.

Visita ao Forte de Santiago

Forte de Santiago| ©H. Zell
Forte de Santiago| ©H. Zell

Localizado na zona histórica da cidade, com uma cor amarela caraterística, o forte coroa a promenade da Zona Velha e oferece uma vista incrível sobre o centro histórico.

Foi construído no século XVII, quando a cidade era vulnerável a ataques de piratas. Para além de apreciar as vistas, passeie pelas várias salas, torres com ameias e recantos escondidos - leve a sua máquina fotográfica consigo!

  • Horário de abertura: Aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30. O forte está fechado aos sábados, domingos e feriados.
  • Preço: Cerca de 3 euros por um bilhete de adulto.
  • Duração: 1 hora para esta aventura.

Apanhar o teleférico até ao topo da Madeira.

Considerado pelos viajantes como uma das atracções obrigatórias em qualquer visita ao Funchal, recomendo terminar o primeiro dia de exploração da cidade apanhando o teleférico da Madeira para desfrutar das melhores vistas panorâmicas e visitar o Jardim Tropical Monte Palace.

O exuberante jardim foi construído em 1991 e representa uma oportunidade para descobrir a história e a evolução da Madeira através da presença de inúmeros painéis artísticos.

  • Horário de funcionamento: Das 09:30h às 18:00h.
  • Preço: O acesso ao Jardim custa cerca de 12 euros por participante.
  • Duração: Reservar 2 a 3 horas para esta visita.

DIA 2: Organizar uma viagem de um dia à zona oeste da Madeira

De 4X4 à volta da Madeira| ©Lee Charlton
De 4X4 à volta da Madeira| ©Lee Charlton

No segundo dia da sua viagem, recomendo uma aventura na natureza selvagem da parte ocidental da Ilha da Madeira, uma das experiências mais populares para os turistas que visitam a região. Esta popularidade significa que existem inúmeras empresas locais que oferecem este tipo de excursões.

Embora alguns pormenores possam variar bastante consoante a empresa que contratar para a experiência, a maioria das empresas utiliza veículos 4X4 para oferecer aos participantes um safari de jipe à volta da ilha a partir do Funchal.

Recomendo que verifique cuidadosamente o programa de actividades e locais a visitar antes de reservar. Entre as atracções que pode esperar ver durante este passeio estão as seguintes

Câmara dos Lobos

Este é o nome da vila piscatória mais visitada da Madeira, devido à beleza da sua baía marítima e aos seus restaurantes repletos de pratos típicos à base de peixe e marisco.

Em Câmara de Lobos recomendo vivamente o passeio de tuk-tuk, um pequeno e acolhedor táxi tradicional que leva os viajantes pelos pontos altos da cidade.

Porto Moniz

Esta zona da ilha merece uma visita para um mergulho e um mergulho nas piscinas naturais de Porto Moniz. O local está rodeado por uma pequena aldeia igualmente encantadora.

Cabo Girão e Rancho

Pessoas de toda a Europa visitam a Madeira para se deslumbrarem com a deslumbrante plataforma de vidro suspensa que forma o miradouro do Cabo Girão.

Está situada a uns impressionantes 580 metros acima do promontório mais alto da Europa. As vistas são simplesmente perfeitas.

  • Horário: A hora de partida para este tipo de excursão é entre as 08h e as 09h.
  • Preço: É necessário reservar cerca de 60 euros para esta aventura. As refeições não estão geralmente incluídas no preço, mas as taxas de entrada nas atracções e parques estão normalmente incluídas.
  • Duração: Reservar o dia inteiro para esta aventura, uma vez que demora geralmente 7 a 8 horas a ser concluída.

Reserve a sua excursão a partir do Funchal

DIA 3: Fazer o percurso pedestre do Pico Arieiro ao Pico Ruivo

Caminhadas na Madeira| ©Andreas Weibel
Caminhadas na Madeira| ©Andreas Weibel

Não se pode deixar a Madeira sem fazer um dos seus muitos percursos pedestres. A ilha portuguesa é um destino de aventura e as caminhadas são apenas uma das muitas actividades interessantes que se podem fazer na Madeira.

Localizado no centro da ilha, o trilho do Pico Arieiro ao Pico Ruivo é um dos mais famosos da ilha e é vulgarmente conhecido como a "Rainha das Caminhadas", e com razão! São 12,1 km de ida e volta e demora cerca de 7 horas a ser concluído.

Esta aventura leva os viajantes através das montanhas mais altas da ilha, uma vez que o Pico do Arieiro tem 1818 metros de altura e o Pico Rubio sobe até 1862.

As vistas a partir deste ponto da ilha deixam-no sem palavras. Devido à sua altura, durante os meses de inverno cai neve nesta zona da Madeira.

Todo o percurso é considerado de dificuldade moderada a difícil e é recomendado para viajantes com alguma experiência em caminhadas, embora, independentemente da sua condição, todos os visitantes de primeira viagem à Madeira devam reservar uma caminhada organizada para empreender esta aventura.

  • Horário: Este tipo de aventura a partir do Funchal começa de manhã cedo, entre as 08:00 e as 09:00.
  • Preço: Cerca de 40 euros por viajante. Inclui guia especializado, transporte de e para o Funchal e outras comodidades.
  • Duração: A aventura pode demorar cerca de 8 horas a ser concluída.

DIA 4: Conhecer a zona nordeste da Ilha da Madeira.

Levada do Caldeirão Verde| ©Andrea Villa
Levada do Caldeirão Verde| ©Andrea Villa

No quarto dia, é possível que se encontre um pouco cansado das caminhadas do dia anterior. Por isso, recomendo que vá mais devagar e que percorra as zonas da Madeira que não requerem muito esforço físico para serem apreciadas, como o nordeste da ilha.

Esta é uma aventura que pode ser feita em diferentes formatos, como uma excursão organizada a partir do Funchal ou uma aventura a solo para explorar partes da ilha a seu bel-prazer.

Se decidir contratar uma excursão, poderá encontrar-se com um itinerário organizado, mas se decidir ir por conta própria, estes são os pontos altos a não perder.

Levada do Caldeirão Verde

Comece o dia percorrendo um dos trilhos mais impressionantes da Madeira, a Levada do Caldeirão Verde.

A caminhada pode ser feita em menos de 4 horas, ida e volta, seguindo um percurso que leva os viajantes por um trilho impressionante com túneis e grutas.

É um percurso carregado de humidade onde se podem apreciar espécies autóctones como o loureiro e os fetos, bem como a bela e enorme Cascata do Caldeirão Verde.

Passeio pela aldeia de Santana

Após a caminhada, dirija-se à vizinha vila de Santana. Esta zona da Madeira é famosa pelas suas casas tradicionais, que se destacam pelas suas fachadas coloridas e telhados triangulares de colmo.

Embora encontre muitas destas casas típicas espalhadas por Santana, recomendo aos meus amigos viajantes que estão com pressa que se dirijam diretamente para o centro da vila, perto da Câmara Municipal local.

Aqui encontrará um belo jardim de flores, um mercado com produtos locais e várias casas perfeitamente preservadas para tirar fotografias.

Terminar o dia no miradouro de Guindaste

Depois de ter descansado e recarregado as baterias, dirija-se ao Mirador Guindaste para terminar a sua excursão ao nordeste da ilha.

A zona é um local incrível para tirar fotografias, oferecendo as mais deslumbrantes vistas do oceano e das falésias características.

Reserve as suas excursões a partir do Funchal

DIA 5: Conhecer a ilha do Porto Santo de barco a partir da Madeira

Porto Santo| ©Andres
Porto Santo| ©Andres

Aproveite ao máximo o seu quinto dia de aventura para se aventurar para além dos limites geográficos da Madeira, embarcando numa excursão à ilha irmã do Porto Santo.

Por esta altura, provavelmente já sabe que a Madeira e o Porto Santo são as duas únicas ilhas habitadas do arquipélago. O que talvez não saibas é que, apesar da proximidade, as duas oferecem paisagens muito diferentes.

Como alternativa ao Porto Santo, outra excursão interessante para fazer a partir da Madeira é visitar as Ilhas Desertas, onde encontrarás santuários de aves e praias idílicas.

Se decidir ir ao Porto Santo durante o dia, existem duas alternativas principais.

Fazer uma excursão organizada a partir do Funchal

Fazer um cruzeiro organizado a partir do Porto Santo é normalmente a melhor alternativa, uma vez que muitas empresas no Funchal oferecem este serviço aos viajantes.

Ao reservar o serviço, terá inúmeras vantagens, tais como o transporte de e para o seu hotel no centro da cidade para a ilha, a viagem de barco, uma visita guiada privada à ilha do Porto Santo com as suas atracções mais importantes e, finalmente, tempo para explorar o local por si próprio.

  • Preço: Cerca de 135 euros por viajante.
  • Duração: É necessário reservar um dia inteiro para esta experiência, uma vez que as excursões partem de manhã cedo e regressam ao Funchal ao fim da tarde.

Faça por sua conta.

Se decidir visitar a ilha do Porto Santo por conta própria, terá de apanhar o ferry do Funchal, um meio de transporte cómodo e prático utilizado pelos habitantes locais para se deslocarem de uma ilha para outra.

Recomendo que reserve os bilhetes com antecedência e apanhe a primeira viagem (por volta das 08h da manhã) para aproveitar ao máximo a sua viagem.

  • Preço: O bilhete do ferry pode variar entre 48 e 60 euros, dependendo da época do ano.
  • Duração: A viagem de ferry tem uma duração estimada de 2 horas e 15 minutos.

Reservar um passeio de barco na Madeira

DIA 6: Passeio pedestre costeiro e visita às praias do Caniçal

Praia da Prainha do Caniçal| ©TeWeBs
Praia da Prainha do Caniçal| ©TeWeBs

A sua semana de exploração da ilha está quase a terminar, por isso aproveite ao máximo os dias que lhe restam.

Recomendo que passe o sexto dia a explorar as paisagens deslumbrantes da zona do Caniçal, também conhecida como a "cauda" da Madeira.

Se viajar de carro particular, o Caniçal fica a apenas 20 minutos de distância; se optar por transportes públicos a partir do Funchal, terá de apanhar o autocarro 113. A viagem demora cerca de 1h 30 minutos devido às muitas paragens.

Alguns dos locais a não perder nesta viagem de descoberta são os seguintes.

Museu da Baleia da Madeira

Se viaja para a Madeira com crianças, pode ser divertido para elas visitar o Museu da Baleia da Madeira, no centro do Caniçal.

Este espaço moderno e pequeno apresenta exposições informativas e recursos interactivos que educam sobre a história local da caça à baleia e a vida marinha da ilha.

Ponta de São Lourenço

Após a visita ao museu, dirija-se à Ponta de São Lourenço, situada na parte mais oriental da ilha. É uma paragem obrigatória para os viajantes que exploram a Maderia pela primeira vez. À chegada, deparar-se-á com as espectaculares falésias e paisagens vulcânicas.

No topo da falésia há um trilho para caminhadas, onde as formações rochosas de terra árida são impressionantemente enquadradas pelas vistas panorâmicas do Oceano Atlântico que a rodeiam.

Prainha do Caniçal

Na descida de São Lourenço, recomendo que se dirija à costa e termine o dia a desfrutar das águas da Praia do Canical, um dos melhores areais naturais da ilha.

É certamente o local ideal para relaxar ao sol antes de regressar ao Funchal.

DIA 7: Passe o dia no Funchal, visite as praias e os mercados locais

Mercado dos Lavradores| ©EspirituViajente
Mercado dos Lavradores| ©EspirituViajente

No seu último dia de férias na Madeira, recomendo que o dedique a actividades mais descontraídas, mas igualmente divertidas, que envolvam conhecer melhor os arredores do Funchal e desfrutar de algumas das actividades preferidas de turistas e locais.

De manhã, vá até ao Mercado dos Lavradores

Se não teve oportunidade de visitar o mercado local no seu primeiro dia de exploração, aproveite a manhã do seu último dia. Localizado no coração da cidade, encontrará o colorido e simpático espaço que constitui o tradicional mercado dos lavradores do Funchal.

Repleto de produtos, flores locais, especiarias e marisco, o local é uma festa para os olhos e para os sentidos. No entanto, a melhor parte é a enorme variedade de frutos exóticos locais que recomendo que prove antes de sair da Madeira.

Para além das bancas, encontrará nesta zona pequenos cafés e bistrôs onde se pode sentar e desfrutar de uma deliciosa refeição rodeado pelos habitantes locais.

  • Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 07h às 19h; Sábados das 07h às 14h e encerrado aos Domingos.
  • Preço: Gratuito.
  • Duração: Pelo menos 2 horas para explorar o local.

Fazer o passeio de observação de golfinhos e baleias na Madeira

Numa viagem concebida para permitir apreciar a fauna autóctone da Madeira no seu ambiente natural, o passeio de observação de golfinhos é uma das actividades mais procuradas pelos viajantes que visitam a cidade nas suas férias.

Dependendo da empresa contratada, a excursão pode incluir equipamento de snorkelling para a realização desta atividade e, tal como outros passeios de barco na Madeira, são normalmente oferecidos em vários idiomas, predominando o inglês e o espanhol.

  • Horário: Este tipo de excursão realiza-se em diferentes momentos do dia, consoante a empresa contratada.
  • Preço: Cerca de 30 a 60 euros por viajante, consoante a empresa contratada e as instalações.
  • Duração: É necessário reservar cerca de 3 horas para esta experiência.

Reservar uma excursão de observação de golfinhos

Desfrute do ambiente noturno do Funchal

Na cidade, encontrará inúmeros bares e discotecas para desfrutar ou, se preferir algo mais íntimo, um bom jantar à luz das estrelas.

Aqui ficam alguns bares ou discotecas alternativos que poderá gostar, mas é sempre aconselhável fazer a sua própria pesquisa para encontrar o ambiente que melhor se adapta aos seus gostos particulares.